Quantcast
PplWare Mobile

Análise: BlackBerry Storm 2 (9520)

                                    
                                

Autor: Manuel Rocha


  1. dajosova says:

    Ultrapassado!

    • Vítor M. says:

      Por acaso e porque tive esse equipamento algum tempo, também achei que está ainda a “nadar” (diferente de ultrapassado) no meio do turbilhão dos smartphones.

      E explico porque não está ultrapassado:

      A BB está com desvantagem clara nos touch e isso nota-se na falta de “spark” quando lhe tocamos… parece tudo muito estático face a outros existentes neste mercado.

      Em termos de material… é muito bom, robusto, com a agravante do peso. É elegante e tem umas linhas vincadas muito dentro do estilo profissional, conforme a BlackBerry gosta de destacar.

      Não o considero rival de nenhum smartphone pois todos os restantes smartphones que se destacam no mercado têm atributos que o BB ainda não alcança e não sei se o quererá fazer!

      Conforme podemos ver no excelente trabalho do Manuel, este equipamento tem um linha muito própria… mas creio que falta “tempo e experiência” no mercado dos SF.

      Ultrapassado?

      Não será tanto assim, pois a BB não se deixa ultrapassar, provavelmente eu diria que este equipamento está “ainda” desalinhado.

      Esta segunda versão do BB Storm traz muitas funções já limadas e adiciona a ligação wireless que tanta falta fazia na versão 1 deste telefone.

      Mas sugiro que leias o que o Manuel escreveu. 🙂

      • dajosova says:

        Para mim, com essas características e com o modo de trabalhar dele, está ultrapassado.

        Ultrapassado!

        • dajosova says:

          Vitor, li o que o Manuel leu. Mas como lido diariamente com estes equipamentos tenho uma opinião com fundamento.

          Não disse que é mau equipamento. Nada disso. A BB tem o seu nicho de mercado.

          Ainda assim, reforço o meu comentário inicial: ultrapassado. Pouco ou muito, depende do ponto de vista.

          • Vítor M. says:

            Obviamente que a tua opinião é muito válida não discordo totalmente dela, como dei a entender no anteror comentário. Só acho que para estar ultrapassado alguma vez deveria estar alinhado com o mercado e isso nunca aconteceu, percebes?

            Acredito que tenha sido a intenção da Rim em lançar este equipamento não para competir mas para “estudar” o que será actualmente a grande “bolha” tecnológica.

          • chicosoft says:

            é o melhor para ler mails, quem recebe centenas de mails por dia, o BB é dos melhores, o sistema deles é simplesmente fantastico

          • Vítor M. says:

            chicosoft sei que sim, não por experiência. Gostava que alguém me dissesse o que tem de melhor face ao cliente de mail do iPhone.

            Não estou com isto a dizer nada, porque em termos funcionais apenas vi por pouco tempo o sistema do BB quando escrevi sobre o Storm I, no entanto e como utilizador “compulsivo” do cliente de mail no iPhone, acho que aquilo roça a perfeição.

          • chicosoft says:

            Experimenta, vais ver que depois é difícil largar… A pesquisa de emails, o modo como acedes aos emails, a maneira como são apresentados… Excelente mesmo, atrevo-me a dizer que em algumas coisas é melhor que o Outlook e é rápido.

          • nuno says:

            sim eles sempre tiveram um estilo muito propio ,o que sempre me agradou.

          • dajosova says:

            Sim Vitor, compreendo perfeitamente. Há sempre pontos positivos noutras marcas/sistemas que gostaria de ver acrescentados nos HTC. Ou seja, não tenho visão unidireccional. Tive HTC, tenho Nokia, Samsung, tive Sony Ericsson, mas conheço bem de perto os outros sistemas… pois é o meu trabalho.
            E concordo com o que é dito em relação ao sistema da BB. Já quando me referi ao ultrapassado foi numa perspectiva de avanço tecnológico de hardware (processador, ecrã, memória, etc…). Claro que os BB são famosos mais pelo sistema e uso de teclado do que o resto.
            Fico contente por podermos escolher algo com o qual nos identificamos mais no meio de tanta oferta. A minha marca de eleição é a HTC e agora com o Android. Mas reconheço o mérito indiscutível da Palm, Apple, BB, entre outras.
            😉 Bem haja.

