China apresenta o comboio mais rápido do mundo que “anda no ar”
A companhia de caminhos de ferro chinesa estatal da China (CRRC) apresentou recentemente ao mundo o protótipo do comboio que será, provavelmente, o mais rápido do mundo.
De acordo com o que foi já revelado, este comboio poderá atingir uma velocidade máxima de 600 Km/h... sem tocar no chão.
Além da super velocidade que poderá atingir, este novo comboio destaca-se pela utilização de tecnologia de levitação magnética (maglev), que permite que o comboio se movimente sem ter qualquer contacto com o chão. A CRRC revelou também que o comboio será bastante leve, permitindo assim reduzir os custos de produção.
De Beijing a Shanghai - mais de 1000 km em apenas 3,5 horas
Segundo a CRRC, o lançamento deste comboio deverá acontecer em 2021 e poderá ser um concorrente sério aos aviões, tendo em conta a velocidade de movimentação. Este será provavelmente o primeiro comboio com tecnologia maglev a operar uma longa distância no mundo.
Take a closer look at China's first 600 kph maglev train prototype https://t.co/snFUtDb9PK pic.twitter.com/rzpP83NM2z
— China Xinhua News (@XHNews) May 23, 2019
Ding Sansan, responsável pelo projeto, referiu que "o novo comboio fará a viagem entre Pequim e Xangai em apenas três horas e meia". O atual percurso demora, em média, cinco horas e meia. Se a viagem for realizada por via aérea, demora perto de duas horas e meia.
Sabe-se que além da China, também o Japão está a testar esta tecnologia, tendo em prática um projeto que prevê a comercialização de um comboio maglev até 2027. A locomotiva japonesa também deverá chegar aos 600 km/h.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
[ironia]Deve ter copiado isso dos EUA…[/ironia]
A primeira patente é americana por acaso 🙂
de 1905 se não estou em erro.
Abc
Se é um combóio que anda no ar, é um avião. Haha
5* este comentário!!! 🙂
Isto não é totalmente andar no ar, é devido a força do magnetismo. Com dois ímãs pode fazer este teste. Une os dois ímãs. Se ficar presa são de polos diferentes. Se repeliram são do mesmo polo, e é a aí a ideia do comboio. Isto é uma explicação mediante os conhecimentos de magnetismo que eu tenho, não sou contra a sua ideia
Os aviões só andam no ar devido à força do combustível que com a resistência do vento na parte inferior das asas criam uma força ascendente que os fazem voar.
Portanto se o comboio anda no ar…. concordo… é um avião que voa a muito baixa altitude… 😀
Não é à toa que os americanos estão cheios de miúfa da China!…
Pois, não…
Para quem não sabe, este não é sequer o primeiro comboio maglev que a China lança. E, já há uns anos que tem um a operar num dos aeroportos internacionais de Xangai, que atinge mais de 400 Km/h: https://www.youtube.com/watch?v=R_d4D5_4ovA
(Mais uma prova da superioridade dos equipamentos chineses de qualidade…)
Nos EUA e em Portugal, por outro lado, assistimos à degradação da infra-estrutura ferroviária.
Nos Estados Unidos e em Portugal os comboios nunca foram um meio de transporte de destaque
Mas deviam ser (comboios e derivados, como os eléctricos) – pois, são um meio de transporte muito mais agradável, seguro, conveniente e barato, no que toca a tráfego urbano e interurbano. E, pelo menos nos EUA, o abandono do mesmo foi resultado de uma conspiração por parte dos fabricantes de automóveis (Bradford Snell, “The StreetCar Conspiracy”).
Em consequência disto, temos agora os constantes entupimentos de trânsito, devido a batimentos entre automóveis, e também os congestionamentos, causados por muitos automóveis maioritariamente ocupados por uma única pessoa.
Maior consumo de recursos naturais escassos, para dar mais dinheiro aos fabricantes de automóveis, e grande perda de qualidade de vida, passada, em boa parte, em constantes engarrafamentos de trânsito – e com menos dinheiro de sobra, que se gastou num automóvel.
Aqui tb há o lobby das auto estradas…. Imagina a mina de ouro que têm as concionarias…
todos sabemos que eua tenta roubar e já roubou algumas coisas a alguns mas antigas e copia e tenta copiar e muito mal imitado a todos de todo o planeta terra inteiro e vem um parvinho gozando . Outra o comboio mais rápido do planeta terra todo inteiro é da Índia e dá 606 kms por hora e segue-se da China o a 605 kms / hora depois talvez virão japoneses a 600 à hora e nada disso existe em “eua” que está trilhões anos pensamento luz e som atrás de todos do planeta terra inteiro em todas as áreas boas e úteis
Quem pensa que tudo sabe, nada sabe; já dizia a minha avó!
