Bombas de abastecimento de combustível: Há novos símbolos
É já a partir de 12 de outubro, deste ano, que cerca de 3000 postos de abastecimento de combustível (só em Portugal) terão novos símbolos. Esta alteração deve-se à aplicação da norma NP EN 16942:2017 associada à rotulagem dos combustíveis.
Conheça já quais serão os novos símbolos e o que significa cada um deles.
A norma NP EN 16942:2017 foi recentemente publicada e visa definir novos identificadores que permitirão ajudar os consumidores a verificar se selecionam corretamente o "combustível alternativo" adequado para o seu veículo.
Com esta alteração espera-se que os enganos na hora do abastecimento deixem de existir uma vez que os veículos novos e todos os postos públicos de abastecimento de combustível/estações de reabastecimento, terão de ser identificados. De referir ainda que esta rotulagem será universal para todas as infraestruturas de combustíveis alternativos da Europa.
Quais os novos símbolos?
Ao todo existirão 10 novos símbolos divididos em 3 categorias: gasolinas, gasóleos e gases. Relativamente às gasolinas, identificada com a letra “E” de etanol, temos símbolos circulares com a designação: E5, E10 e E85.
- E5 - 5% de etanol
- E10 - 10% de etanol
- E85 - 85% de etanol
Relativamente ao gasóleo, temos os símbolos quadrados B7, B10 e XTL. Neste caso o "B" é relativo a biodiesel.
- B7 - 7% de biodiesel
- B10 - 10% de biodiesel
- XTL - diesel parafínico
Relativamente as Gases, existem quatro símbolos: H2, CNG, LNG e LPG.
- CNG - Gás natural comprimido
- H2 -hidrogénio
- LNG -gás natural liquefeito
- LPG - Gás pressurizado líquido
Como referimos, estes novos símbolos apenas serão obrigatórios a partir de 12 de outubro. Até lá deverá ser disponibilizada mais informação por parte das empresas que atualmente atuam em Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
Vai ser obrigatorio os postos de abastecimento disponibilizarem todos estes combustiveis?
Em principio não. Isto são apenas os simbolos
Ou seja, isto para Portugal não se aplica. É de ignorar pois cá não veículos que suportem biodiesel nem gasolina com etanol?
Já tens o diesel com 7% de biodiesel, a gasolina sinceramente não sei mas deve ser a mistura minima, por fim tens o GPL e o GNV.
Por isso vai aparecer cá.
De facto, o meu popó a diesel de 2014 diz que não suporta biodiesel B7 mas a muito que o estou a pôr. ?!!!!
olha que que secalhar vai. http://www.fuel-identifiers.eu/docs/QA-operators-PT.pdf
Estes símbolos explicam muito do porquê da diferença de preço em muitos postos de abastecimento. Agora será mais difícil enganar os clientes.
Por isso é que é importante percebermos o que estes símbolos querem dizer e como influenciam o preço de posto para posto dos combustíveis.
? Como assim enganar?
vender combustíveis diferentes
como sendo a mesma coisa
(erro mais do que comum
na comparação de preços com Espanha)
mas esta nomenclatura
é insuficiente para combater isso
Os combustíveis estão definidos no regulamento europeu. Além disso, os postos são alvo de fiscalizações frequentes das autoridades e os resultados são públicos e acessíveis.
Agora o que vai ser diferente é especificar ainda mais o que vendem. Atualmente não penso que se venda gasolina com mais que 5% de etanol (E5) se acham que isso é roubo.
A menos que os consigamos distinguir pelo cheiro continuará tudo na mesma.
Faz-me lembrar as prateleiras de supermercado. 15 tipos de batatas fritas com sabores, preços, pesos e promoções diferentes. A informação está lá toda, mas são tantas variáveis que às tantas preferia que não me dissessem nada a não ser o valor €/kg.
Tens razão! Denominador comum, €/kg. Não há dúvidas na comparação.
está disponível esse valor em todos os produtos. Onde está o preço, em letras pequenas diz o preço por Kg ou por Litro. é só calar e abrir os olhos.
E eu disse que não estava?
E eu disse que não estava?
tens razão, agora é que eles nos vão dar a volta.