          • dajosova says:

            P.S.:
            Há que dizer que a BlackBerry seguindo a linha do anterior Storm também introduziu uma novidade no hardware: o ecrã táctil oscilante.

            É interessante nalgumas aplicações. Noutras torna-se aborrecido ter de pressionar o ecrã todo.
            Outro pormenor que me recordo era ao guardar o equipamento na bolsa original (magnetizada) ele desliga automaticamente [bem pensado].

  2. Helder Correia says:

    Penso que faltou mencionar uma coisa importante, tem ligação ao outlook para importação e exportação de contactos, agenda, mail etc.????

    • Turboman says:

      estava a pensar exactamente no mesmo pois do ponto de vista profissional isso é essencial

      • Tiago says:

        a resposta é sim!
        basta configurar o Desktop Manager para sincronizar com o Outlook e sincronizar. meia dúzia de cliques e tá feito.

        • AntiPiracy says:

          O Desktop Manager é algo do passado e não funciona muito bem, para trabalhar profissionalmente é instalar o servidor BES. Mas respondendo à questão sim faz a sincronização EM TEMPO REAL de emails, contactos, notas, agenda (incluindo marcação de reuniões), afinal quem é que necessita de Outlook…

    • Vítor M. says:

      Sem dúvida e já foi adicionado. Obrigado pelo reparo.

    • Manuel Rocha says:

      Caro Hfc,

      Obrigada pelo reparo. Já foi adicionado.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

    • BMaia says:

      Faltou tambémd izer se o acesso à internet pode ser realizado atraves de wireless

      • AntiPiracy says:

        Sim como isso já é uma função basica nem me lembrei de comentar isso, no entanto caso tenha o servidor BES e o serviço BES todos os acessos à Internet são feitos através do Proxy e/ou Firewall da empresa, onde pode ser controlado, filtrado, inclusivé com autenticação no equipamento do Proxy.

  3. rsl says:

    Boas,

    Alguém se lembra do nome do artigo apresentado aqui no pplware onde ensinava a criar/ redimensionar partições no windows XP/7 para poder instalar o ubuntu?
    Obrigado.

    Abraço

    • kekes says:

      O próprio Ubuntu faz isso. Mas tens o Partition Magic apartir do Windows; não seise há melhores mas era o que eusava a uns anos atrás.

  4. Claudio says:

    Boas.
    Sou cliente assíduo do site.
    Para quando a analise ao Blackberry Bold 9700?

    • Vítor M. says:

      Está pronto também, sai muito em breve… aliás, na minha opinião já deveria ter saído…. mas quem o está a testar adorou aquilo de tal forma, que foi ao ínfimo pormenor (picuinhas :P) mas pronto…

      Já já está online.

      • Claudio says:

        Ok. Estou em pulgas para o ler…

        • AntiPiracy says:

          Esperem, acho que aqui não funciona muito equipamentos da RIM, mas sim coisas como o Windows Mobile, mas no final quem dá cartas é sem sombra de dúvidas produtos da RIM, basta experimentar um com servidor não se quer outra coisa.

          • Mário says:

            O Bold é um equipamento bue interessante, pelo que me tem passado pela mão gostei, e achei que a Blackberry melhorou também o software que trazia,

  5. Filipe Moreira says:

    Boas

    O processador?? Velocidade?

    Cumps

  6. Dusac says:

    Qual o smartphone/PDA que edite documentos Office aconselham? Portanto para uso profissional? ( Internet,email, etc)
    Desculpem…é um pouco offtopic, mas vocês são craks nestas coisas.
    Obrigado
    abraço a todos

    • Manuel Rocha says:

      Está no post do equipamento que necessitas.

