BlackBerry: A crise agudiza-se
O mercado dos smartphones está em clara ascensão, mas na verdade nem todos os players neste mercado estão a acompanhar a tendência do mesmo. Um dos casos flagrantes é a RIM (Research in Motion), fabricante dos telemóveis BlackBerry. Esta empresa está agarrada a um mercado tradicional que não encontra eco no mundo actual. Se em tempos foi marca líder no mercado norte-americano, hoje está com franca dificuldade em manter-se atractiva ao público que quer evoluir para smartphones de última geração.
Este facto contribuiu claramente para um desinteresse por parte dos developers pois estes visam lucros directos, na venda das aplicações, ou indirectos resultante da publicidade vendida nos programas gratuitos descarregados pelos utilizadores. Se um sistema operativo deixa de ser atractivo, os investimentos por parte dos programadores são canalizados para outros mercados e principalmente para outros sistemas operativos.
Neste momento a RIM enfrenta esse dilema, algumas software houses, que fornecem as aplicações à AppWorld (loja online de aplicações para Blackberry), estão a deixar de suportar esta plataforma. A Seesmic anunciou na semana passada a desistência de suporte desta plataforma.
A RIM tem vindo a perder mercado. Se em Janeiro de 2011 representava 15.03% do mercado dos smartphones no mundo, hoje, pouco mais de 6 meses passados, apenas representa 12.14%, o que num mercado em forte crescimento é um decréscimo abismal. Num único dia a empresa viu as suas acções caírem 15% na bolsa de valores.
Mas quem é a Seesmic?
A Seesmic, Inc. é a empresa que desenvolve a aplicação Seesmic, uma poderosa ferramenta de colaboração que permite, entre outras funcionalidades, receber as actualizações do Facebook e do Twitter (já revisto aqui na versão para Windows 7 no pplware.com). Esta empresa emitiu um comunicado anunciando que a partir de 30 de Junho iria descontinuar o suporte para a plataforma Blackberry, em detrimento de outras plataformas mais populares tais como Android, iOS e Windows Phone 7.
Effective June 30th, Seesmic will discontinue support for Blackberry in order to focus development efforts on our most popular mobile platforms: Android, iOS and Windows Phone 7.
Apesar do tremendo sucesso num passado recente a RIM, talvez na urgência em manter o seu sistema a par da concorrência, tem lançado versões com inúmeros bugs obrigando a disponibilizar patches correctivos o que mancha a imagem da empresa.
O mercado está aprensivo e este factor poderá desencadear uma reacção em cadeia, o que valorizará outros sistemas mas afastará a RIM dos tempos prósperos que conheceu no passado. Certamente que os próximos lançamentos irão ditar o futuro do BlackBerry num mercado bastante concorrido como é o dos smartphones. fonte
Aos nossos leitores: haverá futuro para a plataforma BlackBerry OS?
Este artigo tem mais de um ano
Na minha opinião o futuro da plataforma BlackBerry OS está traçado. E vai ser negro.
É muito dificil de facto concorrer contra um dispositivo com android já para não falar do iOS e do WP7 que promete vir para ficar.
No futuro breve, fica o Android, iOS e Windows Phone e ponto final.
Aliás, num futuro, haverá iOS e Android… Não acredito que o Windows Phone fique…
A RIM não vai falir, muito menos acabar. Vai apenas deixar de ser popular, para passar a alimentar apenas os clientes empresariais…
Custa-me ver a blackberry decrescer, porque à uns tempos atrás era aquela empresa que tinha o seu OS feito ao pormenor e é dos que melhor funcionam ainda, para não falar do hardware de qualidade superior à maioria…
Mas a população em geral procura é entretenimento e nisso o blackberry é fraco
Mas para clientes empresariais acho que é mesmo os dispositivos mais de confiança, mais que IOS até..
Não sei se já tiveste essa experiência, mas há dias tive um amigo que me trouxe um playbook para eu tentar configurar os emails. Aquela coisa simplesmente não tem um cliente de email nativo. Como é possível uma ferramenta daquelas não ter uma app nativa de email, quando o seu publico alvo é empresarial? E sabes a melhor? Nem na app world há nada que resolva o problema.
E queres saber a mais melhor boa? Ele não tem a certeza se a Vodafone vai aceitar a devolução… e em PT nem está disponível a versão 3G/4G.
Sumula, é um belo pisa papeis para empresários.
E em jeito de offtopic… e no que diz respeito ao Samsung Galaxy Tab com o Honeycumb 3.0, o problema com os emails é parecido. Não é possível fazer uma pesquisa na caixa de emails. Se tiveres configuradas 2, 3, 4 contas de email além de GMail, qualquer email que procures, é bom que tenhas paciência para o encontrar.
