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Conheça as novas regras sobre fidelizações nos contratos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Carlos Flor says:

    O problema e que estamos debaixo de monopolios em portugal. Mesmo que eu queira mudar, porque ate queria, dado que fiz um contrato de 24 meses no verao passado e agora estao a mudar-me as regras do jogo, os que podiam ser concorrencia de facto nao o sao. Que belo pais que temos.

    • Rafael Cardoso says:

      Comem com eles… Porque quando deitamos o contrato abaixo porque a operadora não cumpre o que diz não existe ninguém que vá averiguar a situação para que o consumidor não pague esses custos. Digamos estamos entregues á bicharada…

  2. Freaka says:

    Fidelizações? Nem deviam existir. Com o mercado livre, a verdadeira concorrência viria ao de cima…ao contrário do que acontece no presente, onde só não vê quem não quer, que os valores sãao todos muito idênticos. Enfim…mais 2 anos LoL

    • David Guerreiro says:

      Mas tem contrato sem fidelização. Só que tem de pagar instalação, aluguer de equipamentos, etc.

      • Freaka says:

        David…isso está tudo contemplado.

      • Xixas says:

        Em Espanha, os operadores obrigam ao pagamentos da instalação se terminas o contracto nos 3 priemiros meses, o custo sao 70€, o salario minimo é superior.
        A Anacom dizer que tem de oferecer contractos sem permanencia, e o unico que tens é serviços muito mais caros, mesmo pagando a instalação e os equipamentos. Ou seja, nunca podes fazer investimento.
        Lembro-me de ter a minhas boxes compradas, pagavas o mesmo que alugar 2 anos, mas se permanecesses no serviço tinhas a vantagem que ja estavas a poupar algo. Agora não há sequer essa possibilidade.
        Conclusão, boa sorte com isso. Em Portugal não ha concorrencia nem defesa do consumidor.

  3. Andre says:

    Fidelizações só para o que convém às operadoras. Sim porque agora bem vemos que aumentam os preços desrespeitando o acordado pelos contrato de fidelização. Já se fosse ao contrário estaríamos presos às fidelizações. E a ANACOM não faz nada… como sempre. Nem sei para que serve.

    • João P says:

      Subscrevo inteiramente.

    • David Guerreiro says:

      Não é bem assim. A Vodafone nunca subiu os preços durante a fidelização, nem a NOWO.

      • Andre says:

        A Vodafone está a subir o preço como todas as outras. E para sua informação sou cliente Vodafone e eles usaram esse argumento na altura da refidelização e agora aumentam o preço como todos os outros.

      • Freaka says:

        Recebi hoje a comunicação da Vodafone que vai aumentar os valores. Ups

      • Sergio says:

        Já uma vez o referi neste site e volto a dizer, a vodafone como qualquer outra aumenta os preços sempre que lhe aptece usar a inflaçao como desculpa.

        hoje mesmo recebi este aviso:

        “Estimado(a) Cliente,

        A partir do dia 1 de março de 2023 entram em vigor os novos preços dos produtos e serviços prestados pela Vodafone Portugal – Comunicações Pessoais SA.

        Um contexto exigente
        O setor das telecomunicações tem sido fortemente afetado pelo atual contexto macroeconómico e geopolítico. Daqui resultaram, entre outros efeitos, aumentos significativos nos preços da energia, prestação de serviços e das matérias-primas. Estas circunstâncias tiveram impacto na subida da taxa de inflação e consequentes aumentos expressivos nos custos operacionais e de gestão da rede de suporte à prestação dos nossos serviços

        O preço do seu serviço vai ser atualizado
        A Vodafone Portugal irá atualizar o preço dos serviços de telecomunicações prestados aos seus clientes a partir de 1 de março de 2023, com um aumento máximo de 7,8% no valor global da fatura, conforme os serviços subscritos e de acordo com os termos e condições previstos no respetivo contrato.

        A atualização acima mencionada foi calculada com referência à taxa de inflação, baseada no Índice de Preços no Consumidor referente ao ano 2022 e publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística, conforme previsto nas condições gerais (F.2.) do contrato de adesão ”

        Falam do que sabem e não do que nao sabem

    • AlexS says:

      Depende do contrato que tens.
      A Vodafone não pode aumentar se o contrato não diz que pode aumentar com o valor da inflação.

  4. berlaitada says:

    As fidelizações não existem só pela ganância. Todos conhecemos o povo que temos, ou quem conhece o povo que tem, como é o caso das operadoras, sabe que o pessoal ia assinar contrato e 15 dias depois queria sair e ia para outro e andava nisto. Ora isto só poderia acontecer num país onde exista responsabilidade social e consciência social. Isso não se reflete no nosso país, por uns pagam os outros…

    • Freaka says:

      Chama-se Mercado Livre e Concorrencial?

      • David Guerreiro says:

        Começa a pagar as equipas que vão instalar o serviço, o custo dos equipamentos e cablagem. No dia que tivesse ter de pagar tudo isso, até ia implorar para voltar a ter fidelização.

