PplWare Mobile

Tutorial – Aceda remotamente à sua rede Meo de casa por VPN


Autor: Pedro Pinto


  1. Carlos Silva says:

    Eh… não é bem “…usando o seu router Thomson da Meo”

    É mais “…usando o seu Windows 8”. Para port-forwarding, qualquer router serve, já se o SO for diferente… :X

    • Luis Miguel Silva says:

      Se for outro sistema permite fazer tambem o mesmo, nao com este guia, fica aqui um exemplo mais em conta: http://www.howtogeek.com/51237/setting-up-a-vpn-pptp-server-on-debian/

      – Dinheiro em licenças
      – Requisitos minimos

      • Pedro Pinto says:

        Boa! 🙂 Esse é um próximo passo também. Em vez de termos Windows, termos uma máquina com Linux

      • já à alguns anos que uso um servidor linux para este tipo de tarefas, mt util e totalmente legal 😛
        Mas já que estamos numa de mini maquinas, podiam tb por aqui um exemplo com o raspbery pi, penso ser uma das muitas utilidades do mesmo, sendo barato, permite mt coisa esta será uma delas (alem de tb poder partilhar um disco na rede de casa, uma impressora…. etc etc

      • Diogo Santos says:

        Yep. É uma boa finalidade para o Raspberry Pi. servidor VPN (PPTP ou openVPN) + Samba Server (ou NFS) + servidor FTP. Tenho um configurado assim e ainda serve de Media Center com dois discos USB.

        Outra opcção é utilizar um segundo router como servidor VPN usando por exemplo o dd-wrt ou openWRT.

        Isto elimina assim a necessidade de ter um computador sempre ligado ( a consumir bastante electricidade). E podem sempre implementar um WOL numa maquina caso seja necessario.

        • Jota Ribas says:

          Olá.

          Desculpa lá, mas podes-me dar dicas de como configuras-te tudo. è que tenho um Rasperry e preciso de colocar quer como media center, quer para fazer downloads para um disco externo de 1 Tb. Não sei se devo ligar o disco à rasperry (que só tem um usb) ou ao router Meo…
          Agradecia toda a informação possivel. Obrigado

  2. FM says:

    Olá

    Fica a dica: OpenVPN em devices com DD-WRT. Dava ou outro excelente artigo…

  3. Homem do Leme says:

    A pergunta pode ser básica, mas impõem-se: para clientes ZON o procedimento é semelhante ou isto não é aplicável?

    • Pedro Pinto says:

      No windows é igual :), no router só vendo, não conheço os da Zon. Mas algum dos leitores devem ter e vão ajudar certamente 🙂

      • Hugo Pinto says:

        Nos routers da Zon o funcionamento é exactamente igual, não tenho a certeza se tem lá a opção da vpn mas o ftp funciona às mil maravilhas 😉
        É só ir à página do Zon hub vai Serviços -> Firewall -> Encaminhamento de portas e lá é só configurar o que pretendes

    • pixar says:

      A configuração do router para encaminhar pedidos externos para servidores pode ser feita em qualquer router (nunca trabalhei com nenhum que não desse). Desde que o router tenha qualquer coisa como Port Forwarding ou Server Route, dá para configurar. Depois basta indicar o endereço IP e a porta usada pelo serviço (penso que neste caso é o 1723) e já deve funcionar.

  4. Uribu says:

    VPN?….ou acesso remoto ao pc de casa? Já parecem os senhores da publicidade enganosa, devem chamar os “bois pelos nomes” para evitar equinócios, para esse efeito e com mais ferramentas e melhorias no desempenho prefiro utilizar o “logmein” ou até mesmo o “GoToMyPc”.
    Acesso remoto a um PC é diferente de aceder remotamente á vossa rede em casa. Um post de qualidade seria algo tipo ” MeoGo fora de casa em VPN na rede Meo lá de casa” .

  5. Pedro Soares says:

    Já agora, alguém sabe como posso configurar o router do MEO para conseguir acordar o PC lá de casa por Wake On Lan, ou melhor, Wake On Wan, a partir da Internet?

    • hugo spyke says:

      Sabendo o ip externo ,configuras como ja referiram no ip… no meu caso era dyndns.com
      e fazes forwarding para a maquina que pretendes,depois acordas atraves de uma aplicaçao ou conandos de wol ,o ideal era possuires um segundo router com essas capacidades ja instaladas como foi dita por alguem o dd-wrt .