    • viperbruno says:

      Se apenas pretendes, como base, ter um Office igualmente completo como terias no PC, com uma escolha diversa, dava uma olhada no Nokia N900. Nesse aspecto dá baile a concorrencia (windows Mobile). Internet é igualmente um dos pontos aonde o N900 ganha. Já no Email será aonde o equipamento ira perder, mas nada que não possa ser resolvido 😛

      Portanto é uma questão de veres e/ou dizeres o que é realmente importante para ti.

      Preço?
      Tamanho?
      Ecrã?
      Sistema?
      Bateria?
      Funções como GPS, irDA, etc?

      Aonde este N900 ganha é no ecrã, o melhor resistivo que tive acesso (para uso profissional faz mais sentido resistivo que capacitivo). O teclado deveria de ser mais “professional” como o HTC touch pro 2 mas continua a ter o mesmo tipo de qualidade. É uma questão de veres. O sistema é um dos mais fluidos e com potencial praticamente ilimitado (basta ver a quantidade de “Offices” que apareceram para ele). Nas funções é um verdadeiro gadjet, à moda do 3650 (olhando para a epoca), um tudo em um. Desde Irda (controlar TV, DVDs, etc…), FM transmitter que serve para enviares sinal Radio (tem grande utilidade para uso no carro). A bateria, tem a duração normal para o smartphone daquele genero, 2 dias.

      As sugestões:

      Nokia n900
      HTC touch pro 2

      Nas virtudes será aonde o HTC touch pro 2 irá perder, e nas desvantagens do N900 é aonde o HTC ganha.

      Fonte:
      Telemoveis pessoais 😛

    • aver says:

      (Um dia destes ainda dizem que vendo iPhones, mas juro que se escrevo sobre o iPhone é porque é o único smartphone que conheço bem).

      Portanto … “office” para iPhone…
      Do que experimentei, só vale a pena com integração fácil com o GoogleDocs. Uso o Quickoffice com razoável facilidade, mas tenho lido que o Documents do Go, que também já tem integração com o GoogleDocs, também é bom.

      • aver says:

        …Documents to Go (a versão mais cara integra-se com o Exchange server)

      • Vítor M. says:

        Estou como tu, mas ainda vou um destes dias experimentar o Documents To Go.

        Segundo andei a ver e pelo preço de 15 dólares o Documents To Go, além do suporte e integração com o Google Docs, traz suporte para o Dropbox e para o Box.net.

        Além disso permite Editar, Criar e visualizar ficheiros Word, Excel e PowerPoint mesmo já com o Office 2010. Permite visualizar PDF’s e ficheiros criados no iWorks da Apple.

        Mas vai mais longe: permite sincronismos com ambientes Apple e Windows através de um cliente no desktop.

        Perfeito sincronismo com o Gmail e com o MS Exchange… enfim, tenho de um destes dias testar.

        Custa 11.99 euros a versão Premium e 7.99 euros a versão light.

  7. Ryan says:

    Os BB são uma faixa de mercado não para pessoal que apenas e só gosta de tecnologia. Isto é para quem anda no mundo dos negócios e precisa de estar actualizado. Obviamente a maioria de nós pode esperar até chegar a casa e ler os mails ou no computador ou então mesmo que não seja em casa num local com wi-fi.
    Por acaso dou apoio a estas máquinas que até parecem limitadas. Pessoalmente gostaria de ter uma coisa destas para uso pessoal e não profissional… o patrão a enviar e-mails para me ligar por vpn para fazer istou ou aquilo não é tão agradável.
    Para o segmento de mercado que é acho que é uma máquina a altura embora careça de um processador um pouco mais potente. Mas o que existe está muito bom e dá para as curvas.

