COVID-19: Avaliação no Ensino Superior? Plataformas estão a ser testadas
Esta pandemia provocada pela COVID-19 tem levantado enormes desafios à sociedade! No campo da educação, mais concretamente ao nível do Ensino Superior, são várias as medidas que estão a ser tomadas, mas no geral as aulas online vão continuar. Levanta-se, no entanto, a questão da avaliação para a qual muitas instituições não estão preparadas.
De acordo com informações, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) está a avaliar a utilização de Sistemas de Avaliação Remota no Ensino superior.
Sistemas de Avaliação Remota (SAR) para o Ensino Superior por causa da COVID-19
Esta iniciativa pretende dar resposta à abrupta migração em massa para o ensino a distância devido à pandemia de COVID-19. Num comunicado enviado ao Pplware, a FCT refere que está presentemente a realizar um conjunto de ações que irão ajudar a validar a possibilidade da utilização de Sistemas de Avaliação Remota (SAR) no ensino superior.
Este projeto piloto está a ser desenvolvido pela FCCN, a Unidade de Computação Científica Nacional da FCT, e foi desencadeado pela necessidade urgente de se promoverem soluções de avaliação remota para as instituições de ensino superior (IES), devido à abrupta migração em massa para o ensino a distância devido à pandemia de COVID-19.
Não existindo uma solução “à medida”, que dê garantias de cobrir, à partida, todas as diferentes necessidades apresentadas pelas IES, como opções de online proctoring, live proctoring, auto proctoring, verificação de identidade, testes gravados e integração com LMS (Moodle, EdX, etc), as soluções selecionadas serão testadas durante um mês, financiadas e adquiridas centralmente e com testes reais de IES já identificadas (e outras que se poderão juntar), o que permitirá fazer entre 1.000 a 3.000 testes por cada solução, dependendo do formato escolhido, para um total de 3.000 a 9.000 testes.
Os SAR fornecem opções confiáveis de verificação e monitorização de identidade para uma apreciação letiva fidedigna, seja para validar à distância a aprendizagem de um programa de ensino ou para organizar remotamente avaliações em larga escala. Está assim em curso, enquadrado no âmbito do projeto "Nau – Sempre a Aprender” da iniciativa INCoDe.2030, a ativação de um projeto centrado na contratação de plataformas maduras, com vários anos de desenvolvimento e operação em IES por todo o mundo e com necessidades semelhantes às nossas
Estão em estudo e a serem comparadas quatro plataformas diferentes, sendo o processo conduzido em conjunto com representantes das universidades e politécnicos, sob a coordenação da equipa da unidade FCCN, que garante o acesso aos SAR em análise e promove soluções de forma a que se conclua o mais célere possível.
Este artigo tem mais de um ano
Por falar em avaliação no Ensino Superior,como é que é ?? Já não vão haver aulas presenciais nos Politécnicos e Universidades ?? E os exames do 2° semestre que começam em finais deste mês e se prolongam até fins de Junho,serão feitos ?? Parece que andam todos borrados,todos cagados,todos cheios de medo.De uma coisa não se livram os alunos que é o de pagar as propinas de todo o ano lectivo.E nem pensem que os professores vão facilitar nos exames,isso é que era bom !! E logo no Ensino Superior !! Era como dizia o antigo bastonário da Ordem dos Advogados,o doutor José Miguel Júdice,aquando de umas provas para entrar na Ordem aqui há uns anos,”eles vão cair que nem tordos”.Pensam que não ?? Ai não.O pessoal está todo impreparado,não tem a mínima noção do que os espera daqui para a frente.Vocês vão ver,olhem o que eu vos digo. 😐
Não sei de onde te assiste essa preocupação pelo ensino superior. Atendendo à tua escrita e nível de raciocínio, deves rondar a 4º classe.
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O assunto do artigo é precisamente para responder a essa questão!
Resumindo, porque parece que não entendeu o conteúdo: a FCCN está a testar 4 soluções para adquirir 1 para ser utilizada em avaliações on-line.
Porque motivo deveria a avaliação ser mais simplificada?
Só deve reclamar por propinas quem não tiver aulas!
Falo com conhecimento de causa, sou docente do Ensino Superior.
De um dia para o outro passamos de aulas presenciais para aulas síncronas à distância. Em menos de 24h comecei a lecionar utilizando uma plataforma que nunca tinha utilizado antes.
Todas as aulas T e TP foram lecionadas à distância, as avaliações foram (e estão) a ser feitas à distância, utilizando o Moodle. Mais uma vez, de um momento para o outro, tive que aprender a fazer testes no Moodle. Posso dizer que a participação dos alunos nas aulas até aumentou. E acrescento que ando há uma semana a repor as horas das PL, que são presenciais e imprescindíveis para se atingir os objetivos das unidades curriculares.
Por isso, não vejo nenhum sentido no seu comentário.
Isso que diz é uma asneira crassa.Eu sei muito bem do que falo !!
Presunção e água benta cada um toma o que quer.