Canon EOS 5D Mark IV foi finalmente lançada
Acabou-se a espera, finalmente foi lançada a Canon EOS 5D Mark IV. Esta máquina estreia um sensor de 30,4 megapíxeis e grava vídeo 4K.
A Canon anunciou hoje o lançamento da muito aguardada EOS 5D Mark IV, o novo membro da lendária família EOS 5D, concebida para os fotógrafos que procuram captar a imagem perfeita.
Conhecida por permitir aos utilizadores contar histórias que precisam de ser contadas, a gama EOS 5D captou muitos dos momentos mais significativos do mundo. Enquanto sucessora da EOS 5D Mark III, a câmara foi desenvolvida com base no feedback directo da comunidade de fotógrafos com vista a criar o modelo EOS mais versátil existente.
Com um sensor CMOS de 30,4 megapixéis com ampla latitude de exposição, disparo de alta velocidade a sete fotogramas por segundo (fps), gravação interna de filmes 4K, Wi-Fi e GPS integrados, esta câmara une velocidade e resolução com excelente desempenho com pouca luz e funcionalidade de filme.
A EOS 5D Mark IV é também a primeira câmara EOS a estrear o novo formato de ficheiro Dual Pixel RAW, que permite aos fotógrafos afinar imagens em pós-produção ao ajustar ou corrigir o ponto de nitidez, alterando o bokeh do primeiro plano ou reduzindo o efeito fantasma das imagens.
Para trabalhar em conjunto com a câmara, a Canon lança também hoje duas novas objectivas série L de elevado desempenho; a EF 24-105mm f/4L IS II USM e a EF 16-35mm f/2.8L III USM.
Canon EOS 5D Mark IV... o diabo está nos detalhes
A EOS 5D Mark IV incorpora o novo sensor CMOS da Canon full frame de 30.4 megapixéis, que produz imagens com detalhe, mesmo nas altas-luzes mais brilhantes e nas sombras mais escuras.
Com uma amplitude de ISO entre 100 e 32.000, expansível de 50 até 102.400, é possível captar imagens nos mais variados ambientes de luz. O algoritmo de processamento de ruído optimizado melhora o registo com baixa luminosidade, ideal para fotojornalistas que precisam de captar notícias de última hora em quaisquer que sejam as condições de iluminação.
Rastrear rostos e cores de alvos em movimento é fácil com o novo sistema AF reticular amplo de 61 pontos. Os 61 pontos/ 41 pontos AF de tipo cruzado cobrem uma área do sensor alargada e oferecem a capacidade do focar apenas com a luz do luar a EV -3 em modo visor, ou a EV -4 e modo Live View.
A EOS 5D Mark IV permite utilizar extensores com todas as teleobjectivas para focagem a f/8 com todos os 61 pontos, incluindo 21 tipo cruzado para ainda mais precisão. O LCD de 3.2 polegadas de alta resolução com total utilização táctil em todos os menus é combinado com o novo botão AF ‘Area Selection’ que possibilita uma rápida selecção de pontos AF. Adicionalmente, a câmara inclui um sensor de medição 150K RGB+IR com processador DIGIC 6 dedicado para exposições precisas e detecção e rastreamento de motivos rigorosa.
Need for speed
Desenvolvida para responder rapidamente e nunca perder uma oportunidade graças às tecnologias de leitura de alta velocidade e ao processador DIGIC 6+, a EOS 5D Mark IV permite fotografar a 7 fps à resolução integral, com ajuste contínuo AF / AE.
Ao fotografar até 21 imagens em RAW ou ilimitado em JPEG num único disparo, estará sempre pronto para a próxima fotografia. Quando necessita de passar despercebido – para captar notícias ou animais no seu ambiente natural – a câmara inclui os modos Silent Single e Silent Continous, permitindo fotografar com o mínimo de ruído.
À atenção dos profissionais do vídeo
Com a EOS 5D Mark IV, a gravação de filmes em 4K está disponível para qualquer pessoa que queira utilizar o poder do vídeo para mostrar the bigger picture. Uma câmara verdadeiramente versátil, inclui DCI 4K (4096 x 2160) a 30/25/24 fps e oferece a capacidade de extrair imagens JPEG a 8.8 MP de vídeos em 4K, tornando-a uma excelente companhia para quem necessita de mudar facilmente entre vídeo e fotografia.