    • AntiPiracy says:

      Finalmente alguem que conhece produtos da BlackBerry, relativamente à limitação do processador depende do que se carrega no equipamento como sabe, no entanto com o BB Bold 9700 não tem problemas nenhums, com todos os softwares que testei, tudo funciona na perfeição, até leitor de YouTube.

  8. Nuno says:

    Não vale nada.

    Tal como já me disseram, a BB só vale a pena nos EUA, que é o país onde se tem os valores mais baixos e com tarifários mais acessíveis. Em Portugal não compensa.

    Tive o BB Storm 1 e digo, muito sinceramente, uma desilusão total!
    Troquei-o pelo iPhone 3GS e digo, nada arrependido.

    Vou esperar, muito tempo, para ver um verdadeiro “iPhone killer”. Até agora, venham Androids, seja o que for… a Apple é rainha no que toca a smartphones.

    O BB Storm tem um touchscreen inovador, mas que ao fim de algum tempo cansa mesmo.
    As únicas coisas que se podem aplaudir neste terminal é:
    – Bateria;
    – Ecrã (cores, imagem);
    – Som…

    O resto, pelo menos a falar do Storm 1, é treta… muito mau.

    Como disse… está para vir um terminal que “lute” a sério com o iPhone, mesmo apesar das falhas que o iPhone tem.

    • Vítor M. says:

      Óh e quem se arrepende de ter um iPhone 3G S? 😀

      Depois de passarmos por este iPhone nada fica como dantes.

      • Nuno says:

        Vitor,

        Sem dúvida.
        Na altura em que comprei o Storm 1, logo no início comecei a perceber que o telemóvel não era grande coisa. Depois, pior que isso, começou a dar problemas, lentidão, problemas na recepção de SMS, etc, etc. Logo aí, comecei a tentar safar-me dele.
        Assim foi, troquei pelo iPhone 3GS (tendo que dar a diferença entre os dois) há uma semana e digo:

        Devia ter comprado o iPhone na altura em que fui para o BB.

        Não o fiz, porque só me diziam: Vais dar tanto dinheiro?!

        Tem falhas, pois tem… mas até vir um que seja melhor, mais agradável de trabalhar do que o iPhone, ainda temos muito para esperar.

    • AntiPiracy says:

      Quem tem um Bold 9700 para quê um iPhone, afinal de contas a falar cerca de 1 hora por dia a receber e a enviar email (100 por dia) qual bateria qual quê num iPhone, num Bold até se pode carregar ao fim de 3 dias… “lutar” com um iPhone, os telefones foram feitos para serem usados e trabalhar com eles, não para serem giros ou ficarem sem baterias (e não poderem ser substituidas) ao fim de 6 horas.

      • Nuno says:

        Lá está… o calcanhar de aquiles do iPhone é mesmo a bateria, porque de resto, não tem falhas tão graves como esta.

        Mas pronto… tenho o meu há quase 2 semanas e, até agora, tem durado 2 dias e pouco (com uso moderado/intensivo).

        Relativamente à BB, é mesmo indicada só para uso profissional (e-mails) e pouco mais. E eu, na altura, julgava que seria indicado para um uso pessoal e, possivelmente, como alternativa ao iPhone. Mas não, nada disso.

        cumps

  9. Mig@s says:

    BB é bom para empresas… nao queria um desses nem de borla…

  10. naos says:

    Vitor M.
    Eu tenho o blackberry bold
    -o cliente de email como já disseram é o melhor, e já experimentei windows mobile, iphone, nokia,android não experimentei mas deve ser do género dos outros.porque é que é o do BB melhor?é assim, o mail chega ao telemóvel antes de me aparecer no webmail do gmail por exemplo, o mail não é reenviado para o telemóvel nem o telemóvel acede por pop, ou seja, o modo de funcionamento dos emails é diferente do outlook ou dos sistemas “normais” de email dos outros telemóveis, em relação às questões praticas do dia a dia, coisas que parecem simples mas ninguém se lembra, o blackberry tem todas, mas isso só mesmo com utilização intensiva se pode perceber
    até hoje o que ainda não gosto no BB é que para decidir se quero aceder à net por 3g ou wireless tenho dir às configurações, no nokia podia definir para ele me perguntar sempre
    -o iphone (para quem gosta de telefones touch) é mt bom, porque o toque é bom e a interface é intuitiva, engraçada e prática, eu gosto de teclas fisicas porque escrevo mt sem olhar para o telemovel

    • Vítor M. says:

      Sim sim em termos de escrita as teclas ajudam, em termos de recepção de mail, com o push mail também tens os mails de forma rápida no iPhone.

