Diga “Sim Aceito”… ao Google Casamentos
A Internet ajuda-o a "organizar" o seu grande dia. Sim, apresentamos-lhe o Google Weddings, ou Google Casamentos!
Não é de admirar que exista este serviço, admira-nos é que só apareça agora. Noivo, alianças, padrinhos, igreja, padre, música, convidados, quinta para a boda, comes e bebes e o baile! Agora para os recém-casados... a lua de mel. Pronto, agora deixe que o Google trata do resto. Não acredita?
Como funciona este serviço?
Google.com/weddings é uma página especial que serve de recepção aos noivos que estão a planear dar o nó. Basicamente o conceito é usar o Google Pesquisa como se usa para qualquer outra coisa ou para tudo e mais alguma coisa. A própria página de introdução vai um pouco ao encontro desse conceito. Tudo começa com Google.com!
O Google Weddings que não é um nome oficial, também não é uma novidade em termos de produtos desta família. Isto porque no fundo o que está aqui em causa é usar uma página, devidamente organizada que leva os noivos passo-a-passo pelos serviços que a Google já disponibiliza por forma a usarem esses produtos em prol da organização do seu casamento.
O serviço começa com a parte com que todos estes actos começam, pelo anunciar da cerimónia recorrendo aos serviços baseados na cloud... convidar as pessoas, espalhar a mensagem aos amigos, familiares e a muita gente que vai gostar de saber deste enlace. O serviço termina com a publicação das fotos do casamento, onde também aqui a Google tem produtos que podem fazer a diferença.
A primeira etapa envolve Hangouts, serviço de voz e vídeo-chamada do Google que oferece uma função de chat com vídeo em grupo, digamos que é o anunciar ao mundo. O serviço, como o ilustra a página, pode ser usado para anunciar do noivado remotamente para amigos e familiares. A seguir, o local do enlace, o Google Maps e outros serviços associados mostram com zoom onde será e como se chega ao local.
A aplicação Google Docs permite criar uma lista ou várias de gestão, que os noivos poderão usar para planear tudo ao pormenor e ter ideia dos preços, criar orçamentos, facilmente, podem criar listas de verificação para que nada fique a faltar. A aplicação até conta com galerias de templates para que até os "documentos" que usa sejam de acordo com o estilo que quer traduzir no seu casamento.
Pode criar temas e padrões, onde estes templates terão um papel importante, na hora de marcação de mesas e lugares reservados.
Claro que actualmente podemos usar a Internet, sem perder requinte, embora que se perde a tradição e com isso perde-se muita coisa em reproduzir electronicamente alguns passos nesta caminhada até ao altar. Um desses passos é o convite formal à família, aos amigos, aos entes queridos que queremos que nesse dia estejam presentes.
A Google também tem uma ferramenta para isso, para fazer um site, com templates já preparados onde descreve tudo e mais alguma coisa. Com requinte de um serviço online.
Como referimos no início... no final Savor the memories, as fotografias e vídeos podem ser guardados e apresentados de forma magistosa ao mundo... ou a parte dele que esteve neste casamento. Mais uma vez é o alinhamento correcto que a Google disponibiliza, uma "Timeline" de ferramentas para ajudar numa cerimónia marcante na vida de um casal.
As possibilidades são muitas, até porque por trás está a pesquisa que todos usam, todos, mais não seja para tentar encontrar um bom conjunto musical, ver fotos da quinta onde gostariam de fazer a festa não religiosa, depois o mail, sim porque o Gmail faz parte destas andanças... e muitos outros serviços que, actualmente, vemos partilhados nas redes sociais... como os vídeos que os amigos fazem na boda e partilham no YouTube!
Portanto, não é um serviço, é sim um alinhamento dedicado para facilitar aos noivos a logística da preparação de uma cerimónia memorável.
Que sejam felizes para sempre!