Só posso falar em relação ao android. Os programas nativos não são grande coisa, realmente.
MAS, instala o K9 Mail do market.
É gratuito e francamente bom para gerir email. É tão bom que não acho que haja nada mais que eu pudesse pedir de um cliente de mail. A pesquisa de emails funciona lindamente, eu farto-me de o usar com 4 contas diferentes de mails – a nível empresarial e pessoal.
Olha que nem sempre. Da minha experiência, posso dizer que o mail da apple rola muito bem no ios.
Entretanto, acabou por se devolver o tablet. Lembro-me de ter visto o k9, mas todas as print screen remetiam para interface de smartphone e por tal não inspirou confiança, nem se testou.
O tablet tinha problemas com acesso às redes wifi, desligando com frequência. E quem coloca defeitos, que são óbvios, ao corrector ortográfico do IOS, devo dizer que o do honeycumb não é muito melhor, se é que o é.
Não sei como funcionará o playbook, mas a configuração de email não será de forma semelhante ao que acontece nos smartphones blackberry? Com subscrição do serviço BIS ou BES?
Sim é dessa forma.
É normal não se encontrar nenhum cliente de email… Pois isso é uma geração do passado… O sistema BES da RIM mete isso a canto, recebe-se email sem ter nenhum cliente de email e no entanto tem-se acesso a tudo o que está dentro do servidor de Exchange.
Completamente de acordo, isso mesmo!
Se há alguma palavra que consiga descrever rapidamente um blackberry, é fiabilidade.
Mas claro, está noutro campeonato quando comparado a iOS e Android, ou mesmo WP7. É nesse mercado que a RIM vai/está a perder. Mas para mercados empresariais, quem usa gosta, e dificilmente mudará, até porque não há outra opção com a mesma oferta.
Eu diria mais BATERIA!!!!! A concorrencia é simplesmente Crianças que acabaram de nascer… são pequenas e fracas para as necessidades dos utilizadores, afinal os telefones SERVEM PARA TELEFONAR… Promenor que no BlackBerry tem isso e ainda dá para receber e enviar emails durante mais de 3 dias…
Dormes todos os dias? Onde dormes há corrente eléctrica? ok, ok…
Quando se cortam em funcionalidades ganha-se bateria.
Parece simples.
Estou de acordo e mais…tenho quase a certeza que quem possua um BB para utilização profissional se pensar em mudar vai dar um “salto” para o WP7 ou 8 e não para o Android ou iOS.Quem previligia ferramentas profissionais não “liga” muito a “enfeites” e ao NUMERO de aplicações disponíveis.Quer é rentabilidade e funcionalidade…
“à uns tempos atrás”, eh, pá, que português é este? Não será há uns tempos atrás, ou mais simples e correcto, há uns tempos?
Há UM TEMPO será??
tempo só há um
Sem sombra de dúvida que blackberry é uma óptima escolha na aquisição de smartphone, desde o sistema operativo até ao equipamento em geral.
Blackberry significa QUALIDADE e não são de todo equipamentos para crianças que pretendem utilizar para brincar e fazer ver os amigos, por isso acham desinteressante quando comparados com outros equipamentos caros e sem qualidade.
E claro está sou utilizador de um “curve” e sinto-me satisfeito.
cumps a todos!
Empresariais? Eu se fosse empresário teria um WP7.
A verdade, é que BB é sempre o mesmo. Não existe evolução nenhuma.
Desculpa por não concordar Pedro, mas no meu dia-a-dia lido com muitos empresários, e cada vez mais têm um BlackBerry para uso profissional e depois têm um iOS ou Android para uso pessoal.
Para quem quer um telemóvel para usar para e-mail, agenda, sms e chamadas BlackBerry é o melhor! 😀
Olha que cada vez mais os vejo com iPhones… e metem-me um fástio,,,, nem sabem usar aquilo dasss
Os packs empresariais das operadoras estão a meter esses smartphones pelos olhos dentro e muitos nem sabem para que serve um smartphone, mas como as operadoras querem vender pacote de dados… toma lá um iPhone e um pacote de dados que já almoçaste.
True! Completamente verdade!
Vejo disso quase todos os dias.. só penso.. “Ai este iPhone 4 nas minhas mãos..” 😀
Mas há quem se mantenha fiel aos seus blackberrys para uso profissional, como o Nuno Oliveira disse. E começa-se a ver cada vez mais. Claro que depois não são smartphones “polivalentes”, para uma vertente mais multimédia já só um iPhone ou Android. Se bem que os BB têm uma integração fantástica com o facebook, logo poderão também servir outro mercado, dos utilizadores intensivos das redes sociais.
