BlackBerry prepara-se para dispensar 40% dos seus trabalhadores
...no final do ano!
A BlackBerry tem, no passado recente, sofrido bastante como empresa. Foram vários os reveses que tem tido, associados a problemas com as suas estruturas de serviços e também a decisões menos acertadas.
Segundo uma notícia publicada pelo jornal Wall Street, a BlackBerry estará a preparar-se para dispensar cerca de 40% dos seus colaboradores, estando esta dispensa de funcionários a ser preparada para ter lugar já no final do ano.
O passado e o futuro da BlackBerry tem sido muito incerto. Depois de terem sofrido de graves problemas na sua estrutura de serviços, a empresa nunca recuperou de forma efectiva a sua reputação.
Por outro lado a concorrência tem sabido responder aos desafios que os consumidores têm lançado, estando a BlackBerry demorado demais a responder. Os novos modelos que laçou, apesar de serem máquinas excelentes, não têm sido hits de vendas e a sua expressão tem sido marginal.
Também no campo dos sistemas operativos BlackBerry tem tido problemas e os constantes adiamentos que o BBOS 10 teve acabaram por afundar ainda mais a companhia.
A notícia agora avançada vem deixar claro que a BlackBerry se está a preparar. Estes despedimentos visam aligeirar a sua estrutura, sem que se saiba se com o intuito de a tornar mais eficiente ou se a preparar uma possível venda.
Os despedimentos que agora vão acontecer não são inéditos e já durante o Verão aconteceram outros, mas este é de longe o mais representativo, graças ao volume de colaboradores que vai afectar.
O interesse na BlackBerry, por parte de outras empresas, tem sido notícia frequente e a empresa, para além dos seus dispositivos, sistemas operativos e rede de serviços, tem vários "bens" interessantes para várias partes.
São várias as patentes associadas a teclados e a software que suscitam interesse de muitas empresas, dispostas a ganhar muito dinheiro por eles.
Esta notícia, ainda não confirmada pela BlackBerry, vem mostrar que esta empresa está a fazer tudo por tudo para se manter na corrida contra os seus mais directos concorrentes.
No mesmo dia em que a notícia foi lançada, a BlackBerry anunciou que as suas aplicações BBM para Android e para iOS devem surgir na próxima semana, alargando assim a oferta deste serviço a outras plataformas.
A BlackBerry foi já um player com um lugar privilegiado no mercado de smartphones, mas a chegada de uma concorrência feroz e com propostas capazes de ombrear com os equipamentos BB acabo por a fazer descer da sua posição.
A somar a isso, alguns problemas de cariz técnico e de gestão acabaram por deixar a BlackBerry numa posição muito delicada, nos dias de hoje.
É incerto se esta medida anunciada é a tentativa de tornar a empresa mais ágil e preparada para as adversidades ou se, por outro lado, a estão a tornar muito mais apetecível para o mercado e a preparar uma possível venda.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda não sei como não decretaram falência, ou alguma outra empresa comprou a BB.
Adeus bberry. Die.
BB não morreu e não morrerá! Nada do que uma boa mudança para novos rumos…
Antes de falar da bb, procurem utilizar… e tirem suas próprias conclusões…
BB10 <<< 10 x melhor que Android
http://youtu.be/gf5nBkhp1gQ
10x melhor que Android? Só se for na oferta de aplicações… errr.. não, aí não é. No nível de customização? Nop, também não. No número de equipamentos que os utilizadores têm a possibilidade de escolher? Também não. Na facilidade de utilização até à última versão? Hum…. também não. A BB só não foi à falência porque era muito utilizada nos States, onde as redes móveis eram, de longe, para lá de más. A questão é que essa situação foi-se alterando nos últimos tempos e aí, equipamentos como iPhone’s e Android’s passaram a ter clara vantagem, já que têm uma oferta muito diversificada de aplicações, coisa que a BB não tinha (nem tem!)
É só rir! Nem precisas de ter um BB para saber que está morto.
boas..
Defacto bb10 é muito bom, o hardware também é muito bom, o que falta ao BB não é um SO bom, isso ja eles teem…
o que faltava era boa autonomia…pois os dispositivos actuais não teem autonomia…
Isso vai ser corrigido no equipamento que ira ser lançado em breve o z30…salvo erro com uma bateria de 28800mah…25 horas de conversação…qual o telemovel do mercado que oferece isso??Só mesmo o Z30…mas talvez tenham avançado tarde de mais …isto ja era coisa para o terem feito a 2 anos atrás!!!
