Chrome para Android e iOS vai passar a consumir menos dados
...e tem muitas outras novidades!
O browser da Google conquistou a Internet de forma avassaladora. Faz parte do mosaico que a Google tem pensado para ter os utilizadores mais perto de si e integrados com os seus serviços.
Para além da versão Desktop, onde podemos encontrar muitas funcionalidades únicas, existe ainda a versão móvel, adaptada aos dispositivos mais pequenos e que usamos no dia-a-dia.
Este browser tem também as suas características únicas e agora a Google deu-lhe ainda mais razões para ser a escolha óbvia para navegarmos na Internet nos dispositivos móveis.
As novidades que a Google tem para o seu browser móvel pretendem trazer para esta versão móvel do Chrome algumas da funcionalidades que podemos encontrar já na versão para Desktop e que são muito usadas por todos.
Há também algumas que são únicas deste browser e que vão permitir aos seus utilizadores terem um browser único e que consegue usar de forma mais racional os recursos que tem à disponibilização.
A novidade mais interessante poderá ser encontrada em ambas as versões móveis do Chrome, iOS e Android, e permitirá aos utilizadores pouparem na largura de banda que usam na navegação.
Passa a ser possível usar a compressão de dados de forma nativa e integrada no Chrome, garantindo por um lado uma melhor experiência de utilização em situações de velocidades mais reduzidas ou uma poupança efectiva nos custos quando os plafons de dados têm um preço elevado.
A Google garante que é possível ter uma redução de até 50% na utilização de dados, garantindo um aumento significativo de desempenho e de velocidade de acesso, poupando, por outro lado, no tráfego de Internet móvel.
Esta funcionalidade vai permitir ainda que possam ter uma navegação em modo Safe Browsing, que protege a navegação de páginas maliciosas.
Mas a Google garantiu ainda algumas novas funcionalidades para o Chrome, específicas para cada uma das duas versões.
Chrome para iOS - Tradução de conteúdos
Nos próximos dias a Google vai disponibilizar uma atualização no Chrome para iOS, que passa a permitir a tradução direta de páginas web com um simples carregar de um botão.
Tal como já acontece nas versões Desktop e Android, o Chrome para iOS passará a disponibilizar uma barra de tradução no browser, a partir da qual o utilizador poderá selecionar a função selecionando “Translate”.
Fica assim disponível o acesso a conteúdos em idiomas que não dominamos e que podem conter informação útil e que procuramos.
Chrome para Android - Atalhos para sites e aplicações
Outra das novas funcionalidades que a Google vai disponibilizar para o Chrome é a criação direta de atalhos dos sites favoritos para o ecrã principal do smartphone ou tablet.
Sempre que visite um site, o utilizador apenas necessita de carregar no botão “adicionar” para criar um atalho no ambiente de trabalho, bastando depois tocar no respetivo ícone para ir diretamente ao site ou página pretendidos.
Em alguns sites, esta funcionalidade irá permitir abrir automaticamente o site através da respetiva App, que é ativada de forma independente.
Com estas novidades o Chrome coloca-se numa posição ainda mais reforçada para ser a escolha dis utilizadores para navegar na Internet, quer seja em dispositivos móveis ou desktop.
A interligação destas diferentes versões garantem por um lado uma experiência de utilização transversal às plataformas, ao mesmo tempo que garante uma navegação continua e sem interrupções, seja qual for a plataforma escolhida, sendo facilitada a mudança, de forma transparente.
Todas estas novidades vão surgir nos próximos dias, quando a Google lançar as novas versões nas stores da Apple e da Google.
Download: Chrome iOS
Download: Chrome Android
Homepage: Chrome
Este artigo tem mais de um ano
“Outra das novas funcionalidades que a Google vai disponibilizar para o Chrome é a criação direta de atalhos dos sites favoritos para o ecrã principal do smartphone ou tablet.”
Que lancem então guidelines sobre isso, que nós lá teremos que adicionar mais umas linhas de código ao head das páginas. Já temos o favicon em todas as dimensões possíveis, o app Icon para todos os dispositivos da apple, o ms-application-title para Windows 8…Se calhar está na altura de haver algum tipo de standard, digo eu.