Gosto muito também da forma como são feitas as notificações também. Com uma ou duas afinadelas e ficava o sistema perfeito.
Realmente como maquina não há nada melhor que BB…
são perfeitos, são umas maquinas de trabalho brutais…o resto são marcas de equipamentos moveis para incultos e não profissionais,tirando um ou outro caso.
O resto são equipamentos se servem como adereço, pisa papeis, para ver filmes e net…mas para o que é preciso, a BB esta no topo e ha-de continuar.
cmps
concordo com vc.
Acredito que haverá futuro para o Blackberry, sem duvida! E concordando com o que o Nuno C. disse, talvez alimente mais o nicho empresarial do que propriamente a linha consumo.
As regras de jogo a nivel de smartphones está constantemente a mudar, a propria Nokia é outro exemplo, e também já fez alguns ajustes, bem como parcerias. Já que as parcerias acabam por a longo prazo garantir alguma fiabilidade no mercado…
Um mundo que actualmente adora e idealiza aparelhos com design atractivo e que desempenhem aquilo que se propõem a fazer, o caso da Apple ou Android. Nesta materia o BB perde um pouco, com o seu design patetico e formal (minha opinião). Tambem existe uma tendência por parte dos programadores de seguir a metrica da Apple e Android, o que acaba talvez por fechar ou limitar o numero de aplicações para o BB, digo eu!?
Talvez a RIM precise de sangue novo, jovem e com ideias revolucionarias… talvez…
Offtopic: Que não faça como os jovens governantes do nosso Pais, que nos martelaram com um novo imposto sobre o nosso subsidio de ferias, passa para metade, bem já era metade e passa para 1/4… Então e o povo PAH!!!!
O Design patético e formal? No formal concordo, mas no patético não.
Exemplos como o BB Bold 9700, ou BB Curve, têm designs bastante bem conseguidos, dimensões agradáveis, bons materiais de construção.
Offtopic: Também não “gosto” do novo imposto, mas não devemos falar só por falar. O corte não vai ser de 50% do subsidio de Natal para toda a gente, pode ir até aos 50%, dependendo do mesmo subsidio, o que é muito diferente.
Podes ver aqui a simulação que o jornal Público fez,
http://economia.publico.pt/noticia/imposto-extraordinario-sobre-subsidio-de-natal_1500922
Não, não é bom, mas foi o que nos calhou na rifa!
Eu atrevo-me a dizer que a Rim alem de sobreviver a esta crise, vai saber manter-se até ao dia que os antigos utilizadores vão largar o Android e demais OSs móveis e vão regressar ao Blackberry.
Quem já utilizou Blackberry saberá que é um SO como não há igual, é estável, não fica lento, não tem falhas… Quem usa o email sabe que melhor que um blackberry é impossível.
Trabalhar num operador móvel, concedeu-me o privilegio de trabalhar com todos os sistema operativos moveis actualmente e tendo dois dispositivos pessoais um Blackberry com o ultimo OS6 e um Andoid 2.3 eu digo sem duvida nenhuma que prefiro o meu Blackberry ao meu Android.
Para questõe sproficionais sem dúvida Blackbery. Para brincar Android, mas como em acontece com toda a gente, chega uma altura que o brinquedo já cansa… Além de que SO Android não me inspira a nível de privacidade e segurança…
Blackbery continua a ser um equipamento ímpar no mercado móvel. Recomendo a todos os que querem um equipamento fiável, agradável e bem construído…
Plenamente de acordo.
A minha primeira experiência com blackbery foi quando analisei o Bold 9700, e foram exactamente essas as impressões com que fiquei! A estabilidade do SO é incrível, atrevo-me a dizer que até superior ao iOS (claro que com muito menos poder, e muito menos possibilidades). Não há crashes, não há erros, funciona tudo como é suposto, sem trabalheiras para o utilizador a por as coisas a funcionar como deve ser.
Tenho BB há pouco mais de 1 ano e acho que a ascenção a nivel de Portugal tem vindo a aumentar, claro que face à concorrencia deve ser pouca a percentagem, mas como vinha a dizer, desde ha 1 ano para ca que vejo maior numero de pessoas com Blackberry.
Eu como utilizador nato deste dispositivo, espero sinceramente que a comunidade venha a aumentar ainda mais e que a RIM nos venha ainda surpreender bastante.
Nota: Deixo aqui o meu apreço para que o PPLware faça mais posts relacionados com apps e dispositivos Blackberry dos mesmo modo que se faz para a concorrência 🙂
Fica prometido o nosso empenho e em breve terás (se é que te posso tratar por tu) várias aplicações para BB. Estamos a tratar desse assunto sim senhor. Obrigado pela tua chamada de atenção, é importante para nós.