Filmagens de boa qualidade nunca foram tão importantes como actualmente, com os serviços de streaming a exigirem cada vez mais conteúdo captado com a mais recente tecnologia no mercado. A EOS 5D Mark IV traz este avanço na forma de uma DSLR com registo interno de vídeo em 4K, 120p HD, Dual Pixel CMOS AF, time lapse movie e o novo modo filme HDR.
Operação e conectividade optimizadas
Equipada com uma gama de novas e refinadas funcionalidades requisitadas pela comunidade de profissionais da Canon, a EOS 5D Mark IV oferece flexibilidade única no que toca à conectividade.
O Wi-Fi integrado permite controlo remoto e transferência de ficheiros com segurança através de dispositivos inteligentes utilizando a app Canon Camera Connect, e o NFC oferece ligação instantânea entre dispositivos compatíveis. O GPS georreferencia cada imagem na informação EXIF com actualizações de data automáticas que ajudam a gerir as imagens e, pela primeira vez, também os metadados IPTC, tal como os detalhes da fotografia, estão automaticamente incorporados.
Também a resistência à água e poeira foi melhorada tornando a câmara ideal para fotógrafos de viagem ou fotojornalistas que trabalham em locais desafiantes.
Abrindo novos pontos de vista
A Canon é conhecida por ter o maior sistema de objectivas do mundo e hoje, adiciona as novas EF 24-105mm f/4L IS II USM e EF 16-35mm f/2.8L III USM a este portefólio incrível.
Uma objectiva verdadeiramente flexível e resistente, a EF 24-105mm f/4L IS II USM é a ferramenta perfeita para qualquer fotógrafo que procura obter nitidez total em todo o alcance do zoom. A distância focal de 24-105mm e a abertura de f/4 são ideais para uma variedade de cenas, motivos e condições de luz, enquanto que o IS 4-stop melhorado e um novo design de vídeo EDM permitem ajustes da abertura silenciosos durante a gravação.
Para imagens de alta qualidade excepcionais que impressionam qualquer um, a Canon orgulha-se de revelar a EF 16-35mm f/2.8L III USM. Em perfeita harmonia com sensores de elevada resolução tal como o da EOS 5D Mark IV, esta objectiva de alto desempenho proporciona uma qualidade extraordinária a profissionais e entusiastas.
A versátil distância focal (16-35mm) torna-se apelativa a fotógrafos de casamento e fotojornalistas que necessitam de trabalhar em espaços reduzidos, enquanto que a abertura máxima f/2.8, luminosa e constante, torna-a numa escolha óbvia para os que fotografam com pouca luz.
Principais características EOS 5D Mark IV:
- Sensor CMOS de 30,4 megapíxeis com ampla latitude de exposição
- Projectada para cumprir com o inovador Dual Pixel CMOS AF e Dual Pixel RAW
- Cinematografia 4K com DCI 4K até 30p
- Mantenha-se ligado com Wi-Fi, NFC e GPS integrados
Principais características EF 24-105mm f/4L IS II USM:
- Versátil cobertura de zoom 24-105mm
- Abertura máxima f/4 constante
- Construção L-series à prova de elementos atmosféricos
- Estabilizador de imagem 4-stop
- Construção ótica avançada
Principais características EF 16-35mm f/2.8L III USM:
- Versátil cobertura de distâncias focais de grande-angular
- Qualidade de imagem superior
- Abertura f/2.8 luminosa e constante
- Construção L-series resistente
- Focagem automática avançada
Canon EOS 5D Mark IV, preço e disponibilidade
O preço, como seria de esperar, acompanha as especificações e o nível profissional: 3.500 dólares é o preço anunciado e estará disponível já no próximo mês de Setembro. Quanto ao preço para Portugal, a informação será apresentada assim que surjam novidades.
Esta câmara como referimos em cima, não chega sozinha ao mercado, a Canon aproveita o lançamento da EOS 5D Mark IV e apresenta um par de lentes ao nível desta máquina: uma EF 16-35mm f/2.8L III e uma EF 24-105mm f/4L IS II - a segunda virá num kit com a nova EOS. As lentes chegam só em Outubro, a primeira terá o preço de 2.200 dólares, a segunda será mais barata, custará cerca de 1.100 dólares.
