PplWare Mobile

Desbloqueios não autorizados de smartphones passa a ilegal…


Autor: Hélder Ferreira


  1. Mario says:

    Não são estes gajos que vendem armas nos supermercados.
    E é probido desbloquear smartphones ! ah !!! pois.!!! Como não morre ninguem é proibidi.

  2. Márcio Soares says:

    Pura propaganda, se eu pago é meu. Faço dele o que eu quiser. Isto não passa de um loby.

    • Ecchin says:

      Excepto se tiveres assinado um contrato com a operadora. O que pagas é teu, mas tens de cumprir o contrato enquanto esse for válido. Mas de facto nunca assinei nada quando comprei um telemóvel bloqueado a uma operadora.

      • JJ says:

        Nós EUA é raro encontrar clientes pré-pagos, a maioria dos consumidores dos EUA são clientes pos-pagos (de facturação). Por isso normalmente ao se comprar um telemóvel nos EUA, assina-se um contrato de fidelização a uma operadora.

        • Filipe Jardim says:

          Mas surge ai uma questão.
          Desbloquear um equipamento, não implica forçosamente incumprimento de contrato.
          Posso muito bem manter o meu contrato com um telefone desbloqueado.

      • Márcio Soares says:

        Nem mais, os unicos contratos que se assinam são os empresariais onde o equipamento é “dado” pela operadora. Neste caso até pode ser aplicada a lei. Já nos equipamentos comprados ás operadoras onde não há qualquer vinculo assinado não podem dizer o que posso ou não fazer.

      • Woot! says:

        Mesmo com contrato com a operadora o hardware não deixa de ser teu. No contrato apenas estás obrigado ao pagamento de uma mensalidade para usufruíres de pacotes.

        O hardware normalmente não é mencionado nesses contratos.

        • Sergio says:

          o hw é teu, mas com restrições de rede. Era o mesmo que dizer que compravas um software base e depois o hackeavas para ter as funcionalidades premium. Da mesma forma podias argumentar que o software era teu e fazias o que querias

        • 34 says:

          Depende do contrato, se for a concessão de uso, o telemóvel é da operadora e teu é só o direito a usar o telemóvel.

      • RaCcOn says:

        Mesmo que não tenhas adquirido o teu telefone com um contrato em que pagas mensalmente etc etc…estás a adquirir um telefone bloqueado a operadora que na maioria dos casos te fica mais barato que o desbloqueado…
        Ou seja estás a obter uma benesse, e apesar de não assinares nenhum contrato ele existe e o facto de utilizares o telefone estás a dar indicação que concordas com os termos e condições.

        Mesma coisa se passa com os termos e condições de garantia dos equipamentos, se usares, estás a concordar…se não concordares, não usas e podes até devolver(sem usar claro).

    • pixar says:

      Ao comprar um telemóvel afecto a uma rede, estás a aceitar as condições por eles impostas, ou seja, aceitas um contrato de exclusividade de rede para aquele telemóvel por um período de tempo.
      Se não aceitas, compras um desbloqueado. Pagas é mais…

    • darth says:

      mas se a operador te está a custear parte do preço, nao. se queres um smartphone livre, paga o preço por inteiro, nao?

      • Gerardo says:

        Mas bloqueado em assinatura é simplesmente estupido. desloqueis ou não o telefone vais ter de pagar a mensalidade. Era como a Zon te dar uma TV mas não te deixar ligar uma antena ou uma parabólica WTF???? Pagas a mensalidade, se não usas o problema é teu. Sempre achei uma estupidez telefones bloqueado em assinaturas mensais…

  3. pedro elias says:

    Por amor da Santa,esses americanos…se eu deixar cair o tlm,e ele se partir todo,tenho uma coima para pagar?

  4. Dogzilla says:

    Já não era isto que acontecia?

    • pixar says:

      Não. Até aqui, (e para já em Portugal vai continuar assim) ao desbloquear um telemóvel, a pessoa entrava em incumprimento de contrato. Podia ter de indeminizar a operadora, mas não era ilegal. Por isso, não pagava multa nem era presa.

      “A nova medida, intitulada de Proibição da violação do sistema de protecção de direitos de autor…”

      Se isto for aprovado, é possível que venha a configurar um crime por violação dos direitos de autor. Isto sim, é mau!

      • Nuno Pinto says:

        Em Portugal ]e crime desbloquear um telemovel. Ja o fiz a diversos telemoveis que tive e cheguei a ter de ir depor a uma esquadra mas n#ao conseguiram provar para que fosse a tribunal. E um amigo meu chegou a ter uma visita de uma unidade de investigacao ao crime informatico e fizeram uma busca em casa dele, levaram tudo o que era equipamento informatico, tudo porque ele desbloqueava telemoveis para ele e amigos e tinha apenas uma box que comprou para desbloquear meia duzia de telemoveis.