      Embora seja diferente o método não estou a ver uma vantagem no sistema do BB… mas apenas estou a falar em termos genéricos, pois, como referi, a minha experiência é muito limitada com o sistema de mail BB:

      https://pplware.sapo.pt/pda/analise-blackberry-storm-9500/

      Mas pelo que vi e pelo que já li, não vejo uma supremacia que leve a pensar que valha por essa diferença… na minha modesta opinião atenção.

      Em relação a teclado, é mesmo como dizes, as teclas físicas ainda são uma total vantagem mesmo com o teclado super intuitivo do iPhone.

      • naos says:

        Sim não acho que seja uma vantagem assim muito grande, é interessante o sistema da BB até porque comprime os mail podes filtrar o que recebes etc etc mas não foi por isso que comprei BB, comprei porque achei que era o mais prático, e o mais bonito 🙂
        O iphone, e nokias, e outros com windows mobile ou android têm uma óbvia vantagem em termos de multimédia
        a nível de app store a da BB tb está a ficar bem boa

    • AntiPiracy says:

      De facto, já agora, tem a possibilidade de ter os acessos automáticos para isso basta configurar nas redes, caso apanhe rede wi-fi passa a utilizar essa rede, inclusvé pode utilizar Skype nele.

  11. The Duke says:

    Neste momento, qq BB está ultrapassado. É por isso que eles planeiam lançar 16 terminais (!) nos próximos 12 meses!

    • naos says:

      é engraçado, mas eu não trocava o meu por nenhum

      • lmx says:

        boas,
        estas como eu não trocava o meu e71 por nada a não ser talvez pelo e72 e se me pagassem.
        quanto ao iphone, sim é para coisas diferentes, multimedia, telemovel bonito, um ecran cheio de cor, ou seja pra amostrar as miudas é fixe, e para dizer”tenho um iphone” é bom , mas depois no que toca a trabalhar ta de chuva tentei com um mas ta quieto o piqueno “deitasse”, nada como um teclado fisico ou como BB neste assunto!
        agora claro iphone é bonito, e talvez pratico em multimedia, mas não comparem com telefones profissionais em questoes de trabalho e incluo questou de trabalho como mensagens,emails notas tarefas,etc. e nunca incluo em questoes de trabalho o fazer chamadas pois isso fazem todos(é o mais normal de cada telefone lol).Mesmo assim um tm proffisional tem uma serie de configurações que não estão presentes num tm para o utilizador normal como o iphone.

        cumprimentos

        • naos says:

          antes do BB tive um e71, e ainda o tenho porque adoro aquele telemóvel
          indestrutivel, bonito (formal) e muito funcional (tudo tal como o BB)

          sem dúvida que a parte de multimédia não é o seu forte, mas penso que esse também não foi o objectivo da nokia

          eu pelo menos não preciso de ver filmes, nem ver tv, nem alterar imagens nem nada disso no telemovel

          mas para multimédia tive(e ainda o tenho) um muito fixe, o nokia 7710, isso é que era maquinão, era tirar fotos dos profs na universidade e depois desenhar por cima, eheh

        • The Duke says:

          os meus dois teles! eheheh. recebi o e72 ontem. ganda máquina!

