China aprova lei que permite aceder a mensagens cifradas
As leis na China são únicas e pensadas de forma diferente do resto do mundo. O controlo do estado é uma presença constante e tudo é feito para que este seja reforçado sempre que possível.
Uma nova lei, aprovada este domingo, vai permitir que o governo possa ter acesso a todas as comunicações, mesmo as cifradas, assim o deseje.
A nova lei, enquadrada em várias medidas de combate ao ciberterrorismo, passou a ditar que todas as empresas que operam no território chinês são obrigadas a facilitar o acesso à informação necessária para quebrar as cifras aplicadas.
De forma clara e explicita está declarado que os serviços cifrados passam a ter de entregar as chaves usadas para cifrar as comunicações e as informações que circulem facilitando o acesso a essa informação.
Segundo o governo chinês essa informação não será usada para espiar de forma constante os seus cidadãos e apenas será activada quando se justificar, em problemas de segurança que afectem o país.
Esta medida levantou sérias preocupações em vários países, que vêem assim ser quebrada a segurança que estes serviços conseguiam dar a todos os que no território chinês necessitavam de manter o anonimato e o sigilo da informação trocada. O próprio presidente Barack Obama mostrou o seu desagrado, directamente ao presidente chinês, Xi Jinping.
Se para a maioria das empresas esta será uma medida simples de realizar, por terem as suas chaves de cifra guardadas, existem algumas como a Apple que não o podem cumprir, no caso do seu serviço de mensagens ou do próprio iOS.
O iMessages foi criado de forma a que nem a Apple consiga aceder às informações trocadas. No caso do iOS a cifra é também criada de forma a que nem a Apple consiga aceder à informação armazenada.
Esta nova lei é, para muitas grupos dedicados a defender os direitos humanos uma medida que vai contra algumas das liberdades mais básicas que se esperariam.
Não sendo uma lei que se considere estranha no caso da China, é uma medida que vai colocar a maioria das empresas externas em confronto directo com o governo chinês e criar backdoors que não são desejados.
Este artigo tem mais de um ano
Mas isso não é o que acontece na Europa, nos EUA, etc, etc ????
NSA diz-vos alguma coisa???
Edward Snowden, diz-vos alguma coisa??
Atenção, que fique claro, serei o último a defender a China, mas também não ando a dormir!
Quero ver a atitude da Apple agora… Facilita as chaves que supostamente não tem acesso? Deixa o mercado chinês? Aguardo cenas dos próximos capítulos…
o governo chinês diz que não obriga a que se sejam criados backdoors e que as leis são semelhantes às de outros países ocidentais, o que significa que em termos oficiais não altera nada – se a Apple não tem as chaves então não tem nada para dar, e não terá que sair do mercado.
Não é supostamente, simplesmente não existem, pois são comunicações efectuadas ponto a ponto, a única forma de contornar isto seria fazer como a blackberry faz, routear todas as mensagens pelos seus próprios servidores.
Agora quero ver o que a Google e Apple vai fazer!
Maior parte das empresas usam Apple e Google devido a sua segurança, se tiverem o governo a ler todos os seus emails cifrados podem sofrer danos de espionagem industrial, como aconteceu durante muito tempo na América quando as comunicações não eram cifradas!
Já estou farto da desculpa “terrorismo” 🙁
Já li os comentários todos e estou a ver que ainda acreditais no Pai Natal e no coelho da Páscoa. Todos os governos (e operadoras) tem acesso às tais mensagens cifradas de que tanto se fala.
Se todos os operadores e Governos tem então porque precisam de obrigar as empresas que cifram a dar as mesmas?
Deves perceber mesmo muito de SSL ou TLS, cifras é mesmo contigo para dar uma bacorada dessas!
Sim acredito na Mãe Natal 🙂
http://www.spiegel.de/international/world/nsa-documents-attacks-on-vpn-ssl-tls-ssh-tor-a-1010525.html
“De forma clara e explicita está declarado que os serviços cifrados passam a ter de entregar as chaves usadas para cifrar as comunicações e as informações que circulem facilitando o acesso a essa informação.” Lamento mas esta afirmação é pura mentira. As empresas de comunicação são obrigadas a ajudar as agências do governo a decifrar as mensagens e não a providenciar as chaves usadas.
Acho estranho não terem mencionado o facto de o Reino Unido também andar a tentar passar uma lei similar e que inclusive o Barack Obama concorda com esta.
Isto é uma falsa questão, já somos “espiolhados” em praticamente tudo, não é isto que vai mudar alguma coisa.
Quanto muito vou ter de encontrar alternativas para o “sexisting” com a respectiva 😛
Acho bem porque anda por lá muito terrorismo, ui ui…
A atitude da apple da microsoft e outras empresas vai ser sempre a mesma. essas empresas não são de confiança, naõ são seguras. essas empresas não são problema para a china. os softwares dessas empresas tem spywares e ou backdoors. o problema para a china vai ser os softwares open source, onde não iram conseguir por backdoors ou spywares.
joao o terrorismo não se combate assim, e os acontecimentos em paris mostram isso. e ve la se eles utilizaram software da apple, não, foi software open source
E ainda reclamam dos EUA. Que infantilidade.
Parece que o “infantil”, por aqui seras tu !
Para os que comentam contra este tipo de leis (Tanto na china como nos Estados Unidos e na Europa…..) é caso para dizer “SHUT UP SLAVE! YOU ARE NOT ALLOWED TO THINK!”
E pronto, voltemos lá a ver o jogo da bola ou o bigbrother… Votar nos governos depois reclamar no que escolhem… E já agora meter ‘postas’ de tudo e mais alguma coisa no facebook (ou similar) e depois reclamar que não têm privacidade… Enfim… Brave New World, para quem não conhece http://www.idph.com.br/conteudos/ebooks/BraveNewWorld.pdf (Link disponibilizado na wikipédia)