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BelugaXL – Estranho avião da AirBus perto do seu voo inaugural


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

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12 Respostas

  1. Botelho says:

    Aguardo com ansiedade o lançamento do submarino “Tucano XXXL”.

  2. N1ldo says:

    …aumentando o limite para 53 toneladas….

    Tá certo isso? um avião tido como extra grande carregar só 53 toneladas?
    qualquer avião de voo internacional de passageiros deve carregar mais que isso.

    • WHTAT says:

      Ter em atenção ao tamanho das peças nao so ao peso!

    • censo says:

      Considerando que o Beluga normal tem capacidade para 40 toneladas…então tá certo.

    • Rui says:

      Não sei se reparou no pormenor, este avião de carga (vão produzir talvez meia dúzia), serve por exemplo para transportar o A380. Diga-me que outro avião consegue levar o A380 lá dentro (secções do A380, obviamente)? Não é pelos kg que transporta, é o volume de carga que é mais importante. Já agora, não é qualquer avião que pode levar 53 toneladas de carga! O Hércules C-130 mais longo só consegue transportar 33 toneladas!!!!!! E é um avião de carga com 4 motores! O C-390 que vamos comprar aos brasileiros, nem 30 toneladas leva de carga!
      Aliás, aviões que ainda voam, só vejo estes que podem levar mais carga que o Beluga:
      C-17
      Ilyushin Il-76-MD-90A
      C-5 Galaxy
      Antonov An-225 Mriya (só foi construído 1)

      Como pode ver, não são assim tantos aviões que levam mais carga, com um pormenor de que estes 4 têem 4 motores cada um ao invês de 2, para além de que duvido que as secções do A380 encaixem nos compartimentos de carga de qualquer um!
      https://en.wikipedia.org/wiki/Military_transport_aircraft

      Acho que está a confundir carga útil com carga que pode transportar, incluindo combustível!

  3. Vitor Manuel Novo Lajes says:

    A300? Se estamos a falar do Beluga XL estamos do A330

    • Vítor M. says:

      Sim, a base é a do A330. Contudo, ali não fala na base que deu origem ao BelugaXL, ali diz que “o avião de 48 metros combina capacidade de transporte de carga com a velocidade e a eficiência do seu avião A300-600.”

      A empresa refere que “the 184-foot-long plane combines outsized cargo-carrying capability with the speed and efficiency of its A300-600 airliner…”

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