    • Tiago S. says:

      Vou ponderar fazer um tutorial aqui para o pplware sobre isso. Tenho em funcionamento ja há mais de um ano apenas com o router da meo sem ter de usar outro…mas além dos procedimentos básicos que são encontrados pela internet é necessário umas configurações adicionais para que funcione.

      Cumps

    • Sidner says:

      Tens de fazer várias coisas. Primeiro, o servidor tem de ter um ip interno fixo. Tens de apontar o MAC adress. Tens de te certificar que a BIOS tem a opção de acordar com um sinal PCI, se não me engano (o meu portátil não tem, mas o pc de 2005 tem…). Depois, tens de configurar o wake on lan (e wan) no servidor. Depois disto, tens de fazer forward à porta 9 para o ip do teu servidor. Problema aqui? É que quando desligar o servidor o router apaga a entrada da tabela ARP. Ou seja, tens de entrar por telnet no router e adicionar uma entrada fixa na tabela. E pronto, é isto. 🙂

  6. v3rm3 says:

    Boas,

    Porquê essa porta 1723? É pré definida pelo windows para VPN, tal como a porta 3389 para RDP?

  7. TudoBonito says:

    Tudo muito bonito só não dizem que o protocolo PPTP é considerado inseguro por muitos especialista em segurança informática. PPTP=lixo pelo que dizem. IpSec ou OpenVpn é a solução.

    • Sidner says:

      Por essa ordem de ideias, são todas. IpSec e OpenVpn já foram crackadas… Na minha opinião, servem todas os seus propósitos. PPTP serve para uma VPN sem muita segurança, rápida, fácil de instalar e suportada por tudo e mais alguma coisa. OpenVPN serve para coisas mais sérias…

      Se tivesse que implementar uma (que foi o que fiz em casa) num ambiente de empresa, implementava as duas. Por exemplo, iphones sem jailbreak não têm suporte para OpenVPN…

  8. chicosoft says:

    Porreiro era um artigo a explicar como passar as Vlans de voz e de vídeo numa VPN de maneira a colocar uma BOX numa outra casa…

  9. Ricardo Silva says:

    Compreendo o artigo e eu também já usei VPN’s PPTP, no entanto não devem confiar demasiado nestas pois estão descritas fragilidades no MS-CHAPv2 desde 1999.
    Se possivel usem OpenVPN, ainda que dê um pouco mais de trabalho usar VPN SSL ao inves de PPTP.
    Em relação ao VPN Passtrough que muitos vem nos vossos routers, neste caso em particular aplica-se ao Protocolo “GRE” e a porta de forward PPTP a 1723.
    Bom artigo, volto a referir no entanto do ponto de vista da segurança não usem, ou melhor usem para perceber e depois adicionarem mais qualquer coisa ao PPTP 😉

  10. reloadsmith says:

    Boas,

    Eu estou a viver na suíça, mas a minha família em Portugal tem meo. A questão que deixo aqui é se consigo aceder da mesma maneira ao MeoGo através de VPN.

  11. Gleks says:

    Aqui fica um site para quem prentender configurar o router para qualquer situação.

    http://portforward.com/

  12. Caudio Oliveira says:

    Isto dá para fazer com (quase) qualquer router. ZON, Meo, Cabovisão, etc… e concerteza que quem escreveu o post sabe disso.

    O título induz um pouco em erro pois quem lê, e já vi alguns comments a referir isso mesmo, pensa que só dá para fazer este tipo de configuração com este equipamento.

  13. Caudio Oliveira says:

    Já agora apreveito para dizer que já fiz num ZON Hub e funcionou perfeitamente. O equipamento era um portatil com win7 e em casa tinha outro protatil também com o win7!

  14. Jonas says:

    Não tenho net no trabalho e por conseguinte levo uma pen de banda larga. Será que da maneira descrita neste artigo consigo aceder à net através do router de minha casa, sem ter que gastar dinheiro com a pen de banda larga? Obrigado.

    • Pedro Pinto says:

      Boas Jonas,
      Colocaste uma boa questão até porque é duvida de muita gente que não está muito familiarizada com redes. Repara numa coisa,quando te ligas mesmo por PEN, o tráfego tem de entrar e sair da tua máquina (neste caso a PEN), assim sendo, todo o tráfego é taxado na PEN.