Sim claro que me podes tratar por tu.
Obrigado pela a atenção 🙂
um abraço
Alexandre, fica anotado o pedido.
Assim que sobre tempo depois de tratar de assuntos mais prioritários, vou dar mais atenção aos dispositivos Blackberry 😉 Em breve devo escrever umas linhas sobre o excelente BB Messenger.
Podes enviar sugestões para tiago.dias[at]pplware.com 🙂 Isto é válido para qualquer outro utilizador BB que tenha sugestões, que são sempre bem vindas! 😀
Cumps 😉
Não é novidade nenhuma. Ainda agora acabaram de fazer outra idiotice. O playbook só funciona juntamente com um BB. Como é que querem concorrer nos mercados dos tablets com iPads e afins? Usei durante 6 anos telefones BB. Há mais de 1 ano que deixei. Já passei por android e estou agora com o iOS. E no global, só há uma coisa que os BB´s têm vantagem. É no cliente email.
Em inúmeros posts tenho vindo a apelar a que escrevam alguma coisa sobre a Blackberry, nunca fui ouvido…
No entanto eis que surge o primeiro post da RIM e não foi com grande espanto que deparei com um artigo negativo… Esperava outro tipo de imparcialidade da parte da equipa da PPlWare.
O mundo dos telemóveis não se resume só ao iphone.
Porque não uma análise ao BlackBerry Bold 9780? ou porque não falar do novo curve que atingirá a Europa em Setembro já com o novo sistema operativo 7.0, um híbrido com teclado qwerty e com touchscreen?
Acho que todos os leitores do pplware ficaram a ganhar 😉
Cumprimentos
Repara que temos algumas análises aos equipamentos e vamos apostar mais no BlackBerry sim. Não foi um post negativo, nem pouco mais ou menos imparcial, foi uma notícia apenas.
Vamos no entanto aumentar a participação de BB aqui, é garantia.
Então deve-me ter escapado porque todos os dias venho aqui cheirar e nunca vi nenhuma análise a qualquer equipamento Blackberry…
Escapou pois 🙂
https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-blackberry-bold-9700/
https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-blackberry-storm-2-9520/
E assim sendo retiro aquilo que disse 😉
https://pplware.sapo.pt/analise-blackberry-storm-9500/
Pedro, como já disseram, será dada mais atenção a esse segmento. Eu próprio vou procurar apresentar artigos virados para dispositivos BB, como aplicações, etc.
Como já disse acima, poderás enviar quaisquer sugestões (que são sempre bem vindas) para o meu email, que deixei uns comentários acima.
E como já mostraram o Pedro e o Hugo, também temos análises 🙂
Cumps 😉
100% de Acordo,
Tenho um BB9500 e nada de mal tenho a dizer dele, já tive diversos telemoveis até mesmo um iphone 3gs e sinceramente não ha nada como um BB como cliente de email.
Também penso que o site ficaria a ganhar muito com uma análise ao 9900/9930 que é a nova aposta da BB que sai para setembro, eu cá irei trocar…
Cumprimentos
Fico à espera 😉
De facto os Blackberry, na minha opinião claro, a nível de funcionalidades próprias de um telemóvel bate quer android quer o IOS…
(Alguém me explica porquê que o iphone não tem, por exemplo, relatórios de entrega?! )
A nível de hardware é uma máquina muito bem construída e robusta e o software em si é excelente. Posso dizer que há 4 anos que uso Blackberry e o sistema operativo nunca bloqueou ou crashou.
Apesar de há muito tempo andarem a ditar a certidão de óbito da RIM a realidade é que ela se vai aguentando e curiosamente cada vez vejo mais pessoas com Blackberry.
Estou convencido que proximamente o RIM irá revolucionar o mercado.
Isto é uma questão de ciclos.
Primeiro BB, depois Iphone, agora Android, depressa irá dar a volta.E ainda bem pq é o que faz o mundo avançar, boas ideias e mercado animado.
Vejo mais futuro para o blackbarry do que pro windows phone querem uma aposta
O WP7 tem algumas vantagens, que poderão ser cruciais se as souberem usar bem.
Uma integração com o Windows 7 é exemplo dessas vantagens de que poderão tirar partido.
boas..
isso não é vantagem nenhuma
cmps
se kerem privacidade e segurança… Blackberry!
se kerem ser espiados a todo o instante: androids e iphones.
com um Blackberry ate se torna muito mais dificil fazer escutas telefonicas por usarem incriptaçoes de dados eficientes, entao e em trafego na net gastam muito pouco.
Não esquecer também que o Blackberry já foi acusado de fazer espionagem para os EUA. Passando os boatos, acho que para existir todos construtores de tlm têm de fazer concessões.