          • lmx says:

            boas..
            ja agora propunha uma review aqui ao pessoal do pplware sobre estes canhões que a nokia fez, para mim o e72 tem algumas vantages principalmente nas teclas centrais de navegação, mas o meu E71

    • AntiPiracy says:

      De facto é normal planear 16 terminais nos proximos meses, pois são terminais sempre em evolução e com uma garantia de fiabilidade que penduram cerca de 2/3 vezes por ano, algo que não se pode dizer num telefone normal, além disso já conheço BB’s à cerca de 5 anos e nunca me deixaram ficar mal, quer no pais que no estrangeiro. E por estarem sempre a evoluir é que têm de estar sempre a lançar equipamentos novos. Eu faço colecção de BlackBerrys, tenho desde os primeiros que foram lançados em portugal até ao topo neste momento, e todos eles funcionam com baterias originais (sem vicio) e todos ele foram evoluindo de uma forma expectacular.

      • marco says:

        qual des tes modelos esolherias:
        Blackberry storm2 9520
        Blackberry Bold 9700
        obg

        • AntiPiracy says:

          O BB Bold 9700 sem sombra de dúvidas, o Storm apesar de todas as suas funcionalidades a usabilidade é fraca, nomeadamente a parte do teclado que é necessário ter algum cuidado para não tocar em teclas erradas.
          Estou à espera do lançamento da nova patente da RIM que tem um ecrã esponjoso multitoque, isso sim vais ser muito bom.
          Mas vê compara e principalmente opta por teres um servidor próprio (caso seja serviço empresarial) que isso é importante. Se não vais ter serviço BIS ou BES, esqueçe nem vale a pena comprar o telefone, opta por outro telefone mais barato da BlackBerry como o modelo 85XX.

          Já agora para te divertires tens aqui o link do PacMan Freeware para os blackberrys – http://www.blackberrycool.com/2005/10/10/free-pacman-blackberry-port/

          • marco says:

            obrigadissimo pela tua ajuda!
            já escolhi o 9700
            abç

          • AntiPiracy says:

            Espero que gostes e boa utilização, não te esqueças de adicionar as várias contas de correio. E principalmente de fazer o upgrade ao firmware para aumentar a capacidade da bateria (melhor gestão de energia), já tem a versão 922).

  12. Maquiti says:

    BB é muito off,

    Pode até ser bom em mail, mas no resto é uma tralha, não dá nada

    Usei 24horas, devolvi logo no dia seguinte,

    M

    • naos says:

      não dá nada como?
      suponho então que quiseste fazer chamadas ou mandar msg e não dava.
      suponho que querias fazer videochamada não dava…
      nao dava para jogar?
      não dava para ir à net?
      não dava para ver videos?
      não dava para ouvir música?
      o que é que não dava?

      • lmx says:

        é a tal coisa nem toda a gente sabe tocar piano, outros porem pensam que esse tipo de musica ja é passado por isso não ouvem ou não aprendem, outros conseguem ver o que de bom aquilo tem e BB e71,e7,são grandes maquinões, não troco o meu por nada…..talvez se me pagarem, mas tem que ser um valor que me convença, para depois ter que andar com um telefone que só me dê dores de cabeça, caso contrario continuarei com o que de bom tenho, não tenho problemas de afirmação e por isso não compro um iphone so porque é giro e tal,nem um ipad porque digo aos amigos que navego em grande estilo.
        compro o que preciso e tento comprar o mais funcional e que não seja feio, não vejo nenhum contra nos BB, se não gostasse tanto de e71/72, não sei se iria para um BB pois são mais caros, mas também sei que ficava bem servido, assim como ja estou.

        cmps

  13. per says:

    Bom, não li os comentários todos, mas por acaso alguém mencionou o BES!!! E não, não me refiro ao banco.
    Refiro-me ao BlackBerry Enterprise Server que quando instalado numa empresa com o seu conector com o Exchange, passamos a ter no BB tudo o que temos no Outlook e perfeitamente sincronizado e com comunicação encriptada e segura.
    Instalar um BB através do BES é uma tarefa feita em poucos minutos. Pode-se definir centralmente uma política de utilização/segurança que é aplicada a todos os BB da empresa. Pode-se bloquear remotamente um BB se este for perdido ou roubado. Etc…
    Quanto a mim, esta é a principal vantagem dos BB e não a utilização destes com o BIS (BlackBerry Internet Service) fornecido pelo operador móvel.