Outro aspecto que não percbo é porque raio os equipamentos bb não teem radio FM…para mim é indispensavel em um simples telefone…quanto mais num smartphone…e ainda por cima nos dias de hoje…
Outra coisa que falhou no q10 e no q5 foram o trackpad que eles tinham …o melhor do mercado, e continua a ser muito util…ainda não lançaram nenhum com trackpad…talvez o proximo q15, mas ainda não se sabe…
eles teem avançado em circulos…ainda não perceberam aquilo que teem como valor acrescentado do passado…só é preciso melhorar…
cmps
O trackpad é disnecessario visto que tens touch screen.
Desconhecia a existencia de tais despositivos que mencionaste vou imediatamente procurar, obrigado pela dica.
Quanto a situação pa companhia, bem eu sempre acompanhei os lançamentos apesar de nunca ter sido detentor de um dispositivo BB, mas o Z10 cativou-me bastante e a meu ver apresentou mais argumentos que qualquer dispositivo movel da sua era, mas faltou o factor x que é a questão das aplicações e as pessoas perderem o dinheiro investido em conteudos multimedia no iTunes e recentemente Play da google… os verdadeiros consumistas (a meu ver os orientadores do mercado) tem muita dificuldade em mudar de companhia porque investem dinheiro em Musicas, Livros e Filmes que depois vão ter de deixar para tras, e começar tudo de novo. Isto já não é uma questão de ter tecnologia de ponta, se fosse nem a Samsung nem a Apple estariam a liderar as vendas com os produtos que tem lançado.
Boas…
Por aquilo que me apercebi a muito…o trackpad faz todo o sentido e digo isto porque ja tive um BB, e é fenomenal…não compares o touch ao trackpad…
O trackpad da BB é fenomenal, e substitui na integra o touch…com a grande vantagem de que podes agarrar o telemóvel de qualquer forma, e sem receio a desligares uma chamada , ou a saires de um programa, etc…é só vantagens…
Penso que o q15 voltará a ter essa faboloso funcionalidade, obviamente o touch vai estar disponivel, mas para mim será desligado…
Também espero que o q15 traga uma bateria igual ou muito próxima ao z30 2800mah(e não 28800…foi engano,isso é que era 😀 )…com autonomia para 3-4 dias pelo menos se não mais…
A unica marca que esta a trazer telemóveis, outra vez para uma autonomia de uma semana, de onde nunca deveria ter saido!!
O SO é bom, muito bom, apesar de utilizar um conceito de um servidor por cada aplicação, mas parece ter sido o unico SO do tipo a resolver esse problema, e por isso talvez não seja mais um problema 😉
É rápido e leve, o ambinte grafico é feito em QT, um Luxo…tal como o MEEGO da ex NOKIA(sim para mim EX Nokia), tem cada vez mais funcionalidades e vai na versão 10.2, que trás algumas coisas que faltavam…
Se assim for, vou ter um BB de novo, MAS…quero Radio FM, não compro sem Radio FM, para mim é um pré-requesito, a BB so tem Radio FM em dois equipamentos, uma vergonha…espero que isto seja corrigido.
De resto são um luxo, estes telemóveis, caros é certo, apenas disponiveis para alguns, mas um sonho de equipamentos.
Para mim actualmente os dois melhores SO’s do mercado MEEGO(extinto pela nokia, que é a base do seilfish/Mher), e BB 10.
Mas estas coisas como dizes dependem muito de extras que uma pessoa esteja agarrado, vai depender muito de caso para caso, e se essa pessoa compra com base no facto de ver outras pessoas com um equipamento igual, ou se compra porque percebe que a tecnologia que quer lhe parece ser a melhor…
a ver vamos…a BB tem no momento Z10,ira ter Z30(se é que não saiu já), q10,q5, ira ter q15, e um dos velhinhos melhorado 9720.
cmps
Ahh ok agora é que te percebi, o que tu queres é o trackpad em vez do touch… sim é legitimo. Eu pensava que querias as duas coisas, dai eu ter dito que não faz sentido visto que os dois tem a mesma funcionalidade. Eu vejo o touch como um avanço, e creio que o Q10 é uma grande inovação que infelizmente esta a passar ao lado. Conseguiram aliar o que tinham de melhor as novas tendencias, um hybrido bastante funcional que vem dar o melhor dos dois mundos. O teclado fisico que ficou como marca da casa e o touch que o pessoal agora esta tão agarrado.