Mais difícil enganar ?? Não me parece …
Desculpem a minha ignorância, mas alguns desses símbolos pode ajudar a saber se o combustível é melhor do que outro?
Na gasolina, quanto mais Etanol melhor?
No diesel, quais dos 3 é melhor para um carro recente? Alguns desses símbolos distinguem do Diesel ‘simples’ do aditivado?
Hmm essa tua dúvida deu uma ideia, efetivamente era interessante divulgar a “qualidade” com base nestas “misturas”.
A deco em tempos já fez esse teste e chegou a conclusão que é tudo igual..
https://www.deco.proteste.pt/auto/automoveis/noticias/combustiveis-e-tudo-igual-ao-litro
havia inclusive uma reportagem mas não encontro agora.
Pois… mas e então? Estes níveis de mistura afinal são para quê? Será mesmo que é tudo igual? Temos de “arranjar” um infiltrado, para com propriedade nos informar.
Isso, uma noticia dessas a informar a malta é que era 🙂
Sabes que não é fácil algumas informações 😉 há interesses que estão por trás destas “sinaléticas, misturas e variedades” de combustíveis. Mas gostava de saber, também como consumidor.
Isto esta tudo relacionado com políticas europeias para meio ambiente
em Portugal não existe gasolina com etanol, nem combustível
XTL que é (X= coal, biomass, municipal solid waste)
Os alemães na segunda guerra mundial ja utilizavam XTL feito partir de carvão.
Estão a ser feitos esforços para se criar um combustível mais limpo,
no caso dos carros a diesel a solução XTL feito a partir de resíduos mais limpos em matéria de co2 .
Vitor, nem todos os motores estão aptos a “beber”, nomeadamente no gasóleo, estes biocombustíveis. Seria conveniente antes do abastecimento esclarecer, ou com as marcas ou eventualmente no manual da viatura, se esta está ou não apta a utilizar combustíveis compostos, gasolina com etanol (álcool) e gasóleo com biodiesel, e ainda estando, qual a incorporação máxima.
É tudo igual o tanas. Já estou farto de ter esta discussão com Prius na ninja carrinha faço 500 km e com a Repsol faço 800… Agora percebo se a Prius tem etanol e eu não sabia…
tal como a gasolina espanhola
€50 de espanhola fazem menos km
do que €50 portuguesa
nunca usei gasolina da prio
mas o meu recorde de km foi feito com gasóleo laranja deles
Miguel, isso que dizes dos combustíveis em Espanha não é bem assim, tens tal como em Portugal, gasolineiras mais baratas e com menos qualidade, mas Repsol é igual, tal como Galp e CEPSA.
Isto em comparação de marcas comuns aos 2 países.
O teste comparativo realizado pela DECO teve apenas como comparação entre combustível simples e o aditivado (na altura da troika). Nesta nova simbologia, pelo que li e interpretei do artigo, nomeadamente no gasóleo e gasolina, visa indicar qual a incorporação de combustível “amigo” do ambiente, não tem a ver com a aditivação. Quanto ao gás, creio que em Portugal apenas é comercializado o GPL. O gás natural apenas será utilizado pela CARRIS e eventualmente outros transportes públicos, em cidade. Para as viaturas ligeiras julgo não existirem postos de abastecimento, apesar de existirem em catálogo viaturas ligeiras bi-fuel que o podem utilizar, nomeadamente na gama FIAT.
Existe sim postos, mas são raros sei que existe um na estação de serviço da A4 em Custóias Matosinhos.
É dos combustíveis mais baratos mais que o GPL
Esse “estudo” nem é estudo, não é cientifico. Está cheio de falhas.
Isso depende do fabricante e normalmente podes consultar isso no manual do carro.
Nos diesel, o mais comum é ter 7% de biodiesel, ou pelo menos é essa a percentagem que vejo em vários carros de conhecidos.
Nos a gasolina, e se não estou errado, não existe gasolina com etanol, pois não? Ou é tipo o biodiesel que tem de ser adicionado?