Pois, e uma tag para imagens alternativas (versão “retina”), é que não era mal pensado!
Sim, vai gastar menos, e o consumo de bateria como fica???
Se usa menos largura de banda, há uma menor transferência de dados, logo, gasta menos bateria. Por outro lado usa mais o CPU, contudo acho que compensa na mesma.
O problema que vejo é que os dados têm de ser comprimidos em algum lado, ou seja, têm de passar nos servers da google o que diminui a velocidade. Mas eles devem ter feitos contas e deve compensar a compressão dos dados.
Da experiência que tenho, das coisas que mais bateria gasta é a transferência de dados. Assim sendo, podemos contar com uma optimização também a esse nível. Ou estarei errado?
É assim.
Isso na realidade não vai adiantar nada na poupança de dados.
1. Muitos sites (facebook, p.ex.) já passam por HTTPS, que já é compactado antes de ser cifrado.
2. As imagens ficam igual, experimentem zipar ou fazer um rar com JPEG’s, os ganhos são muito próximos de zero, devido aos ficheiros de imagens terem muita entropia.
3. Os servidores já podem, desde há muito tempo, fazer compressão de dados no servidor, sem ter as mãos da Google.
(ex: http://httpd.apache.org/docs/2.2/mod/mod_deflate.html)
4. A maioria dos dados nas páginas web, estão nas imagens.
“4. A maioria dos dados nas páginas web, estão nas imagens.”
E é por isso que sistemas como o do Opera ou do Nokia Xpress recodificam as imagens para JPG com mais compressão.
O problema é as imagem ficarem uma porcaria esborratada…
O Opera já inclui esta opção do “reduce usage use” há muito tempo -.-
Porque é que aparece a dizer que existem 4 comentários quando eu só vejo 3 e um deles meu que ainda está em aprovação? Estão a contar com todos mesmo os que estão à espera de aprovação?
O opera mini já faz isso há muito tempo. E olhando para o grafico da imagem, parece-me que diminui muito mais, chegando mesmo a diminuir até 90% do trafego
“Este browser tem também as suas características únicas (…) Há também algumas que são únicas deste browser…”
Como por exemplo?
Já usava na versão beta. Não se nota redução na velocidade, coisa que as vezes acontece no Opera.
O único problema está relacionado com a privacidade. Todo o conteúdo passa pelos servidores da Google para serem optimizados antes de chegarem ao browser. Basicamente ficam a saber por onde andam.
Para quem a privacidade não é um problema, é uma coisa que podem usar a vontade.
Mesmo á Google!
Agora os vossos dados passam pela Google!
Então já não passavam antes? A Google ja nao espiava tudo e mais alguma coisa? Se a Google ja espiava nao é isto que vai mudar alguma coisa.
Voces e os vossos chapeuzinhos de metal… É mesmo de quem não tem nada para comentar sem ser dizer mal.
És pago pela Google?
Desculpa intervir na tua religião, se for caso disso…
Não, não passavam.
Nas versões anteriores do Chrome passam só os URLs por onde andas, e as pesquisas todas que fazes no Google (se bem que isso não tem como não passar, obviamente).
Com esta novidade *tudo* passa pelo Google, as postas que mandas no Facibuki, aqui, por todo o lado. Tudo.
Do fb, por acaso não. Porque o fb é por https.
Agora aqui, sim…
E depois? Isto já acontece à MUITO tempo noutros lados, por exemplo com o opera. Desde o meu sony ericsson w660 (à cerca de 5 ou 6 anos?) que o opera mini é muito mais eficiente e usa muito menos informação. E foi bem anunciado que isto era devido à compressão de dados nos servidores deles antes de serem enviados para o cliente.
A blackberry com o BBS também fazia passar os emails/mensagens para formatação prévia pelos servidores deles, antes de serem enviados para o dispositivo, se não estou em erro.
