Câmara de 41MP do Nokia 1020 usada para sequenciador de ADN
Ficará para a história um smartphone que deu muito que falar no universo Nokia Lumia. Quem não se recorda do fantástico Nokia 1020? Este foi sem dúvida um ícone à inovação e, principalmente, um hino à fotografia.
A sua potente câmara de 41 MP envergonhou os seus concorrentes e ainda agora, passados mais de 3 anos do seu lançamento, um grupo de investigadores encontrou uma nova utilidade para esta câmara.
Uma equipa formada por cientistas e investigadores da Universidade de Estocolmo e da Universidade da Califórnia, está a apresentar um programa muito interessante que consiste num acessório para o Nokia 1020. Este acessório, fabricado numa impressora 3D, transforma a câmara do Nokia 1020 num microscópio. A sua qualidade está a deixar a comunidade científica bastante satisfeita porque, com apenas 500 dólares, o equipamento traz resultados fantásticos.
Sequenciador ADN e analisador molecular móvel
O acessório em causa acopla-se ao corpo do smartphone e, segundo os seus responsáveis, permite detectar mutações genéticas que podem provocar doenças. Todo este processo é feito de forma rápida e sem necessidade de enviar as amostras aos laboratórios.
Com esta velocidade de análise, os tratamentos podem ser aplicados de forma mais eficaz, mais barata e mais rápida. Este sistema é ideal para ser usado em zonas mais isoladas, de difícil acesso mas que necessitem deste tipo de dispositivos científicos.
Para obter os resultados, os cientistas só precisam de uma amostra de tecido humano num pequeno recipiente. Depois, o acessório conta com uma lente que é suportada pela câmara do Nokia 1020 e permite, dessa forma, captar a florescência da amostra em detalhe. Posteriormente, o acessório analisa os resultados graças a um algoritmo que detecta as mutações dentro da sequência de ADN.
Funciona mesmo e tem de ser alargada a compatibilidade
Segundo os seus criadores e de acordo com os primeiros resultados, este acessório fornece a potência suficiente para detectar células cancerígenas e outras mutações dentro de um grupo de células normais.
O passo que se segue é a adopção deste acessório para outros dispositivos móveis, sobretudo para esta nova geração de câmaras que, além de serem muito potentes, trazem outros benefícios à captura do pormenor. É importante, dada a idade, conseguir encontrar substitutos à altura do Nokia 1020.
Via: Phys
Este artigo tem mais de um ano
Corrigir no texto 41 pixeis por 41 MP
Obrigado pelo reparo… tinha “caído” o mega 😉
Tenho um destes e ainda hoje bomba sem problemas com o Windows 10 (latest).
Apenas tenho de substituir o ecrã que infelizmente numa queda partiu.
Faço das tuas palavras minhas 🙁 Mas vale a pena o dinheiro “gasto” 😀
Pena a Nokia não ter colocado esta câmara no seu “Nokia 6″… em lugar da normalíssima de 16MP
Julgo que o problema é que algumas patente foram vendidas à Microsoft juntamente com a Divisão mobile da Nokia e agora a Nokia não pode usar algumas das suas próprias criações. Posso estar enganado.
E qual o SO que estão a usar?
É impossivel ser windows…. 🙂
sim é windows 🙂
é por estas e por outras que acabo por pensar que a Microsoft é mesmo burra, e olhem que sou utilizador de lumias. Na altura da gama x20 dos lumia o Windows Phone estava a crescer a olhos vistos, ainda me lembro em alguns paises da europa terem uma taxa acima dos 10% tudo graças a maquinas como o lumia 1020 ou ate o saudoso 520. O que faz a Microsoft para melhorar? Compra a Nokia para encerrar a produção de smartphones.. Depois choram que perderão o mercado mobile
Certo, mas é preciso ver que o Nadella foi o 1º CEO a apresentar prejuízos na Microsoft, e logo no seu 1º ano, pelo que a pressão para fechar operações deficitárias era enorme.
Com as contas de volta ao verde, têm margem para atacar o mercado móvel com uma proposta alternativa ao que já existe e é para aí que apontam os rumores.
O Nadella nunca quis o mercado mobile, alias existem noticias de já alguns anos que quando o ballmer comprou a nokia ele sempre foi contra.
Depois prejuízo ou na, 10% são 10%, era so continuar e melhorar, eles já tinham mercado, era pouco verdade mas já tinham mercado.
Neste momento venham com a estratégia que vierem, já nunca mais será o mesmo. As pessoas não caem duas vezes no mesmo erro, mesmo que seja uma idea inovadora o que eles fizeram com os lumias e o proprio windows mobile deixou marcas nos utilizadores que antes acreditavam nos windows phone/mobile.
já havia lumia antes da nokia? foi isso que percebi com o primeiro comentário
Depois veio a Microsoft e deu cabo de tudo,agora estão sem a Nokia,que era quem vendia o sistema,esse mesmo sistema está muribundo,e a Nokia vem ai com Android.Vai ser o KO,no zombie.