A saída, a meu ver, é adotar o android e fornecer, basicamente, só o aparelho.
eu comprei um blackberry , pelo preço, a única coisa que desejava era um player mp3 e uma câmera nele.
O problema é que até mesmo essas aplicações são extremamente limitadas , por isso tiver de recorrer aos apps (por ex. o player não tinha suporte ao wi-fi, a câmera não tinha timer..etc) E é muito caro e difícil conseguir apps para modelos específicos, principalmente os antigos… e há uns só para modelos touch… e vice versa.
Já passei tanta raiva com meu black que já desejo trocar de aparelho até o final de ano, apesar de tê-lo já a meu gosto atualmente, não vejo futuro/ inovações que me prendam à marca ou ao aparelho.
Espero comprar agora um samsung galaxy (ace ou galaxy II)
Logo se vê que compras-te o modelo de entrada… è normal…
Não sei que BB comprou, mas os Bold tem uma qualidade de som a nível de MP3 muito superior aos Express Music (Nokia) e Sony Ericson…
se a nova vaga de desenvolvimento da RIM falhar comercialmente (e há muitas probabilidades de acontecer), perderá definitivamente o mercado de entretenimento.
a RIM é líder de mercado no segmento empresarial e continuar a ser dado que oferece a plataforma mais segura e funcional (email) que uma empresa pode usufruir.
alguém imagina um comercial que recebe 50 ou mais e-mails e envia outros tantos com um iphone e/ou android?
e um quadro médio ou de topo de um banco? e se perde ou lhe roubam o telefone?
A RIM oferece soluções de segurança e encriptação fabulosas… tão boas aliás, que há países (pouco recomendáveis) que proíbem o serviço BB por não conseguirem acederem aos dados dos utilizadores.
Sim, há locais (penso que a China) que proíbem o uso dos serviços da RIM.
Mas não é só, aqui na empresa também não é permitido usar telemóveis BlackBerry com o email configurado, exactamente por toda a informação ser encriptada. Quando analisei o Bold 9700 não pude configurar a conta da empresa no dispositivo, com alguma pena minha.
Os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita proíbem a utilização do serviço de mensagens 🙂 (se não estou a escrever nenhum disparate).
uma vantagem interessante dos BB, e que creio já ter sido referida num comentário de um outro leitor, é a compressão dados e consequente “poupança” de tráfego que as empresas beneficiam.
Se é Vodafone, certamente que conhece o portal mobilemail.vodafone.pt onde pode configurar os emails.
Eu por exemplo tenho email com domínio pessoal.com (a usar o serviço de webmail google empresarial) e configurei perfeitamente sem qualquer problema.
Boas..
Os serviços secretos amerianos até queriam proibir o BB que o Obama usa, pois assim eles deixavam de ter controlo sobre o que ele fazia…
acho que isto dá para perceber o nivel de segurança presente nos BB, por isso é que montes de paises onde a tirania, e a corrupção florescem proibiram o uso de BB.
cmps
IMX,
O Obama não foi proibido de usar BB…
Além do mais, ele tem um BB completamente diferente dos outros… Li um artigo na altura em que ele tomou posse em que falava nas questões de segurança à volta dele:
1- BB dele é diferente de TODOS os outros… Custou 3500€. Porquê? Porque está encriptado, etc etc… nada como num BB normal.
Como ele é um homem “geek”, tiveram de o fazer.
Queriam proibir, sem dúvida… mas arranjaram alternativas. Até porque, não estou a ver um apaixonado por tecnologias ficar privado de todo um leque de hi-tech, mesmo que esse apaixonado seja o Presidente.
A RIM tem que mudar… caso contrário, não vai longe.
EU tive um Storm por alguns meses e fartei-me… lento, com problemas a nível de software, etc.
Para não falar na “loja”, que achei ridícula.. por isso desisti e “voltei-me” para aquele que era o meu sonho (iPhone 3GS) e que tinha comprado o BlackBerry na altura para alternativa ao iPhone. Foi pior emenda que o soneto… Com iPhone tudo muda. 🙂
Nunca tive um Blacberry mas nao me importaria de ter como segunda maquina. Na verdade nao acho porque estarao em crise so por causa do Seesmic. Como as redes sociais sao uma perda de tempo nao vejo o porque de ficarem em crise so porque a empresa de diversao para adolescentes deixou de suportar a plataforma. O BB e telemovel para o mundo empresarial se bem que estes adoptaram outras plataformas. Como tantos outros o sistema tem de ser reformulado e tornado mais atraente. E tudo uma questao de tempo, penso eu. Acho e que ha demasiada pressao de forcas que nem sempre tem a ver com estas coisas. E preciso tempo.
