Cerca de 69% dos utilizadores não pagou o seu sistema anti-virus
Apesar da maioria dos computadores estarem protegidos, a grande parte dos utilizadores não pagou pelo sistema AV.
Os anti-virus são ferramentas importantes na segurança de qualquer computador. Para além de removerem aplicações malígnas, previnem também o seu aparecimento, ao activar todas as barreiras no nosso sistema, e ao estarem em constante ‘vigia’ sobre o mesmo, alertando sempre que hajam intrusos.
No entanto, segundo um estudo encomendado pela Kapersky Lab, apesar da maioria dos computadores estarem protegidos, cerca de 69% dos utilizadores não pagou pelo sistema antivirus que tem instalado. A maioria também desconhece a ocorrência de vulnerabilidades
Um estudo da O-K Research realizado em Maio de 2012, e encomendado pela Kapersky Lab, vem indicar que ainda existem muitos sistemas anti-virus a proteger computadores que não foram pagos.
Dados dos entrevistados: 11.000 utilizadores com idade igual ou superior a 16 anos, e a viver na América do Norte, Europa, Asia, Africa ou Médio Oriente. Todos têm acesso à Internet, e cerca de 90% acede todos os dias.
11,000 users living in Latin and North America, Europe, the Middle East, Asia and Africa. All the participants were aged 16 or over and had access to the Internet, with over 90% of them going online every day
Segundo o estudo, 95% dos desktops e 92% dos laptops estão neste momento protegidos contra conteúdo malicioso, no entanto, cerca de 69% dos utilizadores não pagaram pelo sistema anti-virus instalado para essa protecção de dados, e a maioria também desconhece a ocorrência de vulnerabilidades.
Percepção dos utilizadores sobre a segurança do seu aparelho
Segundo Dmitry Bestuzhev, director do grupo de analistas da Kapersky Lab na América Latina, “Confiamos que o trabalho árduo de milhares de developers e especialistas com os produtos pagos, garantem uma maior eficiência, comparativamente aos rivais que são gratuitos. Testes comparativos independentes, como o AV-Comparative e o AV-Test.org comprovam a nossa convição. Uma solução de segurança que perde cinco ameaças de uma centena não pode garantir uma proteção confiável”.
Curiosamente, 22% dos entrevistados acreditam que a existência de um software antivírus gratuito é o resultado da responsabilidade social dos programadores/developers/criadores, ou seja, os fornecedores preocupam-se com aqueles utilizadores que, por razões pessoais ou financeiros não podem pagar por uma proteção antivírus.
O estudo indica ainda que 31% dos entrevistados acreditam que o software livre é uma espécie de plataforma que os programadores/developers usam para promover seus próprios produtos comerciais de alto nível.
Segurança na Internet
Bestuzhev reforça ainda que a diferença entre os sistemas de protecção de dados gratuitos e os pagos, são o conjunto de ferramentas extra que complementam a protecção durante a navegação na Internet, como firewall, filtros antispam, antiphishing, e outros módulos além da protecção malware básica.
E especialista afirma ainda que “Diariamente recebemos 200 mil novas amostras de malware, e o maior risco são as ameaças de Day-0, pois são as que exploram vulnerabilidades desconhecidas”.
Relativamente ao Day 0 (ataque malicioso), poucos são aqueles que estão familiarizados com este assunto, sendo que apenas 11% sabe ou acompanha de perto as descobertas de novas vulnerabilidades.
No entanto mais de metado dos entrevistados são afectados, diariamente, por este género de ataque.
Besruzhev saliente ainda a importãncia da cloud computing, referindo que é mais uma camada de protecção e que apresenta, actualmente, 6% das detecções de ameaças no Brasil.
Durante a pesquisa, os especialistas da O + K também tentaram determinar quantas vezes os entrevistados utilizaram o software de proteção pré-instalado. Descobriu-se que 60% dos entrevistados tem uma versão de teste de um programa anti-vírus que vinha junto com seu computador ou laptop. 13% deles continuaram com a solução pré-instalada após o período de teste ter terminado, enquanto 30% dos utilizadores eventualmente mudaram para uma outra solução. Curiosamente, 2% dos entrevistados não tomou medidas após o fim do período experimental, deixando assim os seus computadores desprotegidos.
