PplWare Mobile

Chegou o HDMI 2.1! Transmissões a 48 Gbps


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. MotardFeio says:

    Boas!

    Será que a PlayStation 4 PRO já está preparada para utilizar esta nova norma do HDMI?

    Obg!

  2. oscar says:

    Que máquina consegue processar 48 GB/s?

    • Belmiro says:

      Qualquer uma que consiga fazer playback nas resoluções e velocidades máximas apresentadas. Um PC “qualquer” com uma boa gráfica não terá problemas mundanos desses.

  3. Filipe Coelho says:

    As grandes novidades do HDMI 2.1 são relativas a suporte para 4K120Hz, 8K60Hz, Dynamic HDR e a largura de banda que consequentemente passou de 18Gb da norma actual (2.0a) para 48Gb.

    4K60Hz já é suportado pelos cabos HDMI actuais, capazes de atingir 18Gb. A noticia não está correcta neste aspecto, visto não ser novidade, pois esta resolução/frequência já é suportada desde a implementação da norma HDMI 2.0.

    Como foi dito na noticia, e bem, ainda estão para chegar os primeiros dispositivos com esta norma. É altamente improvável que os dispositivos actuais venham a ser actualizados para suportarem esta norma visto as alterações anunciadas implicarem quase de certeza alterações de hardware. É que para além do que foi anunciado na noticia, a norma HDMI 2.1 implementa também eARC (audio return channel com suporte para audio baseado em objectos: Dolby Atmos p.ex.) e Game Mode VRR (taxa de refrescamento de imagem variável; de alguma forma semelhante à tecnologia Vsync utilizada pela AMD e Nvidia nos PCs). Com estas inovações todas ficaria muito surpreendido se fosse possível actualizar os equipamentos actuais de modo a suportarem HDMI 2.1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.