Custo de chamadas internacionais para a Europa limitado a 19 cêntimos
Nos últimos anos, a União Europeia tem proposto e aprovado algumas leis que visam proteger o consumidor nas telecomunicações.
Depois de eliminado os custos de roaming, irá agora introduzir um valor máximo de 19 cêntimos para as chamadas internacionais dentro da comunidade europeia.
A Comissão Europeia tem, nos últimos anos, tentado apoiar o consumidor nas telecomunicações, tentando baixar preços, aumentar a segurança nos negócios e uniformizar e democratizar a utilização da Internet entre as várias pessoas.
Uma das medidas em que esta comissão mais tem batalhado é nas regras das telecomunicações internacionais, área essa onde existiam, e ainda existem, exageros quanto ao valor cobrado.
Depois de no ano passado se ter eliminado os custos em roaming, chega agora uma nova medida que visa limitar o valor máximo por minuto de chamada dentro da União Europeia.
Chamadas para a União Europeia com limite máximo de 19 cêntimos
Nos últimos dias, o Parlamento e Conselho Europeu aprovaram uma atualização ao regulamento europeu de telecomunicações que visa melhorar as condições de acesso dos consumidores à Internet e comunicações em geral.
Olhando para os valores das chamadas internacionais nas nossas operadoras, facilmente identificamos que uma chamada para um país comunitário pode ultrapassar os 50 cêntimos por minuto. Num mundo cada vez mais globalizado, quer em negócios quer a nível pessoal, este é um valor alto e que limita bastante este tipo de comunicações.
De forma a beneficiar e proteger o consumidor, foram aprovadas algumas leis nos últimos dias, onde se destaca a imposição de um valor máximo de 19 cêntimos nas chamadas internacionais para a União Europeia, eliminando possíveis exageros que existam ao tabelar o preço das chamadas.
Além desta medida, foi também definido um compromisso para democratizar e globalizar a utilização da Internet, fomentar a transparência na elaboração dos contratos, aumentar a proteção do consumidor na subscrição de pacotes, facilitar a transferência de números entre operadoras e melhorar a segurança dos consumidores em caso de emergência, melhorando a localização das chamadas e o desenvolvimento de um sistema público de transmissão de avisos.
Além disso, foi também acordado o apoio no lançamento do 5G na Europa, assumindo a disponibilidade do espectro até 2020 e garantindo um período mínimo de licenciamento de pelo menos 20 anos.
Com estas medidas, a Comissão Europeia tenta aplicar um conceito mais digital à Europa, apostando na globalização do acesso à Internet, nas condições de acesso ao mundo digital e aumentar a proteção e condições do consumidor na relação com os operadores.
Via: European Commission
Este artigo tem mais de um ano
Duas notas:
– na notícia nuns sítios diz 10 cêntimos, noutros 19.
– eu uso Voip, sai grátis fixo e móvel 20x mais barato 🙂
Sim, também reparei nos 10 centimos.
E VOIP, requer ligação a dados. Por isso, quem está em viagem, e faz comunicações internacionais, ou usa só voz, ou dados… e dados sai a um preço absurdo, caso passe o limite que pode usar dentro do roaming.
Já agora, qual o serviço VOIP? Gosto sempre de estar informado de alternativas 🙂
Sim, foi um toque na tecla ao lado 😛 já foi corrigido. Obrigada
Ligação de dados usas a que tens (no meu caso 3 GB), dentro da CE é ao preço de dentro esse PT (no meu caso incluída no contrato).
É óbvio que chamadas dentro da CE deviam ser ao mesmo preço que nacionais.
Para comparar serviços:
http://www.voip-rates.net/en/index.php
Talvez seja melhor site para comprara.
https://www.voipkredi.com/page.php?page=betamax-dellmont
Coloca no google “betamax compare call rates”
Falta mencionarem que Portugal é um dos países que vai pagar extra para os outros países terem chamadas a este preço.
Coitado de Portugal, pagam sempre extra…
Com tanta lamentacao, qualquer dia ainda mudam o muro das lamentacoes para Portugal.
Estás só a desconversar sem contribuir para nada. Leva essa ignorância passivo agressiva para outras bandas.
Não é uma lamentação é um facto… e pelo comentário infeliz presume-se que não faz ideia porque vamos pagar por esta medida.
Sim sr! Muito bém!
E de seguida vão limitar os preços dos combustíveis. Pode ser pela tabela da Bielorrússia.
E… já agora… uniformizar o salário mínimo. Coisa assim parecida à Bélgica.
Eu pago 51 cêntimos, NOS, para os países do EEE.
Somos ou não somos uma UNIÃO?
Boa tarde, estas são medidas muito positivas e incluo toda a noticia incluindo a data para a implementação do 5 G , e colocar a Europa na pole position ao nível tecnológico de ponta , agora o que eu acho como cidadão Europeu é que a Europa deveria criar um sistema operativo móvel e para Pcs , servidores comum a todos os Europeus e que não dependêssemos de empresas Americanas e isso é tão fácil fazer e com muito pouco investimento que até doí não se ter pensada já nisso .
Outra coisa que acho de extrema importância nos dias de hoje em que a politica geoestratégica Mundial tem mudado como ninguém previa que pudesse mudar tão abruptamente há 2 anos atrás, é nem mais nem menos que a produção de componentes electrónicos na Europa , se analisarmos estamos dependentes de SOs vindos dos EUA e de hardware vindo principalmente da China e de outros Países do continente Asiático , isto é gravíssimo num Mundo que já não passa sem tecnologia , mesmo ao nível militar a tecnologia é o factor diferenciador, ou acordamos agora ou o que os nossos Avós e Pais passaram em 2 guerras Mundiais na Europa e todo o projecto Europeu para combater estas guerras no nosso continente podem ir por água abaixo .
Baby steps. Os cidadãos portugueses estão a pagar do seu bolso para o resto da europa ter chamadas a estes preços e nem disso querem saber. Anda tudo maníaco é por ter mais coisa e mais rápidas.
Quanto ao resto, é verdade, a China detém já a maioria. Fala-se muito em Hardware mas a malta nem se apercebe que o 5G é quase totalmente chinês. O tal país que toda a gente está sempre a criticar as suas práticas desumanas, mas depois esquecem-se disso na hora das suas escolhas.
Pudera, com tanto evento de futebol, não há tempo para tudo. A futuro do mundo deixado aos filhos que fique para trás.
Excelentes notícias.