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Conduzir com ar condicionado ligado consome mais combustível?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Realista says:

    Nos comentários do PPLWare usar o AC consome:

    – Carro elétrico: Usar o AC gasta a bateria completa do carro em 5 minutos e 5km.

    – Carro a combustão: Usar o AC não consome nada porque o carro a 120km/h só consome 2.9L/100km.

  2. AC says:

    Houve um episódio dos MythBusters em que analisaram isso. A conclusão foi que, até determinada velocidade (não me lembro qual, mas certamente variará com uma data de factores) gasta menos ir com as janelas abertas, e acima dela gasta menos ir com o AC ligado.

  3. 9WaInJo11 says:

    Sim, há muito dono de carro elétrico que prefere suar dentro do carro do que ligar o AC ou abrir os vidros. Perdem autonomia de qualquer das formas. lol.

  4. rui says:

    Não apenas nos carros elétricos o compressor é alimentado pelo motor, lembro-me pelo menos do meu antigo 407 que o compressor tinha um motor elétrico acoplado era o 2.0HDi de 2006..

  5. Luis Henrique Silva says:

    Em certo carros se tiver a função de recirculação de ar pode ajudar….

  6. Mapril says:

    Há décadas que leio artigos sobre o ar condicionado nos automóveis e nunca encontrei resposta para as minhas dúvidas existenciais: O compressor está directamente acoplado ao motor? se assim é, a velocidade do compressor é variável, certo? e com o motor ao relenti, o compressor é menos eficiente? Nos carros antigos com AC manual este funcionava sempre no máximo, única forma de controlar a temperatura era variando a mistura de ar frio e quente – ainda é assim nos carros modernos?

    • JL says:

      Depende das soluções, na maior parte dos casos está ligado pela correia de acessórios, ou outra separada, e tem uma embraiagem ou sistema idêntico de acoplamento, para que seja desacoplado do motor a combustão quando não é usado.

      Nos híbridos e eléctricos é um motor eléctrico.

    • JL says:

      Sim, nos carros em que este está acoplado, a rotação dele varia com a rotação do motor a combustão.

      No caso dos híbridos e eléctricos o motor elétrico varia de rotação conforme a diferença de temperatura pedida vs do habitáculo.

  7. Yamahia says:

    Há um factor ainda mais evidente que demonstra a desvantagem dos elektros no que toca aos consumos com o ar condicionado e que o artigo devia ter destacado, mas não destacou:
    -No inverno, os elektros precisam de gastar bateria para se aquecerem, enquanto os carros a combustão o fazem de borla, aproveitando o calor do motor.

    • JJ says:

      Estou de acordo contigo em relação aos consumos. Mas, no dia a dia, o facto de saíres de casa com o carro carregado e a vantagem de poderes pré-aquecer o carro antes de sair, principalmente no inverno, pode ser uma vantagem que as pessoas valorizem mais do que os consumos.

      • Yamahia says:

        Se estiver na garagem não preciso aquecer nem arrefecer.
        No Inverno não baixa dos 17-18º e no Verão raramente passa dos 20º, se passar é para 21 ou 22º.
        De qualquer das formas se tivesse essa função que não tenho, não iria ter wifi ou dados para accionar isso (piso-4)
        A bem dizer a função tb não é exclusiva dos elektros.

    • Realista says:

      Também deveria ser destacado que no verão os carros a combustão precisam de gastar mais combustível para se refrescar, porque os carros elétricos não aquecem tanto…

      • Yamahia says:

        Porquê? Quem trata disso é o liquido e as ventoinhas. Ventoinhas estas que trabalham com recurso à 12 vols que é carregada a custo zero com o alternador!
        Adicionalmente há a passagem de ar pela grelha de ventilação que costuma ser mais q suficiente em andamento. Mesmo com muito calor raramente as ventoinhas são accionadas , excepto quando estaciono e desligo o motor.

        • Realista says:

          O líquido e as ventoinhas tratam de arrefecer o motor para não derreter, mas não arrefecem o resto do carro. Aliás a troca térmica acontece no radiador mas também dentro do bloco do motor dai que se colocar a mão no motor queima-se e esse calor propaga-se para o resto do carro…

          Para além disso os tubos de ventilação da cabine passam próximo do bloco quente do motor o que causa aumento de temperatura com o veículo em andamento.

          Deve pensar que nunca tive um carro a combustão…

    • Mr. Y says:

      Também faltou destacar que, num eléctrico, podes colocar o carro a aquecer/arrefecer à distância e assim perdes menos tempo e é só entrar e arrancar.

    • JL says:

      Não se esqueça que no verão paga esse mesmo aquecimento que não usa.

      Portanto vantagem para os eléctricos, que só usam essa energia quando é precisa.

      • Yamahia says:

        Não pago nada. Isso faz parte da geração de energia. O vosso calor fica todo a dissipar nas centrais termoelétricas.

        Já os elektros gastam imensa energia a balancear a bateria para temperaturas de funcionamento ideais se estiver muito frio ou se estiver muito calor quer seja em andamento quer seja nos carregamentos. A autonomia chega ficar reduzida a metade. Nem é bom falar nisso. LOL

        • JL says:

          Paga pois, faz parte da geração de energia que não usa, que é calor, que daí pelo escape e pelo radiador, não é no liquido do radiador que ele vai buscar esse calor ?

          Portanto paga e não usa.

          Imensa não, alguma para ficar mais rápido a carregar e mais eficiente, não sabe que a bateria a uma temperatura mais elevada é mais eficiente ?

          Isto também acontece nos a combustão, enquanto estão frios consomem mais, logo gastam energia para aquecer, alguns até recomendam estarem 5 minutos a trabalhar para aquecer, portanto mais um ponto para os eléctricos.

    • JL says:

      Já agora, este artigo vem confirmar o que já se sabia, que os eléctricos gastam menos para o ar condicionado, eu sei que tem lá 5 a 15%, 15% para os carros com menor bateria, mas temos de considerar que estes têm muito menos autonomia que os a combustão, logo gastam menos energia.

      • Yamahia says:

        Lógica da batata.
        A coisa tem que ser analisada desta forma:
        20 kWh/100 x15%=23kWh/100
        5 lts/100×10%=5,5ts/100

        • JL says:

          Exato, obrigado confirmar o que eu disse, cada litro de gasolina tem 9.6 kwh, portanto meio litro são 4.8 kWh, se for diesel, são 11 kWh, portanto 5.5 kWh.

          Além disso um carro com bateria de 20 kWh não gasta 20 kWh aos 100.

          Portanto esses valores ainda vão baixar mais.

  8. sarafim says:

    Carro elétrico e ar condicionado são inimigos

    • JL says:

      Nem por isso, já que o consumo é menor, e a energia é mais barata, saem a ganhar.

      • Yamahia says:

        É mais barata quado não custa o dobro ou o triplo.

        • JL says:

          Nunca custa o dobro e muito menos o triplo.

          Ou seja, usar ac condicionado nos eléctricos é quase de borla, quando nos a combustão é bem pago.

          • SoLinux says:

            Entre dois que tenho, um é híbrido e costumo fazer parte da viagem full electric e depois o resto em modo combustível. Nessa primeira parte, sempre mais reduzida, se ligo AC (quente ou frio é indiferente) noto a real redução em autonomia.
            O que diz é válido para: pequenos trajetos, com carregamentos feitos em casa.
            Obs – proibi-me de carregar o carro em postos públicos. Feitas as contas custa-me quase o dobro comparativamente a andar full gasolina

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