      • Jonas says:

        Então esta solução não serve para mim? Como posso resolver o meu problema?
        Obrigado

        • André Correia says:

          Ou aumentas o trafego da pen ou tens que arranjar uma ligação a net ilimitada, pois apesar de te estares a ligar a rede de casa o trafego passa todo pela tua pen é como se a internet fize-se um desvio por tua casa mas o trafego sai de tua casa para a tua pen sendo contabilizado para a pen, para efeitos de tráfego não existe nenhuma vantagem no teu caso

    • pixar says:

      Não. Podes aceder à rede local da tua casa através da tua Pen, mas o acesso à Internet será sempre feito pela tua Pen e não pelo router de casa.
      Nunca esquecer uma coisa: uma VPN (rede privada virtual) pretende simular a presença numa rede local através da Internet, mas será sempre um acesso pela Internet.

  15. Miguel says:

    Boas, estou para comprar uma camara para funcionar por IP será que com esta solução da ou há outra solução. Estou com receio de não conseguir efectuar a ligação.
    Obrigado

  16. Demon says:

    Para aqueles que pensam que cponseguem ver o MEO GO através disto esqueçam… só para vos lembrar que as velocidade de upload em ADSL normalmente ronda os 1mbs ou menus e em fibra ronda os 5mbs… ver televisão em direto com essa velocidade de upload torna-se no minimo “fotografico” se é que me faço entender.

  17. Patrick Monteiro Veiga says:

    Ola pessoal
    è o seguinte eu gostei do artigo , mas não percebi… podem me explicar?
    O VPN serve para que? para eu por qualquer internet poder utilizar a minha internet como se estivese em casa?
    E outra questao, depois de fazer o que explicaram em cima, abrir as portas e tudo mais… qual é o proximo passo?
    Obrigado. Cumprimentos a todos

    • Pedro Pinto says:

      Patrick

      VPN Serve para quê?
      Quando estás fora de casa, tens de te ligar a uma outra rede para aceder a Internet. Se quiseres por exemplo aceder à tua impressora de casa ou ao teu disco de rede tens de ter algum mecanismo/solução que te permita aceder remotamente à tua rede. Com uma VPN estabelecidas passas a ter acesso também a tua rede doméstica…(é como se estivesses la fisicamente ligado)

      • Patrick Monteiro Veiga says:

        Pedro Pinto, Obrigado
        Ok ja entendi basicamente para o que serve, pensei que podia usar o meu serviço internet mas so posso utilizar o que tenho na rede domestica
        Obrigado
        Abraço

  18. SP says:

    Em relação a segurança?
    é possivel numa rede publica alguem “apanhar” o nosso acesso a nossa maquina?
    É que se alguem conseguir tem acesso a uma maquina dentro da nossa rede, o que quer dizer que tem acesso a toda a Rede.

  19. Poisadon says:

    Como ligar remotamente a VPN?
    Depois de configurada a VPN no WIndows (neste caso no Windows 8) e o port-forwarding no router, vamos agora aprender como configurar um cliente para aceder a essa VPN. Para este exemplo usamos o cliente do iOS para VPN.
    A configuração deverá ser feita da seguinte forma:
    Descrição: Indicar uma breve descrição para a ligação criada
    Servidor: Endereço público (saber mais aqui) do vosso router (Nota: neste caso recorri ao serviço no-ip.org para mapear o endereço num nome – saber aqui como configurar)
    Conta: Conta usada (ou que foi criada) para a VPN no Windows 8
    Palavra-passe: password associada à conta configurada
    Nível de Cifragem: Auto
    Enviar todo o tráfego: activo

    Onde localizo password associada à conta configurada sff ??

  20. DiOgO costa says:

    Já agora deixo a dica. Podem usar o serviço dynIp.sapo.pt em alternativa ao no-ip.
    Para activar basta estar registado em ptcliente.pt e gerir internet.

  21. EditioN- says:

    Porque não usar o Hamachi.
    Facilita bastante o processo e funciona 5*

  22. Silvestre Malta says:

    Viva !

    Consigo ver Meo Go fora de casa.

    Relativamente às velocidades, são um aspecto importante, no meu caso tenho Meo Fibra com 30Mg Download e 3.7Mg de Upload.

