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DieselGate: Diretor executivo da Audi em prisão preventiva

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Pérolas says:

    Pois, deviam era ressarcir os clientes de todos os prejuizos que tiveram, mais, há cliente que tiveram de pagar e bem por arranjos derivados deste problema e antes do dieselgate vir a lume. Nas empresas onde trabalho, por uma questão de principio, já não são adquiridas viaturas made in pais-do-dieselgate.

    • Rui says:

      Mas isso para parecer bem, ou acredita mesmo que só as marcas Alemãs fogem à verdade?
      Se tiver um carro francês, por acaso já mediu a potência do carro? Pode ter uma surpresa negativa!!!!!!

      • Christian says:

        A anterior geração do motor PSA 1.6 HDI na versão de 110cv nem conseguia atingir a potência declarada, principalmente em dias mais quentes, por um erro de desenho das condutas de ar de admissão. A solução era instalar uma segunda conduta de ar para aumentar o fluxo de ar frio na admissão…. Mas mesmo assim…

    • Christian says:

      Boa tarde. “tiveram de pagar e bem por arranjos derivados deste problema e antes do dieselgate vir a lume.” Quais foram esses problemas? É que o problema do dieselgate só foi descoberto pelos testes às emissões mais rigorosos. Os veículos não possuem qualquer problema mecânico apenas não cumprem os padrões estabelecidos pelas normas, o que é errado e um crime punido por lei.

      • Tiago Silva says:

        Desde q fizeram a actualização à minha A4 de 2009 há menos de 1 ano já foi à oficina 3x por causa de problemas com gazes de escape, de todas as vezes a audi negou ser da actualização de software. Embora a carrinha esteja quase a fazer 10 anos (110.000km) nunca tinha tido problemas tirando a caixa de velociadades q foi substituida em garantia. Será coincidência?

        • Christian says:

          O problema é que fazer 11000km/ano num carro equipado com (provavelmente esse modelo tem instalado) filtro de partículas é muito pouco e será uma das causas desses problemas. Para esses kms anuais a melhor solução é um carro a gasolina ou híbrido. Todas as marcas tem problemas é uma questão de sorte/modo utilização. Acredito que isso não terá nada a ver com a atualização.

          • Filipe says:

            Após ver um documentário na Netflix sobre o assunto, julgo que fiquei a perceber o seguinte:
            A Volkswagen sabia perfeitamente que o problema existia mas perante a pressão do aumento de vendas escolheu mentir…
            A solução mecânica existe mas é muito cara, e perante o escândalo optou por uma solução que sacrifica a mecânica do automóvel, que por coincidência é a mais barata para eles (sarcasmo).
            Os consumidores alemães sabem disto e estão a despachar os carros a gasóleo existentes, e também é uma das razões que começaram a aparecer os cemitérios de carros a diesel nos estados unidos.
            11000km/ ano é pouco para justificar um carro a gasóleo, concordo, mas não é o motivo principal para os problemas que muitos têm verificado.
            Quem tem carros a gasóleo hoje em dia está perante uma situação difícil, pois o valor usado do mesmo vai descer brutalmente e pessoalmente acredito que simplesmente não exista marca que cumpra a legislação. O diesel é para desaparecer (nos ligeiros…).
            E quem quer comprar carro novo, face às crescentes proibições de circulação dos diesel em algumas cidades europeias, como estarão essas proibições daqui a 5 anos? e a 10? Julgo que irão estar muito piores. Vale a pena comprar um pisa papéis de 20-40k€?

          • Rui says:

            Filipe? Deixo-lhe só estas questões, admitindo que a UE vai banir os ligeiros a diesel (e por acaso quem mais pressão faz, a Alemanha e a França são os maiores construtores da Europa, só coincidências):
            – Como acha que vão ser transportadas as mercadorias?
            – Vão acabar com os camiões diesel? Se sim, qual a alternativa viável? Se não, então são mais ecológicos que os ligeiros diesel?
            – Transporte marítimos, vão acabar os motores diesel? Os grandes navios dependem de gigantescos motores diesel?
            – Acha que um veículo eléctrico a começar em 30.000€ e com autonomia de 150 ou 200km é viável para toda a gente?
            – Toda a gente pode comprar um Tesla de 50 a 70.000€?
            – Já agora como pretende aumentar a produção de energia eléctrica? Mais eólicas subsidiadas por todos nós?

          • Tiago Silva says:

            Portanto o carro esteve sempre bem a fazer 11000km/ano até fazer o upgrade de firmware, faço o upgrade e começo a ter problemas. Mas o meu problema é fazer poucos kms com o carro!?!?