Expandido as funcionalidades da EOS 1DX Mark II
Com base no feedback dos clientes, a Canon anuncia também uma nova actualização de firmware para a EOS-1D X Mark II. Acrescentando suporte IPTC e LCD colour tone tal como na EOS 5D Mark IV, esta atualização também melhora as funcionalidades de rede e GPS. O firmware estará disponível em Setembro, para mais detalhes visite www.canon.pt/cameras/eos-5d-mark-iv/.
Este artigo tem mais de um ano
Quero
+1
excelente artigo pplware! O Hdr video n e o mesmo que o galaxy s7 faz? Mesmo o iphone parece ter um dinamic range mto acima das dslrs no que toca a video
só te digo lol, nem tem comparação possível…
Vinha já. não fosse o preço, acima de 4000€ fora as lentes
Sabem o porquê da canon ser a marca divina? Por que todos os santos são canonizados! Por isso vale bem o preço, pena tenho eu de não ter 4 mil euros
😀
Gostava, mas é muito €€€€€€€€€€€€€€€€€€€
Não impressiona. Fotografar a 7 fps é muito pouco para um equipamento deste calibre. Tudo o resto, nada que um bom software e que uma máquina mais barata não faça ( dentro da gama das full frame).
Mais uma vez palavras para quê. Quase a roçar a perfeição, ( se é que existe ). Vou continuar com a minha MarkII que tão boa resposta continua a dar. Daqui a mais um ano logo se vê, ela vai baixar um pouco mais de preço.
O quê que se passa com a máquinas da Canon? Cada vez mais as imagens são banais e parecem sem vida. As fotos com grandes contrastes de luminosidade ficam uma miséria. Não ponho em causa a qualidade das fotos mas a verdade as fotos não agradam, são maçadoras. Eu só tenho tenho tido Canon mas desisto. A ultima máquina que comprei foi uma Sony e é uma alegria. As fotografias parece que ganham vida e quase todas são para aproveitar. Não percebo mas tenho pena porque estou farto de insistir na Canon mas tem sido sempre uma desilusão. Não são más mas é só isso. Não encantam.
O teu problema não está nas máquinas, está mesmo no fotógrafo!!!!
Se não percebes de composição fotográfica, como queres que a máquina tire fotos com vida? Esta máquina não é conhecida por adulterar aquilo que vemos e enquadramos!!!!
Eu concordo com o Johnny, no que respeita à banalidade da imagem que a Canon deita cá para fora. MAs sabes que isto das máquinas fotográficas, é um guerra parecida com as dos sistemas operativos móveis : a minha ou o meu é melhor que o teu e vice versa. Mas de facto concordo que os sensores Canon produzem imagens insipidas, ou sonsas, ou o que lhes quiseres chamar, e que mesmo em pós produção deixam um pouco a desejar. Mas isto é só uma opinião, válida como qualquer outra, e desde que lida por quem a respeita.
@Rui, convinha leres o que ele escreveu. se o consegue com a sony então não será do fotógrafo, não te parece?
Jhonny, banais como? Eu comecei o interesse pela fotografia à cerca de 1 ano, tenho uma Sony A6000 e o que noto na minha e o que leio sobre outras é que se tirares fotografias em RAW elas saiem um pouco sem vida, não falo em composição mas sim em Vibrance, Contraste e Nitidez, é disso que estás a falar?
Um ano é pouco para criticares a opinião dos outros. Desculpa, mas é a realidade. O problema do Jhonny é bem conhecido e tema antigo de guerras de marcas promovidos por outros foruns. Tens de comparar e analisar muitas fotos e trabalhar com fotos Canon e de outras marcas para perceber.
Ele não estava a criticar… Estava a perguntar e em tom construtivo.