    O meu setup é o seguinte, um Raspberry na Lan com OpenVpn Server + Proxy (Squid) + Ddhcp Server (entre outras coisas)

    PortForwarding no router Meo para o Raspberry do porto tcp (optei por usar tcp) 1194

    Neste momento estou com o OpenVpn configurado para uma VPN Layer2, mas já esteve como Layer3 (tive que por uma rota estática no router Meo de volta para a rede ponto-a-ponto da Vpn com next-hop no raspberry)

    Qd estou fora de casa, ligo com o openVPNgui, fico com um ip da minha LAN, configuro o browser para usar o proxy que está no raspberry e já ESTA!, meo go fluido e perfeito a visualizar os canais.

    Mas não se esqueçam que tenho uma velocidade de upload alta, pois o raspberry faz download do stream dos canais vindos dos servidores da Meo, mas depois faz upload para o meu portátil através da VPN.

    • Carlos Loureiro says:

      Boas. Gostei desta ideia, erá exatamente o que queria. Embora tenha um router meo gostaria dos pormenores desta configuraçao.Será que podes enviar para o mail?

  23. Paulo says:

    Tentei criar uma Vpn mas quando vou atribuir o PPTP Server ao meu PC diz que a porta está em conflito.

  24. João says:

    Viva,

    Estou com problemas ao adaptar esta ideia ao Windows 7… como devo criar a VPN? Tentei adicionar uma rede VPN na gestão de redes, porém é me pedido o endereço da VPN… Obrigado!

  25. JR says:

    Já criei a rede VPN e consigo aceder do exterior sem qualquer problema. A minha questão é a seguinte, para aceder tenho que ter o pc ligado. O que eu queria era aceder à rede VPN, utilizá-la como é lógico, mas sem ter que ligar o pc, só através do router. Não sei se me fiz entender.

  26. Master of Menir says:

    Caros, deixem-me por a coisa assim, percebi muita coisa e pouca ao mesmo tempo.

    O objectivo era o de poder aceder ao MEO GO fora de casa a partir, por exemplo, de um portátil.

    – Configurei nesse portátil uma VPN para o IP da minha rede;
    – Configurei o router para ter um PPTP Server para esse portátil (atribuindo-lhe o nome que o identifica no router onde este já esteve ligado);
    – Aparetemente consigo sem problemas ligar a VPN que defini no portátil ao router TG784G.

    E agora ? que fazer ?.

    A partir daqui o que fazer no portátil para poder aceder ao MEO GO para o qual tenho login válido e que consigo ver em casa, se debaixo do meu router.

    Esclarecem pf ?!.
    Grato.

  27. ana_m_bastos says:

    boas,

    Fiz os passos todos aqui descritos e já configurei o cliente android já consegui aceder. O meu unico grande problema, é que me devem ter acedido ao meu pc (Windows 8 onde foi configurado o lado servidor VPN), pois após fazer reboot á maquina só me aparece o meu user quando deveria aparecer mais um user e nao me aceita a minha password.

    Poderão ter entrado na maquina e mudado a password e fazer mais coisas? Como aceder á VPN e evitar que estas coisas/perigo aconteça?

    Agradecia uma ajuda, estou desesperada…

  28. Hugo says:

    Boa Tarde,

    Agradeço desde já este magnifico artigo, estou no entanto com a seguinte dificuldade. A rede VPN está funcional, no entanto quando tento aceder ao Meo Go recebo a informação que só posso ter acesso em casa ou devo aderir ao Meo Go Multi.

    Será que me podem ajudar a ultrapassar esta questão?

    Agradeço desde já a vossa resposta.

    Atentamente,

    Hugo Abrunhosa

    • Ana Bastos says:

      Olá boa tarde,

      Quando dizes que a VPN está funcional consegues chegar á rede de casa através da internet? Quando te diz que para aceder fora de casa ao Meo GO tem se que aderir ao Multi confirmas que tens acesso funcional á internet e á VPN (por exemplo ao share).

      Porque caso esteja tudo bem relativamente á internet, VPN e configurações, nesse caso nao faz sentido aparecer essa mensagem a não ser que pela falta de clientes do “Multi” tenham bloqueado o acesso atraves de VPN, uma vez que a VPN como o nome indica “Virtual private network”, rede virtual privada ou seja como estivesses em casa na rede meo logo deveria de dar com sucesso. Mesmo que o streaming nao fosse o melhor de quando estás mesmo em casa, mas isso é outra historia

      • Hugo says:

        Boa Tarde Ana,

        Agradeço desde já a sua resposta.