Eu sempre disse que estes blackberry’s não valiam puto. Era uma questão de tempo até os consumidores se aperceberem disso…
Não fazem mais do que os outros, aliás, ainda fazem menos e custam o dobro.
Nunca teve nenhum! Mas pelo discurso fico com a ideia que sempre quis ter um… 🙂
depois á tipos como tu, Master, que não vêm que os blackberry nunca valeram uma porra mas ficam vidrados que os outros gostariam de ter um … enfim… no comments.
Amigo já são alguns anos a usar BB. Já usei equipamentos com SO aqui referidos e nenhum me satisfez para equipamento principal.
Já você parece que nunca usou nenhum mas fala deles como se os conhecesse bastante bem…
Deve-se falar quando se sabem não quando se pensa saber…
o pouco que usei e configurei n vezes contas de email nestes aparelhos e posso dizer que não valem o dinheiro que custam e são complicados de manusear, tem teclas pequenas como tudo, para escrever qualquer coisa no teclado é preciso andar constantemente a carregar em teclas shift so para se conseguir escrever algo decente, enfim perde-se muito tempo com “shifts”.
Sou utilizador de android e o meu tmn A1 custou 190euros e em termos de funcionalidades nem se pode comprar com um BB… apartir do momento que nao tenho de andar abrir o site para configurar a porcaria de uma conta de mail e ter de desligar o telemovel para o mesmo se configurar automaticamente, qualquer coisa é melhor que um blackberry, até um nokia fraquinho nao precisa de andar a entrar em sites para configurar uma conta de email para o telemovel…. enfim BB é ridiculo nem sei como é que esta gente não consegue ver estes empecilhos.
Desculpa lá, mas se n consegues configurar uma conta de email num BB… isso é muita burrice!!!
Ou então não tens o BIS ou o BES activo!! Das duas uma, eu sempre configurei os meus em menos de UM minuto!!!
Não culpes o aparelho, compra antes o livro “blackberry for dums”!! LOL
Aí é que te enganas. Um B9000. E dp um E72.
Daqui a 2 anos só vão existir 3 players de facto.
IOS, Android e webOS.
4. Falta o BB. Duvido que algum desses permita a um empresário, comercial, trabalhar em perfeitas condições.
Utilize um hp/palm depois conversamos.
É com agrado que vejo por aqui um post acerca do Blackberry!
Não acho que a RIM e o seu respectivo OS vá desaparecer, o facto de a maioria das apps estarem disponiveis apenas para Android ou IOS apenas revela que são os SOs que existem em maior numero! Se eu fosse criar uma app, tb eu apostava nesses 2!!
Quanto ao BB em si… possuo agora um Bold 9780, já passei pelo 8520 e 8900. Desde que comecei a utilizar nunca mais mudei, nem irei mudar tão cedo! Cheguei a fazer um intervalo para um android, na altura o 1.6… apenas durou 3 meses (altura que voltei ao 8520).
A verdade é que considero uma grande maquina, a nível de qualidade de construção, fiabilidade, autonomia, estabilidade de sistema, serviço de email, a forma como os dados são encriptados que consome muito pouco e claro, o excelente teclado físico! Tudo isto num aparelho que tem um design sóbrio e elegante.
Todas as aplicações que utilizo diariamente funcionam as mil maravilhas (office, email, facebook, etc.), ok, a nivel de multimédia não é dos melhores, nem nunca tentou ser!! Para isso utilizo a Galaxy Tab, que se adapta bem melhor ao tipo de uso que lhe dou acima de tudo, devido as 7 polegadas.
Ok, não tem o Angry Birds, como diz um amigo (Android User): se tivesse, era a preto & branco, com gráficos muito basicos, mas com um passarinho, acabava o jogo! lol
Portanto, penso que a RIM deve apostar mais no segmento de utilizadores profissionais, sem esquecer as mais utilizados a nivel de lazer.
Com o mercado das tabs android a crescer, faz todo o sentido possuir um Smartphone bastante fiavel e uma Tab para lazer/multimedia, etc.
revejo-me nas suas palavras. Já tive quatro Blackberry e n~~ao irei mudar… Será sempre o meu primeiro e principal telefone. Se for para fora um fim-de-semana tenho tudo a mão inclusive uma excelente autonomia com todas as aplicações ligadas… Passo bem sem o portátil e a pen.
Eu tenho um bb 9780 e tem graves limitações , tem uma boa implementação de email , mas não passa disso ! A parte multimédia basicamente não existe , o browser é um falhanço autêntico , Só serve para fazer chamddas e receber mails agora com seesmic , nem dá para andar nos tweets . Para isso escusava de ter gasto 475 euros para fazer chamdas e mandar emails. Mas não deixa de ter imensa qualidade , é um aspecto positivo em ter em conta.
abraços 🙂
Ninguem compra um Blackberry pela multimedia! Mas mete o opera mini e resolves o browser, qto ao twiter, tenho a app e apesar de raramente utilizar, não tenho razão de queixa.
