Cientista da IBM é 1ª mulher…
a receber «Nobel da Informática» ! A cientista da IBM, Frances Allen, entrará para a História como a primeira mulher a receber o prémio Turing, uma espécie de «Nobel da Informática» que já possui 40 anos de existência.
Aos 75 anos, Allen irá receber o prémio em Junho e 100 mil dólares pelos seus trabalhos para optimizar os programas que traduzem linguagens informáticas entre si, utilizados em campos tão distintos como previsões meteorológicas e a segurança nacional.
«Tive a boa sorte de trabalhar em grandes projectos com bons instrumentos», afirmou a cientista que, após ter chegado à empresa em 1957, projectou softwares para a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). Embora se tenha reformado em 2002, Allen continuou a trabalhar em programas para encorajar mulheres e jovens a estudar informática.
Desde a primeira edição do prémio, em 1966, o Turing premiou avanços em campos como a inteligência artificial, mas só tinha homenageado homens até agora.
Fonte: Diário Digital
Este artigo tem mais de um ano
Não só é uma boa notícia para o mundo feminino, como também para a IBM, porque ultimamente muita gente quer dar como “morta” esta empresa, mas parece que continua a dar cartas.
faco minhas as “letras” do Brazovsky !
PS: espero que nao te importes!!! XD
Quem pensa que a IBM está morta, tem pouco conhecimento sobre o mundo actual das tecnologias de informação.
Nos últimos anos a empresa passou por uma grande metamorfose. Transformou-se numa empresa de software e hardware, numa empresa de serviços. Ainda possuem negócios relacionados com o hardware (principalmente nas áreas relacionadas com sistemas de alto desempenho) e têm uma divisão de Investigação e Desenvolvimento que é talvez a mais produtiva de toda a indústria. Além disso souberam adaptar-se aos novos tempos e foram uma das primeiras empresas a aderir ao modelo de desenvolvimento Open Source. Aliás, hoje em dia são um dos maiores contribuidores, tendo doado grandes quantidades de código, muitos programadores e até mesmo patentes.
Por tudo isto, além de não estar morta, é talvez uma das empresas mais bem colocadas para enfrentar as dificuldades de uma indústria que está num processo de grandes mudanças.
Ora aqui está uma excelente noticia. Afinal o mundo é cada vez mais das mulheres.
A IBM nunca está morta mas apenas adormece de tempos a tempos.
óptimas notícia.. parabéns à senhora 🙂
Assim de repente, também a Ellen Voorhees e a Donna Harman já deviam ter o reconhecimento da comunidade, pois são duas das maiores entidades em Recuperação de Informação e do TREC, ou seja, as “mães” dos motores de busca como o Google…
http://portuguesesaovolante.blogspot.com
Sorte dela que não sofre do mesmo problema que a minha esposa, “incompatibilidade tecnológica” com ela nada funciona.:D
Parabéns Frances Allen! Isso nada mais é do que a mudança do mundo, não se trata de genero e sim de inteligência, que qq ser humano tem uns mais outros menos, e é por isso que as mulheres vem se destacando, convido a todas a entrarem no site do http://www.confea.org.br, e ver que há um link para um evento que acontecerá no Brasil em Brasilia no mes de dezembro e neste momento queremos apresentar os trabalhos cientificos das mulheres do Brasil e do mundo, não deixem de dar uma olhada.