Mas agora pergunto eu, Nas 5D’s, não dá para “manipular” a qualidade de saída dos ficheiros na própria maquina? Nunca “brinquei” com uma dessas, dai a pergunta. Ja tive a oportunidade de “brincar” com maquinas de algumas marcas, e usei principalmente Canon durante 10 anos, e nunca achei que as imagens fossem assim tão insípidas. Provavelmente têm é de ser tratadas em pós produção mas isso acontece com qualquer marca de maquinas. Acho no entanto que a Canon (e a Nikon) têm de se por à tabela porque parece-me que estão sentados a sombra da bananeira e a pensar que as suas marcas são demasiado fortes para algum dia cairem e com isso não vêm a concorrência (Olympus, Sony, Fuji …) a chegar e apresentar mais e melhores argumentos…
o raw não tem mais ou menos vida. ao contrário do jpeg que depende do motor de conversão da própria máquina, o resultado final obtido quando se fotografa em raw depende do conversor que usarem. a diferença fundamental ao trabalhar com raw está precisamente na conversão.
a maioria das pessoas usa o lightroom, talvez por facilidade ou disseminação ou desconhecimento sobre a existência de outros.
deixo uma sugestão: experimentem o capture one pro e vejam a diferença
O Raw é o equivalente digital ao antigo negativo de pelicula e necessita sempre de pós produção e aqui o Lightroom ou o ACR do photoshop são reis.
Eu até diria que o melhor software para converter raw para jpg, seria o software nativa da marca (DPP neste caso). O problema é que tirando isso, normalmente são mais limitados e extremamente lentos e penosos de trabalhar com eles.
É um facto sim. Também tenho adquirido Canon desde sempre. Ao experimentar a Sony (e até Nikon) as fotos saem mais vibrantes. Terão uma reprodução mais fiel das cores da Sony? Talvez não, mas as fotos dão gosto ver e penso que na fotografia é isso que interessa – despertar emoções com a imagem. Agora, infelizmente acaba por ser caro mudar com o $$ já investido em lentes e outro material da Canon.
Boas fotos!
Alguém quer comprar uma 5D Mark III que eu lanço-me a esta? 🙂
Hdr na Canon!! Na panasonic tem outro nome faz o mesmo… já ando nisto à muitos anos ….
Anda muito boa gente distraída., é o costume…
O HDR é marketing. O HDR faz-se em pós produção.
sim, é verdade que um hdr “a sério” se faz na pós-produção mas para a vasta maioria das pessoas um hdr built-in é mais do que suficiente. penso que muitas pessoas usam o hdr para ultrapassar situações de luminosidade esquisita e nunca recorreriam à pós-produção para o fazer. para essas pessoas é uma questão de momento e por isso a existência da funcionalidade é interessante. agora numa máquina com o mercado alvo desta, tenho dúvidas que tenha qualquer interesse…
Aqui está um excelente equipamento! Li aqui duas opiniões em relação as marcas, e devo dizer que concordo com com ambas. A canon tem equipamentos de excelência em grande parte devido ao seu historial e à sua relação com os fotógrafos, mas tive curiosidade de experimentar as sony e cuidado… A sony está a crescer muito e tem equipamentos cada vez mais afinados. Sou fotógrafo principiante/amador e devo dizer que tenho fotos aproximadamente nas mesmas condições (porque nunca existe uma igual) com a canon e com a sony, em que a imagem da sony supera largamente a canon, em vivacidade, contraste e detalhe. Fiquei muito surpreendido com a sony, contudo numa utilização menos trabalhada a canon tem um desempenho mais estável trazendo fotos mais equilibradas ao nível do que estamos habituados no dia a dia.
essa comparação só é possível se estiveres a fotografar em jpeg em que a conversão está a cargo do motor de conversão da máquina e por isso podes dizer que o jpeg saído da máquina x te agrada mais do que o jpeg saído da máquina y. mas atenção que o facto de te agradar mais não significa que seja uma reprodução mais ou menos fiel do cenário fotografado, significa apenas que se encaixa melhor no teu gosto pessoal.
se fotografares em raw já tudo dependerá do conversor que usares e das definições de conversão que aplicares
3500 USD (3100 €) nos EUA e mais de 4000 € na Europa… Será que sou só eu que me sinto revoltada com esta diferenciação de preços?? Comprava hoje mesmo se não fosse esta diferenciação… mas ter de pagar + 1000 € irrita-me ao ponto de não o conseguir fazer… 🙁