Pode aceder ao estudo na íntegra aqui.
Homepage: Kapersky Lab
Este artigo tem mais de um ano
Resumindo diz a Bestuzhev
“Diariamente recebemos 200 mil novas amostras de malware, e o maior risco são as ameaças de Day-0, pois são as que exploram vulnerabilidades desconhecidas”.
Ou seja por que pagar por uma coisa que não é 100% segura, ou seja ninguem esta 100% seguro que pague ou não.
… e disse “Ou seja por que pagar por uma coisa que não é 100% segura(…)”
e os seguros que há (e que temos)?
E porque é que vais cortar o cabelo?
Por acaso pertenço aos 31% que paga por uma Suite.
Estou satisfeito, o computador continua muito rápido.
O tempo em que o cuidado por onde se anda, já lá vai, com servidores a serem atacados todos os dias, qualquer web site pode andar a servir coisas malignas sem os donos saberem sequer. Estive a ver o registo da suite e bloqueou (heuristicas) uma coisa qualquer num site qualquer… e nem me apercebi de nada.
O truque é reduzir a plataforma de ataque usar o Google Chrome ou Mozilla Firefox; desativar/ remover todos os extras desnecessários (Oracle java; tudo da Adobe; etc.); garantir que tem sempre as versões mais recentes dos programas (a nível de segurança pelo menos) e que desativa tudo neles que não seja necessário; não usar cracks; e ler bem todos os passos nos instaladores para não instalar as barras de ferramentas e por aí em diante que ninguém quer realmente.
Quanto ao antivirus Linux e Mac e por aí em diante, basta estar atento às notícias para perceber que são tão vulneráveis como o Windows se o utilizador for tão burro como alguns do Windows e dizer tudo “à que sim” e queres privilégios para me roubares tudo? Claro, toma lá e não incomodes mais…
Eu tenho uma versao pirata do BitDefender, porque pagar quando se pode ter de graça. Na verdade estamos nos a proteger contra empresas que elas mesmas fazem os virus e os trojans pra por o pessoal a pagar, enfim, de mim n levam um tostao esses ladroes.
Linux!
Diz barbaridades a vontade filho, eu no linux faço um keylogger em menos de 5 minutos, no Windows demoro mais do dobro do tempo, e apenas funciona por poucos dias, devido aos anti-virus e protocolos de segurança que a microsoft lança nos updates todos os meses.
falta dizer que precisas de acesso root ao sistema para conseguires fazer isto, algo que poderá não ser fácil se o computador estiver devidamente protegido. É evidente que, com acesso físico ao sistema qualquer sistema é vulnerável, mas existem sistemas onde isto é muito mais complicado de ser feito.
O facto de conseguires fazer isto no Linux (se tiveres os privilégios necessários) só demonstra quão flexível é o sistema permitindo implementar uma funcionalidade em pouquíssimo tempo contra outro sistemas. E sim, um keylogger pode ser uma excelente ferramenta de monitorização (por exemplo, no envio de mensagens de aviso assim que alguém escreve alguma coisa num teclado de um servidor numa intervenção não planeada, ou para registar os comandos introduzidos num honeypot)…
Em que linguagem já agora José? Só pela curiosidade
Podes utilizar praticamente todas as linguagens que possam ler a partir de ficheiros. Um exemplo em C seria, http://www.thelinuxdaily.com/2010/05/grab-raw-keyboard-input-from-event-device-node-devinputevent/
Obrigado Claudio , também sei que em c (entre outras linguagens , sou programador) dá para desenvolver , a questão era mais direccionada para o José dado que estou curioso no seu keylogger feito em menos de 5 minutos , é que temos craque .
Em relação ao teu comentário , se nao fosse pedir muito , podias me indicar alguns sistemas honeypot em uso nos dias de hoje?
Obrigado
@Alexandre Amaral: depende do objetivo do honeypot, tecnologias que pretendes abranger, se é de pesquisa ou de produção, etc…
O honeydrive (http://bruteforce.gr/honeydrive) tem algumas ferramentas interessantes se quiseres explorar esta temática.
