Conheça Pripyat 30 anos depois do desastre de Chernobyl
Chernobyl foi palco de um dos maiores desastres nucleares que há memória, tendo deixado para trás um rasto de destruição.
Passados 30 anos, uma empresa de desenvolvimento de jogos polaca está a preparar uma visita VR à cidade Pripyat através do uso de drones.
A 26 de Abril de 1986, uma explosão na central nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, vitimou 31 pessoas e deixou a cidade de Pripyat, de 50.000 pessoas, deserta, silenciosa e adormecida até aos dias de hoje.
Trinta anos depois do desastre nuclear, uma equipa da Reality 51, uma empresa de desenvolvimento de videojogos polaca, tem trabalhado numa versão 3D em realidade virtual, da cidade através do uso de fotogrametria, uma técnica que envolve o uso de scanner a laser e fotografias com detalhes precisos. O desenvolvimento deste projecto tem como objectivo mostrar um local que as pessoas poderão nunca visitar além de sensibilizar para os acontecimentos trágicos daquele lugar.
Para assinalar os 30 anos do desastre, a equipa da empresa polaca lançou um trailer com imagens de 360 graus captadas com recurso a drones, que permitem observar algumas zonas da cidade afetada.
O documentário VR completo vai estar disponível em Junho, sendo lançado inicialmente para os Oculus Rift, seguindo-se o lançamento para a PlaystationVR e o HTC Vive, com 60% dos lucros das vendas a reverter a favor das vítimas do desastre nuclear.
Este artigo tem mais de um ano
Quer isto dizer, então, que daqui a outros 30 anos, vamos conhecer fukushima?
boa questão…
Fukushima parece mais perigoso ainda..
A “parte boa” é que é do outro lado..
Neste caso a desintegração da União Soviética deixou tecnologia que esses países não tiveram capacidade de controlar, e no meio disto tudo correu muito bem, se olharmos ao que podia ter acontecido..
O que é de estranhar é os Organismos Russos tantos alarmes emitiram de que era preciso fazer reparações…mas os Ukranianos , enfim….
Este tipo de tecnologia não deveria ser deixada á mercê, em Países com um défice de conhecimento brutal na matéria, olhamos para a ukrania e depois da separação, passou a ser a potencia mundial com mais bombas atómicas do mundo, era uma loucura….era uma loucura, foi daqui que saíram os programas nucleares para o resto do mundo tirando Rússia e EUA…
E o plano de desarmamento veio muito mas muito tarde…a central nuclear deveria ter sido desmantelada, ou cuidadosamente reparada..deveria ter sido obrigatória a manutenção de engenheiros atómicos Russos, e o que eles pedissem para reparar, o estado ukraniano entregar…não sei se alguém foi culpabilizado, mas nestas coisas e como no bpp, bpn,bes…
Chernobyl é anterior à desintegração da URSS logo “mother Rússia” é que mandava.
Exacto. A desintegração da URSS deixou foi o lixo para os outros resolverem.
Chernobil não era Lixo, aquilo custou uma fortuna, e o Dinheiro, esse sim foi a parva da Rússia que o Deu para os Ucranianos mandarem aquilo pelo ar!!
Quem te dera a ti que a Alemanha viesse fazer investimentos desses a Portugal!
Eles veem é se sacar o dinheiro isso sim.. 🙂
Lixo deixaram os Americanos em Nagasaki e Hiroshima, que além de terem bombardeado até a morte 57 cidades japonesas, ainda tiveram o desplante de lançar 2 bombas atómicas, para envenenar aquilo tudo..
Ricardo..
A união Soviética não era comandada pela Rússia, aliás os grandes lideres da União Soviética nem Russos eram!!!
A união Soviética era formada por Republicas, cada uma tinha puder próprio!!
Actualmente como acontece na Rússia, que é formada por Repúblicas, cada republica tem a sua legislação, policia, etc..claro que existe no caso da Rússia uma entidade que detém poder sobre estas republicas, mas isto é em território Russo, e tem que ser seguidas uma série de questões legais…é complicado.
Mesmo em actos de terrorismo, quando a Policia Anti-terrorismo vai actuar a outra Republica é uma confusão!!
