PplWare Mobile

CEO ganharam quase 200 vezes mais do que os seus funcionários no ano passado

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Joao+M says:

    E ainda bem que ganham. Enquanto uma asneira de um colaborador pode criar um problema mas, 99.99% das vezes esse problema é resolvível, uma má decisão de um gestor executivo (C-level) pode levar a companhia ao charco. O que não faltam são exemplos desses (Farfecha é um excelente exemplo recente e com impacto em Portugal).

    Agora, claro que há abusos e ver C-level a ganhar bonus quando a empresa está com problemas e ver os colaboradores sem aumentos ou promoções deixa qualquer um a pensar na justiça das coisas. No entanto, pelo que tenho observado, esses bonus costuma estar contratualizados e não dependentes da performance da empresa (quem diz bonus diz aumentos também) e o problema é quem assinou e redigiu o contrato.
    Mas, sinceramente, fico mais preocupado com este tema em empresas publicas (sustentadas com o dinheiro do contribuinte) do que com o salário, bonus, stock-options ou seja o que for que um CEO de uma empresa privada ganha. Dinheiro é privado.
    Como trabalhador o que eu quero é lutar, investir em mim e dar o meu melhor para um dia estar nessa condição ou lá perto. Prefiro pensar e agir desta forma do que estar a rezar para que eles tenham menos só porque eu não tenho mais.

    • MLopes says:

      1% da população controla 46% da riqueza mundial (números da oxfam).
      estes números dizem-te alguma coisa ou vais continuar a defender os que te escravizam(?) ou nem sequer percebes que és alvo de uma forma de escravatura moderna(?)
      pensa…

    • Sergio says:

      O problema da farfetch pouco tem haver com erros de um CEO.
      O que a Farfetch fez foi o mesmo que a WeWork fez, criar um modelo insustentável super escalável e enganar os investidores comprando capitais a torto e a direito para justificar a falta de lucro.

      No fundo o CEO sabia o que estava a fazer, não foi um erro para ele de certeza lol.. e muitos trabalhadores ganharam uma batelada de dinheiro quando conseguir trocar as ações ha uns anos

    • nunof says:

      Isso, menino obediente

  2. deepturtle says:

    CEO é o cargo mais importante duma empresa
    Venham daí mais aumentos

    • Zé pevinho says:

      Ninguém diz que não, mas dai a ganhar 200x mais que os colaboradores que são o que move a empresa é no mínimo ridículo, depois admiram-se que a malta não quer saber pois são mal pagos e estão sempre a ouvir o mesmo está sempre tudo mal e no fim o ceo vai de ferias para hawai…

      Por isso é que muitas empresas são a miséria que são, e muitas vezes vão ao charco porque os seus grandes gestores fizeram uma acção errada…

      • 36.71Hz says:

        Isso é uma maneira muito ze povinho de ver as coisas… Na realidade um trabalhador está a prestar um serviço á empresa, só isso mais nada. Eles não têm nada a ver se um CEO vai á china ou ao Canadá. Quando entraste na empresa assinaste um contrato com um valor, se queres ser aumentado tens que negociar com os RH, senão tens sempre a opção de arranjar outro lugar. A realidade nua e crua é esta, se me agrada, não, mas tenho a consciência do mundo onde estou.

        “Por isso é que muitas empresas são a miséria que são, e muitas vezes vão ao charco porque os seus grandes gestores fizeram uma acção errada…”

        Agora vou pegar na tua afirmação e inverte-la. “Por isso é que cada vez mais se vê postos de trabalho a serem substituídas por robôs.”

        • X says:

          Quando perceberes que são os trabalhadores que criam a riqueza e pagam X à empresa com o seu trabalho não virás com essa conversa, mais a “. A realidade nua e crua é esta, se me agrada, não, mas tenho a consciência do mundo onde estou.” não é realidade nem é o mundo é um sistema criado por humanos para subjugar outros, vivemos num sistema que pode e devia de mudar.

          • 36.71Hz says:

            isso é tudo muito bonito, mas então diz-me se fossem todos iguais, quem ia cozinhar para ti quando fosses a um restaurante? quem iria limpar as ruas? quem te iria fazer o IRS? Robôs? E quem iria fazer a manutenção desses robôs?
            Também eu queria essa equidade no mundo, mas é socialmente/economicamente impossível. Mas sou um mente aberta, prova-me o contrário do que afirmei.

          • X says:

            Começava por dar tempo às pessoas para que possam cozinhar para elas, menos trabalho e mais tempo faria milagres, as pessoas sem tanto stresss até faziam por gosto certas coisas, o resto de trabalhos penosos é pagar bem e com condições de trabalho. Acumulação de riqueza em uns poucos tambem não cria sentimento que estamos todos a puxar para o mesmo lado para melhorar a Humanidade. Entretanto começa a chegar a AI e robôs e ficamos cada vez mais com tempo para sermos curiosos e aventurar-nos até quem sabe no voluntariado.

          • Zé Fonseca A. says:

            Oh X, eu trabalho porque gosto e não para pagar contas, não sou CEO de nada e nunca pus um tacho ao lume nem penso fazê-lo.
            Aquilo que vês para ti não é o que os outros veem para eles próprios.