    • AntiPiracy says:

      Sem dúvidas!!!! Agradeço o comentário de explicar o que é o BES, como para mim já é tão banal nem me apercebi que estava a utilizar esse termo. Simples de instalar caso tudo corra bem e os pré-requisitos estejam todos realmente feitos, caso exista problemas é complicado perceber quais muitas vezes, somente a experiência o consegue ultrapassar. Ainda existe outra vantagem bastante grande, a Bateria, essa ninguém bate…
      Com a Versão 5 do BES SP 1 tudo está muito melhor, mas é claro nem HTC’s nem iPhones têm nada dessas funcionalidades (Apesar que o Exchange tem parte das funcionalidades, mas não chega nem de perto com o BES).

  14. João says:

    Comprei um BB 8520 curve faz algum tempo e estou apaixonadíssimo. Bom.. não é o topo de gama mas serve muito bem. O “data plan” da outra vida ao telefone. Confesso que não gosto muito deste modelo. Alias.. os touch screens não combinam comigo. Prefiro muito mais o teclado físico e o sensível,preciso e substituto trackpad. Em geral é um telefone elegante, o OS funciona na perfeição (sem breaks),boa construção, o ecrã tem uma boa definição enfim… So acho que a BB peca numa coisa.. Algumas aplicações são desnecessariamente caras.

    • AntiPiracy says:

      Depende de que apicações está a falar João, diga-me alguns exemplos de aplicações que necessita que lhe poderei arranjar vários links para fazer o download ou gratuito ou soluções relativamente baratas.

      • João says:

        Não me refiro a nenhuma em particular. So acho que é um exagero. Mas vá.. as aplicações grátis compensam e a pirataria ajuda 😀

        Lembro me que li um artigo não me recordo onde a dizer que as aplicações da BB eram as mais caras do mercado.

  15. AntiPiracy says:

    Isso é estranho, pois cerca de 4/5/6 Dolares para jogos, temas e outras aplicações. Cerca de 20/25 Dolares para aplicações de produtividade (Para empresas) acho valores bons de mercado, mas se necessitar dessa informação é só dizer.
    Obrigado

  16. Alexandre says:

    Uma Opinião um bocado Offtopic… eu estava a notar que este telemovel tambem possui uma resolução apenas de 65.000 cores, existe por exemplo uma grande diferença entre um ecrã de 320×480 de resolução com 16 Milhões de Cores para um telemovel com 800×600 com 65.000 cores?

  17. Ferro says:

    Andei muito tempo com a Nokia, depois foi a HTC e agora que apanhei um 9500 (usado mas em bom estado) ainda não o consegui largar, pode não dar para brincar com certas coisas/apps como o HTC, mas para trabalho a sério (email’s, mensagens e contactos) não me convencem a largar o meu Storm

    • AntiPiracy says:

      Quando apanhar um bold vai preceber que é relativamente melhor que o Storm, espero que consiga. E bem vindo ao Clube da BlackBerry.

  18. Alexandre says:

    Comprei o STORM 2 , simplesmente uma MERDA.

    Não conecta na rede wi-fi nem matando.

    Não acessa a web pelo 3G.

    A recepção é uma porcaria.

    O teclado é uma droga.

    O bluethoot não funciona.

    Troquei por uma IPHONE 3G, e tudo isso funcionou perfeitamente.

    Não consigo nem vender essa porcaria…

  19. Rochelle says:

    Não troco meu BB 8900 por nada nesse mundo. Ele é o melhor!

  20. Iceman says:

    Alguem sabe qual a garatia do Storm2?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.