Este artigo tem mais de um ano
Aí está a Google…
A querer fazer mais data mining das pessoas…
Mas como 99% das pessoas são tapadas quanto ao assunto…
http://www.wired.com/2015/04/eu-google/
http://www.bbc.com/news/business-17192234
http://www.fairsearch.org
Só tu é que és o iluminado…
Claro que mais pessoas sabem disso..
Achas mesmo que mais que 1% é que compreende o data mining?
Achas que toda a gente compreende o que pode-se fazer com esses dados?
Acaba que toda a gente percebe de segurança e privacidade informática.
Isso tudo é verdade mas as pessoas também sabem que não há almoços de graça. E isso é o suficiente para decidirem se querem ou não colocar a vida toda no google em prol de serviços gratuitos.
Pois, uma coisa é um almoço de graça, outra coisa é este serviço para roubar dados… usem-no e depois queixem-se que vão de lua-de-mel e não voltam porque foram raptados…
Para além do data mining o google não pára de tentar intrometer-se em negócios que nada têm a ver com o seu negócio original, e, ao mesmo tempo que não gera nenhum lucro directo para eles, destrói centenas ou milhares de pequenas empresas no mundo, pelo caminho. É que o google não ganha mesmo nada com isto de forma directa (apenas posteriormente com os dados que recolhe) e em vez de espalhar riqueza ao deixar que outros negócios floresçam usando os seus serviços (e poderia recolher os dados na mesma), não, faz questão de tentar substituí-los, criando pacotes para fazerem os seus serviços parecem atractivos.
Eu costumava dizer que o google e o facebook são cancros para a Internet mas começo a atrever-me a dizer que, pelo menos o google, está também a tornar-se um cancro para a economia global.
E escrevo apenas numa perspectiva económica, que é a área em que me insiro, uma vez que nada percebo sobre organização de eventos.
não é só o google que faz isso. Toda empresa tem o objetivo de ser o melhor do mercado. Se vc tivesse uma empresa, não iria querer q ela fosse a melhor de todas? e para isso vc compraria as pequenas e as q se recusassem a sua proposta de compra seriam esmagada. É assim com o google, microsoft, amazon, apple, facebook… Não culpe apenas o google.
Mas a situação é preocupante sim. Futuramente, essas grandes empresas vão monopolizar o mercado. Tudo o q não puder ser comprado será engolido pelas grandes.
Microsoft, Amazon, Apple, Facebook metem-se no negócio das pessoas?
Que raio é que isto tem a ver com os negócios da Google?
Só para tirar o emprego a muita gente que trabalha no ramo, e arranjar mais dados para minerar… enfim…
a reclamação do ghuhgz foi de que “destrói centenas ou milhares de pequenas empresas no mundo, pelo caminho”. Essas outras empresas citadas também fazem isso.
ex: procure por “capitalismo selvagem amazon” Todas elas já fizeram ou fazem práticas predatórias com o objetivo de dominar o mercado.
Ora bolas, não tivesse eu começado a planear o meu casamento este ano com o Todoist e o Google Docs e até tinha experimentado esta ferramenta! 🙂
Já vi serviços melhores da google a cairem..
Olá. Planeei o meu até agora com casamentos.pt e estou muito satisfeito com as ferramentas deles. Têm o site principal onde temos a nossa agenda, as tarefas por realizar, a lista de convidados, as mesas, os fornecedores, o orçamento detalhado, muitas ideias da comunidade e ainda um site para os noivos, uma aplicação móvel com tudo isto e uma aplicação mesmo gira, Wedshoots, para os convidados partilharem as fotos do grande dia. E depois estão a realizar um sorteio de €1000 todas as semanas mas ainda não tive essa sorte…
Já não vou a tempo de experimentar o da google, faltam 17 dias… 🙂
+1
Tambem planeei o meu com a ajuda do casamentos.pt. As ferramentas que mais utilizei foram os convidados e a distribuicao de mesas que esta simples e super funcional.