Companhia aérea quer pesar os passageiros antes de entrarem no avião
Quem viaja sabe que a bagagem de porão é pesada no check-in do aeroporto. Muitos também sabem que, por vezes, os "olheiros" das companhias obrigam-nos a mostrar a bagagem de mão, que levamos para a cabine, para tentar convencer-nos de que a mochila tem alguns gramas de excesso de peso. No entanto, agora, há uma empresa de aviação que pesa os passageiros antes de entrarem no avião.
O "peso do passageiro" é determinante para o custo da viagem
Num projeto da empresa aérea europeia Finnair, no seu centro de operações do aeroporto de Helsínquia, os passageiros voluntários são pesados na porta de embarque, para a empresa poder aperfeiçoar as estimativas de peso dos aviões antes da descolagem.
Neste processo os passageiros são pesados com as suas malas de mão. Segundo referiu Päivyt Tallqvist, vice-presidente sénior de comunicações da Finnair, à CNN, tudo é anónimo, sendo que apenas o funcionário da porta de embarque vê o peso.
A experiência começou na segunda-feira e, na quinta-feira de manhã, 800 voluntários já tinham participado, disse Tallqvist, acrescentando que a companhia aérea ficou "positivamente surpreendida com o número de voluntários".
Comunicámos este inquérito aos clientes da Finnair através dos nossos canais nas redes sociais e da nossa aplicação móvel, e os primeiros voluntários pediram proactivamente para participar, mesmo antes de o equipamento ter sido montado.
Afirmou Päivyt Tallqvist
Empresa planeia pesar 1200 passageiros na época de inverno e mais no verão
Tallqvist afirmou que a companhia aérea recolhe dados sobre o peso médio dos passageiros e das suas bagagens de mão "para efeitos de cálculo do equilíbrio e do desempenho das aeronaves, necessários para a operação segura dos voos".
As companhias aéreas calculam o peso dos aviões - o peso de todas as pessoas a bordo, bem como da carga e da bagagem no porão, e de coisas como o catering e os tanques de água a bordo - antes de cada descolagem, com o seu centro de gravidade.
O peso e o caimento de um avião podem afetar o lugar onde os passageiros se podem sentar e, nalguns casos, até o número de passageiros permitido a bordo e a quantidade de bagagem que pode ir no porão. Cada avião em que se voa tem um peso máximo definido para uma descolagem segura.
Embora as companhias aéreas conheçam o peso de todos os outros elementos, o peso dos clientes e da sua bagagem de mão é calculado com base nos pesos médios confirmados pela Autoridade da Aviação Civil.
Afirmou Tallqvist.
As companhias aéreas utilizam geralmente os pesos médios dos passageiros fornecidos pela Autoridade Europeia para a Segurança da Aviação, mas também podem utilizar os seus próprios pesos, aprovados pelas autoridades. A Finnair utiliza as suas próprias medições desde 2018, mas estas devem ser atualizadas a cada cinco anos - daí a atualização.
A Finnair recolhe dados para as estações de inverno e verão, uma vez que os passageiros tendem a usar roupas e casacos mais pesados durante os frios invernos finlandeses. As leituras de inverno serão concluídas em fevereiro e as de verão entre abril e maio.
A companhia aérea calculará um peso médio a partir das medições efetuadas e enviará os dados à Agência Finlandesa dos Transportes e Comunicações para verificação. Os pesos serão utilizados para os cálculos de carga a partir de 2025-30.
Faz sentido.
Já caiu pelo menos 1 avião de passageiros, porque não sabiam quanto as pessoas pesavam, por se basearem em valores completamente desactualizados quando as pessoas já tinha engordado bastante… o que normalmente não seria um problema, mas no voo em questão acho que o porão de carga iria com mais peso que o costume mas que ainda deveria estar dentro dos limites se o peso dos passageiros estivesse mais ou menos nos valores esperados.
Cheguei a ver algures que algumas companhias queriam pesar toda a gente antes de cada voo para garantir a dita distribuição de peso (para garantir que o ponto de gravidade está correcto), e garantir que o combustível e tudo o resto levava em conta o peso verdadeiro do avião. Pelos visto é uma coisa que só fazem de quando em quando aqui e acolá para fazer as actualizações de médias. Até agora não vi em lado nenhum que fizesse questão de forçar as pessoas a pesarem-se.
E ao lado da balança vão ter uns panfletos da Nutribalance…
Não pode ser, eu no meu caso a balança dá excesso de peso e tenho de ir junto com a carga… eheheh
Somos 2, passamos a viajar no porão.
Para mim tambem faz sentido, porque toda a gente sabe que a massa vs a forca esta presente em muita coisa.
Motivação certa para os objetivos errados, pois abre um precendente para poderem cobrar extra ao momento da pesagem para quem não esteja no BMI ideal.
Não tem nada a ver com BMI, é por escalas de peso
Tenho 110 kg.
Se calhar faço melhor em ir a pé…
Mas a esposa tem peso a menos, por isso a média é baixa…hehe.
O que cada companhia quer é: voar com o menor peso de combustível (quanto mais leve for o avião menos gasta); e abastecer o avião de combustível no aeroporto onde seja mais barato. Daqui resulta que se o combustível for mais barato no aeroporto de chegada o avião tenderá a voar com o combustível “à justa” – ou seja, que cumpre as normas de segurança, com margens, por exemplo, para o peso a mais de passageiros e carga, ou o avião poder apanhar mau tempo … mas que pode não ser suficiente se apanhar tempo muitíssimo mau, que obrigue o avião a dar muitas voltas sobre o aeroporto antes de haver uma aberta para aterrar, ou a voar para outro aeroporto muito mais distante.
O piloto tem ainda uma margem adicional, conforme a avaliação que faz do voo, para abastecer o avião com mais umas largas toneladas de combustível, aumentando ainda mais a segurança do avião … mas a companhia pode não ver com bons olhos os “exageros”.
Por vários motivos, incluindo erros técnicos e humanos em cadeia, tem havido voos com falta de combustível em aviões de passageiros, com aterragens de emergência e outros a fazer voo planado durante muitos kms. Esses casos são muito raros. O caso do avião do Chapecoense é diferente – a tripulação não cumpriu as normas de segurança no abastecimento de combustível.
Pelo subtítulo do post post, “O peso do passageiro é determinante para o custo da viagem” a Finnair, parece estar preocupada é com o custo do combustível e não com a segurança do avião.
Tambem podem colocar todos os passageiros sedados pra nao incomodarem e pouparem em cmida assim tem menos peso o aviao
essa pratica já se utiliza na esterilização, quanto mais peso, mais caro fica
Uma história relacionada com peso dos passageiros
Há umas 2 décadas entraram em operação os novos comboios na linha de Sintra. Os testes foram feitos com sacos cheios julgo que de areia nas carruagens a representar o peso das pessoas. Chegou a hora da operação e a estabilidade das carruagens falhou….razão: os sacos eram bem mais baixos que as pessoas logo o centro de gravidade estava errado, foi necessário endurecer as suspensões.