Vai lá pesquisar sobre o Hyperloop da Tesla e da Virgin! 🙂
Tentativas de sanções, bloqueios, intervenções, revoluções coloridas, confiscos, ameaça militar, arrogância, altivez tudo falhado pois não é com vaidade,injustiça , mentiras , egocentrismo. egoísmo e falta de seriedade e com insensibilidade que se vai lá
Essa formatação apolítica, incultural, irreligiosa cristã, não suportará, muito menos conterá a realidade multipolar da qual já se pode ouvir o prelúdio desses novos tempos.
A orquestra se ajusta às batutas dos novos e muito antigos maestros=ÍNDIA E CHINA, não obstante e outro componente ainda se adaptarem à originalidade sinfónica.
Uns e outros conspiram, mas nada resiste a evolução movida pela História e Geografia e Demografia etc de bom e útil eficiente e indispensável .
É uma honra ver e ouvir a História e ser testemunha desses tempos.
Não dizes coisa com coisa! 🙂
Os chineses aprendem com a Tesla! Não é o mais rápido do mundo, esse é desde 2007 o TGV, ao chegar quase a 600km/h nas linhas que já existiam na altura (574,8km/h). Provavelmente quando o comboio chinês vir a luz do dia, para bater um record de 14 anos (na altura), os franceses podem, se assim entenderem, puxar mais um bocado pelo TGV 🙂
a tesla?? quanto muito o hyperloop que apesar de ser o mesmo conceito de maglev nao é a mesma coisa o hyperloop é isto mas a viajar dentro de um túnel pressurizado, o maglev elimina o atrito das linhas o túnel elimina o atrito do ar mas pronto tambem é muito mais caro fazer tuneis pressurizados
Não é pressurizado, mas sim despressurizado, ou melhor, com baixa pressão, para reduzir o atrito provocado pelo ar.
as duas tecnologias mixadas seria um espanto!
comboios dos chineses aquela velocidade? nem que me pagassem!
Tens que ver o mercado chinês para além da loja da esquina
Sim, hortas regadas com esgoto tóxico e antibióticos proibidos nos animais… além de comida falsificada. Tudo isso não tem ali na loja da esquina.
Os comboios são desenvolvidos pela Siemens
Deves ter copiado I’m tweet do Donal trampa…santa ignorancia estes americanofilos
O plano é criar a maior linha ferroviaria do mundo chegando até Portugal. Vai ser top!
Tanta gente aqui que tem uma adoração pela China…. vão para lá trabalhar, vão ter excelentes salários uma enorme proteção social em caso de doença ou desemprego…..é o país mais tecnológico e inovador do planeta terra. Todos os outros os tentam copiar….
Epá, deixa esse tipo de comentários para os forums políticos.
Estamos a falar de tecnologia, e os chineses estão a dar cartas.
Deves mesmo.a China ao pé da Coreia do Sul está atrasada uns 10 anos. E isso dos salários é para meia dúzia. O povo e o operário recebe muito mal, e vive em condições de miséria. Atenção que China não é só Pequim e Shanghai…
+1
Como é a proteção social nos States?
Deve ser “boa”.
https://youtu.be/5ItLIywwepY
Já para não falar da censura…
Ainda há quem pense que os produtos da China têm a velha (falta de) qualidade associada aos produtos da “loja do chinês”. Mas é preciso estar mais atento. Aqui nunca se fala da tecnologia do armamento mas esta é muito importante porque, apesar de pelos maus motivos, impulsiona outras tecnologias. Vejam a tecnologia de guerra da China! Pode ser que se surpreendam… E isto não é defender a China mas apenas procurar não andar a dormir.
Aliás, sou contra regimes políticos como o chinês.
E, a vantagem destes maglev, não é apenas a velocidade – é também o grande conforto.
Num comboio normal, como os que temos em Portugal, sentimos muitas vezes as pequenas pancadas dos verdugos nos carris e podemos ver o comboio a abanar (por vezes, até muito). Com um maglev, por não haver contacto deste tipo, é até possível ter moedas, smartphones e outros objectos equilibrados dentro do comboio e estes não caem: https://www.youtube.com/watch?v=fumYdO9XknE
Olha…
Fui induzido em erro, por causa de um tweet que vi há uns meses – e acabei por dizer algo que não é verdade.
O comboio dentro do qual se filma o anterior vídeo não é um maglev. É um comboio convencional, mas de tipo diferente, que é capaz de atingir praticamente as mesmas velocidades dos maglev – e que, devido à sua superior tecnologia, é muitíssimo mais confortável.
Enganei-me no tipo de comboio – mas, ainda assim, acabei por ter conhecimento de mais uma prova da superioridade chinesa neste campo.
O japoneses têm um MagLev que atinge os 603 km/h há alguns anos. A linha é de curta distância .
https://www.youtube.com/watch?v=hbyU9hSswBQ
A linha é regada ou é impressão minha?
igual a apple…….. melhoraram a tk da simsems.
Um comboio deste tipo está em funcionamento há já alguns anos, entre o aeroporto de Xangai e a cidade. Com bons resultados. é extremamente cómodo e silencioso. Já tive oportunidade de experimentar.
javalijavenho