        Digo que a VPN está funcional pois consigo ligar-me ao computador remoto, inclusivé depois de vários testes tentei que a ligação VPN tivesse um IP dentro de um conjunto pré-configurado o que está a permitir.

        De facto não consigo na rede aceder ao computador remoto para ver partilhas.

        Não sei onde poderá estar o erro dado que segui tudo o que está indicado no processo acima.

        Atentamente,

        Hugo Abrunhosa

  29. Pedro T. says:

    Tenho uma dúvida sendo na mesma cliente MEO e utilizando o mesmo router. E tendo em casa uma impressora de rede com IP atribuido e registada no router.

    É possivel imprimir via INTERNET directamente para a impressora sem utilizador um computador para fazer o port-forwing?

    Na interface quando escolho em campo Jogo ou aplicação utilizo na mesma o PPTP Server? e depois no Dispositivo escolho MAC Address da impressora? Assim funcionara?

  30. Carlos says:

    Consigo me ligar a vpn com sucesso. porem fico sem acesso a internet nesse dispositivo. ja tentei em dois equipamentos windows e android e nada

  31. Monteiro says:

    Boa tarde, é possivel criar uma vpn no windows starter?
    Obrigado

  32. morgan says:

    Obrigado pela dica.

    Já segui os passos todos, mas quando me ligo ao servidor por vpn, fico sem net. Como resolver a situação? Queria usar a net /ip do outro computador (servidor). É possível?

    Obrigado.

  33. Gilberto Magalhães says:

    Bom post, quero criar uma VPN em casa mas em vez do servidor ser no PC quero faze-lo num Router auxiliar.. existe essa possibilidade?

  34. dd says:

    Ora boas,

    Nessa interface devemos escolher no campo Jogo ou aplicação PPTP Server e no Dispositivo devemos indicar o nome da Máquina (ou Mac Address) onde está instalado o servidor PPTP.

    Uma duvida no caso acima…
    Neste ponto só me aparece o nome do computador aonde foi instalado o servidor.

    Outra coisa,

    Depois de configurada a VPN no WIndows (neste caso no Windows 8) e o port-forwarding no router, vamos agora aprender como configurar um cliente para aceder a essa VPN. Para este exemplo usamos o cliente do iOS para VPN.

    Depois de fazer os passos acima qual é o programa que posso aceder com o windows?

    obrigado

  35. Bruno Carvalho says:

    ja fiz as configurações todas mas o problema e que so consigo ligar um pc de cada vez a vpn do windows… não há possiblidade de ligar mais que um pc a mesma vpn do windows simultaneamente???

  36. João Silva says:

    Boas! Consigo ligar-me dentro da rede doméstica sem problema mas sempre que utilizo o hostname do no-ip em vez do ip interno do pc da-me sempre o mesmo erro “O servidor PPTP-VPN não respondeu.”. O meu router e um TG784, a porta 1723 está aberta e já configurei o DNS dinâmico com o hostname do no-ip.

    Abraço

    • Francisco Costa says:

      Estou com o mesmo problema! Isto funcionou bem até Dezembro +-, depois estive uns tempos sem usar, e agora nunca consigo. Alguém sabe como corrigir o erro?

  37. Tiago Ribeiro says:

    Boas,

    Já à muito que ando a tentar fazer isto, mas sem sucesso. Fiz tudo passo por passo e não consigo. Quando tento ligar o meu telemóvel (android 4.2) simplesmente diz “A ligar…” passados alguns segundos diz “Desligada”.
    Comprei uma Tv box android com o mesmo sistema operativo do meu tlm, para utilizar em casa do meu pai, mas se não dá no meu tlm, aqui em casa, possivelmente também não vai funcionar na Tv box android em casa do meu pai.

    O que poderá ter corrido mal?

  38. Boris Soares says:

    Alguém aqui poderia explicar o processo via hamachi?
    Estou no estrangeiro nomeadamente na Escócia e o meu irmao em portugal tem meo fibra. Era optimo pa ver tv portuguesa…. 😀

  39. Morgan says:

    Viva,

    Criei vários perfis, mas quando um esta em ligação o segundo não se consegue conectar. Somente um de cada vez…

    Há alguma forma de permitir várias ligações simultâneas?

