COVID-19: Publicada portaria que cria Plano Nacional de Vacinação
A vacinação tem como finalidade erradicar, eliminar ou controlar doenças infeciosas, contribuindo para a redução da morbilidade e da mortalidade, sendo considerada uma das medidas estratégicas mais eficazes para a proteção da saúde pública.
A portaria que cria o Plano Nacional de Vacinação (PNV) contra a COVID-19 foi publicada esta quarta-feira e entra em vigor já amanhã.
Portugal vai receber ainda este ano 79 mil doses da vacina para a COVID-19
De acordo com o diploma que foi publicado em Diário da República, compete à Direção-Geral da Saúde executar o Plano Nacional de Vacinação (PNV) COVID-19 através da emissão de uma norma. Em Portugal, onde a campanha de vacinação contra a COVID-19 arranca no domingo, à semelhança de outros países da União Europeia, a vacina é facultativa, gratuita e universal, sendo assegurada pelo Serviço Nacional de Saúde.
Portugal vai receber mais de 79 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech entre os dias 26 e 28 de dezembro. Inicialmente estavam previstas apenas 9.750, mas agora a farmacêutica vai entregar 79.950 em duas entregas.
O PNV COVID-19 visa reduzir a mortalidade e os internamentos, controlar os surtos, sobretudo nas populações mais vulneráveis, e minimizar o impacto da doença no "sistema de saúde e na sociedade", refere a portaria assinada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
As primeiras vacinas contra a COVID-19, produzidas pelo consórcio Pfizer/BioNTech, deverão chegar a Portugal no sábado.
De acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, os profissionais de saúde dos centros hospitalares universitários do Porto, São João, Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central serão os primeiros a serem vacinados.
Até abril deverão ser vacinadas 950 mil pessoas, incluídas nos primeiros grupos prioritários (pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, utentes e trabalhadores de lares e profissionais de saúde e de serviços essenciais, como as forças armadas e de segurança).
Este artigo tem mais de um ano
Não repitam a maravilhosa organização e planeamento, feito para a vacina da Gripe …
Instalem todos a app stawaycovid e serao vacinados. Todos tem de ser vacinados para erradicar o virus, todos juntos a bem ou a mal serao vacinados e venceremos!
App é 100% inutil!! Quanto à vacina vamos a ver se não será como a da gripe ou seja ter apenas 12 meses de imunidade (espero que não). O grande problema será se aparecer uma variante em que a vacina não tenha efeito, aí nem quero pensar o que será!!
Actualmente sera esse o cenario mais provavel. Uma vacina que da imunidade durante uns bons meses e dps sera preciso tomar outra vez. Li algures q estavam ah espera d 8/9 meses, mas na realidade ainda nao ha dados suficientes. Eh tudo com base noutras vacinas… Vamos a ver…
Se vamos ver… ou seja não sabes nada de nada e dizes “Actualmente sera esse o cenario mais provavel. ”
É cada um que aparece aqui no pplware…
Qual será a viabilidade de toma de vacinas com periodicidade tão curta?Seja 8,9, ou 12 meses.
-e diz bem,não há dados suficientes para lidar com este vírus e variações.Por outro lado,para a paranoia,há dados suficientes.
se calhar é melhor meter mais tabaco..