COVinBOX-BPA: Dispositivo impede a contaminação de profissionais
O mundo deposita esperança nas vacinas que estão para vir. No entanto, até lá, há ainda um longo caminho a percorrer, tempo esse que pode ser usado para criar soluções que nos protejam.
Na Covilhã foi recentemente criado um dispositivo que impede a contaminação de profissionais. Vamos conhecer o projeto COVinBOX-BPA.
COVinBOX-BPA - A Barreira Protetora de Aerossóis
Uma parceria Empresarial, Hospitalar e Universitária permitiu criar uma barreira protetora de aerossóis que impede a contaminação de profissionais de saúde quando tratam doentes com COVID-19 e outras doenças infeciosas do foro respiratório.
O COVinBOX-BPA (Barreira Protetora de Aerossóis) foi desenvolvido por médicos anestesiologistas do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) e por um professor da unidade de I&D Aeronautics and Astronautics Research Center (AEROG) sediada na Universidade da Beira Interior. O dispositivo será produzido e comercializado pela Joalpe International.
O primeiro dispositivo-barreira “foi criado com plástico em forma de tenda, montada sobre o separador entre a área de anestesia e área cirúrgica e depois a tenda de plástico foi montada sobre a estrutura de um andarilho, e a partir daqui nasceu a estrutura da COVinBOX.
O equipamento encontra-se em fase de certificação pelo Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, aguardando igualmente a obtenção da certificação CE.
Primeiro pensada apenas para proteger a equipa da sala operatória, à medida que os protótipos foram evoluindo e tendo em conta a proteção de profissionais de saúde de outras áreas, “chegou-se ao protótipo final, com aplicação em blocos operatórios, unidades de cuidados intensivos, enfermarias, serviços de urgência, salas de emergência, consultórios médicos de qualquer especialidade, consultórios de medicina dentária e de outros profissionais de saúde oral, lares de idosos, unidades de cuidados continuados e transporte de doentes em ambulância e dentro do hospital”, acrescenta o investigador.
O protótipo foi apresentado este sábado, numa sessão restrita de demonstração no CHUCB
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: DN e Jornal do Fundão
Neste artigo: COVinBOX-BPA
•••••! Impec
Mto bom! Parabéns.
PArabéns 🙂
Parabéns pelo projecto.
Dá gosto ver parcerias entre pessoas inteligentes provenientes de diferentes áreas.
Vamos ver quanto tempo demorará o Infarmed a ter alguém que se desloque ao seu local de trabalho para certificar este equipamento.
Mais alguem a querer gnhar dinheiro com esta chachada……..