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Contratos de telecomunicações vão poder ser cancelados online

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. PGomes says:

    Facilitar a vida aos consumidores?
    As empresas de telecomunicações devem estar a espumar pela boca…

    • Daniel Costa says:

      E certamente já estão a preparar medidas para dificultar 🙂 infelizmente cada vez que uma medida é tomada em prol do consumidor, eles dão a volta à lei. Faz-me lembrar a possibilidade de eu aderir a uma operadora sem fidelização, mas depois põe os custos todos e mais alguns que qualquer pessoa desiste logo…

      • Spoky says:

        Os custos de instalação é normal, ninguém trabalha de graça.

        Podes ter um contrato sem fidelização, custa e sai caro? Sai, mas ao menos quando quiseres ver livres deles vais te embora sem A nem B.

        Os custos de instalação sempre existiram, e quem te instala esta a trabalhar, não está a fazer por lazer ou um hobbie qualquer. São pessoas, seres humanos que trabalham como tu.

        Concordo que tentam sempre dar a volta, mas os custos de instalação são necessários.

        São preços exagerados? São. E concordo que deviam averiguar isso melhor.

        Repara eu não estou a defender as operadoras, muito pelo contrário. Há coisas que precisam de ser bem revistas, e controladas pela lei como é o caso da cessação de contrato e sem que a operadora possa inventar um esquema para dificultar.

        Mas se queres te ver livre da operadora é ir para os pacotes sem fidelização.

        O que discordo completamente, são os preços dos pacotes para clientes sem fidelização, os custos de instalação e activação ainda se entende. Mas os preços mensais e de cartões de telemóvel não!

        Cumps

    • iMF says:

      Hahahah nem por telefone eles resolvem nada, do querem dificultar a vida as pessoas.
      A Vodafone já ficou com um calote a meu por esse motivo, 1° queriam mundos e fundos ( embora tenha dado uma nova morada ” a minha morada fiscal”) que não disponibilizam o serviço.
      Como não tenho comprovativo de morada que eles queriam que apresentasse , continuaram a mandar msg ( serviço cancelado por falta de pagamento) no dia a seguir ( o serviço foi renovado) isto todos os meses até ao fim do contrato.
      No meio disto ameaças de empresas de resolução de conflitos, ( nem queriam saber da minha história, só do guito). Ainda recebi ameaças com processos judiciais.
      Agora por fim já não precisava de apresentar nada podia pagar o restante do dinheiro em falta na troca de um outro serviço a escolha.
      Conclusão deixaram passar o prazo legal para apresentar a dita queixa legal.
      Nunca mais vou poder ter serviços da Vodafone em meu nome, mas também ficaram a arder com o dinheiro do fim do contrato para não serem parvos com as pessoas

  2. PowerVerde says:

    A portabilidade é feita pela empresa com a qual se faz o novo contrato, onde está a dificuldade?

    • meo_hater says:

      A dificuldade está na “não comunicação” entre as duas entidades.
      Como usam plataformas diferentes, não existe uma boa “integração” da informação quando é passada a informação de um lado para o outro.
      Por outro lado, já encontrei funcionários e responsaveis de loja que estão a servir o cliente sem o conhecimento suficiente para resolver o problema relacionado com a portabilidade do número. #MEOhorrivel

      • Spoky says:

        Gosto do teu nome, meo Hater.

        Generalizas muito… Lá por ter acontecido isso na meo não significa que ela seja má para tudo e todos.

        Problemas todas as operadoras têm, e não venhas cá com coisas. Sabes que é verdade.

        Agora se não gostas, tudo bem é um direito teu. Mas generalizar é dizer que a meo é horrível, só se for para ti.

        By the way, já tive problemas de portabilidade tanto na meo como na Nos e Vodafone são todas más?

        Se formos generalizar a meo da 10 a 0 em termos de Internet a Nos.

  3. António says:

    Acho óptimo, a nos principalmente, será obrigadada a prestar melhores serviços lol

  4. Luis Silva says:

    Pensava que já dava, eu cancelei com a meo através do serviço online.

    • Basco says:

      Todos os operadores já permitem cancelar o contrato online.
      esta medida serve para que o estado e a empresa que vai implementar a plataforma online metam dinheiro do “fundos do Portugal 2020” no bolso.

  5. AJ says:

    Já é possivel online à varios anos nas areas de cliente.

  6. Sérgio says:

    Bem.. isto seria uma evolução, eu da ultima vez que cancelei um contrato (Nos), demorei entre 3h30 a 4h para concluir o processo todo, primeiro por chamada e depois em loja, e na loja ate so demorei 30 min..

  7. Informático Amador says:

    É boa medida, mas pelo sim pelo não, continuem a mandar a carta registada com aviso de receção. Há empresas tipo “PitBull” que mesmo recebendo o nosso cancelamento, não “largam o osso”, e com o pretexto de “falta isto, falta aquilo…” consideram sempre o contrato em vigor e incomodam até ao nível de assédio, com telefonemas / envio de faturas /ameaças de tribunais / multas e pretensos atrasos, etc. Carta Registada com aviso de receção e pôr o numero deles no bloqueador. E forrar o caixote de lixo com os envios em papel.

  8. Ewerton Juan de Vasconcelos says:

    Uma nova forma de extinção, contratual é bem vinda desde que seja boa para ambas as partes da relação contratual(Consumo). Sobre a segurança de dados, acredito que isso seja um grande desafio a ser trabalhado.
    É Evidente que o CDC deverá se adequar a essa nova modalidade e suas consequências.

  9. Eleck says:

    Estava a ver que nunca mais.
    Isto de se poder criar contratos online e depois não poder cancelalos pela mesma via, era uma grande treta.
    Espero que isto vá mesmo para a frente.

  10. carlos says:

    “será financiada por fundos do Portugal 2020” – coitadas das empresas temos de ajudar!!!!

  11. vdf says:

    Serve, o que serve, mas a expriência que tenho com a vodafone e outros operadores e prefiro a vodafone, resovem os problemas mais facilmente…
    Para mim, é obvio que esta medida é inutil, a não ser que seja muito bem concretizada e passo a explicar:

    1- Os opradores vão arranjar maneira de dar cabo da plataforma online em termos practicos (jogo do gato e do rato!)

    2-Isto tudo só serve na practica como forma de gastar o dinheiro europeu em projectos que não resolvem nada, porque os lobby não vão deixar esta platorma ser eficaz, porque tal poderia significar mais mudanças entre operadores e aumento da concorrência (algo que altice; nos; vodafone; etc- não qurem nem ouvir!)

    3- Pessoalmnte acho que o truque é sempre o mesmo para quem quer mudar (trata tudo com o novo operador, porque esse ganha um cliente; logo tem mais interesse em não arrastar uma mudança!) em seguida envio de carta denucia de contrato para o operador antigo via correio regsitado com aviso de recepção!

    Pois já sei o pessoal não gosta de cartas com aviso de recepção ; acham que é a seculo XVIII – Paciência so é enganado quem quer ! acham que devem ter manias de tudo é online !! azar!!!

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