          • Rui says:

            Tiago? Não tenho dúvidas de que a solução encontrada na Europa, teve o dedo da Alemanha para suavizar a solução. Nesse sentido aceitaram que a VW reparasse os carros para “poluírem” menos, mas sacrificando a mecãnica! Ou seja, a prazo a VW sai a ganhar! Já os americanos não estiveram pelos ajustes e como a empresa é alemã, bateram-lhe com toda a força!
            A UE devia intervir para proteger o cidadão e devia defender neste caso, todos os consumidores contra a marca, mas não o faz.

        • Pérolas says:

          Pois, eu também tenho um A4 e durante 6 meses (antes do dieselgate) andaram a enrolar-me, pois, apareceu a luz laranja do motor acesa e desses 6 meses passou prácticamente 2 meses a entrar e a sair da oficina, enviaram os erros para a alemanha e eles «fecharam-se em copas», paguei uma pipa de massa. Mais, antes aconteceu a mesma coisa e substituiram uma peça cara, mais uma pipa de massa e quando reclamei essa peça supostamente avariada (que vai para refabricação) desapareceu misteriosamente… Moral da história, não conseguiram resolver a avaria e foi preciso ir à inspecção com o carro para saber qual a avaria: falhou logo no primeiro teste, qual é qual é, … é o dos gases. Mais uma temporada noutra oficina e desta vez resolveram o problema, pelo menos a luz já não acendia e era uma peça de 10 euros. Passados uns meses foi a bronca do dieselgate. Uma nota especial foi o facto de, quando fui à inspecção, já em pleno dieselgate, os carros da mesma origem eram separados e a inspecção era feita numa linha diferente dos outros e o meu passou… topam… Respeito quem compre carros desta origem, mas, eu é que não vou comprar, há que ter amor próprio!!! O «verniz estalou», acabou, «passar bem» e ponto final. Alternativas é o que não faltam!

        • Belmiro says:

          Tiago Silva:
          se as emissões de poluentes pudessem ser resolvidas com software estariam feitas de fábrica.

          Quando descobriram a mentira, o cartel da indústria automóvel alemão, o governo etc permitiram que muito dinheiro corresse de fundo e saíram soluções para diminuir algo para o ze povinho ver. Estas medidas colocam um esforço acrescido no motor que leva a mais reparações, que no final colmatam com mais dinheiro ganho para a empresa.

  2. Jorge says:

    Ainda vão culpar os programadores…

    • Toni da Adega says:

      Se fosse em portugal já tinham culpado

    • Rui says:

      Veja lá quem é que culpam nos incêndios do verão passado e tem a resposta!!!!!!
      A culpa é do PM? Nada disso…. da ex-Ministra da Administração interna (que falhou em todas as frentes, incluindo na falta de meios, má organização, substituição das chefias a 3 meses dos incêndios (só porque eram do partido do governo anterior…..), nada disso!!!!!
      A maior “patente” que vejo nos culpados é uma antiga vereadora! Até os líderes da protecção civil dos distritos não são culpados, só uma vereadora, uma Engenheira da Câmara, um condutor de máquinas, 1 chefe de cerca de uns 50 bombeiros e mais nada, só arraia miúda!!!!!!
      Ou então basta ver o Dono Disto Tudo que continua solto!!!!!!

  3. xpto says:

    A já habitual técnica de “atirar areia aos olhos de alguém” combinada com a infalível “Tanta coisa, tanta perigo para ser apenas uma montanha que pariu um rato”, em termos práticos os culpados ou vão ser por exemplos os programadores , ou ser for à portuguesa, será ou o porteiro ou a mulher da limpeza, ou ambos.

    • Rui says:

      Está a confundir a justiça alemã com a nossa! Eu lembro-me bem da justiça alemã à bastantes anos atrás, por um caso de fuga ao fisco do pai da toda poderosa Steffie Graf, num caso muito semelhante ao do Ronaldo, mandou para a prisão o pai da tenista que era quem geria o património da filha!!!!!!
      E por 2 vezes!!!!!!!

  4. Nelito says:

    A Mercedes vai chamar mais de 220.000 ……

  5. João Lopes says:

    Criam leis que definem limites de emissões poluentes, entretanto as marcas não conseguem cumprir e aldrabam os carros. Isto é burla e o pior é que até hoje só houve medidas da treta, porque se houvesse multas a sério que deixassem estas marcas quase na falência, pensavam duas vezes para a próxima. A realidade é que atualizaram o softwares e os carros devem ter ficado numa treta e os novos que saem de fabrica a mesma treta… A solução destas marcas passou por anunciar carros elétricos o que acho bem, porque hoje ou no futuro quem comprar um carro a Diesel está a comprar uma bela sucata.