A apple também anunciou à algum tempo atrás numa das keynotes uma maior eficiência no consumo de tráfego com o safari em relação a outros browsers, embora não tenha lido como isso é feito. Não me admirava que fosse com um sistema idêntico.
Aqui o google não está a fazer nada de novo e está a faze-lo bem a vista de todos. Com uma clara vantagem para o utilizador final. No entanto, a solução para ti é simples, se não gostas, não usas.
Essas empresas têm uma base de dados dos utilizadores dos seus serviços, que a usam para potenciar os seus serviços pagos, como anúncios, e análise de visitantes de páginas web?
Não.
O Opera Mini tinha essa vantagem, porque nesse tempo, as larguras de banda eram outras, as resoluções de ecrã de telemóvel, eram outras, os browsers, eram outros (não tinha pinch-to-zoom), e os tamanhos de ecrã, eram outros…
Eu agora acho piada (e tenho pena) destas pessoas que SÓ AGORA se lembraram que tudo o que passa pelos servidores da empresa x, y é monitorizado, recolhida e analisada informação.
Muitas pessoas ficaram psedo-pudicas desde que andam a ouvir meia dúzia de noticias dos media sobre isso. E o “boom” disso aconteceu com as noticias da NSA 😀
Bem tu tás nessa percentagem de pessoas 😀 … bem vindo ao nosso mundo, porque só agora desceste a terra e te apercebes-te que isto sempre aconteceu e sempre acontecerá, a google é só um exemplo e um fracção de tudo resto… ou pensas que todas as outras grandes empresas de novas tecnologias (e não só) não fazem o mesmo?
Esse tipo de noticias/informações aparece cada vez mais porque agora as pessoas hoje em dia têm mais meios de encontrar e procurar informações, e principalmente de as transmitir.
Há por aí muita coisa que eu e tu desconhecemos pelo mundo fora, se soubesses se calhar ainda te preocupavas mais.
Isto faz em lembrar quando as pessoas diziam que ia acontecer algo na passagem do milénio, ou no dia 21/12/2012 😀
Apenas tens que te limitar a viver com certas coisas, se pensasse assim não confiava em nada nem ninguém. As vezes é bom ser ignorante em certas coisas e em certas medidas, porque as vezes és mais feliz e tens uma vida melhor desconhecendo de uma determinada coisa, do que a conheceres…isto para não ser paranoico.
???
Eu não acredito nessas “notificas” da NSA sequer…
Isto é uma empresa privada, com campos de acção bem definidos, e este é um campo de acção da Google.
Não é nada de novo, nem estou preocupado.
Em relação ao artigo, ja estive a usar no Chrome beta e gostei.
No entanto achei que a reduçao de trafego no Opera aparenta ser mais eficiente. Tambem reparei que os anuncios aparecem nas paginas quando se usa a reduçao de trafego, mesmo tendo o Adaway. Faz sentido pois o trafego deixa de vir dos IPs/DNS dos servidores de Ads, mas foi algo que nao gostei.
Gostei bastante da opçao de fazer Pin dos sites. So gostava que desse para por na App Drawer tambem e nao apenas no HomeScreen.
Considerando que o Opera Mobile tem uma poupança de trafego na ordem dos 85% (pelo menos meu é o que diz, com 31mb comprimidos transferidos, de 202mb sem compressão), esperava uma compressão superior, dado o tamanho da Google e o seu poder de processamento.
O meu faz 91% no opera, mas isso varia consoante o sites que navegas.
Acho que primeiro se deviam preocupar com questões de performance… O chrome é pesadíssimo comparado a outros navegadores…
Mas bem compressão de dados é muito bem vinda para quem tem pacotes de dados de 300 megas mensais (eu por exemplo!)
Concordo, o pior do chrome é o desempenho.
Comecei a usar á pouco após ter visto aqui no pplware um comentário em que alguem aconselhava o uso do BOAT browser e é sem duvida o melhor que já usei, aconselho este a toda a gente.
A experiencia no meu lg 4x melhorou significativamente desde que o comecei a usar.