    Obrigado.

  40. Fabio says:

    Bom tutorial 🙂
    Apenas me restou uma dúvida: eu ao conectar-me a uma ligação VPN e estar a usar a rede local, consigo aceder depois a internet como se estivesse em casa? Ou seja usar a ligação a internet onde está a ligação vpn! Espero ter me feito entender. Obrigado desde já 🙂

  41. Redin says:

    Para seguir…

  42. Hugo says:

    Boas, já tenho tudo a funcionar o pc “servidor” ja deteta o pc cliente ligado a ele, e agora para a questão do MEO GO o que é preciso fazer?

  43. Hugo says:

    Como complemento, é normal que o pc cliente não consiga aceder à net apesar de o pc servidor o dar como ligado ao mesmo?

  44. João Andrade says:

    ola

    gostaria de tirar algumas duvidas sobre o vosso post “Tutorial – Aceda remotamente à sua rede Meo de casa por VPN” primeiro gostaria de saber se o serviço de uma VPN

  45. João Andrade says:

    ola

    gostaria de ser esclarecido em relação ao vosso post “Tutorial – Aceda remotamente à sua rede Meo de casa por VPN”. a primeira duvida que me surgiu tendo eu net a fribra da meo a 100 mb….se este serviço VPN é viavel e se compensa porque segundo li não gasta net mas sim dados….se compensa ter uma vpn visto não tendo a gastar net mas gastando dados tb acabo por ter gastos ao fim do mes…..
    afinal devo ter uma ao não VPN…se compensa e a que nivel…..

    grato

    João Andrade

  46. Luís says:

    Boas, criando um VPN em casa, conseguirei aceder por exemplo a alguns jogos bloqueados na rede eduroam, configurando depois no iPad?

  47. Mike84 says:

    Boas,
    esta solução permite-me ter várias ligações em conjunto?
    2 ou 3 máquinas,por exemplo?
    Obrigado

  48. Mike84 says:

    Boas,
    esta solução permite-me ter várias ligações em conjunto?
    2 ou 3 máquinas,por exemplo?
    Obrigado

  49. Fábio P says:

    Poderiam criar um tutorial para os routers da nos?

  50. Mylittlelife says:

    Uma pergunta:

    Como posso aceder desde fora de casa às pastas partilhadas por samba dum NAS na rede de casa? Ou seja, há hipótese de me ligar à rede interna de casa (desde fora de casa) como se tivesse em casa?

  51. vitor says:

    boas, criei isto tudo como diz os passos mas num router Vodafone, aparentemente está tudo ligado, mas nao consigo acesso a internet, alguem me consegue ajudar?

  52. Pedro says:

    Viva.
    Tenho o serviço MEO ADSL e tive o serviço funcional durante uns meses. No entanto neste momento não consigo aceder à VPN de nehum dispositivo, seja ele windows, android ou ios. A mensagem que recebo é sempre “O servidor VPN-PPTP não respondeu” Confirmei as configurações do router e está tudo ok e o Hostname No-IP está ativo.
    Alguém tem ideia do que se estará a passar?

    Obrigado

  53. Nuno Silva says:

    Eu tenho internet em casa por um router meo thompson , recentemente instalei uma funcionalidade no meu portátil para jogar remotamente na minha PS4 que se encontra na minha rede doméstica, mas que eu quero abrir para a rede pública para usar a dita funcionalidade como fazer? se existir alguma forma de melhorar a velocidade da net agradecia também.

  54. Barbosa says:

    Eu já configurei a minha VPN no windows 7 e consigo me ligar com o meu nome de utilizar mais senha, a minha questão é a seguinte .
    Posso adicionar mais outro utilizador ? ou seja estar ligado via vpn a mesma maquina com 2 utilizadores diferentes ?

  55. Luis says:

    Boa Tarde,

    com as recentes actualizações do IOS, já não é possivel aceder a um servidor VPN do tipo PPTP através de um iphone ou macbook.

    Alguém tem uma solução para estes casos? Conhecem algum software de terceiros que permita que uma máquina con software mac possa aceder a PPTP? Ou sabem como configurar o router meo e um servidor VPN em windows do tipo IKEv2, IPsec ou L2TP?

    Obrigado desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.