  5. Texugoelectrico says:

    Ou seja, isso já parece uma coisa à Portuguesa mas vinda dos EUA. Nós cá é que temos a mania de meter a carroça à frente dos bois, 1º aplica-se a lei e depois logo se vê como se aplica. Às vezes já uma lei está em vigor e ainda não existem os processos necessários para se fazer respeitar, ou até, como será feita a inspecção.

    Assim está esta lei, é uma “coisa” que eles querem aplicar mas logo se vê como…

    Para isso até deixo outra pergunta, eu tenho um Ideos X5, ainda não fiz a actualização para o 2.3 (a fase beta já tem mais que 1 ano e já nem acredito que haja actualização) mas ao que parece, uma das últimas actualizações (não sei se mesmo a última) permitia o desbloqueio do telemóvel… e então? Como ficaria? Seria uma actualização da própria marca a permitir isso…

    Por outro lado não creio que isso venha a ser aplicado por cá. No que toca a telecomunicações a Europa tem ditado mais as regras do que os EUA, e neste aspecto temos andado um pouco ao contrário, os desbloqueios tornaram-se mais baratos, em alguns casos até de borla (lembro-me da campanha de desbloqueios da Optimus) e ao fim de dois anos podemos desbloquear. Essa coisa de ter um telemóvel mesmo limitado a uma rede é típica dos Americanos, que se lixe o consumidor…

    • JJ says:

      A grande diferença na Europa dos EUA a nível de telemóveis, é que na Europa (principalmente em Portugal) a grande maioria usa tarifários pré-pagos. Nos EUA praticamente todos usam tarifários pós-pagos.

      Nesse sentido concordo que na Europa isso acaba por não ter muito peso, porque a pessoa ao comprar um telemóvel, na maioria dos casos não fica fidelizada a nenhuma operadora e lá esta é relativamente fácil adquirir telemóveis desbloqueados, ou fazer um desbloqueio oficial a um custo reduzido. Alem da grande maioria dos modelos de telemóveis estarem disponíveis em todas as operadoras, quase ao mesmo preço (salvo em campanhas de fidelização).

  6. Ricardo Faria says:

    Acho bem. Se as pessoas assinam um contrato devem cumpri-lo!

  7. Hugo Neves says:

    Acho uma piada a estas leis em que o nosdo pais so copia o que esta mal. Actualmente vivo em Inglaterra e o curioso é que em qualquer canto se encontra lojas que desbloqueiam telemóveis, vendem acesdorios originais ou contrafeitos. E ninguem lhes toca. Porque? Porque pagam impostos logo é legal. Os chineses em portugal vendem tudo e mais alguma coisa e ainda tem benefícios. Abram os olhos.

  8. Sheldon says:

    No Brasil é exatamente ao contrário. As operadoras são obrigadas a desbloquear os aparelhos se os clientes solicitarem.

    • pixar says:

      Mas deixam de fazer o desconto no aparelho, certo? Ou não há descontos de aquisição?
      Basicamente o que as operadoras fazem em Portugal e noutros países é isto:
      “Se ficar fiel à minha rede durante 2 anos, faço-lhe um desconto na compra do telemóvel.”
      Se aceita, maravilha! Se não aceita, pode comprar um sem fidelização, mas também sem desconto.

      • José Jaime says:

        Em Portugal também, apesar de não ser do conhecimento do público em geral. É obrigatório no final do contrato que o telefone seja desbloqueado. O que acontece na maioria das vezes: não se sabe, já se trocou de equipamento.
        No site da TMN é possível simular até o custo.

        • José Jaime says:

          Para complementar:
          Decreto-Lei n.º 56/2010 de 1 de Junho.

        • tavares says:

          Tens razão…ainda hoje recebi o código de desbloqueio de um smartphone que tinha comprado através do “clube viva” da Vodafone.Como já passaram os 18 meses de fidelização fui a uma loja da operadora e solicitei o código de desbloqueio.Não me colocaram qualquer problema e demorou 2 dias a receber o código.

        • pixar says:

          Após o fim dos dois anos qq pessoa pode pedir que seja desbloqueado, mas só no final do prazo.

    • IPC says:

      É, mas o cliente é obrigado a pagar as mensalidades do contrato até o fim dele, independentemente de estar usando ou não o plano contratado. Se queres trocar de operadora, basta solicitar o desbloqueio, mas vai ter de pagar o contrato com a operadora original até o fim.

  9. ns says:

    Se eu for a uma loja posso comprar um smartphone bloqueado a uma operadora sem assinar nenhum contrato que me obrigue a estar fidelizado à operadora e isso não impede que ser torne ilegal desbloquear o telemóvel da rede. A minha questão é e como é que eles vão saber quando é que eu desbloquei o telemóvel?

    E se o método que eu usei para desbloquear foi inserir um código de desbloqueio (exactamente como as operadoras fazem) isso quer dizer que eles vão guardar a indicação se eu paguei o desbloqueio ou não?

    Parece-me mais simples impedirem que os telemóveis sejam desbloqueados e fica o problema resolvido…

    • RaCcOn says:

      O teu equipamento vai registar-se em outra rede…pelo IMEI chegam lá…

      Para isso seria necessário haver cruzamento de dados de IMEI dos equipamentos bloqueados e a que operadora estariam bloqueados.

