COVID-19: Teste negativo obrigatório para entrar em Portugal
Portugal vai ter novas regras a partir do dia 1 de dezembro.Ontem, depois da reunião de Conselho de Ministros, António Costa anunciou as novas medidas com o objetivo de limitar as transmissões da COVID-19. É verdade que o nosso país não vive cenários do passado, mas todo o cuidado é pouco.
A partir de 1 de dezembro, um teste negativo à COVID-19 será exigido nas fronteiras terrestres, marítimas e fluviais.
Se vier de carro para Portugal vai ter de apresentar teste negativo
Tal como foi anunciado ontem pelo primeiro-ministro, António Costa, passa a ser exigida a apresentação de certificado digital da União Europeia para todos os voos com destino a Portugal continental, havendo multas para as companhias aéreas que não observem esta exigência.
Isto significa que para entrarem no avião os passageiros terão de apresentar um certificado “na modalidade de certificado de teste ou comprovativo de teste negativo (PCR ou antigénio) realizado nas 48 horas anteriores à hora de embarque”.
Estas regras para a entrada em território nacional por via área aplicam-se “com as necessárias adaptações, às fronteiras terrestres, marítimas e fluviais”, segundo precisa o comunicado do Conselho de Ministros. Estas regras entram em vigor a partir das 00:00 de dia 01 de dezembro, data em que todo o território continental passa para a situação de calamidade.
Foi ainda referido que "no momento do 'check in' só permitirem [as companhias aéreas] o embarque dos voos para Portugal de pessoas que provem estar devidamente testadas”, não podendo “transportar para Portugal ninguém que não esteja devidamente testado". Caso não cumpram, terão de pagar uma coima de 20 mil euros. Esta coima é por cada passageiro desembarcado em território nacional sem estar devidamente testado, ficando ainda a cargo da transportadora aérea as despesas de alojamento e alimentação das pessoas que necessitem de ficar isoladas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Só por via aérea?
O ano passado por esta altura, em Espanha também só era obrigatório a quem chega-se de avião.
Então só são contagiosas pessoas que viajam de avião?
Em dezembro vou a Portugal, vou de carro, no caso de estar infectado (o que seguramente não estarei, e farei um teste antes de ir) poderia entrar em Portugal sem qualquer control ?
Qual a lógica desta meia medida ?
Não é so por via aérea, segundo o jn:
https://www.jn.pt/nacional/teste-negativo-sera-tambem-exigido-nas-fronteiras-terrestres-maritimas-e-fluviais-14355303.html
Espero que assim seja realmente. Mas o ano passado não era. Percorri três países para ir aí de férias, França, Espanha e Portugal, e em nenhum fui submetido a controlo.
E para cúmulo, até tive que chamar a Guardia Civil em Guadalajara, perto de Madrid porque embati numa raposa, e os guardas não me pediram nenhum teste á COVID. Só pediram carta de condução e seguro automóvel.
É um laisse faire total em todo o lado.
Mas agora é diferente
Para o bem de todos, espero que assim seja.
Quando tens uma doença que se espalha por aerosol como o covid, estar fechado dentro de um avião durante várias horas é apenas um dos piores sitios para se estar.
Se tiverem todos com máscara não, porque o ar é renovado e filtrado constantemente com filtros HEPA ou similares em eficiência.
Mas o ponto é que todos tem de usar boas máscaras! Assim mesmo que exista vírus, bactérias entre outros a probabilidade de se manter no ar por muito tempo é reduzida e a probabilidade de infectar alguém baixíssima… já que um mal consegue infestar o ar e o outro mal consegue receber ar infestado.
Nem todos estão equipados com
Filtro
Um carro com uma largura de 2 metros por 1,5 metros de altura caberá numa porta com 3 metros de altura por 2 metros de largura?
“A partir de 1 de dezembro, um teste negativo à COVID-19 será exigido nas fronteiras terrestres, marítimas e fluviais.”
curiosamente está no artigo
Ora é obrigatório ora não. Entretanto já estão no país mais de 10 novas variantes do COVID provenientes da América do sul, África e. Ásia.
Espetáculo!
O ano passado por esta altura, fui a Portugal, fui de Toulouse na França de carro até Arronches no distrito de Portalegre, e se bem que fiz teste tal como a minha filha, não houve um único controlo durante todo o trajecto.
Sou anti vacinas COVID, mas não sou anti medidas básicas de combate a qualquer epidemia.
Quem tem certificado de covid tb precisa de teste para entrar? Supostamente o certificado serve exactamente para isso, n precisar de teste
Mas só um teste, se eles de facto fossem realmente confiáveis (há quem tenha muitas dúvidas), é que pode de facto confirmar se está ou não contaminado.
