PplWare Mobile

Descoberto malware pré-instalado no Xiaomi Mi 4?


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. rgj says:

    Por estas e por outras parecidas é que não quero nada com marcas chinesas!
    Mesmo sendo de empresas conceituadas nada é garantido, fará com empresas que até à bem pouco tempo ninguem as conhecia de lado nenhum!..
    Não se olham a meios para atingir os fins, e como não há almoços grátis (equipamentos baratos…), faz-se de tudo para ganhar dinheiro, nem que seja espiar os utilizadores para venderem dados a empresas de spam etc….

  2. kratu says:

    Isso não é o MI4 que vem com malware. É sim as ROMs que as lojas metem antes de enviar para o cliente.

    Também comprei um redmi2 e vinha com uma ROM que não era a original.
    Aquilo abria anúncios a torto e a direito..
    Bastou mudar a rom e assunto resolvido.

    • Diego Castro says:

      Estou seriamente pensando em comprar o Redmi 2 (não sei se espero pelo upgrade para 2gigas de ram)
      Mas que tal? contente? Problems?
      E facil adptar-se a MIUI?

      • AGOSTINHO TEIXEIRA says:

        MIUI é Android… é o mesmo que instalares um Launcher no telemovel, fica diferente… Eu tenho um Xiaomi Mi3W e também veio com uma ROM MIUI não oficial… a primeira coisa que fiz foi meter uma ROM oficial. Não tem Portugues mas também não me incomoda em nadinha mesmo.

      • BTN says:

        Não compres a versão de 1GB porque é muito limitada, por ex só o OS usa 700mb da ram, o que limita muito as Apps e jogos, espera pela versão de 2GB que custa o mesmo e é superior.

  3. knom says:

    tudo tem malware hoje em dia… até o vossos pc’s acabados decomprar.. as vossas músicas e tudo mais, até videos do youtube e não só…. mas prontos, vamos alarmar só porque a xiaomi é chinesa

  4. Dumitru says:

    Claro que vão desmentir, pois não querem perder o mercado que ganharam! Mas se for que eles dizem razão, então é mesmo preocupante comprar equipamentos de la, pois não de sabe se é original ou treta!

    • AGOSTINHO TEIXEIRA says:

      O saber se é original ou nao, qualquer um pode saber. Basta saberes o que estás a comprar, mais propriamente onde. É o mesmo que comprares um Iphone ou seja que equipamento for, no Ebay… Lá diz que é oficial, novo e mais n sei o k… Quando te chega a casa, na melhor das hipoteses recebes um Iphone original com malware instalado. na pior, recebes uma caixa vazia ou com palha lá dentro e uma pedra pra fazer peso. Consoante falo de Iphone, falo também de Sanguessugas e coisas do genero, pk acontece com todas as marcas…

      • Dumitru says:

        Sim acontece mas neste caso é um pouco diferente porque eles dizem terem comprado um Mi4 mas afinal pode ser uma copia muito boa ou um original com rom modificada, uma coisa é saberes quando compras um iphone clone vê-se logo, ou copias de notes, agora comprares algo que é original e ter a hipótese de não ser original então não sei! Um coisa é nos comprar-mos e ter-mos duvidas se é original, agora uma empresa comprar e não ver que que é copia então é burrice penso eu

    • Mota says:

      Ora.

      As marcas com mais capital têm de derrubar as marcas que estam a crescer loucamente.

      • Pedro says:

        Ora nem mais. Infelizmente grande parte das pessoas emprenham pelos ouvidos. Acreditam em tudo quanto se escreve e apressam-se a julgar logo imediatamente as empresas. Infelizmente é assim que tudo funciona..os mais fortes tentam sempre acabar com a concorrência quando se sentem ameaçados.

  5. Hugo Santos says:

    Infelizmente, mais uma notícia com a pretenção de afetar a credebilidade da Xiaomi.

    Uma pena que não se diga que as empresas que estão a revender os equipamentos Xiaomi, manipulam os equipamentos e instalam roms que poderão sim ter origem duvidosa.
    Não acredito que o façam de propósito, mas o recurso a roms de terceiros sem confirmar se são de confiança, pode levar a estes casos.

    Continuo a ter 100% de confiança na Xiaomi, sei que nem tudo o que fazem é perfeito, mas sei nunca iriam comprometer os seus clientes ou produtos, as nossas rom, são feitas com base nas originais e nunca existiram problemas.

    Cumprimentos
    Hugo Santos
    Fundador e Administrador
    Miui Portugal

    • Spysky says:

      Nem mais…
      Utilizo MIUI desde o meu Galaxy SII, e mais recentemente no OnePlus One. A ROM é simplesmente fantástica, o que não quer dizer que esta isenta de erros tal como todo o software.

      Visto que a Xiaomi vende diretamente apenas para um grupo restrito de locais, para conseguir adquirir os equipamentos fora dos mesmos (i.e. USA e Europa) é necessário utilizar revendedores os quais nem sempre seguem/aplicam políticas moralmente corretas e possivelmente terá sido um desses revendedores a infetar o equipamento com malware.