  6. jaugusto says:

    Não percebo lá por causa de um software e tal vão presos em Portugal roubam á grande e está tudo em jantaradas e afins…

  7. Louro says:

    Cada vez que vejo estas noticias sobre o dieselgate e principalmente os comentários do pessoal só me consigo rir…

    Apesar de ter tido carros a diesel em Portugal (porque claro que se tinha de proteger a treta do diesel, e para uma empresa nao é possível ter carros a gasolina na sua frota sem sair altamente prejudicado), sempre fui contra a utilizacao de carros com motor a diesel para uso doméstico.

    Por isso continuem lá a defender o diesel, a vossa carteira agradece devido a proteccao ao diesel(Ou nao), a vossa saúde também agradece(ou nao).

    • Rui says:

      Eu também gostava de te ver a legislar e ires ter com todas as empresas de transporte de mercadorias e pessoas e dizeres-lhes que a partir de agora não há mais autocarros, comboios/metros (excepto eléctricos, camiões, navios, etc, acabou tudo e vão todos para a rua.
      Que alternativas levavas tu, transporte de burra!?
      É tão lindo quando não se tem a responsabilidade das decisões que se toma ou sofrer as suas consequências!!!!!

      • Louro says:

        Como já tinha dito antes, carros domésticos nao faz qualquer tipo de sentido serem a diesel.

        Da mesma forma que nao faz qualquer tipo de sentido que em Portugal qualquer pessoa possa comprar um carro de 2 lugares mais barato que um de 5 lugares.

        Aumentem o valor do Diesel para o valor que ele deveria de ter, próximo de 2Euros por litro para particulares e deixem os descontos nos impostos para as empresas de transportes e afins…

      • pedro says:

        mas leste o que ele escreveu? “sempre fui contra a utilizacao de carros com motor a diesel para uso doméstico.”

        ele não fala de autocarros, transporte mercadorias etc…

  8. Adegas says:

    Carros lixo feitos na alemanha, TDI tecnologia diesel da decada de 90 com mais electronica.
    A unica marca com os motores a diesel mais avançado do mercado e a PSA com o HDI, pode nao ter a potencia do tdi, mas dura uma década no mínimo. Mas mesmo estes aldrabarão um bocadinho as emissoes, tal como todos na industria, mas nao como a Vag Cancro.
    Agora vem O TSI (gasolina) que e basicamente um motor a gasolinha do inicio de 2000 mas com turbo e mais electronica.
    Aprendam a fazer motor poupados e ecologicos Toyota 1.2T 3 cilindros com turbo 4.8Lt aos 130, media. Ford Ecoboost 1.0 Turbo 6 anos de mercado nesta tecnologia, PSA 1.2T com o bloco de de motor da toyota com os sistema de árvore de cams inovadora. Kia e Hyundai (3 maior fabricante de carros no mundo) com o 1.0 Turbo também. Toda a gente Inova e o grupo Vag aldraba e faz jogadas de publicidade para enganar o povo, e o tuga como e burro (vota sempre ps/psd) compra sempre o VAG nem que ande todos os meses na oficina e sempre MAquina…..de fumo.

    • Rui says:

      Dissertação impressionante que até junta a política.Mas se acha que o problema resolve-se a reduzir o tamanho dos motores, tem os papa-reformas com 500 ou 600 de cilindrada e gastam ainda menos!
      Está a sugerir que os motores PSA duram mais? Olhe que não, olhe que não, então o hdi 1.6, pesquise quantos motores partidos existem por aí a fora (trabalho numa empresa em que o único motor partido nas viaturas de transporte, foi de um Peugeot 307 de 7 lugares com motor HDi 1.6.
      As Mercedes Benz já todas com mais de 500.000km ainda rolam, assim como as Opel Vívaro!
      Julgo que as pessoas compram conforme as suas necessidades e possibilidades também. Eu gostava de conduzir um Tesla, mas não posso. Também gostava de ter o Mercedes AMG GT R, mas não posso…….

    • Christian says:

      Os novos TDI são dos motores mais avançados do mercado apenas batidos pelos motores BMW. O HDI é um motor atualmente ultrapassado, lançaram agora o novo 1.5 HDI mais recente, não sendo nada mas nada de especial. Os motores TSI não são nada motores do início de 2000 com turbo e electrónica. Basta ver o 1.5 TSI que a par dos motores Porsche é o único motor a gasolina com turbo de geometria variável, o que é inédito. Não defendendo marcas, pois nem tenho nenhum VAG, é um grupo que faz bons carros. Todos os HDI que passaram cá por casa deram problemas (turbos, egr, bombas de água (muito mas muito comum) e o último 1.6 HDI de 115cv até levou colectores novos. Mesmo assim, não digo que é mau, apenas regular. O 1.2T da Toyota também não é nada de especial e os motores diesel da marca (pelo menos o 1.6D) é… BMW. Os carros do grupo VAG são efetivamente mais robustos que carros de outras marcas generalistas na mesma gama de preços. Todas as marcas dão problemas uns modelos mais que os outros.

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