Sim, não é barato, mas depende do utilizador, para o uso que lhe dou, garanto que n existe igual!! Para o resto até uma Tab de 150 euros para uso multimedia e de lazer serve, o que interessa mesmo é ter um smartphone fiavel, que nunca crashou, que a bateria dura 2 dias com muito uso de net, wi-fi, chamadas, etc. e que tenha as apps necessarias para o dia a dia!
Ou seja, não acredito que o publico que necessite de um destes seja o mesmo do android ou IOS
Cumprimentos
Mas estavam á espera do quê, com aquele aborto de telemóvel e aborto de sistema operativo???
Não inovaram, na m….. ficaram 😉
Deves ser um bocado atrasado… há gente que precisa de um aparelho mais do nivel profissional a anos de luz dos restantes neste nivel….
Se queres uma coisa para brincar e que faça chamadas, escolhe outro, mas qdo precisares mesmo, vais ver que usas e não vais querer mudar!
Ou seja, se dizes isso de um Blackberry, utilizas ou precisas utilizar tanto um como eu preciso de umas galochas na praia! lol
Sim, claro, Se chamas isso um telemovel bom a nivel profissional (receber mails) qualquer um faz isso, e para o preço que isso custa é ridiculo. Blackberry é uma moda que acabou.
Leste o que escrevi???? Neste ou nos outros?? Ok, não dá para utilizar como consola de jogos… mas isto não é nem quer ser um aparelho multimedia!!
Queres brincar? Compra uma tab android de 7 que ficas melhor do que com qq TM!!
Queres um tm que faça tudo o que precisas diariamente, principalmente a nivel de trabalho? Compra um destes!
Queres tudo junto, o melhore que arranjares, sem ser nem carne nem peixe?? compra um iphone!!
Queres um android, que na minha opinião é fantastico? compra o galaxy, ou o galaxy II, ou daqui a uns meses o galaxy III… este é o mal do android, compras hoje o que amanha não vale nada!
Para fazer o que um BB faz basta-me comprar um nokia baratucho se estas a falar em fiabilidade 😉
Por isso é que eu digo, nokia baratucho preço baixo e faz a mesma porcaria que um BB. 😉 é só fazeres as contas.
A verdade verdadeira sobre a indústria de smartphones e informática em geral pois hoje tudo está cada vez mais interligada é mesmo, doa a quem doer, aquela que a Apple, a Nokia/MS e a HP já há muito perceberam: Nos dias que correm só vencem plataformas integradas de bom hardware com bom software feito por medida! IOS, WPx e WebOS estão salvos…
Já o android… Precisará de um fabricante de peso que lhe assegure estabilidade e regularidade de adaptação e actualização que os outros 3 têm para que se torne verdadeiramente competitivo…
Mas, entretanto também não há espaço para mais do que uns 4 grandes operadores mundiais. E porquê? Simples: Implementar compatibilidade para as várias plataformas custa dinheiro. Por muitas desculpas que hajam para se proibir a utilização de um dado device em algum lado, a verdade é apenas uma: compatibilizar custa dinheiro a menos que todos usem standards universais.
E a RIM? Ou é comprada por um dos grandes e aqui a Google teria toda a avantagem em o fazer depressa, ou muito provavelmente ficará reduzida a um “pequeno” fabricante de nicho de mercado, se não desaparecer de todo!
Tenham um bom fim-de-semana!
Relativamente à fiabilidade e segurança da Blackberry, não se esqueçam que o homem mais poderoso do mundo quando assumiu o poder disse “eu quero continuar com o meu blackberry”. É claro que me refiro ao presidente dos EUA Barack Obama que não abdicou do seu BB.
A minha questão é, porque é que este senhor não tem um WM7, um Android, ou um Iphone todos produto Americano e prefere o Canadiano?
Faz muito bem! não o estou a ver na “competição” de quem tem mais apps inuteis! lol
Genero um amigo meu, que tem uma app de “espanta mosquitos e melgas”… acabou com o TM coberto deles na comporta!! eheheh
Esta notícia é completamente fabricada e quase que posso adivinhar por quem; ou pela Nokia, quem tem vindo a perder, essa sim,em vendas a nível mundial ou pelo iPhone que apesar de ter uma enorme implementação a nível europeu, nos USA não consegue ultrapassar o BlackBerry. Ao contrário do que a notícia refere, a grande diferença entre o BlackBerry e os outros smartphones é que não bloqueia, ao contrário das outras marcas (incluindo iPhone) cujos SOs bloqueiam imensas vezes. O segredo é que o SO do BlackBerry é baseado na estrutura do Linux e isso faz dele um sistema leve sem bloqueios. Posso comprová-lo porque tenho um BB Curve 8520 e já tive também smartphones de outras marcas. A diferença é enorme. Não é por acaso que até o presidente Obama tem um BlackBerry. O BlackBerry é o “Rolls Royce” dos smartphones.
