Carrinha “autónoma” da Ford já entrega pizzas
A cada dia são mais as empresas, em especial os fabricantes, a colocar no mercado os chamados veículos de Nível Dois - Automação Parcial e os de Nível Três - Automação Condicional.
Para que a penetração no mercado seja acompanhada por investimento, as empresas querem associar estes veículos a serviços, como é já o caso da Uber com a Volvo. O mais recente exemplo chega-nos da Ford que tem carrinhas "autónomas" a entregar alimentos em Miami.
Conforme a informação, nos Estados Unidos, os trabalhadores do setor de entrega de alimentos são uma categoria, entre muitas, com pessoas a trabalhar muitas mais horas que as contratadas. Numa medida que poderá ser ainda mais penalizadora, do ponto de vista do emprego, os transportadores de alimentos, em breve, serão substituídos por carrinhas autónomas Ford. Para já sabe-se que a experiência acontece nas ruas de Miami, mas não tardará a chegar a todos os cantos dos EUA.
Ford quer entregas à porta, mas sem humanos como entregadores
A Ford tem usado Miami como um "campo de teste" para os seus veículos autónomos desde o início deste ano. Mais recentemente, a gigante automobilística juntou-se à Postmates para perceber como interagiam as pessoas que encomendavam comida ao serem confrontadas com os veículos de entrega autónomos.
As primeiras impressões parecem não ter uma receção tão calorosa como se pensava, isto porque ainda vivemos num mundo analógico em muitos hábitos. O entregador, numa sociedade como a americana, vai à porta das pessoas com "a pizza", por exemplo, toca à campainha e vai à sua vida.
Neste modelo, onde não haverá interação humana como será chegar o carro, abrir uma porta, mostrar o que encomendou e ir embora?
Na verdade é tudo uma questão de hábitos e organização, como a Ford está a olhar para isto. As carrinhas têm "armários" com código e cada pessoa apenas tem acesso ao código que abre o armário com a sua encomenda.
As carrinhas são equipadas com mobiliário e interiores adaptados para servir o cliente de forma organizada e sempre com toda a higiene.
A Ford adaptou uma frota dos seus utilitários Transit com armários acessíveis por touchpad, a partir dos quais os clientes Postmates com o código de acesso correto podem levantar os seus alimentos. Os armários são de tamanho variado para acomodar diferentes tipos de entregas. (Alguns até possuem porta-copos.). As indicações de áudio e os visores de luz são usados para guiar os clientes até o armário adequado.
Em que fase está esta ideia?
O projeto-piloto está em andamento em Miami e Miami Beach, com “mais de 70 empresas” a participar, incluindo restaurantes e lojas de hardware, como referiu a empresa num post do Medium. As carrinhas são acionadas manualmente por motoristas humanos, por enquanto, pois a Ford está a usar apenas para testar diferentes métodos de entrega de alimentos.
Eventualmente, a fabricante diz que vai implantar um serviço de entrega totalmente autónomo até 2021. "Por fim, estamos a testar como as empresas e os consumidores interagem com um veículo autónomo", disse a Ford.
Esta já não é a primeira vez que a Ford faz incursões neste tipo de mercado e de ideia. Anteriormente, a empresa americana implantou esses veículos de entrega autodirecional em parceria com a Domino's Pizza para um teste limitado em Ann Arbor, Michigan.
Além disso, a empresa também está a testar veículos autónomos reais em Miami. Esses carros de investigação estão a circular por toda a cidade em modo autónomo, enquanto isso, a Ford está a fabricar um veículo autónomo de Nível Cinco - Automação Completa, os tais sem os controlos tradicionais (volante, manetes, pedais, etc...), mas isso só se prevê aparecer lá para 2021.
A Ford tem surpreendido com algumas posições relativas à oferta ao mercado, mas também tem apostado na inovação, serviços que combinam a cloud e a mobilidade autónoma.
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Este artigo tem mais de um ano
Gosto da IA para ajudar o Homem nas tarefas do dia à dia, e não para o substituir dos cargos que ele pode fazer com apoio da tecnologia……
+1
Daqui a umas décadas tempos robôs a entregar pizzas a robôs e o homem no desemprego
e homens a criarem de a fazerem manutenção a milhares de robôs, com esta mentalidade ainda estávamos nos policia sinaleiros
Claro, no teu modo de ver é mecanizar o mundo e assim é que é o futuro.
Logo trabalhas em quê? Vão todos para engenheiros e físicos?
Pois se por essa teoria os distribuidores, fisioterapeutas (já há robôs desses no Japão), restauração, médicos, polícias, condutores etc são substituídos por máquinas, pergunto em que vão trabalhar as pessoas. E se as pessoas não têm trabalho, de que vão viver, para quê vão ter família etc.
Sinceramente acho que esse tipo de pensamento só sai da boca de duas pessoas:
– capitalistas donos das empresas que vão substituir as pessoas por máquinas e aumentar os lucros;
– jovens inocentes ainda sem família para alimentar e que julgam que vão ter emprego garantido a vida toda
Se percebi bem o carro é nível 1 ou 2 com condutor. O que estão a testar não é a condução mas o acto da entrega. É isso?
Deviam de usar a IA para ajudar a prevenir acidentes e não substituir o trabalhador acabando com o seu posto de trabalho. Mas assim será o futuro.
Assim foi o futuro de quem andava de sol a sol de enxada na mão ou trabalhava em linhas de montagem. Se é pior hoje? Claro que não.
[stereotype mode on] “As primeiras impressões parecem não ter uma receção tão calorosa como se pensava”… Quer dizer, mandei vir a pizza (para não ter de me mexer) e agora vou ter de me levantar e ir à rua buscá-la na mesma? Vou já processar a pizzaria!
Têm de adicionar um drone à carrinha, que pega na pizza e leva-a até à porta/janela xD
Depois disso, o drone volta para dentro da carrinha para recarregar.
O tio Sam gosta da tua forma de pensar 😀
BlackMirror
Já me começa a enjoar a tecnologia neste campo… sinceramente, já enerva…