Quanto mais etanol pior… etanol é álcool… no Brasil usa-se há anos e a minha hornet no manual dizia que podia levar gasolina com até 10% de etanol (além da gasolina normal com até 110 octanas)
Cá na Alemanha existe E5 é o equivalente à gasolina 95 e também a E10 que é cerca de 0,02€/L mais barata ao litro mas é mais fraca, embora ainda possas usar em muitos carros não recomendo a usar em período de inverno com neve e gelo
Espero bem que alguém se lembre, atempadamente, de explicar as diferenças entre cada um deles porque para mim (e suponho que para outros mais também) isto é “chinês”.
Isto não é chinês é extraterrestre pois eu não percebi patavina disto. Está na hora de ir ler o manual do carro.
Andamos bem a ser enganados estes anos todos…e eles a gamarem..ahahah
quem? como?
Deve ficar algo do género!
http://images-cdn.impresa.pt/visao/2018-07-11-bomba-gasolina-galp-2/original/mw-860
não fazia ideia que o gasóleo “normal” tinha 7% biodiesel!! :O
gostava de saber era onde se enquadra o gasoleo dito “evologic”… “ultimate”…
é obrigatório por Lei. Chama-se B7. No meu BMW diz “Diesel max B7”.
Evologic e Ultimate é igual, só que tem aditivos curativos, para a limpeza de injectores e cilindros e outras partes do automóvel mas é 7% Biodiesel a mesma
È so colar umas etiquetas e dar lucro a quem as fez/faz
Isso vai contra o que eles tem no site no que toca à gasolina 98…
http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosServicos/Produtos/Combustiveis/Paginas/teordeIncorporacaoBiocombustíveis.aspx
Boa tarde acho muito bem haver mudanças e também deveriam vir com a fatura detalhada para sabermos o que pagamos.
Mas o mais importante era termos o preço mais baixo nos combustíveis e não estarmos no lugar ocupado a nível mundial
https://www.globalpetrolprices.com/gasoline_prices/
È as casas com a 4ª maior subida da Europa isso sim devia ser visto agora os símbolos para mim passa ao lado
É tudo um “engana o povo”, basta ver aqueles preços nas placas das autoestradas, sempre iguais.
Sou da opinião que as estações de serviço consecutivas não deviam ter preços iguais.
Uma medida simples para evitar essa “concorrência”
Engraçado… usar fotografia da Galp em Espanha……… 😉
Isto é para evitar enganos na hora do abastecimento ? Bolas, agora quem ficou baralhado fui eu. Afinal qual é o diesel que tenho de por na viatura ?????
Se forem ler a fonte da noticia vão perceber que isto são combustiveis ALTERNATIVOS. Nunca vi nenhum posto em Portugal propor este tipo de combustiveis.
Eu a pensar, ao ler o artigo que iriamos ter etiquetagem/simbolos para Gasolina 95 vs Gasolina 98 vs Diesel low cost vs Diesel Premium. – Creio que em Portugal os postos foram obrigados a propor sempre Diesel Low cost, excepto nas auto-estradas.
Por exemplo, o meu carro não aceita nenhum tipo de biodiesel.
onde é que arranjas o gasóleo para o teu carro?
é que em Portugal o gasóleo é no mínimo B7…
Coloco o normal. No manual do carro só diz para “não colocar biodiesel”, não fala em percentagens.
B100 ?
é melhor não tentares
sim
Isso é o óleo de cozinha? – nem esse deve ser B100 🙂
Pronto, estás a meter 7% de bio. É obrigatório por Lei.
Eu com gasóleo do jumbo faço o mesmo que com o da galp… Já o da prio evapora depressa..!
O que é estranho foi a galp ter acabado com o G-FORCE quando diziam que era topo de gama..!
Agora chama-se Evologic.
Mudou de nome para evologic. Nem isso sabes!
