Cygnus X-1: novos dados dão uma descrição quase completa
Um artista em ilustração retratou o que os astrónomos pensam que existe dentro da constelação Cygnus. O Cygnus X-1 é o conhecido buraco negro de massa estelar, uma classe de buracos negros que nascem a partir do colapso de uma estrela massiva.
O Cygnus X-1 foi descoberto em 1964 durante o lançamento de um foguete espacial de captação de raio-x, este buraco negro é a fonte de raio-x mais forte que se pode ver a partir da Terra. Desde então que o Cygnus X-1 tem sido um dos objectos mais estudados do espaço.
Para além de ser um dos objectos mais estudados do espaço, foi também, na década de 70, fonte de uma aposta entre Stephen Hawking e Kip Thorne, onde Stephen alegou que o X-1 não era um buraco negro. Contudo, em 1990, veio admitir que estava errado.
Nalgumas recentes pesquisas, foi possível obter informações de como o buraco negro funciona.
No centro Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics em trabalho com o observatório de Raio-X Chandra e com outros telescópios, como o Hubble, anunciaram que têm informações quase completas sobre o buraco negro, desde a sua rotação, a sua massa, a sua distância precisa e a sua idade aproximada.
A partir dos dados obtidos pelos telescópios, os cientistas determinaram que o buraco negro está a 6070 anos-luz da Terra e que a sua massa é quase 15 vezes superior à do Sol. O Event Horizon of a Black Hole, que é o ponto onde nada, nem mesmo a luz, pode escapar, tem uma rotação de cerca de 800 rotações por segundo, muito superior à velocidade da luz.
A equipa de cientistas também conseguiu determinar que o Cygnus X-1 não foi resultado de uma Supernova, que é a causa da existência de muitos buracos negros, mas foi, com certeza, resultado de um colapso de uma estrela com uma massa, provável, de 100 vezes maior à do Sol.
A partir de todos estes dados, os cientistas conseguiram determinar, aproximadamente, a idade do buraco negro, que por sua vez tem cerca de seis milhões de anos, em termos estelares.
Kip Thorne, que ganhou a aposta contra o seu amigo Stephen Hawking, nunca ficou convencido de que o Cygnus X-1 fosse realmente um buraco negro.
“For forty years, Cygnus X-1 has been the iconic example of a black hole. However, despite Hawking’s concession, I have never been completely convinced that it really does contain a black hole — until now”, “The data and modeling described in these three papers at last provide a completely definitive description of this binary system.”, disse Thorne.
Este artigo tem mais de um ano
Espectáculo!!!
Já estava com saudades de posts sobre o Universo!
É incrível a grandeza dos números…
Eu, como todos vocês, somos uma criação do universo. Isso não me espanta. O que me espanta, sim, é o facto do universo ter criado seres (nós) que contemplam a sua grande “casa” com admiração (universo), estragam a casa onde moram (Terra) e eliminam outros seres para a sua sobrevivência. É um universo horrível e como disse alguém: sairei do inferno quando morrer.
Boa tarde ,
Sou um apaixonado pelo Universo , todos os segredos que tem para desvendar , a noção de pequenez que nos impõe é algo indescritível , lembro-me sempre da serie ” Star Trek ” , uma das series com maior qualidade feitas ate hoje com uma mistura de ficção e uma realidade possível de ser confirmada pelos estudos da comunidade cientifica .
Fui muitas vezes ao Planetário , fazia parte do meu ritual seguir atentamente a programação desta maravilhosa instituição , sentia-me sempre mito calmo com todo o ambiente que a magnifica equipa desta instituição sabe criar .
Já mais tarde por opção própria fiz a cadeira de mineralogia , aonde pude estudar a fundo o nosso sistema solar e a sua constituição desde a atmosfera de cada planeta , como a estrutura da crosta , manto e núcleo .
Ainda hoje me apetecia aprofundar mais os meus conhecimentos , embora neste momento me falte muito tempo para conciliar todas as minhas tarefas é algo que ainda não descartei de todo , a sede do conhecimento nesta área é enorme e estou mesmo convencido que mais uma vez a serie Star Trek acertou em cheio ” o Espaço a última fronteira ” .
Os meus agradecimentos pelo magnifico artigo .
Cumprimentos
Serva
Muito bom o post. Podia conter mais alguma informação especifica, mas e sempre bom ver o pllware dar-nos a conhecer alguns assuntos de outras areas que não somente as tecnologias que é a sua especialidade, apesar de, a ciencias e a tecnologia esterem “intimamente” ligados.
Ivo Mota, informações especificas em que sentido?
As informações que estão neste artigo, são as mais recentes informações descobertas.
Sim, mas são muito genéricas e simplistas.
O que o Ivo afirma, é que algum detalhe não faria mal ao artigo.
Como licenciado em astronomia é sempre bom ver que existem blogs que falam sobre este tema.
Podemos ter mais se poderes escrever e partilhar informação desta área, é também um tema que me apaixona.
Fica o desafio.
Ivo , boa tarde , claro que é tecnológico , só com os avanços na área da tecnologia é que podemos aos poucos desvendar alguns segredos , tem sido com as expedições das Explorer e com as fotografias que nos envia e sobretudo dos avanços nos telescópios que temos vindo aos poucos a saber um pouco mais acerca da nossa Galáxia , mas por enquanto o que sabemos de concreto é muito pouco , porque a tecnologia que temos actualmente não é capaz de nos fornecer os elementos que necessitamos ,e entramos no campo da especulação .