      • Rogerio Machado says:

        Realmente, as pessoas são muito perspicazes a responder de imediato sem ler as notícias como deve ser.
        Se se fala em third party retailers, claramente que não é a Xiaomi, e claramente têm o poder de alterar à sua maneira as ROMs apenas para conseguir atingir este controlo de informação.

        Quem sofrer deste Yt Service e outros, que substitua a ROM por uma oficial do website deles que de imediato fica com um smartphone isento de vírus.

        Nem a OnePlus nem a Xiaomi iriam deixar o próprio nome sujo quando são empresas em crescimento a largos passos.

  6. Xfera says:

    Fico mais preocupado com o nível a que chega a contrafação dos equipamentos…

  7. Carlos Alberto says:

    Eu já instalei a MIUI ROM da xiaomi no meu telemóvel, mas com o cartão SIM fora, como eu sempre faço, quando testo uma nova rom.

    A primeira coisa que a rom fez assim que arrancou foi tentar enviar um sms (não consegui perceber o que era pois estava em chinês) para um numero internacional. Resultado, a rom esteve no meu telemóvel menos de 10 minutos.

    Acho a xiaomi interessante em termos de equipamentos, mas como isto se passou comigo, xiaomi, não muito obrigado.

    • Carlos Alberto says:

      Faltou dizer que a MIUI ROM era a versão internacional descarregada directamente do site da MIUI

      • Balmer says:

        “Mas a mais recente notícia dá conta que os dispositivos Xiaomi Mi 4 estão a ser vendidos com malware já pré-instalado.”

        “que analisou vários equipamentos deste modelo para procurar código malicioso.”

        “em diversos equipamentos foram encontradas provas de que existia malware”

        Não faltou dizer, porque não é facto. Alias, quanto confrontados pela Xiaomi a respeito do OS ter sido modificado por terceiros a unica coisa que a Bluebox disse foi que era terrível a forma como o firmware podia ser alterado tão facilmente (porque podem ser “interceptados” durante o envio mesmo da Xiaomi Shop).

        Portanto, nem comprovam que os aparelhos foram comprados directamente à Xiaomi, nem que as ROMs MIUI são de facto oficiais.

        Bluebox em grande na sua pesquisa.

      • Dumitru says:

        Depois os fanboys vão começar a atirar-te na cara que essa rom não é o ficial e talz e que descarregas-te sei la o que, enfim…chinês é chinês e pronto

      • Hugo Santos says:

        Se conhecesses a miui, saberias para que serve o sms e em que condições pode ser enviado.
        Não é nenhum malware.

        Cumprimentos
        Hugo Santos
        Fundador e Administrador
        Miui Portugal

      • Spysky says:

        Apenas para te esclarecer…
        A MIUI tem uma cloud própria para backup de sms, fotos, musicas, apps, etc.

        O processo de autenticação e efectuado via 2 passos (tal como pode ser feito na dropbox, outlook.com,gmail, etc), o que implica autenticação via user & pass assim como SMS de confirmacao.
        No entanto nos exemplos anteriores que dei, é a apliacao que te envia sms para o tlm e deves inserir o condigo recibo na app.
        No caso da MIUI, o SMS de confirmação é enviado do tlm para os servidores da MIUI, basicamente é a mesma operação mas por ordem inversa.

        • J T says:

          Esse sms é enviado com ou sem consentimento do utlizador?

          • lmx says:

            se estas a usar o serviço, obviamente que é com o teu consentimento!

            A não ser que te roubem o equipamento e ai ja é sem o teu consentimento.

          • J T says:

            @lmx fugiste a questao de forma propositada? a minha pergunta era simples de entender, mas de forma mais explicita, o que eu quero saber eh se a MIUI tenta enviar um sms sem o utilizador se apereceber ou autorizar de forma automatica, ou se pergunta pede autorizacao para enviar a sms.

  8. Ricardo Gaio says:

    Será que foi um “estudo” encomendado por alguma concorrente que se está a sentir com os calos apertados…?! 🙂

  9. V.Afonso says:

    Ora passo a explicar…

    sou um apple fanboy, isso sem duvida, mas…

    gosto ainda mais de estar informado acerca do que se passa no mundo das novas tecnologias..

    Começamdo pelo mais basico, esta empresa “bluebox” foi “roubar” o nome a um artigo escrito acerca do Steve Jobs (tal como está bem explicito no site desta empresa.

    Sem ter lido este artigo, sei logo á primeira que esse teste nao é imparcial, logo o que esta escrito nao corresponde á realidade.