Aqui neste caso estamos a falar na Ucrânia, e numa altura que na prática já não havia União Soviética, de relembrar que isto aconteceu a 26 de Abril de 1986, e a união Soviética foi formalizado o seu fim em 1991.
O MIKHAIL GORBACHEV em 1985 ainda tentou reverter o fim da União Soviética, mas ela esta já tinha acabado há muito tempo!!
Os Países já estavam alienados completamente dessa ideia, tinham gasto tudo o que havia e o que não havia, numa desordem total, até mesmo na Rússia, que se tinha endividado até ao totano para entregar dinheiro as Républicas, coisa que não deveria ter acontecido nunca!!
E em 1991 lá assinaram o fim da união Soviética…NO PAPEL!!!Foi um Oficializar do fim da União Soviética!
As entidades Russas ha cerca de uma década pelo menos que vinham a alertar os Ukranianos para este perigo, e com a saída dos Russos que lá trabalhavam aquilo descambou!!
Não estás a espera que os Russos ainda fossem injectar Billiões num País que se estava a separar da União Soviética pois não???
Sabes que a Rússia injectou na Ukrania mais de 220 Billiões de Dollars, e pra que?ficaram sem ele, os Ukranianos em vez de aproveitarem o dinheiro para desenvolverem o País, vinham comprar productos de luxo ao resto da Europa, percebes-te para o que a Rússia servia??
Era um Mega Banco!!
O fim da União Soviética há muito que se deveria ter dado, foi tarde demais, e com isso os Russos acabaram por pagar uma factura elevada!!
Numa União deve estar quem quer, quando há Países que não querem, não deves estar a injectar dinheiro que nem um louco, deves pura e simplesmente acabar com a União!!
Se as autoridades Ucranianas tivessem dado ouvidos aos engenheiros Nucleares nada disto tinha acontecido..eles foram irresponsáveis, roubaram até ao tutano o estado e depois não havia dinheiro para obras publicas…e os acidentes ao precipitam-se a acontecer, quanto mais em centrais nucleares gigantescas..
“Aqui neste caso estamos a falar na Ucrânia, e numa altura que na prática já não havia União Soviética, de relembrar que isto aconteceu a 26 de Abril de 1986”
O que andas a fumar amigo? Tens que partilhar com a gente.
A fumar??
pelo menos argumenta com factos..
Curioso como pintas a Rússia tão colorida sempre que falas dela/deles quando preto e branco seriam as cores mais adequadas …
Eu pintei a Russia colorida??
Podes explicar??
Ou também querias que eu participa-se dessa falta de raciocínio lógico,e viesse atacar os Russos por todos os problemas de uma União Económica, quando a mesma é Formada por 25 Países???
Na altura aquilo ainda era URSS, por isso a responsabilidade passou acima de tudo pela Rússia.
Quanto à manutenção, é muito difícil de a fazer. Senão pense, quanto queria receber para ir para lá trabalhar?
O efeito Fukushima é muito menor, nem se compara. Hoje a Europa vive problemas de cancros, principalmente da tiróide, e muito se deve a isto.
Ultima nota, caso os liquidadores não conseguissem remover toda a água que mandaram para lá na fase inicial do incêndio, a explosão era 500 vezes superior à potência combinada de Hiroshiuma e Nagasaki.
A URSS era formada por 25 Repúblicas…
Podes explicar porque é que a responsabilidade tem que passar por APENAS 1 Republica, ainda por cima quando há uma DESUNIÂO Soviética??
O problema de Fukushima é para nos EUROPEUS um problema menor claro…eles estão do outro lado, mas os cientistas prevem pelo menos 1 Milhão de mortos, só de forma declarada em 25 anos espera-se mais de 200000 pessoas..
http://www.independent.co.uk/news/world/asia/why-the-fukushima-disaster-is-worse-than-chernobyl-2345542.html
No caso de Chernobil novas previsões apontam para mais de 900000 mortos desde 1986, que é inferior á previsão de Fukushima, e sem contar com a vida marinha que foi tudo contaminado, espera mais 25 a 30 anos e vamos ter uma ideia de quem morre porque come peixe contaminado, etc..