As missões tripuladas são necessárias para que confirmemos dados , mas como sabes os sistemas actuais de propulsão estão mais do que obsoletos para enfrentarem estas distancias , inviabilizando por completo viagens mesmo aos planetas mais próximos da terra .
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
Imagens fantásticas!!!
Que continuem posts deste genero, dá para aprender bastante 🙂
Verdade, tentei em tempos escrever alguns artigos sobre o tema, mas faltam-me conhecimentos, pois é um tema complexo mas fantástico.
Verdade…
É um tema apaixonante, mas muito complexo.
Sempre se pode dar uma vista de olhos nos sites destinados à ciência e astronomia, e sempre se consegue aprender algo novo e ter assuntos muito interessantes para dar a conhecer.
É verdade, mas vê se arranjas alguem que os faça eu por exemplo gosto muito de ler 😛
Eu por vezes tenho que fazer algumas coisas sobre temas interessantes a um publico geral ligados cuidados e saude e afins se houver interesse eu posso traduzir e adaptar alguns para serem de facil leitura e mandar para ver o que achas.
muito bom post , gosto muito destes temas,e hoje foi lançada a sonda Curiosity , é da maiores sondas que a nasa já lançou para Marte pois trata-se de um Rover ou seja é uma sonda com rodas , é do tamanho de automóvel se não pouco maior em termos de altura.
que quiser informações poderão ver aqui
http://mars.jpl.nasa.gov/msl/
aqui fica alguns vídeos relacionados com esta sounda
neste primeiro video , irão ver uma animação da qual ser a missão desta sonda
“Mars Science Laboratory Curiosity Rover Animation”
http://youtu.be/P4boyXQuUIw
no próximo video poderão ver o tamanho real da sonda
http://youtu.be/FdNJjP4SQg8
no seguinte video mostra o lançamento da sonda
http://youtu.be/jEXoMpmfJcM
a sonda chegara a Marte em Agosto do próximo ano
Gostei. Obrigado pelos vídeos.
Boa noite ,
Existem também desenvolvimentos muito interessantes em Europa uma das Luas de Júpiter , pensava-se que esta Lua tinha a sua crosta completamente coberta por gelo , agora com o cruzamento de fotografias da sonda Explorer e observações através dos telescópios , chegou-se a conclusão que essa camada de gelo nalguns pontos não é assim tão espessa quanto isso , e existe mesmo a possibilidade de algumas zonas terem aquilo a que os Cientistas chamaram de gelo movediço , numa clara analogia as terras movediças no Planeta Terra , e especula-se que desta forma poderiam estar criadas as condições para a existência de vida .
Este é um tema que eu ficaria aqui a escrever toda a noite , não sei é se vocês depois me aturavam .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Bem e o que dizer de Enceladus, uma das luas de Saturno e a responsável pelos seus anéis de gelo? Ou o Orion’s Belt, também chamado de berçário das estrelas? É um mundo imensamente fascinante mas infelizmente o Homem é demasiado pequeno para conseguir compreender todos estes fenómenos.
Fico contente por ter nascido nesta época e não há 7 décadas atrás mas confesso que não me importava nascer apenas daqui a outras 7 décadas só para ter a possibilidade de melhor poder compreender e acompanhar o universo.
True.
Gostava que fosse possível hibernar e só acordar daqui a uns 60 70 anos, assim poderia-mos ver os avanços tecnológicos que se falam agora e das enormes descobertas.
Já viu o filme chamado “Idiocracy”?
Então? cuidado com os seus sonhos 😉
Gostei do artigo, o assunto é interessante.
No entanto, não percebo as seguintes afirmações:
“tem uma rotação de cerca de 800 rotações por segundo, muito superior à velocidade da luz.” Não se podem comparar duas grandezas distintas, neste caso velocidade angular e velocidade linear.
“o buraco negro, que por sua vez tem cerca de seis milhões de anos, em termos estelares.” Os anos têm significado diferente se forem num contexto estelar??
Sim…
A idade estelar é um bocado diferente da idade normal, a idade estelar está relacionada com a massa do objecto…
Este buraco negro é relativamente novo, existem objectos bem mais velhos do ele, com 10 ou 15 milhões de anos.
Podes conferir aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Idade_estelar
A força gravitacional que o buraco negro faz dentro do Event Horizon, é muito forte, não há nada que consiga fugir.
Todos os objectos existentes no universo têm uma força gravitacional, a Luz em relação a todos os outros objectos tem uma força muito superior, devido à sua velocidade, mas contra o buraco negro, não consegue escapar.
800 rotações por segundo X a distancia ao centro = velocidade linear num ponto. Quanto maior a distância ao centro maior a velocidade linear, a velocidade angular é constante de 800 rotações
x2
Cumprimentos
Serva
A estrela tinha 1000x a massa do Sol, o buraco ficou com 15x. Não houve Supernova, dizes tu. Apenas ‘colapsou’. Ora explica lá isso melhor…
‘Oh Estrela, …’
vejam a serie “The universe” do canal history..muito bom..
http://www.history.com/shows/the-universe/articles/about-the-universe
para utilizadores de iPhone recomendo a aplicação Exoplanet.
http://itunes.apple.com/pt/app/exoplanet/id327702034?mt=8
Recomendo para utilizadores iPhone, a aplicação Exoplanet http://itunes.apple.com/pt/app/exoplanet/id327702034?mt=8