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Camião elétrico da Tesla terá autonomia para 482 Km

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Arlindo Pereira says:

    Não serve. Arranjem espaço na cabine para pôr um camião com autonomia para 5.000 Km ou mais e ao preço que está o gasóleo arranjam clientes a pontapé. Agora com autonomia para 482 km se for bem carregado e com boa parte do percurso a subir, faz 300km. E depois o motorista pára 4 horas para carregar as baterias? Arranjem um sistema com autonomia para uns bons milhares de km e assim irá vale a pena.

    • Helder says:

      Nos eléctricos, parte da energia gasta a mais por ser a subir, é recuperada na descida.

    • Hugo Gomes says:

      Para quem diz nao serve ja vi que tens ai muitos camionistas a andar com camioes a bateria. Isto é o ponto de partida, alguem tem de o fazer e assim é que as coisas andam para a frente, o primeiro camiao a diesel quando saiu foi logo com autonomia para mil km e com os cavalinhos que tem os de hoje em dia.

    • Jorge Dinis says:

      Eu se pude-se ter um iPhone com 1 semana de bateria também gostava.

    • jAugusto says:

      O objectivo final destes passos é a autonomia do veiculos na vertente da condução.

    • J Vieira says:

      Os “camiões” (a categoria começa em que tonelagem?) andam todos a fazer 5000 Km entre reabastecimentos? quantos Km faz num dia um veículo de distribuição numa cidade? E o Elon Musk será tolo?

      • Paulo Rodrigues says:

        A palavra “camiões” não tem o enquadramento a que, aparentemente, se quer referir… uma viatura de mercadorias pode ser pesada ou ligeira. A ligeira vai até aos 3500 kg, daí para cima é pesada.

    • J Vieira says:

      Uma busca resultou em que a Tesla estará a fazer mesmo camiões de grande tonelagem. A autonomia anunciada será viável apenas para situações específicas no negócio dos transportes, portanto. Mas será o suficiente para demonstrar a viabilidade da alternativa (é o que Musk espera, evidentemente) e permitirá continuar o desenvolvimento no sentido de aumentar a autonomia.

    • joni says:

      qual motorista?? é tesla, vai ser piloto automático

  2. Popopo says:

    Sou grande fã da Tesla mas este camião vai precisar de ter algo de muito bom porque 482 KM (que como já se sabe será menos) são ridículos num transporte deste tipo.

    • Darksantacruz says:

      Concordo. 482km de autonomia para um camião é muito mas muito pouco.

    • J Vieira says:

      É claro que estamos apenas a comentar, e de forma absolutamente civilizada, o que só por si é muito bom. Mas usar termos como “ridículos” não é bom, mesmo no contexto em que foi usado, que não é contra qualquer pessoa. No caso é uma força de expressão, mas expõe a falta de atenção do comentador ao conjunto de possibilidades de aplicação do veículo que ainda nem sequer conhecemos. Não me parece que, para dar início ao desenvolvimento, ter veículos comerciais a fazer distribuição na cidade seja incompatível com a autonomia anunciada.

    • Paulo Rodrigues says:

      É o princípio… para quem faz a distribuição nas grandes superfícies até chega e, ainda, potencia a parceria com estas! Enquanto esperam pela autorização das descargas, podem estar a recarregar, e o cliente ainda vai facturar ao transportador! A revolução está aí! Enquanto acho muito difícil recarregar viaturas ligeiras cujos proprietários moram em prédios sem box/garagem aqui, na distribuição, as características são bem diferentes. Quanto ao longo curso surgirão soluções mas, se na parte final da distribuição se pode não ser dependente do petróleo, ficará mais barato o transporte. Sim, os motoristas um dia deixarão de estar na cabine de um pesado de mercadorias…

  3. Rui Ribeiro says:

    Alerto para o facto de a fotografia anexa a esta reportagem não ser do camião da Tesla (a qual não foi ainda revelada), mas sim de um concorrente, a Nikola. Infelizmente é um erro comum nos media esta confusão. Aproveito também para indicar que os camiões Nikola deverão ter uma autonomia na ordem dos 1000 kms. Não será um camião puro eléctrico pois a sua “fonte” de energia ser hibrida: parte com baterias convencionais e parte por células de combustível alimentadas a hidrogénio. Associado a este projeto existe também uma visão muito interessante sobre o mercado dos transportes de mercadorias usando pesados.

  4. PL says:

    Tendo em conta as regras de condução europeias quer a nível de velocidade bem como ao nível de horas máximas de condução, estes km não parecem poucos.
    Obrigaria a postos de carregamento de cada ponto de descanso nas autoestradas e falta saber quanto tempo leva a carregar estas baterias.
    Mas para um protótipo está muito bom, além disso, num semi a área esposta ao sol é enorme, permite a colocação de 2 ou 3 painéis solares nos atrelados aumentando aida mais o tempo de condução e reduzindo os custos de condução

  5. Matias says:

    Há piadas e piadas…
    E há básicos e básicos… pululam à nossa volta… no entanto que eu encontre aqui nerds da tecnologia, tudo bem, é normal dado o pplware, mas encontrar por aqui mesmo um básico, é que não esperava.