Este tipo de acidentes, ainda hoje não se sabe bem os efeitos, mas a previsão de Fukushima foi uma previsão, baseada num acidente, numa area Hurbana, de não esquecer isso…e de não esquecer que Fukushima é uma central construída 6 anos antes que chernobil..
Tanta ignorância neste comentário. Vai-te informar melhor antes de comentares.
anónimo, certamente não te referes a mim. Pois caso seja, tenho pena de ti.
Estava-me a referir ao lmx. Com cada barbaridade que este senhor diz.
Eu acho é que a tua ignorância, é de tal forma elevada, que acabas por achar os outros ignorantes!
Na prática de tão ignorante, nem te apercebes do gigantismo da mesma em ti…
Devias ter vergonha defender os regimes autoritários como era a URSS. Só para tua informação sabias que o Stalin matou mais pessoas que o Hitler? A URSS era um mal igual a Alemanha Nazi.
Anónimo..
Eu percebo a ideia constante de continuar um tipo de propaganda ao estilo da Guerra fria, mas acho isso mesmo ridiculo!
Os Alemães e seus aliados mataram , chacinaram e envenenaram mais de 30 milhões de pessoas, os Sovieticos livranam-nos desse fascismo!!O estanho é que a Alemanha é boa, os Soviéticos…ha desculpa os Russos são maus… alguém percebe esta lógica??
Os Americanos provocam um terror no mundo actualmente sem igual…são bons!!Prejudicam a ordem na Europa impõem leis na Europa, e esmiuçam tudo na Europa, mas são bons..
Os Russos limpam terroristas, são maus os Americanos financiam o terror, os Russos são maus os Americanos são bons!!
Á Russia imposemos sanções, os Americanos fazem guerra no mundo todo não levam sanções, porque??…são bons!!
Eu pergunto-me que raio é que os Americanos fizeram de bom ao mundo para serem os bons da fita e os Russos, mas só os Russos os maus, porque os Alemães podem chacinar, que continuam a ser bons da fita..
Nem sequer te apercebes que o Regime Socialista em que vives foi criado pelos Russos, para que pudessem viver em Sociedade, e em Paz com a diversevidade de povos e culturas diferentes que existem naquele País…
Tanta ignorância meu caro…!!
lmx, só não concordo numa coisa, na minha opinião, os russos e americanos é tudo igual, só que os americanos por muita
Os russos também não são melhores que ninguem, mas a forma como alguns defendem americanos é qualquer coisa… é muito ano de propaganda
+1
Qualquer coisa que acontece que envolve os Russos directa ou indirectamente, nós arranjamos sempre forma de conotar isso negativamente, e nunca olhamos para os nossos problemas, e para os problemas criados a nossa volta…é impressionante.
No fim da Guerra Fria, os Americanos andaram a dizer ao mundo que tinham ganho a guerra, que nunca aconteceu, mas apregoaram-se como os maiores.
Os Soviéticos por sua Vez andavam a dizer ao mundo que quem ganhou a guerra…tinha sido o Planeta!!
Hoje em dia sabe-se que os Soviéticos não perderam guerra nenhuma, houve foi um acordo(que os EUa ao seu estilo não cumpriram!!), em que os EUA tiravam as armas nucleares da Europa, e os Soviéticos tiravam as armas nucleares de Cuba.
Os Soviéticos cumpriram!
Os Americanos mentiram e não cumpriram!
Na Alemanha já houve petições de alguns partidos, para eles tirarem as armas atómicas de lá, e pararem de ameaçar os Vizinhos(Os Russos), e ao estilo arrogante Américano, trocaram-nas por outras bombas atómicas mais recentes 😀
Já agora fica para quem é curioso por estas coisas:
https://www.youtube.com/watch?v=bv4AoqZsfHs
50.000 people lived here. Now it’s a gost town.
Ia comentar o mesmo. As memórias que isto levanta… Para nós que não estivemos envolvidos no acidente, levanta-nos as memórias de talvez o melhor COD de sempre… E é engraçado de ver como a natureza reconquistou o seu espaço novamente.
E de como se adaptou a radiações tão elevadas… é mesmo um caso de estudo…