        • Freaka says:

          🙂 que defensor David! Se retirassem a cablagem dos clientes que “já não são clientes” e reaproveitassem essa mesma cablagem, teriam uma substancial redução de custos e o meio-ambiente (tal como a arquitectura paisagística da maioria das fachadas dos nossos edifícios e/ou casas) iria agradecer.
          Está mesmo convencido que aquilo que pagamos não contemplam o serviço, custo dos equipamentos e cablagem?

          Vamos lá ver…porventura as Operadoras ainda estão a pagar para nos terem como clientes?

          Implorar? David…

        • Xixas says:

          Basta ver España, tens de permanecer 3 meses, senão pagas a instalação. Se em Espanha conseguem rentabilizar em 3 meses a instalação com salarios mais altos, como não se vai em Portugal?

    • Andre says:

      Se fosse como o mercado energético estaríamos bem melhor. Pelo menos veríamos as operadoras de telecomunicações a fazerem um esforço em realmente apresentarem condições decentes.
      Assim temos o cartel a funcionar e a fazerem o que bem entenderem….

      • jotabê says:

        Com a diferença que no setor energético a cablagem é partilhada, mas nas comunicações não é bem assim.

        • Pijama says:

          Não o fazem porque não querem nem a própria Meo que manda na fibra toda rural, um gajo quer fibra e não a põem porque o maldito pdo está a mais de 1km e tenho cabos fibra s passar ao lado da casa e na via pública. Depois dizem que não sabem de que linhas se tratam… Enfim esperar pelo fim do contrato e depois apertar com eles caso contrário vai no cara..o.

    • David Guerreiro says:

      É totalmente verdade. E faziam chantagem, do tipo, olhe eu vou sair, faça mais barato senão eu saio (mesmo que fosse pagar o mesmo).

    • José Bacalhau says:

      Nada disso. Se pagares o equipamento que usas, é evidente que não tens interesse em mudar no dia seguinte. E atenção: o equipamento, com ou sem fidelização, paga-lo sempre. A grande vantagem para as operadoras é que assim ficam com o rendimento assegurado e com poucas fugas. Se estivessem sujeitas imediatamente à descida de preços de outras operadoras, o pessoal andava sempre a fazer contas e tinha muito mais poder negocial: “olhe que a operadora X oferece uma mensalidade mais barata que ao fim de sete meses me permite pagar o equipamento dessa operadora…” Como está, a inércia natural dos contratos favorece a permanência no mesmo operador, e isso dá-lhe euros.

  5. deepturtle says:

    da NOS bem que me ligaram antes da nova lei entrar em vigor para me tentarem convencer a refidelizar por mais 24 meses… dando-me apenas mais alguns canais. Mandei-os pastar!

  6. Kripper says:

    Engraçado as operadoras anunciarem aumentos dos preços praticamente todas ao mesmo tempo. Nem são nada conhecimentos pela cartelização do negócio das telecomunicações.

    * https ://www.dinheirovivo.pt/empresas/-concorrencia-impoe-a-meo-coima-de-84-milhoes-por-cartel-com-a-nowo-13101938.html

    * https ://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/adc-acusa-operadoras-de-telecomunicacoes-de-cartel-na-publicidade-do-google–

  7. Jose Lapao says:

    Pergunto, instalei o operador X, eles vieram, instalaram a cablagem, configuraram o equipamento, fizeram a ativação (seja lá o que isso for) e eu acordei estar com eles 24 meses. Ao fim desse tempo paguei a minha dívida a respeito da cablagem, configuração, e activação do equipamento certo? Então para quê nova fidelização de outros 24 meses, só para manter os mesmo serviço? Não houve nova cablagem, não houve novos equipamentos para configurar e activar, não houve novos serviços, só os preços são os novos e no entanto nova fidelização.

    Enfim, mesmo que trocasse de operador numa zona de fibra FTTH RNG os cabos são os mesmo para os 3 grandes operadores não deveria de haver cobrança de instalação pois já cá está tudo em casa, basta indexar o serviço deles no bastidor e pronto. Mas nós somos todos cegos enfim.

  8. SANDOKAN 1513 says:

    Ao “David Guerreiro” : pode-se preparar para pagar os tais 7,8% que a Vodafone anunciou como subida de preços para o dia 1 de Março.Já estive a falar ao telefone não com um funcionário mas com uma supervisora da área de clientes que me informou que todos vão pagar esse aumento,antigos e novos clientes.É uma subida de entre 3,90€ a cerca de 4,00€,a senhora acabou por me confirmar.Antes até de sair para o público a informação total a partir do dia 30 de Janeiro.Tudo tem a ver principalmente com a inflação,como ela me referiu.Infelizmente até quem tem tarifas especiais também vão sentir este aumento.Enfim,nem sei que lhe diga. 😐

    • Swappie Guy says:

      Eheheh, lá anda o sandokan a entupir a linha dos supervisores, os assistentes não servem para nada? Deves ser daqueles que liga e “quero já falar com a supervisão!”, enfim, eu é que nem sei o que te diga. 🙁

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