Grande maquina! Aquela borracha que tem salvou-me várias vezes!!
Tens toda a razão, não digo que seja o “Rolls Royce”, mas, para quem realmente necessita de um smartphone é o melhor!!
Qdo digo necessita, apenas quero afastar o pessoal que tem pq e giro, da para jogar, ir a net e ver filmes!
Ou seja, existe uma grande diferença entre quem PRECISA de um e quem QUER um!!
Pessoalmente, o meu 9780 vai durar uns bons 5 anos (espero)!! A minha Tab… ja esta desactualizada…
Também possuo um Curve 8520 e o desempenho é sem duvida excelente.
ja tive 2 BB, e gostei…agora tenho um iphone 4, e sem duvida k Bb a nivel de fiabilidade etc, ganha, mas falta cercas coisas no SO que deixam o telemovel pouco intuito, falta de apps e o tamanho do ecra para os mesmos…..kom os apps k hj em dia se fazem, telemoveis como iphones e androids(LG, SAMSUNG) consegue se fazer de um telemovel uma ferramenta a vários tipos socias e profissionais, pena, pois em uma marca que gosto, a ver vamos 🙂
Alguem me pode oferecer um?
Boas ,
Os BB irão certamente continuar a existir no mundo empresarial e só aí mesmo , isto porque como já foi dito aqui têm um óptimo serviço de email , quanto a bateria durar 3 dias esqueçam no meu mal chega ao final do dia claro que depende da utilização ,mas eu uso e se tivermos activos WIFI Bluetooth ainda menos dura a bateria , as teclas são de facto pequenas e são frequentes os erros ortográficos e o andar para trás para corrigir , todo o SO é muito pré histórico , faz-me lembrar DOS , tão simples quanto isso , quanto a bloquear o meu já bloqueou , mas de facto nesse aspecto é fiável , apesar de muitas vezes quanto estou a escrever aparecer o símbolo do relógio e as letras só aparecerem a posteriori portanto meus caros não é assim tão rápido , quanto a construção este já é o meu segundo BB sempre da empresa aonde trabalho e neste último a parte lateral esta a deformar-se mostrando já algumas folgas .
Resumindo de facto para os emails fantástico para o resto de facto um telemóvel barato da Nokia tem mais autonomia de bateria que um BB e acaba por fazer muito mais coisas e é menos pré histórico , como disse no inicio só mesmo para as empresas e vamos ver o que nos espera o W7 se não estará mais integrado com a agenda e com o Outlook .
Cumprimentos
O mundo dos telemoveis está mais do que nunca ao rubro.
A concorrencia é exterminadora.
São fases . As empresas têm que se saber adaptar a cada momento ao mercado e á concorrencia .
Reduzir custos . Fechar delegações e incrementar o marketing é o caminho.
As fabrivantes de telemoveis eram optimas , as melhores até aparecerem os samsungs e Cª.Até aparecerem outros sietemas operativos.
A concorrencia fragilizou os fortes. A nokia . A microsoft.
O Blackberry tem um mercado especial, personalizado e fiel.
Claro que na optica de quem vende aplicações esta marca não será a que lhes dá mais vendas….mas tal como em outro nichos de mercado a presença continuada ajuda a perpetuar um nome.
Hermes , Luis Vuiton , …. são nichos de mercado mas os que trabalham para a marca são fornecedores “elitistas” .
Acho que passa por aí….
Por cá acho que a crise quanto a este equipamento não se nota, prova disso são os milhares de membros do forum http://www.blackberrypt.com
Eu..não acredito na apple como ferramenta de trabalho.
A RIM, pela quebra que teve nos preços está a ter muitissima aceitação no mercado dos teenagers.
É bom. Hardware resistente .E permite uma data de outras coisas.
A RIM estava habituada a liderar de repente aparecem este concorrentes de peso como o IPHONE e Android…e é natural que tenha que se adaptar a novas realidades.
É um facto que tem que ser encarado assim mesmo!!!
Tudo é uma moda . Depois ficam os fortes.
Agora o problema mesmo é os TABLET .
A RIM aí tem que ser rápida e colocar-se ao lado da Apple, para não perder muitos mercados.
Não entendo como lançaram aqueles playbooks .
Aí sim a RIM tem um problema grave pela frente.