O certificado foi uma palhaçada para forçar as vacinas cujo verdadeiro objectivo não é prevenir a contracção da doença nem o prevenir espalhar o vírus (ou o que quer que seja), mas sim que os sintomas tenham uma gravidade suficientemente baixa para as pessoas ficarem a passar mal em casa em vez de irem encher os hospitais e o estado passar por uns incompetentes que realmente são porque ainda hoje em dia estas estruturas não tem pessoal humano suficiente devido a todo o tipo de motivos.
Então mas o super certificado covid da UE não vinha resolver estas questões? Afinal agora é necessário teste também? Isto quer dizer o que? Que afinal a vacina não chega?
Salvo erro da minha parte, o certificado pode ser obtido ou estando vacinado ou com um teste com resultado negativo. Salvo erro.
Pelo menos aqui em França, quando fazemos um teste dão acesso a uma URL para baixar o certificado, que tem validade de 48 horas.
quer dizer que tal como anunciaram desde inicio, as vacinas teriam eficacias variadas de 70 a 85%, para a variante que estava na altura a infectar.
Foi falado que apesar da vacina ser um passo importante, que novas estripes podiam colocar em causa a eficacia dela e que a renovação de uma 3º dose seria uma opção a ter em conta.. Isto dito em meados de Março.
Se voces entendem que esta comunicação à data significava que a vacina era a salvação e não mais umas medida de proteção, não ha muito a fazer ou dizer.
Voces continuam a entender esta pandemia como algo sempre absoluto, e comem a propaganda dos antis e dos super fãs das vacinas, mas o que realmente devem ter em conta é que temos um problema a longo prazo que vai mudando a configuração nas varias opçoes possiveis.
isto para dizer, sim o certificado pouco vai valer nesta fase que se segue
Se em vez de isto começar a 1 de dezembro de 2021 tivesse começado a 20 de fevereiro de 2020 ainda estaríamos no “período de contenção prolongado” e a falar do “milagre português”.
António Costa e governo, com conselheiros na matéria, deveriam ter ido pela proibição de voos vindos de países com a nova variante, e não ser só teste covid negativo, fazer como fez a Inglaterra por exemplo.
Não serviria para nada, os vírus andam por todo o lado, é apenas ilusão pensar que daria para conter o vírus dessa maneira.
Ou metem bons videntes médicos a controlar (100% impossível) ou metem as pessoas a ter de mostrar um certificado em como um teste deu negativo (100% praticável, ainda que a fiabilidade deixe talvez um pouco a desejar).
Quem quiser entrarr em Portugal sem sem nehum tipo de problema e sem teste ou vacina, basta chegarem num bote de borracha, mandarem os telemoveis ao mar.
+1
Vou ser afectado por esta medida, mas não é por isso que vou deixar de achar que é correcta. Espero que na Dinamarca seja facil fazer estes testes, eles são mais organizados que nós, por isso deve ser tranquilo.
Pelo menos em CPH existe montes de sítios para se fazer e a fila anda depressa. Fiz muitos testes lá.
Obrigado, assim será 😉
O país mais vacinado da Europa e do mundo… E somos os primeiros do bloco Europeu a ir contra as recomendações da Comissão Europeia e impôr teste mesmo a quem já esteja vacinado.
Mais, e para mim mais ridículo, também exigem na fronteira terrestre. Alguém pensou nos trabalhadores transfronteiriços e às pessoas que vivem junto à fronteira?
Cada vez mais começo a achar que os “negacionistas” têm um pouco de razão… Que histeria!
Há países que aceitam pessoas sem teste e sem certificado de vacinação. Outros que, para além disso, exigem mais 5 testes, 50 dias de quarentena e 100 outras coisas. Todos eles tiveram as suas ondas e periodos com mais e menos infecções. Todos eles tiveram as tais variantes “preocupantes”.
Devia ter aberto um laboratório de análises clínicas em 2019. Estava rico por esta altura… Que mina de ouro! 🙂
Nota: Vacinado, nunca tive Covid.
E não são mais restritivas as medidas porque o país não tem dinheiro e o governo não consegue suportar as despesas de milhares de empresas fechadas… porque senão ia ser pior…
Boa informação tecnológica 😉
Não está directamente relacionada com tecnologia, mas está indirectamente.
Aliás, é uma notícia de interesse geral para a população mundial, e o Pplware tem leitores no estrangeiro como é o meu caso, pelo que muito me apraz este género de notícias.
E quem trabalha do outro lado da fronteira? Todos dias tem de fazer um teste?
Até ontem no aeroporto nem 1 certificado era pedido, era tudo à lá garder, agora é preciso um teste?
Então mas afinal quem é que é policia? São as companhias ou este gang que governa?
Duma assentada corta-se também quem ia abastecer do outro lado.
Isto é um gang que governa este pais e não há meio de ser corrido.
O Teste é gratuito, é só ires ás farmácias e pedir.
Até ao dia 31 ás 23. 59 podes entrar em Portugal sem o teste
Para que vacinar-me se preciso na mesma de fazer os testes?