PplWare Mobile

HDMI, sabe o que é ?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Daniel says:

    Porque falas apenas em 1080i?
    E o 1080p?

    • takaka says:

      Queres mesmo dizer ao contrario. porque ele fala de 1080p e nao de 1080i.

      • JMV says:

        Na verdade, fala de 1080i, pois o “i” significa precisamente “interlaced”, ou seja, entrelaçado, e o “p” significa “progressive”. Logo, a descrição fornecida é para a resolução 1080i e não 1080p.

      • mario says:

        qual é o melhor? i ou p? o p é mais conhecido e divulgado…mas ql é a diferença em termos de qualidade? o 1080p é melhor porque apresenta a imagem apenas numa fase..certo? :^|

        • Frederico Gordo says:

          Não sou nenhum expert na matéria mas penso que 1080p é superior por isso mesmo que disseste, por ser progressivo ao invés de interlaçado.

        • António Coutinho says:

          o I é “interlaced” e P é “progressive”.

          I » a imagem é actualizada linha sim, linha não, a cada momento

          P » a imagem é actualizada em todas as linhas ao mesmo tempo

          por ordem 1080i * 720p * 1080p

        • Pedro says:

          Leste o texto todo?

          “Em resumo: em termos de qualidade de imagem: 480i < 720i < 480p < 1080i < 720p < 1080p"

  2. NYyankee says:

    “O HDMI vem em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Radio Frequência , Cabo coaxial, Vídeo composto, S-Video, SCART, Xbox,etc).”

    errr… Xbox um cabo?

    De resto bom artigo.

  3. Pedro A. says:

    Já que estamos numa de prendas de natal, quero um eeePC daqueles da 1ª foto 🙂 Alguém???

    • Nuno says:

      encomenda no ebuyer.com, esta a £150 a versao mais basica com linux.

    • kekes says:

      Em breve vao sair novos muito mas muito mais potentes, no entanto recomendo Windows, pois ficam melhor servidos em termos de performance, coisa que Linux em contexo multimedia deixa muito a desejar, falo eu por expriencia propria que uso muito filmes em 1080p, encodados em h.264, e em Windows consigo performance muito superior ao Linux, e em relacção ao Win7 e ao XP tenho exprimentado melhroes desempenho no 7 que no XP, no entanto aqui ja me disseram o contrario, por isso nao me pronuncio. Creio que ao comprar uma coisas destas pra multimedia temos que comprar uma coisa em condiçoes.

      ANyway comprem com Ion ou outra coisa qualquer desde que nao seja a tradcicional 945GM

      Anyway respectivamente ao post, proque falas de 720p e só de 1080i? que nao souber pensa que so existe essas resolçoes, e existem 720i, 720p, 1080i, 1080p, tendo o i metade da informação do p, e uma coisa a notar nas televisoes quando se vai comprar se sao 1080p senao ainda vai uma 1080i.

      Anyway bom post

      • Pedro Pinto says:

        Resumindo:
        Em termos de qualidade de imagem: 480i < 720i < 480p < 1080i < 720p < 1080p - 480i = 640 x 480 pixels, utilizado por grande parte dos televisores antigos. - 480p = 640x480 pixels . - 720i = 1280x720 pixels entrelaçado. - 720p = 1280x720 pixels - 1080i = 1920x1080 pixels entrelaçado. - 1080p = 1920x1080 pixels Normalmente o enterlaçado reduz até metade da qualidade total

      • BigOix says:

        boas , kekes , ( coisa que Linux em contexo multimedia deixa muito a desejar, falo eu por expriencia propria que uso muito filmes em 1080p, encodados em h.264,)

        Não concordo muito, em primeiro lugar vamos ver a natureza dos codecs , o codec h.264 necessita de muito processamento, em relação ao mpeg2,eu no meu ubuntu vejo todos os meus blu-rays sem necessidade alguma do windows. os reprodutores multimédia em sistemas unix como é linux
        não estão definidos para dual core ou mais, o que é essencial para ver filmes de alta-definição tens tu mesmo que fazer isso configurar o reprodutor para reproduzir os filmes em vários cores, na nova versão do ubuntu o único codec em filmes de alta-definição que funciona directamente sem configurar nada é o belo mpeg2 que não necessita de tanto processamento e tem a mesma qualidade ou melhor ate, esquecendo a guerra de codecs passamos a frente,Para resolver o problema do codec AVC/h.264, é aqui a solução é uma placa da nvida com suporte a tecnologia vdpau semelhante ao PureVideo HD para windows , que permite
        ver todo tipo de filmes de alta-definação aproveitando GPU da placa gráfica melhorando a reprodução do filme que estamos a ver.
        No caso gosto mais ver filmes em alta-definição em linux pois aqui consigo avaliar a qualidade de compressão do filme coisa que em windows torna-se um pouco difícil por causa dos filtros do dito melhoramento de imagem.
        Este no meu caso que tenho uma placa da nvidia, pois no teu caso for uma placa da intel pois ai experiência será melhor em windows.
        estes são alguns dos reprodutores que utilizo no ubuntu para ver os meus blu-rays

        mplayer

        Smplayer

        e utilizo também o Media Center xbmc que já vem configurado com a tecnologia vdpau da nvidia

        se quiseres saberes como vejo filmes blu-ray vé neste link do ubuntu forum PT o post que criei ,onde explico como fazer
        http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=59089.0