Evologic é o combustível aditivado e não o topo de gama, só tens 2 tipos de combustível : o Evologic e o Simples.. Que só difere 2 cêntimos no preço…
Já na BP tens bp ultimate era o concorrente do G-FORCE, logo é bem mais caro que o aditivado, a diferença de preço sao mais de 10 cêntimos
Evologic é o combustível aditivado e não o topo de gama, só tens 2 tipos de combustível : o Evologic e o Simples.. Que só difere 2 cêntimos no preço…
Já na BP tens bp ultimate era o concorrente do G-FORCE, logo é bem mais caro que o aditivado, a diferença de preço sao mais de 10 cêntimos
Desde o dia 1 de janeiro de 2010, todo o gasóleo rodoviário (dito convencional) comercializado no Território Nacional Português conta com uma incorporação de 7% de Biodiesel pelo que, ao abastecer com Gasóleo em qualquer rede de postos de abastecimento de combustíveis em Portugal, está na realidade a utilizar um Gasóleo com 7% de Biodiesel (B7). Para além de contribuir para uma mobilidade mais sustentável, a introdução de Biodiesel no gasóleo traz várias vantagens de ordem técnica.
O meu carro usa gasolina do Jumbo de 98 octanas, noto uma melhoria no consumo assim como um melhor desempenho do motor…….
98? mas que carro é que tens? O manual especifica para meter 98?
Diz 95 octanas na tampa….mas como eu uso gasolina simples da mais barata resolvi experimentar consumir a 98 do jumbo mais cara do que a 95 do mesmo fornecedor mas mais barata do que todas as outras marcas.
“A octanagem não tem correspondência com a qualidade do combustível. Porém, motores mais potentes exigem maiores compressões e, por consequência, combustíveis mais resistentes à ignição espontânea. Potência e rendimento ótimos são sempre obtidos a partir de combustíveis de octanagem compatível com o projeto do motor.” Procura por octanagem na Wikipédia. Há um grande mito urbano em relação a isso.
Eu tenho um Saxo e no manual diz para colocar Gasolina 98, e não é um motor potente, é um 1.0i. De qualquer das formas, à 18 anos que leva com 98 hehe
quanto mais etanol estiver na gasolina pior será para o carro (a menos que o carro seja mesmo para andar com uma grande quantidade de etanol), e se este for então de andar pouco ou estiver algum tempo parado ainda pior. o etanol absorve água, e água + combustível = carro na oficina algumas vezes.
No Brasil tens muitos carrros só a alcool. O normal é andar com 25%.
A unica informação que tenho no carro é EN590 Diesel, qual devo por depois disto entrar em vigor? Sempre levou gasoleo normal e chega a fazer 950Km por depósito (~60L)
Tudo o que tiver a mais é bom… +10% de biodiesel… siga…lá para dentro… e vai-se para a estrada testar se realmente aquele gasoleo ( ou gasolina ) é mais fraca ou mais forte que a outra antes… é facil de fazer testes…
Adoro ler estes comentários 🙂 Depois andam com carrinhos de 2000 a poluir 20x mais ahahah.
Vão até Sines e pensam uma visita guiada. Talvez assim percebam quais são as verdadeiras diferenças dos combustíveis….
Aproveitem e perguntem a que valor sai o preço dos combustíveis à porta da refinaria e a que valor médio pagam um barril de crude.
Eu já fiz vários testes nas gasolineiras na minha area.
Prius / Repsol/ Galp/BP…… a diferença é nehuma, uns roubam mais que outros no valor mas usam todos o mesmo material.
A diferença está na quantidade de gasolina( no meu caso) que entra no carro.
As mangueiras deixam passar muito ar, ao contrario do que pensamos.
Mudei de estratégia na hora de ”alimentar” o carro e em vez de puxar o manipulo total da mangueira puxo só até metade.
Demoro mais tempo na gasolineira, mas consigo fazer mais 100km que antes .
Não tomaste os comprimidos hoje?
Já vi 3 sites sobre esta notícia e ainda não vi nenhum site a dizer algo do género:
Quem mete Gasolina 95 tem que meter X
Quem mete Gasolina 98 tem que meter Y
E depois ainda falta também dizer que E5 é melhor/pior que E10 que por sua vez é melhor/pior que E85.
Etc, acho que entendem onde quero chegar, espero.
Continuas a meter o mesmo. Notícias de encher chouriços…
gasóleo – B7
gasolina 98 – E10
gasolina 95 – E5
http://visao.sapo.pt/exame/2018-07-11-Fixe-estes-simbolos-pode-vir-a-precisar-deles-para-abastecer-o-carro
Errado. Pode ser E5, E10 seja 95 ou 98.