  10. Woot! says:

    Tal como todo o DMCA é mais um decreto-lei confuso para juntar à grande confusão que já essa lei.

  11. Woot! says:

    Tal como todo o DMCA é mais um decreto-lei confuso para juntar à grande confusão que já é essa lei.

  12. 1 says:

    A isto só tenho a dizer:

    Google Nexus 4

  13. Power says:

    Acho muito bem. Se se está a comprar um equipamento mais barato essa é a condição.

  14. darth says:

    bem, ha que ver que as empresas que bloqueiam os smartphones, tambem os estão a subsidiar. se a TMN the vende um iPhone a 150€, os restantes 400-500€ sao pagos por ela.

    Quem quiser ter um smartphone completamente desbloqueado, que o pague na totalidade… ai sim pode fazer o que lhe apetece. ha que ver os 2 lados da moeda, imo

    • k says:

      Se a tmn te vende um iphone a 150e, podes crer que não sao eles que pagam o resto. Es tu que o pagas na mesma, apenas em modalidade de prestação com o contacto que eles te impõe. Se eles o subsidiam alguma coisa será mesmo só à cabeça porque no final do contrato tu acabas por pagar bem mais que o que o telefone valia. Claro que também há que dizer que nisso estão incluídas comunicações mas no final pagaste bem o telefone. Se o facto de estar a pagar em prestações lhes dá o direito de te forçar o bloqueio já é discutível. Eu acho que não. Mas se isso for importante pode se sempre pedir um empréstimo ao banco e comprar o telefone desbloqueado ficando a pagar as prestações ao banco e não a rede. Provavelmente vai dar ao mesmo no valor final mas pelo menos tens o telefone desbloqueado durante esse período de tempo.

  15. 34 says:

    Tenham em atenção que a simples manifestação da vontade, quanto a lei não diz nada, é tão válida como a simples assinatura dos contractos por escrito.
    Nos e o nosso patrão dizemos que queremos ter o tal contracto de trabalho, e o contracto de trabalho, assim 31 de boca é válido (se não for nenhum dos casos especiais que a lei obriga a contracto de trabalho por escrito).
    Outro exemplo, compra-se um software e começamos a usar estamos a aceitar a eula, que não passa de um contracto (normalmente de licenciamento), não precisa de estar por escrito.

  16. Pedro says:

    Depois os americanos não querem ser considerados “o povo mais burro do mundo”.

    Proíbem os Ovos Kinder por serem “perigosos” (em todos os outros cento e tal países onde são vendidos, deve morrer todos os dia gente por causa deles), proíbem alguns tipos de queijo (que em França são considerados especiarias e que nunca se ouviu falar de terem morto alguém), proíbem o desbloqueio do telemóvel (e nem dizem porquê) mas armas de fogo de alto calibre (não fala das de pequeno calibre, para auto-defesa) são super seguras, não fazem nada a ninguém. Desde quando é que uma M4 ou uma Bazuka fazem mal a alguém, como fazem os qeuijos ou os ovos kinder?

    • sergio says:

      1º vejo aqui muita gente com pena das operadoras, parece que estas estão na rua da amargura e dizem que as coisas são para cumprir, os sinais de transito também foram feitos para ser respeitados e não me parece que toda a gente cumpra a 100%

      2º Esta “democracia” americana é ridícula, ainda dizem que são o país da liberdade, daqui a pouco somos todos regulados por leis sem sentido e parecemos robôs! Permitem armas como quem permite qualquer coisa banal

      3º Só falta proibirem mudar o firmware e alterações de bootbloader, mais vale ter 1 telefone de 20 euros e está bom

      Resumindo, detesto estas parvoíces americanas, isso, guerras entre outras coisas estúpidas, basta ver alguns programas americanos na discovery e na national geographic para ver o quanto alguns são ridículos!

    • Dat55 says:

      a sério que não li isto, comparar ovs kinder a armas de fogo, ovos kinder são autênticos assassinos em massa, uma m4 ajudas as pessoas.

  17. Rik says:

    Epa as pessoas que querem um telemóvel vão poupando um bocado e compram a pronto e fazem o que quiserem com ele.

  18. Thor says:

    Ainda bem que vai começar a a correr ubuntu nos smartphones!!!
    Eu vou ser um dos primeiros a comprar
    boicotem o software bloqueado LIBERDADE acima de tudo

    • Luna Wolf says:

      A escolha é tua, não há nada a boicotar. Queres um smartphone com um preço inicial mais barato tendo em conta que vais ficar 2 anos na mesma operadora, é uma escolha e não uma obrigação. Queres um que podes fazer tudo o que quiseres, então paga-o tu mesmo por completo. Novamente ninguém te obriga, tu é que escolhes como preferes.

    • Sergio says:

      E achas que se nos smartphones ubuntu não vai haver o modelo bloqueado? Se não houver é simples: pagas mais caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.