  4. Pedro A. says:

    Outra coisa, no final quando pões:
    “O que é resolução 720p(HD) e 1080p(Full HD)?
    O 720 corresponde a 720 linhas de 1280 pontos cada (1280 x 720), afixadas em modo progressivo: a imagem é transmitida numa única vez, da primeira à última linha. O 1080 corresponde a 1080 linhas de 1920 pontos cada (1920 x 1080), mas em modo entrelaçado: a imagem completa é afixada em duas fases.”
    a descrição do 1080 não corresponde com o titulo. O 1080p funciona como o 720p mas com mais resolução ficando: “O 1080 corresponde a 1080 linhas de 1920 pontos cada (1920 x 1080), em modo progressivo a imagem completa é afixada numa unica vez.”
    Mas acho que querias mostrar a diferença entre o p e o i, pelo que é o titulo que tem de ser corrigido para: “”O que é resolução 720p(HD) e 1080i(Full HD)?”

  5. Nuno says:

    Uma das caracteristicas importantes destes cabos e suportarem funcionalidade HDCP, high def content protocol (ou o diabo que o leve). E componente necessario para impedir que o sinal audio e video saia de um meio protegido (ie: disco e leitor blue ray) para ser interceptado e copiado para um meio nao protegido com DRM, facilitando a sua copia a bel-prazer do consumidor e do distribuidor nao autorizado.

    Como o meu laptop tem saida HDMI e a TV o aceita, achei boa ideia ter um cabo destes la por casa para ver filmes no ecran maior usando so um cabo (em vez de DVI + som stereo analogico). As vezes funciona benzinho, outras vezes o som recusa-se a sair pela TV e continuam em uso as colunas do computador.

    O que acontece sempre e que o PC nao consegue usar a resolucao nativa do ecran (1680×1050) e ao aplicar a resolucao nativa do laptop (1600×900) fica uma imagem distorcida na TV enquanto que o Windows se queixa que a imagem deveria ajustada para 1920×1080.

    A assistencia da Compaq diz-me que com os drivers mais actuais isto fica ultrapassado, mas os tempos de recuperacao do modo standby pioram. Fico a espera de nova versao dos drivers para isto ficar rmesmo a meu gosto (espero). Compaq CQ71-125 – boa maquina mas falha neste particular.

  6. Rúben M, says:

    Os aparelhos com HDMI são fabricados de acordo com diferentes versões da especificação sendo para cada uma delas atribuído um numero tais como 1.0, 1.2, 1.3 e 1.4. Cada nova versão usa o mesmo cabo mas aumenta a largura de banda e/ou capacidades do que é possível transmitir pelo cabo. Um produto que esteja listado como tendo uma determinada versão de HDMI não significa que possua todas as características da versão, isto porque algumas das características são opcionais tais como Deep Color|[6]e xvYCC[7] (Sony chama-lhe “x.v.Color”).<– faltou isto 😉

  7. Joaquim vidal says:

    Em relação a um PC, nota-se a diferença entre a ligação DVI e uma HDMI? Existe alguma diferença notória ou não.

  8. Fernando says:

    Não existe melhor que um leitor de DVD com saida HDMI que leia formato XVID ou DIVX e reconheça as legendas *srt. Com chip mediatek (para alterar o firmware do leitor de origem). Fico quase com um cinema em casa. O meu leitor de dvd está a fazer 2 anos e já vinha com esta tecnologia. Altamente 🙂

  9. David L says:

    Agora apareço eu, que não percebo nada do assunto, ja fiquei a perceber, agora faz sentido uma entrada que vi num pc da asus, nele dizia hd e era do mesmo formato que aparece na foto, serve entao para ligar por exemplo a um lcd para ver filmes de alta definicao, muito bem inventado…

  10. pdcc says:

    uma duvida.este artigo e excelente ainda mais porque tenciono comprar um lcd novo no natal maior e melhor para ver uns filmezinhos e jogar:-)…Mas o meu pc e um desktop recente e relativamente “poderoso”..sera que tem essa saída?se sim onde esta?na placa grafica como a VGA?

    agradecia se pudessem ajudarme.

    antes de mais obrigado
    pdccc

  11. RCS says:

    1080i < 720p < 1080p ???

    Não é assim tão linear !

    720p é melhor para imagens rápidas, como desporto por exemplo.
    1080i é melhor para imagens paradas.