    “temos de ler a noticia como queremos, nao como eles querem que a leiamos”

    e mais nao digo…

  10. Miguel says:

    A própria empresa de segurança já desmentiu isso.
    Eles pegaram um telefone com problemas, a avaliação foi indevida

  11. AP says:

    Empresa chinesa e telemóvel chinês,… Hummmm!!!!
    Não esqueçam as notícias recentes acerca da China e do seu comportamento perante a Internet no país… portanto não é de estranhar também esta notícia….
    A propósito… será que as telecom que vendem routers e placas de acesso à internet de marcas chinesas, e usam o seu hardware de rede, fazem uma verdadeira auditoria de segurança aos mesmos? .Espero que não existam problemas também a este nível e não só nos telemóveis…
    Eu não tenho nada contra a China ou contra os chineses, mas será que eles não tem demasiado poder na área da tecnologia? Afinal fabricam o equipamento eletrônico que grande parte do mundo utiliza, mesmo que não seja projetado lá.

  12. Newj says:

    Por isso eu tenho o meu tao eficaz Lumia, e a seguir a este ha-de vir outro.. Nunca vi noticias destas em WP.

  13. Não Não says:

    Só mais um…

  14. Diego Castro says:

    Esta noticia faz lembrar quando abriu aqui em brg o primeiro mac donalds…. Subitamente comecaram a rolar rumores de ter sido encontrada uma unha de rato num hamburguer….
    Concorrencia quando não consegue competir… INVENTA
    shame shame shame

    • AlexX says:

      Já suspeitava que provavelmente haviam adquirido Mi4 contrafeitos, grande tiro no pé por parte dessa Bluebox!

      Mas estas notícias são sempre importantes ou os cépticos nunca conseguiriam sorrir, ainda que temporariamente…

  15. Mr.Antunes says:

    O correto agora seria um novo artigo com o desmentido ou pelo menos atualizar o artigo e o titulo.
    Desta forma a ideia que vai passar à maioria dos leitores é que a Xiaomi é sinónimo de malware…

    O interessante é as atualizações disto serem do dia 9 e mesmo assim terem publicado este artigo, desta forma (que leva as pessoas logo a pensar o pior), hoje dia 10… Boa pplware!

    • Tens ambas as perspectivas no artigo. É também por isso mesmo que o título é uma interrogação.
      De um lado a Bluebox a dizer que tem malware e do outro a Xiaomi, na pessoa do Hugo Barra, a dizer que não tem e que os equipamentos testados não são “oficiais”.

  16. AGOSTINHO TEIXEIRA says:

    Bem me parecia que a notícia era muito estranha… Eu sempre usei Sony/SonyEricsson desde que saíu o velhinho SonyEricsson K320i… Já la vao alguns aninhos, e muitos da Sony me passaram pelas maos pelo menos uns meses… Sempre adorei a Sony… Entretanto a meio ano tive a fantástica oportunidade de comprar o antecessor do Mi4, um Xiaomi Mi3W, o qual não foi comprado numa loja oficial, mas sim na AnteLife…
    A primeira coisa que fiz foi flashar a ROM oficial mais recente, sendo que vinha com uma antiga com tradução manhosa para portugues…
    Resumindo sobre o que tenho a dizer deste equipamento, é maravilhoso. Lag? sinceramente não sei o k é isso desde que o comprei… Posso fazer uma review dele caso queiram, até em termos de segurança quando se instala APPs sejam da Play Store ou APK externas, acho excelente… Quem tem um Xiaomi, sabe do que falo 😉

  17. David Guerreiro says:

    Se queriam fazer testes a sério compravam um equipamento diretamente à Xiaomi, não é comprar na feira da ladra e depois ir dizer que tem malware. Eu agora meto um carro à venda no OLX e meto água no depósito, alguém compra e vai dizer que essa marca vende carros com água em vez de gasolina no depósito. É a mesma comparação. Claro que o estigma do chinês vem logo ao de cima.

  18. Ivan Ribeiro says:

    Epa para aqueles que querem comparar um iphone ao android, é porque realmente nao percebem nadinha de tecnologia. Eu nao vou dizer que o iphone é mau, porque não é. O seu hardware é excelente, visto que vale uma fortuna. Mas coitadinho, este ainda anda no dual cora, e se bem sabem ja andamos no octa core.
    Quanto ao sistema operativo, epa coitado do IOs. Comparado ao android, Deus me livre. No android posso copiar, mover, apagar em bluetooth, em OTG, posso usar uma pen drive, enfim, é melhor calar-me porque senão faço uma lista que nunca mais acaba. No IOS, enfim, usas o itunes e é um pau. No android temho uma liberdade que nem Deus dá. Isto para nao falar a possibilidade dos sdcard, ja que no iphone tens um pau nas costas. Os malwares aparecem porque o pessoal nao sabe mexer… 80 % do pessoal é android…. resto é os betinhos dos iphones. Comparo o meu android configurado em software a qualquer um dos iphones a ver qual é o melhor….
    Isto é tipo windows saem 1500 programas num mes para Windows e 100 para mac. Ve se o interesse das empresas em investir no Mac…
    O mesmo se passa com os smartphones…
    fica a dica

  19. dajosova says:

    Pedro Simões: qual a fonte de informação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.