Foi a Nokia que lixou a MS ao passar-lhe um negócio em queda livre e milhares de funcionários nas suas fábricas, centros de investigação, etc. A malta dos Androides esqueceu-se do que a Google fez com a Motorola? Sacou as patentes da Motorola e depois vendeu-a aos chineses. A MS, das 3 grandes, era a única que fazia os seus próprios equipamentos nas fábricas que tinha herdado da Nokia. A Apple nunca fez um único telefone e a Google também não. O Pixel é feito pela HTC. Em relação à Nokia com Android e pelo que vi até agora, parece que vai ter o mesmo sucesso de todas as outras empresas que apostaram no Android… Estou a pensar na Sony, HTC, Xiaomi, etc. Só sobra a Samsung.
Muito pelo contrário meu caro!!
Foi a MS que colocou um infiltrado na Nokia, numa altura em que se ponderava mudar para Android, mas o infiltrado disse que tinham de apostar no sistema obsoleto da Nokia.
Quando o valor da Nokia estava mais interessante o infiltrado convidou os amigos da MS a fazerem uma proposta com o lema de “vamos salvar a companhia”.
Acordem para a vida! Não escrevam asneiras.
E se não sabem – calem-se!
Muito Bem Tiago E.
Pouco sabem mas foi o “trojan” do Elop que matou a Nokia. Quando nas assembleias de accionistas começou haver a pressão para criar Smartphone com Android o Elop viu-se a rasca e foi pedir ajuda ao Ballmer que acabou por comprar a divisão da telemóveis da Nokia! Sim porque na altura muitas noticias diziam que era a Nokia que estava a impulsionar o Windows Phone.
Quando a Nokia começou a ver que não tinham o suporte que queriam da parte da MS, viraram-se pra alternativas e aí a MS não deu hipóteses.
Sei que o Elop não vai ver este comentário mas desejo-lhe tudo mau a esse f..
cumprimentos
E se os Nokia com Android forem mais do mesmo?
Se não trouxerem nada que os diferencie dos outros equipamentos vão vender muito pouco ou então vêm com preços muito baixos!
Depois de tantos anos continua a ser dos telemóveis, senão o telemóvel, com a melhor câmara alguma vez equipada num smartphone.
Teve também o Nokia 808 Pureview , antecessor do 1020 que contava com o sensor de 41MP considerado o primeiro é melhor câmera uma vez equipada em um Smartphone.
Yap.. Pena a Microsoft nunca saber o aproveitar :/
E na altura que o lançaram o Windows 8 era fraquinho (e ainda é).. Deviam ter aproveitado muito mais o ímpeto deste telemóvel
Embora o Nokia 808 tenha uma boa câmara, melhor que a quase totalidade dos smartphones actualmente no mercado, a do Lumia 1020 é ligeiramente superior, mesmo possuindo ambos o mesmo sensor.
Muito bom!
o modo, errado, como se escreve continua a perpetuar o mito de que mais MP significa melhor câmara e/ou melhor qualidade de imagem quando, de facto, mais MP apenas significa uma imagem de maiores dimensões, nada mais.
no caso de estarmos perante um sensor das mesmas dimensões, aumentar o número de MP pode inclusive diminuir a qualidade da imagem em geral aumentando, por exemplo, o ruído, para um dado iso, em especial quando falamos de iso>= 800. veja-se a dificuldade sentida nos sensores de menores dimensões como os m4/3 (e eu sou utilizador do sistema) em conseguir imagens com pouco ruído e bom detalhe em situações de luminosidade mais baixa.
Este problema é transversal aos sensores “pequenos” e sente-se, em especial, aos sensores dos telemóveis que são minúsculos. e não, mais MP não lhes confere melhor qualidade de imagem. definitivamente que não.
vá lá @pplware, já é mais do que altura de deixarem isso subentendido nos artigos
Mas o sensor do Lumia 1020 tem um tamanho 4 vezes superior ao dos smartphones actuais…
Aliás o tamanho do sensor era 4 vezes superior ao do iphone 6. Mas o do Pureview 808 ainda conseguia ser maior…
Esta técnica não faz sequência de DNA! Pois quando se usa o termo sequenciar, estamos a falar de identificar quimicamente as bases da molécula de DNA em questão, ou seja, estamos a descodificar para “linguagem” ATCG.
O máximo que esta técnica consegue fazer é identificar alterações na estrutura física dos cromossomas (longas cadeias de uma molécula de DNA e proteínas enroladas múltiplas vezes), que podem ser indicadores de alguma mutação na tal sequencia de DNA. Mesmo assim, é claro uma técnica fantástica pois permite diagnosticar essas tais alterações estruturais, no terreno, sem a necessidade de um laboratório fixo.
À parte desta falta de rigor científico, é bom que noticias relacionadas com biotecnologia apareçam com mais frequência aqui no pplware, obrigado à equipa 😉
o que isto faz é microscopia de fluorescencia… daí até sequenciador de dna…
Era bom que a parceria da XIAOMI, volte a por a NOKIA no topo!