          • X says:

            Zé Fonseca A. estás demasiado confortável para contribuires para qualquer mudança, serão os desconfortáveis a mudar o mundo, estás demasiado mimado.

      • David Guerreiro says:

        Uma empresa se quer um bom gestor de pagar bem, senão há outro que paga melhor e ele dá à sola. A malta que se queixa que é mal paga, é procurar emprego noutra empresa que pague melhor e muda.

        • X says:

          O mercado tem que ter regras senão os trabalhadores são tradados como descartáveis, coisas tipo robôs de carne descartáveis que podem ser substituidos, enfim basicamente a visão de paraiso de um CEO psicopata, só falta matar. Cada empresa devia de impor um teste de psicopatia aos potenciais futuros CEO’s e caso dê positivo não seria admitidos.

  3. Rui says:

    Obvio, quem quer ganhar o que um CEO ganha abram uma empresa, parece quando se queixam quando o senhorio aumenta a renda se não querem aumentos comprem uma casa

  4. andre says:

    Se o mercado é livre os salários serão sempre justos.
    Se acham que as empresas são exploradoras do povo, abram conta numa corretora e comprem ações dessas empresas exploradoras para usufruirem de tal.

    • MLopes says:

      “o mercado é livre” 😀 😀 😀
      num mundo onde 1% da população controla 46% da riqueza (números da oxfam que entretanto penso que já foram revistos para cima, ou seja controlam mais de 46%) o mercado é livre(?)
      acorda zé!

    • David Guerreiro says:

      Exatamente, aqueles que reclamam dos lucros da Galp, é simples, compram ações da Galp e colhem os frutos da valorização da empresa.

    • Someone says:

      mercado livre? há empresas que se pudessem nem o salário minimo lhes pagavam…
      e ainda para mais em PT, a maioria dos CEO portugueses são sovinas como tudo, e se puderem até aos impostos fugiriam…

      • Joao Ptt says:

        Mas fazer tudo para fugir aos impostos é certo e correcto, afinal de contas aquilo é lhes literalmente “imposto” à força e sob ameaça, e na maior parte das vezes o sócio maioritário que é o Estado em nada ajuda as empresas e empresários no seu dia a dia, não é como se aquele dinheiro extorquido sob ameaça de pesadas consequências fosse visto como muito bem aplicado e útil para os ditos que são extorquidos.

        Dito isto, sou favorável à existência de impostos, apenas não tanto quando o Estado furta e rouba hoje em dia, que faz do Estado literalmente um ladrão… também não admira que depois a vida não corra bem aos políticos, o carma acaba sempre por apanhá-los, podem furtar e roubar o povo à grande e até se rirem, não vão é rir-se para sempre.

        • Someone says:

          meu caro, estás certíssimo…o que quis dizer é que o pseudo-gerente português é que quer pagar o menos possível, por produtividade máxima…portanto, o mercado livre, nunca funcionaria cá, pois implica não existir salário mínimo…

          Desculpem, mas sou apologista de salário mínimo = serviço mínimo…

  5. Isto+vai+de+mal+a+pior says:

    O que vale é que no pplware só temos ceo’s por isso vai ser difícil ver algum comentário contra a corrente

  6. PJA says:

    Os CEO têm aumentos substanciais do vencimento, prêmios escandalosos, com Sr. Musk como o melhor exemplo, mordomias do melhor.
    Os colaboradores levam com os restos, lá está são um empecilho.

  7. 2 dedos de testa says:

    Todo trabalho deve ser valorizado, os C cenas também, e não não tenho empatia pela maioria dos perfis C, porque a maioria dos que conheci têm 0 entendimento do que faz.

    Ainda assim, é justo que exista um vencimento adequado, mas 200x? chama-se a isso um fosso.

    É não, não é normal.

    • Zé Fonseca A. says:

      Não é cá em PT.
      Se não reconhecias valor nos c-levels porquê ficar na mesma organização onde não te revês na chefia?
      O que vejo mais nos comentários são pessoas que comentam disparates porque se acomodam no seu trabalho apesar de estarem insatisfeitos com N factores

    • Zé Fonseca A. says:

      Cá em PT a média é o CEO ganhar até 10 vezes o ordenado médio da empresa. Se bem que já tive em empresas onde o CEO recebia apenas 5X o ordenado médio e era um dos donos da empresa.
      Falta referir isso, maioria dos CEOs são simples empregados, gestores contratados para gerir a empresa.

  8. Anung says:

    Aqui o cheiro a inveja é avassalador…..

    • Joao+M says:

      a maioria das pessoas que se queixa dos grandes salarios dos CEOs é malta que se ganhasse o mesmo não iria “tirar do seu bolso” por uma questão ideológica.

  9. bin says:

    Isto é um não assunto, os CEO,s são responsabilizados se as metas dos acionistas não forem cumpridas. Também são responsabilizados financeira e criminalmente por (más) decisões que tomam na empresa. Portanto, comparar os ordenados dos CEO com colaboradores é como comparar laranjas com bananas.

  10. nunof says:

    Estou tranquilo… com a Inteligência Artificial vamos poder substituir todos os CEO e fazer as empresas e respetivos acionistas pouparem milhões….

  11. Fabio says:

    Os policias não devem gostar nada deste tipo de noticias. xD

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.