  12. Nelson Saraiva says:

    Muito bom artigo e talvez me consigam ajudar numa coisa que me aconteceu há uns dias.
    Comprei uma nova TV LCD e, uma vez que tenho o serviço MEO, optei por adquirir um LCD que suportasse HDMI para, de uma vez por todas, conseguir usufruir da HD.
    O problema surgiu logo após a ligação e quando fui confrontado com uma mensagem onde me informava que não podia usar o HDMI porque o HDCP não era suportado. Segundo me parece, o LCD não suporta o dito HDCP.
    Terei forma de contornar este problema ou ainda não foi desta que conseguirei começar a ver o serviço em HD?
    Cumprimentos e todos

  13. rAoM says:

    Não há nada como ter um LCD da LG (no meu caso o 42LF2510, que com um downgrade de firmeware, permitiu activar a leitora de Fotos, mp3 eeeee aaaaiiinnndddaaa divx!!!!
    EEE AAIINNDDAA HD (1920×1080)
    Tudo isto a partir da suposta porta USB apenas para serviço técnico!!!!
    Resumindo: tenho um disco de 2,5″ ligado ao lcd, cheio de filmes, musica e até algumas fotos. Utilizo apenas o comando do lcd, reconhece legendas e até dá para mexer para cima ou para baixo ligeiramente as mesmas…
    99,999% satisfeito.
    o 0,001% é pelo facto de não reconhecer DTS (não se pode ter tudo)
    Fica o link para os curiosos/interessados:
    http://www.avforums.com/forums/lg-owners-forum/1012225-usb-port-new-lg-lcd-lh-series-12.html

  14. Iran says:

    Eu tenho um monitor com entradas DVI e HDMI, se eu comprar uma placa de video com saida HDMI vou ter melhorias nos gráficos e sons dos jogos?

  15. IceCube says:

    Sabem o que é a norma HDMI 1.4 ?

    Sabem o que é QFHD ?

    Não ?!

    Então este Natal comprem LCDs com fartura!

    • Tiago Dias says:

      Acho que o tempo que perdeste a mandar esses bitaites era mais bem empregue se fosse gasto a tentar explicar esses pontos…

      Mas é só a minha opinião, que não percebo nada do assunto e estou habituado a ver a informação dos posts a ser complementada por leitores que têm informação adicional e útil para o tema. Na minha opinião é um ponto bastante importante do pplware, e até já aprendi muito nos comentários, às vezes tanto ou mais que no próprio post. Como a própria equipa diz, este blog é de todos nós, e feito por todos nós.

      Continuem o excelente trabalho pplware 😉

      • IceCube says:

        O tempo que demoraste a escrever, tinhas lido com olhos de ler, o artigo do Pedro Pinto e tinhas encontrado o Link do site HDMI – http://www.hdmi.org, e claro que o 1.4 está lá …

        Quanto ao QFHD, já deves ter ouvido falar do um site que há na net que acho que se chama GOOGLE!

        Para não te cansares muito aqui tens o link com a pesquisa
        http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=QFHD

        Já agora, aproveita para complementar os postes, com aquilo que aprenderes, se isso não te cansar muito.

  16. Marcos Santos says:

    Era o que ia comentar o cabo suporta mais que 1080p, http://en.wikipedia.org/wiki/HDMI, por isso existem as várias versão do cabo, mas de resto bom artigo.

  17. 0verruled says:

    Depois deste post fiquei com umas duvidas,

    Eu tenho uma gráfica ati hd4850 que neste caso só tem saídas DVI e um monitor com entradas DVI e HDMI. Neste momento esta ligado por DVI, ao ver filmes 720p ou 1080p por DVI estou a receber a qualidade máxima? Ou se ligar por HDMI compensa a melhoria de qualidade? Como a gráfica só tem saídas DVI vou ter que utilizar um adaptador DVI-HDMI, isto vai interferir na qualidade?

    cumprimentos

  18. Fabio Cantu says:

    Otima matéria meu amigo
    muito esclarecedor

    ficarei atento na minha futura compra de uma televisao HD

  19. pdcc says:

    o Overruled colocou umas perguntas pertinentes, tal como eu também tem duvidas…podem responder-nos pf?

    ajudem-nos

    obrigado
    pdcc

  20. mmrs says:

    “0verruled” e “pdcc” na minha resposta a “Joaquim vidal” tendes a resposta mas, volto a frisar que por DVI dá imagem sem som num monitor multimédia ou num LCD, com HDMI tem o som incluido em alta difinição e tira-se melhor partido da qualidade em HD.

  21. Shin says:

    Olá. Não grande expert nesta matéria.
    Andei a ver uns cabos no ebay e vi que existem cabos hdmi (hd ready) e cabos (full hd). Isso esta relacionado com o numero de pins? ou é apenas publicidade?

  22. josé Pinho says:

    olá pessoal, é possivel utilizar hdmi como entrada de video no computador, por exemplo ligar um reciver parabólica para poder afinar a antena?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.