Não sou grande fã do trackpad por isso nem dei por falta mas se conseguirem introduzi-lo da mesma forma que fizeram a combinação do Q10 que venha ele 😀
Uma coisa não percebo, como existe pessoal a dizer que o WindowsPhone da Nokia ou WindowsMobile da Nokia ou o BlackBerry são 10x melhor do que alguns equipamentos Android.
Se são melhores porque é que as empresas fecham??
Obviamente que não são, só diz isso quem nunca testou um Nexus 4, ou um Smasung Galaxy S4.
Se fossem elas não faliam, porque ninguem é dono da verdade absoluta mas as vendas sim essas sim dizem aquilo que o ppl mais gosta ou não.
As marcas que não inovam tem os dias contados!
Só diz isso quem nunca experimentou as outras alternativas do mercado, embora 10 vezes melhor seja exagero.
Cada os tem suas vantagens e há que abrir os olhos, porque o que não deve faltar por aí são ovelhas que seguem a malta porque toda gente tem e diz que é bom.
+1, e esse utilizador Miguel deve ter alguma azia com Windows Phone porque não é chamado para a notícia nem a Microsoft tem comparação possível com a RIM (BlackBerry)..
Eu acho que existe aqui exageros de parte a parte…
BB10 ser melhor que Android, é discutivel, dependendo dos elementos de comparação, que por sua vez vai variar de pessoa para pessoa.
Afirmar que as vendas dizem o que as pessoas gostam ou preferem é extremamente arriscado. Não sei se este é o melhor exemplo, mas, se pesquisares payola, vais descubrir que o top da Billboard não é 100% fiavel visto que musicos adoptaram estrategias para “fintar” a contagem e conseguir escalar mais um pouco a tabela. Com isto quero dizer que os numero de que falas tambem não são a verdade absoluta.
Eu ca considero o windowsphone(a nivel de design) e BB10 (a todos os niveis excepto design) melhor que Android e iOS. Prova disso é a combinação dos dois serem os novos standards dos sistemas mobile. A nivel do design é obvio que o novo iOS vai beber bastante ao WP e a nivel de funcionalidades “rouba” algumas coisas ao BB10.
Quem não evolui, morre. A Nokia andou lá a roçar e aos poucos lá se foi safando, mas foi obrigada a saltar dos telemóveis e focar-se onde realmente é boa.
A RIM, parou na década 2000. E o Android, enfim, é tudo muito bonito, mas sinceramente tinha um Nokia E6-00 e passei à uns tempos para um Samsung Galaxy S2. Há dias em que penso voltar ao velhinho Nokia, mas só por causa do GPS.
A Nokia já morreu há muito. O que resta agora é um nome que pertence a outras empresas.
Pena seja que para aligeirar uma empresa seja preciso penhorar e falir muitas vezes a vida de muitos dos 40% das pessoas que lutaram pela BB.
Essa é que é a notícia!
Quem faz isso também somos nós…
As empresas estão dependentes de vendas…se as pessoas compram coisas porque pensam “heina pá isto agora é que está na moda, pimba tenho que comprar”…isto vai acontecer em muitos lados…
Olha em Portugal tem acontecido que é uma coisa parva, e os próprios Portugueses, que até são os visados nem querem saber 😀 …
Palavras para quê, não é?
Podemos estar perto de ver apenas duas empresas a monopolizar as pessoas e para termos um telemóvel, termos que utilizar o que eles querem , e deixar que nos acedam a toda a info no nossa equipamento…uma tristeza portanto.
cmps
+3
É pena…
É curioso notar as divergências que surgem sempre entre utilizadores de diferentes marcas. No entanto, quero referir que enquanto as outras marcas se alastravam no mercado, a Blackberry era aprovado no pentágono com um telemóvel muito seguro, ah qual poderia ser usado por forças de segurança, e as outras marcas ainda tiveram de percorrer caminho até chegar aí, e sim é verdade que algumas também chegaram. Falam mal da blackberry, mas o novo design de fechar aplicações do Iphone é inspirado na blackberry, o novo programa de teclado apresentado pelo pplware da android é da blackberry. Mas é sempre melhor apontar o dedo, do que se olhar ao espelho. Há lugar para todas no mercado. E quantas mais marcas houverem, melhor. Preços melhores e tecnologia mais competitiva.
Blackberry = preços exagerados e inferiores ao ANDROIDs
Claro que tem que falir…
Tenho um Android Alcatel 995 que comprei por 90€ novo com pontos Optimus e garanto que é muito melhor que qualquer blackberry de 500€ é um exagero o preços de alguns smartphones a venda!
Blackberry podia até ser mais barato mas se não é Android, não quero…!