  6. Jose says:

    sempre podiam adaptar paineis solares em cima do contentor… Ja carregava mais um bocado. Elon Musk nao anda a dormir e seguramente vai encontrar novas maneiras.

    • Alex says:

      Sim com painéis solares a autonomia em vez de 482km poderia ser 486km.

      Se não estou em erro os camiões pesados têm autonomia de 2000km ou mais.

      • Jose says:

        para fazeres esse comentario mas valia estares quieto

        • Alex says:

          Existe o mito de que colocando painéis solares nos carros eléctricos a autonomia poderia ser aumentada de forma significativa. Tal não acontece, a superfície disponível é pequena.
          Por ser um mito recorrente o meu comentário faz todo o sentido, as desculpas pelo tom sarcástico, não esperava melindrar alguém.

  7. joao vaz pinto says:

    Cuidado: A foto é de um camião da concorrente da Tesla que em tudo bate os valores apresentados aqui. Nesse caso seria mais honesto fazer o artigo sobre esse camião e não sobre algo que não existe.
    Propaganda….

  8. Toni says:

    pelo que vi é muito positivo ,mais ainda é ser produzido em Portugal

  9. SK says:

    Isso é patético, uma coisa é um carro de uso particular para ir às compras e para o emprego, outra coisa é um camião para transporte comercial, se for preciso fazem 1500km num dia todos os dias, 482km é tipo ir à pesca do tubarão com uma minhoca. Não vão ter sucesso com as empresas, isso é certo. Podem é melhorar e prototiparem o que quiserem, mas neste momento não passa de um hobbie / brincadeira.

    • Jorge Fernandes says:

      SK, é muito dificil que qualquer veiculo pesado faça 1500kms/dia na Europa pois a legislação não o permite – nem mesmo com 2 motoristas a bordo da viatura. Para muitos casos a autonomia aunuciada pode ser mais do que suficiente para um dia de trabalho. Existem imensos trajectos curtos efectuados por estes veiculos – a distribuição por exemplo.

  10. Aj says:

    Com a tecnologia hidrogênio conseguiam uma autonomia igual ao diesel, mas continuam a insistir a bater na tecla bateria.

  11. Aj says:

    E não, não esqueci da infraestrutura hidrogênio, mas quando começaram a perder o tempo com baterias (fabricantes auto) tambem não havia infraestruturas de carregamento .

  12. JJ says:

    So falam da autonomia… Mas, talvez nao sabem quais sao as regras para os camionitas por exemplo na UE.
    Na UE um camionista tem de para de 4h/4h30, e tem de fazer uma pausa minima de 45min., mas a pausa seguinte tem de ser no minimo de 9h.
    Um camião carregado, devera fazer uns 80km/h em media (talvez menos, visto que esta sera a velocidade maxima por lei), ista dara uns 320/350 km ate a primeira pausa.
    Se no ponto da pausa, tiver um sistema de carregamento rapido, onde carrege 50% da autonomia em 1h, isso ira permitir ir ate a proxima pausa, de 9h, onde a bateria pode entao ser carregada na totalidade.
    Agora, se disserem que para isto funcionar, tem de haver muitos pontos de carga, isso sim, pode ser o problema da falta destes pontos.
    Mas as coisas tem de começar por algum lado.

    • vida says:

      Bem pensado… E existem empresas em portugal que fazem simplesmente uma viagem de ida e volta nestes padrões de autonomia… Agora só quem vai comprar esse camião tem de ter as necessidades de acordo com a autonomia…

  13. vida says:

    Bem pensado… E existem empresas em portugal que fazem simplesmente uma viagem de ida e volta nestes padrões de autonomia… Agora só quem vai comprar esse camião tem de ter as necessidades de acordo com a autonomia…

  14. Luís says:

    Para quem necessita de grandes trajectos, para já, não será a melhor solução.
    Mas por outro lado vejo aqui uma enorme solução: recolha de lixo.
    Para fazer trajectos urbanos e diminuir a poluição nas cidades, nada melhor que camiões de recolha de lixo elétricos.
    Deste princípio podem aproveitar e fazer autocarros elétricos.
    Depois é incentivar os taxistas também a ir para os elétricos.
    Atenção que não sou defensor dos mesmos, aceito-os e sei dar o valor, mas para uso pessoal, nunca irei querer um elétrico. Gasolina é sempre gasolina 🙂

    • Paulo Rodrigues says:

      Talvez, um dia, se veja a recolha de RSU por viaturas eléctricas… estas viaturas tem um desgaste brutal, apesar de efectuarem poucos quilómetros, andam de porta em porta ou de bateria em bateria, onde é necessário a constante ligação à tomada de força. Existem consumos de 60l aos 100km em circuitos urbanos…

  15. ZeTolas says:

    Com o tempo obrigatório de descanso para todos os motoristas de pesados não vejo que seja uma coisa tão absurda até porque, como podemos ler, a autonomia média a diesel é de 1000 Km… penso que num curto espaço de tempo a Tesla consiga atingir essas médias (se não veja-se a evolução que tem havido na autonomia dos próprios ligeiros)!

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