… deve de ser em skiddie …
xD
Correndo o risco de estar errado, mas dia menos dia…
entao envia la um para o meu mail
Vais-me dizer que mais dia menos dia,não vai ser uma realidade, se é que já não o é?.
E chega muito bem o MSE.
Como eu costumo dizer, uso o Bom senso internet security,
Pois muitas vezes os problemas vem do utilizador.
Já em questões empresariais o caso muda de figura e claro que é recomendado segurança acrescida
E o bom senso é que ganha sempre.
A não ser que sejamos um alvo por parte de crackers. Seja uma empresa, seja um individuo que chateou alguem, algures.
Mas tendo cuidado, isto anda sempre limpo.
Concordo, é como um condomínio de segurança “máxima”, o engenheiro social bom paquera uma moradora desse condomínio a ponto de ela própria entrar no prédio na companhia do malicioso. De nada adiantou a segurança se tem um morador que não percebe a confusão em que se meteu e depois culpa os vigias e responsáveis de segurança.
Tem usuário principalmente os de 14 a 18 anos que não sabe a diferença entre um email genuíno de uma amiga dele e o email malicioso de mesma pessoa, usando palavras que essa pessoa nunca mencionou. Que acham que por ter um antivirus no computador ele pode fazer o que quiser que o sistema é de Titanium. Nem sabe ele que se um antiviris que ele baixa e tem um (crack) que ativa o AV por mil anos afrente, o que impede de o cara que fez o (crack) não ter também feito um sistema de conexão com todas as maquinas o qual foi usado esse (crack) e ter todas elas em suas mãos para fazer o que quiser? Como são bobinhos esses.
Concordo, muitas vezes o problema é causado pelas “mãozinhas”.
Off Topic:
Andas aqui? Um abraço!
Olha quem ele é…
Um abraço.
Relativamente ao titulo. É verdade. Mas poucas pessoas estão dispostas a pagar por algo que só serve para previnir algo. E só quem já perdeu muito por causa de virus é que está sensibilizado.
Para além disso, as empresas que fazem anti-virus podiam fazer isto de forma diferente. Deixam fazer updates a programas piratas. Se usassem o mesmo sistema de jogos, que verificam o user e o serial para jogar online, até podia correr de outra maneira…
Eu por acaso não tenho anti-virus, e quando tinha eram normalmente freewares. Tendo um pouco de bom senso para não navegar em paginas duvidosas, não fazer download de arquivos sem se ter a certeza de que são seguros ou não, ter as definiçoes de rede fechadas, e evitar colocar pens no pc que possam estar infectas faz com que não se apanhe o bicho. Já há 3 anos que ando assim, e o unico dia em que corri risco foi um dia em que emprestei a minha pen e voltou com um trojan la dentro. Felizmente não corre automaticamente e tnh definições que me premitem ver e apagar a ameaça. De vez em quando passo cá dois ou tres anti-virus, e está sempre limpo.
E é por isso que digo que hoje em dia só apanha bicho quem quer.
Eu sou um deles.
Não concordo, toda a gente é susceptivel de apanhar bicharada numa ou noutra altura do campeonato, se é que me faço entender.
Existem bons anti-virus gratuitos e além disso a que ter bom senso e ter algum cuidado com o que se faz na Net, e mesmo um anti-virus comprado não é sinal de estar 100% protegido, isso não existe.
O meu Anti-Virus é o melhor, chama-se Utilizador, já experimentaram? Não me da problemas nenhuns, com performance, firewalls, regras, bla bla bla, eu sou o Anti-Virus, não uso programas de terceiros para proteger o meu PC.
Convém sempre utilizar alguma coisa.
Para quem não percebe nada de pc’s, sure, não estou a dizer que sei tudo de pc’s, mas sei o suficiente para andar sem anti-virus e não apanhar nenhum vírus, e já ando assim a anos, até hoje nunca tive problemas com vírus.
Não existe maior engano na informática que a falta de sensação de segurança, existem muitos “virus” que tu nem das conta da sua existência (ex: rootkits). Já agora, também desligas o Windows defender? É que para andares sem antivirus nos Windows mais recentes tens de ter esse trabalho
Concordo.