Exemplo deste ensaio laboratorial para a 98 da BP: http://www.enmc.pt/static-img/2018-04/2018-04-23161039_f7664ca7-3a1a-4b25-9f46-2056eef44c33$$72f445d4-8e31-416a-bd01-d7b980134d0f$$c1d84b7d-51bf-4568-a919-8d7e7e3d53f1$$File$$pt$$1.pdf
Não tem etanol, e este da repsol para 95 simples: http://www.enmc.pt/static-img/2018-04/2018-04-23165805_f7664ca7-3a1a-4b25-9f46-2056eef44c33$$72f445d4-8e31-416a-bd01-d7b980134d0f$$baede98e-5c76-4a88-9939-3cadcf559ca7$$File$$pt$$1.pdf
Também não tem etanol.
Vejamos um caso que tenha. A repsol 95 aditivada: http://www.enmc.pt/static-img/2018-04/2018-04-23161943_f7664ca7-3a1a-4b25-9f46-2056eef44c33$$72f445d4-8e31-416a-bd01-d7b980134d0f$$13370db8-a8cb-4356-8aa4-7c9b783c82e4$$File$$pt$$1.pdf
Contém, neste teste, 2,93%.
Isto são combustíveis alternativos. Na UE não permite adição de etanol a mais de x % ou até nem coloca. Aqui em Portugal não tens E5 nem E10.
E E5 não significa que seja pior ou melhor que E10. São combustíveis. Da mesma forma que antes de 2010 tinhas gasóleo sem biodiesel e depois tens obrigatoriamente 7%. A qualidade não diminuiu por causa disso.
Se não sabes, não escrevas asneiras!!
Mas qual “alternativos”?!
São combustíveis “normais” e claro que em Portugal todos são, no “mínimo” E5 e B7!
Quer dizer que toda a gasolina em Portugal (e em toda a UE) tem (no mínimo) 5% de etanol e o gasóleo tem 7% de biodiesel!
Grande confusão!!!! Gasolina 95 e 98 tem a ver com octanas. E5, E10, E85 tem a ver com a percentagem de etanol misturado na gasolina… portanto não tem nada a ver uma coisa com a outra. É bom não misturar as coisas. Duvido que, em portugal, como as coisas estão, que vendam mais do que um tipo de gasolina no que se refere à percentagem de etanol misturado.
Espectáculo, disseste algo que já se sabia mas respondeste 0 ao que perguntei 🙂
se é que isso foi direccionado para mim 😛
O etanol é mais barato que a gasolina.
Ao introduzir o etanol no combustível o preço vai baixar. Dúvido!
Isto nao é nada confuso, a mistura dos combustíveis bio ou álcool é mais preocupante nos carros mais recentes a diesel com os injectores piezoeléctrico que supostamente nao gosta de bio diesel nao sao so as programaçoes do dieselgate, a gasolina teoricamente mais antigos menos gostam de alcool quanto maior for a percentagem maior a probabilidade de corroer/comer/estragar principalmente as bombas e canalizacoes porque as borrachas, plasticos, tubos metalicos nao estao preparados para a corrosao do alcool. Carros recentes sem canalizacoes proprias e85, e100 nem pensar poder ser mais baratos mas depois custa a pagar. Podemos chamar-lhe credito nao solicitado. Boa continuação.
São obrigados a aceitar no mínimo B7.
em que diploma legal está referida a data de a partir de 12 de outubropara entrada em vigor desta obrigatoriedade?
É só rir com estes comentários…confusão entre percentagem de Etanol e octanas (também há aqui muita gente que ainda não sabe o que é), entre combustível simples e aditivado, alguns relatos típicos do género “Com o mesmo dinheiro faço o dobro de Kms com gasóleo da BP que da Prio!”, “Só meto combustível do bom, na Jumbo é só água!” ou ainda em Espanha é mais barato mais metem bio-diesel”, quando em Portugal também é obrigatório qualquer gasóleo ter no mínimo 7% deste…
Estes novos símbolos já estão em vigor, e para não haver problemas basta meter E5 ou B7. Tão simples quanto isso.
LPG quer dizer Liquefied petroleum gas e não liquified pressurised gas.