Chegou o extrato de comissões! Veja já a sua conta do banco
Tem uma conta à ordem? Se sim, então verifique se já tem o seu extrato de comissões disponível. O Banco de Portugal publicou recentemente uma nota informativa onde pede aos clientes de bancos que verifiquem o extrato de comissões.
Saiba já como pode ter acesso ao extrato de comissões do seu banco.
Se tem uma conta de depósito à ordem saiba que, durante o mês de janeiro, deverá receber um extrato de comissões. O extrato de comissões veio substituir a chamada “fatura-recibo” e tem um formato e um símbolo normalizados, definidos pela Comissão Europeia. No topo da primeira página, contém o título “Extrato de comissões”.
O que é um extrato de comissões?
O extrato de comissões é um documento que contém informação sobre todas as comissões cobradas, no ano anterior, pelos serviços associados à sua conta. Pode ser-lhe enviado por correio ou e-mail, ou pode consultá-lo no homebanking ou na app do seu banco.
No extrato de comissões encontrará informação detalhada sobre:
- A comissão unitária cobrada por cada serviço e o número de vezes que o serviço foi utilizado;
- O montante total das comissões cobradas para todos os serviços prestados durante o ano anterior;
- A taxa de juro aplicada à facilidade de descoberto, se a tiver contratado, ou a eventuais ultrapassagens de crédito, e o montante total dos juros cobrados;
- A taxa de juro remuneratória aplicada à respetiva conta à ordem, se existir, e o montante total dos juros auferidos.
O extrato de comissões é enviado pela sua instituição de crédito pelo meio de comunicação que foi acordado consigo. Pode receber o extrato pelo correio, por e-mail, através do homebanking ou da app do seu banco. A imagem mostra um exemplo do que está a ser feito pelo Millennium BCP.
Se o extrato de comissões lhe for enviado por e-mail, a mensagem de correio eletrónico deve conter, no assunto, a expressão “extrato de comissões”.
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Este artigo tem mais de um ano
É bom saber, pois desconhecia de tal informação. O meu banco nunca me envio, nem por carta, nem por e-mail, só se estiver nas mensagens internas do homebanking. E aqui podemos ter noção para onde vai o dinheiro. Enfim.
No meu extrato de comissões diz – valor total: 0€
Sabe tão bem pagar tão pouco.
Gosto de ler quando dizem “eu tenho conta no CTT e não pago nada” é depois vejo filas nos CTT para 1 funcionário. É bom ver que o tempo destas pessoas também não custam nada. Clientes satisfeitos
Excelente e certeira resposta. Eu também goste de ler quando pessoas como o Gato Maltês dizem não pagar nada… mal eles sabem…
eu tenho conta nos ctt e nao pago nada. e nao estou em filas para ser atendido.
Eu tenho conta no activobank e não me lembro de ter filas
Eu não sou cliente do Banco CTT e estou as filas dos CTT na mesma…
#GoFigure
Eu tenho conta no Revolut e nem sei onde é
E para que precisas de ir ao banco?
Tenho contas em 5 bancos diferentes. Depois de ir lá abrir a conta, nunca mais lá voltei.
Cliente do Montepio, satisfeito e sem taxos e taxinhas.
É preciso é saber que produtos utilizar / ter.
Não és mutualista? €2/mês
Deve ser daqueles que paga, para não pagar…
Em qualquer banco português basta teres 10k de patrimonio cumulativo que não pagas nada.
Só paga quem quer, ou quem não tem 10k..
Não isenta a anuidade do cartão de débito/crédito, só das comissões de conta.
Tive a ver por curiosidade e não encontrei essa issenção em nenhuma das contas do santander e na CGD.
Onde saiu essa lei que fala? nunca ouvi tal coisa.
o cana do youtube do Banco de Portugal tem imensos vídeos com informações úteis. Costumo ir ver
Desculpem-me a questão, mas o da CGD ainda não foi disponibilizado, pois não? é que não encontro esse documento em lado nenhum.