Eu estou na mesma situação, não preciso de anti-vírus para nada, quer seja pago quer seja gratuito, só servem para ocupar memória
Discordo.
Olha que há exploits tramados!Pelos vistos usas o Backtrack como S.O.!
Mesmo para quem está mais a vontade, convém sempre ter alguma coisa.
Já somos 2!! Considero a maior parte dos anti-vírus, de lixo electrónico.
+1
Estudo encomendado por uma empresa de AV, que quando encomendou o estudo não tinha soluções gratuitas… E curioso só apresenta o estudo depois de lançar uma versão gratuita… Que interessante… E quase como tivessem a dizer: “Experimentem a versão gratuita, e se gostarem comprem, porque a gratuita não protege totalmente.”
Alem de achar estes estudos verdadeiras “tretas”, concordo ainda com o que muitos já disseram aqui… pago ou gratuito, nenhum antivírus é 100% eficaz e a melhor segurança para o PC vem da parte de quem a utiliza.
Ser um utilizador responsável e ter um antivírus gratuito apenas para dar uma ajuda, é para a maioria dos utilizadores domésticos mais que suficiente.
Mas pronto… o objectivo das empresas de antivírus é vender e por isso encomendarem estes estudos…
3 palavras MSE
Quais são as outras 2 palavras?
Primeira: Microsoft
Segunda: Security
Terceira: Essentials
Idem, com mais qualquer coisa, e um pouco de bom senso. 😉
Uso Avira Free ou o da Microsoft 😉
O melhor Anti-Virus está na pessoa, não há AV que sobreponha à ignorância e clique em todo o lado
MSE (o unico produto Microsoft que realmente aprecio só podia ser gratuito) chega e sobra e é gratuito…quem tem medo compra um cão 😛
Com a quantidades de softwares em formato “freeware” existentes na Internet, só paga quem quer embora compreenda que versões ditas “pagas” dos mesmos softwares protegem um pouco mais as máquinas. Claro que um pouco de senso comum ajuda… 😀
Depois há a pagina da PSP que nos aterroriza a quase todos…
Por aqui a solução é ESET 🙂
Eu paguei pelo meu AV, a licença deve expirar nos próximos tempos e tenciono voltar a pagar porque estou satisfeito com ele. Aproveitem as campanhas promocionais é o que faço!
Sinceramente desde à alguns anos que usava o Kaspersky, era (é) muito bom, talvez o melhor na área. Actualmente não vejo essa razão para isso, o MSE em conjunto com a Firewall do Windows dão conta do recado o qb.
Anti-vírus é para meninos 😛
e p’ás meninas, o que recomendas?? miminhos e carinhos sem fim … kkk
xD
Não pago, porque uso MSE 🙂 É free e o resto é como dizem. Bom senso. Não há anti-virus que resista à engenharia social…
Eu uso Sophos Anti-Virus for Mac Home Edition… pelo sim, pelo não!
E também não o paguei 🙂 .
Por cá mora o Avast! tem me servido 5 estrelas e até tem versão para android. Às vezes clico em links que são duvidosos só para ouvir o avast! queixar-se 😛
E depois há quem tenha soluções pagas, de forma gratuita, mas essas são informações para outras estatísticas 😉
Há cinco anos que tenho o Norton e nunca houve “bicharada” nos meus pcs. Para além disso, quando quero algo mais apetecível, navego com sistemas virtuais, não vá o diabo tecê-las.
Na minha opinião esse AV e o pior de sempre, só a quantidade de recursos que o mesmo consome na maquina até mete medo!
Não digo que seja um dos piores, mas que consome muitos recursos lá isso consome.
69%… curioso número.
https://www.youtube.com/watch?v=IwPIN8XHhx0
Não usem antivirus não..falha-vos o click e tufas toma lá uma virose.
Claro que o utilizador é o primeiro antivirus do sistema mas com avg’s, avira e companhias gratuitos porque não colocar um?!
Tonterias de meninos que mais cedo ou mais tarde vão apanhar comichão
Bem.. isto isto dito assim, nao precisamos de policias enfrente aos bancos, o cofre tem um codigo..
😉
eu nao pago por antivirus, de todo.
– No W8 estou usando o Comodo Internet Sercurity totalmente FREE .
http://www.comodo.com
Comodo Free FW + Avast Free AV
Btw Há muita gente a usar o MSE mas nos ultimos testes que vi desiludiu
http://www.av-test.org/en/tests/home-user/windows-7/sepoct-2012/
Solução: comprar um Mac…
É mais fácil roubarem-me o computador que apanhar com um virus qualquer…
Ah! E é claro… bom senso internet security
Exacto! Dás 2000€ por um computador, não te proteges e depois reclamas…
já lá vai o tempo em que tudo estava seguro.
http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/os-mac-estao-menos-imunes-a-virus-e-a-apple-ja-se-deu-conta-disso-1552621
Concordo, da maneira como se andam a adotar outros SO’s, é uma questão de tempo.
pá ninguem percebe bons softwares , usem o avast , recomendo , desde que usei nao tive que formatar novamente o pc , e nao so usem malwarebytes =)
Realmente,eu também sou um utilizador ferrenho do Microsoft Security Essentials.Não quer dizer que seja o melhor anti-vírus gratuito do mercado,não digo isso,mas é somente porque consome pouquíssimos recursos do sistema.Lá nisso não há melhor.Tenho a certeza absoluta porque já experimentei vários programas anti-vírus e nenhum deles nem aos calcanhares do MSE chegava,neste aspecto!!
Nunca paguei por um anti-vírus! Sempre usei as versões free, e nunca tive problemas. E a verdade seja dita (Panda, Norton, Mcafee) são lentos de morrer, não sei quem foram os saloios que desenvolveram tais porcarias. O pc demora arrancar, e tudo fica mais lento abrir. Nunca vi lógica nenhuma nesses anti-vírus. Para mim são lixo electrónico e só servem para nos irritar!!
Para quê? Para se andar a pagar de ano a ano um balúrdio? Temos o antivírus da Microsoft que é muito bom e é grátis!!
Percebo o que queres dizer, mas já o disse lá em cima, e volto aqui a repetir: Sendo assim, para que é que vais cortar o cabelo? Percebes o que quero dizer?. 😉
“Nuno Silva”,concordo em absoluto consigo.O Microsoft Security Essentials não só é gratuito,como nos é dado(como consumidores finais),por uma empresa de topo que é a Microsoft,que assegura de pronto a segurança dos sistemas operacionais Windows por quem tem instalado o seu anti-vírus,em todo o mundo.Estamos a falar de milhões e milhões de utilizadores que têm o MSE instalado por esse mundo fora.E você vai ver,dentro de alguns anos,no segmento dos anti-vírus gratuitos será único,estará como o anti-vírus mais importante do mundo.Não lhe dou muito tempo para essa façanha.E,como sempre venho dizendo,nenhum(mesmo dos anti-vírus pagos),lhe chega aos calcanhares quanto ao poucos recursos do sistema que consome.Nenhum!!
Eu uso Linux, pelo que não uso antivirus. Como dizem que 90% dos vírus são feitos para o RuimWindo$ sobram 10% e têm que passar pela segurança do SO…
Concordo com aqueles que dizem que o bom censo é muito importante, e se usarem algum Anti-Vírus e/ou Firewall, melhor ainda.
Mas independentemente do sistema operativo, das ferramentas de segurança e até de usarmos apenas sites de confiança, podemos ter surpresas, pois os próprios sites são vulneráveis e infetar milhares de dispositivos.
E se tivermos alguma ferramenta de segurança, mesmo que estas entrem, sempre podem vir a ser detetadas com as atualizações, e no caso de ser um software pago e da marca certa, podemos ter assistência técnica gratuita, e nalguns casos em Portugal.
Se para alguns utilizadores comuns isto pode não ser muito importante, para as empresas podem ser muito importante, mesmo como contenção de custos, apesar de pagarem o software, pois há informações e tempos de operação mais caros que o software….
Ppl, que software para servidores e respetivos endpoints recomendam? Para sensivelmente 100 endpoints? Gracias 😉
Ainda é pouco conhecida a marca eScan em Portugal, mas podes informar-te em escan.pt
E tens suporte por email, telefone e remoto, em Português.