BelugaXL – Estranho avião da AirBus perto do seu voo inaugural
É uma aeronave que depois de ver uma vez nunca mais esquece. Chega mesmo a passar pela sua ideia de como um avião daqueles, inchado, é capaz de voar. Depois, quando vê o que sai de dentro dele... os seus olhos esbugalham de admiração.
Se é assim com o Beluga, agora imagine como ficará a sua mente quando vir o AirBus BelugaXL.
Batizado em homenagem à baleia do Ártico, dada a sua aparência semelhante, o avião enorme e de aspeto estranho está em serviço há 20 anos, transportando componentes de grandes empresas para fabricar outros aviões - pense em secções de fuselagem, asas e cauda - de fornecedores europeus para a fábrica da Airbus. Há material "gigante" a ser transportado no Beluga para Toulouse, França e Hamburgo, Alemanha.
Agora, a empresa está já a preparar o voo inaugural de uma nova versão da Beluga, uma até maior que as cinco atualmente em serviço.
Vem aí o BelugaXL
Chama-se BelugaXL, a aeronave que a Airbus revelou num tweet recente. O avião já tem os motores colocados e que este verão sairá de Toulouse para o primeiro voo experimental.
https://twitter.com/Airbus/status/982148986927632384
A Airbus diz que o avião de 48 metros combina capacidade de transporte de carga com a velocidade e a eficiência do seu avião A300-600. A frente da Beluga abre-se, permitindo que a carga seja carregada no espaço cavernoso da "bolha". O cockpit é colocado mais abaixo do que o encontrado num A300-600 para evitar desligar os sistemas de controlo elétrico, hidráulico e de voo cada vez que a carga é carregada e descarregada.
A versão mais recente do supertransportador da Airbus pode levar 6 toneladas de carga extra em comparação com o atual BelugaXT, aumentando o limite para 53 toneladas. Esta nova versão é cerca de 6 metros mais comprida e 3 metros mais larga do que a versão anterior, o que permite à empresa fazer melhorias de eficiência adicionais quando necessitar de transportar partes grandes dos aviões.
Para termos uma ideia, este novo modelo irá permitir transportar duas asas Airbus A350 (em vez de apenas uma como permute o Beluga atual), bem como secções do A380 de dois andares, atualmente o maior avião de passageiros do mundo.
Até agora, muitas das secções que são necessárias para montar um A380 são muito grandes, até mesmo para o Beluga. Esta falta de capacidade de transporte exige da Airbus uma gestão logística complexa, envolvendo transporte rodoviário e marítimo para garantir a entrega segura dos componentes às instalações da Airbus em Toulouse para a montagem final.
Como podemos ver neste vídeo a seguir, as asas e a fuselagem do A380 são "encolhidas" pelas ruas estreitas de uma aldeia francesa a caminho das instalações. A chegada do BelugaXL irá mudar tudo isto e, é claro, ajudará a levar as peças para o local da montagem de forma mais oportuna.
A Boeing tem uma aeronave equivalente chamada Dreamlifter que usa para transportar as asas de seu avião 787 Dreamliner.
Após os voos de teste, que devem começar nos próximos meses, a Airbus planeia construir um total de cinco aviões BelugaXL com o objetivo de os colocar em operação em meados de 2019. A frota atual será gradualmente retirada até 2025, segundo referiu a empresa.
Este artigo tem mais de um ano
Aguardo com ansiedade o lançamento do submarino “Tucano XXXL”.
WTF!!!
…aumentando o limite para 53 toneladas….
Tá certo isso? um avião tido como extra grande carregar só 53 toneladas?
qualquer avião de voo internacional de passageiros deve carregar mais que isso.
Ter em atenção ao tamanho das peças nao so ao peso!
Considerando que o Beluga normal tem capacidade para 40 toneladas…então tá certo.
Não sei se reparou no pormenor, este avião de carga (vão produzir talvez meia dúzia), serve por exemplo para transportar o A380. Diga-me que outro avião consegue levar o A380 lá dentro (secções do A380, obviamente)? Não é pelos kg que transporta, é o volume de carga que é mais importante. Já agora, não é qualquer avião que pode levar 53 toneladas de carga! O Hércules C-130 mais longo só consegue transportar 33 toneladas!!!!!! E é um avião de carga com 4 motores! O C-390 que vamos comprar aos brasileiros, nem 30 toneladas leva de carga!
Aliás, aviões que ainda voam, só vejo estes que podem levar mais carga que o Beluga:
C-17
Ilyushin Il-76-MD-90A
C-5 Galaxy
Antonov An-225 Mriya (só foi construído 1)
Como pode ver, não são assim tantos aviões que levam mais carga, com um pormenor de que estes 4 têem 4 motores cada um ao invês de 2, para além de que duvido que as secções do A380 encaixem nos compartimentos de carga de qualquer um!
https://en.wikipedia.org/wiki/Military_transport_aircraft
Acho que está a confundir carga útil com carga que pode transportar, incluindo combustível!
Faltou o An224
Exatamente. Boa informação que deixaste Rui. Obrigado.
Faltou também o
Аn-124-100М-150 – 150 Toneladas de Carga Util, mas com 150 tons Range: 3200 km 🙁
Já estão a pensar no successor:
http://www.rusaviainsider.com/insight-volga-dnepr-mulling-possible-ruslan-successor/
150-170 toneladas, mas range 8000km
O An225 foram construídos pelo menos 2 ..
Eu ate acho que mais, mas actualmente só Existe 1, foi recuperado..
O outro foi desmantelado( foi para o buran…principal objectivo da construção do Avião) .
A300? Se estamos a falar do Beluga XL estamos do A330
Sim, a base é a do A330. Contudo, ali não fala na base que deu origem ao BelugaXL, ali diz que “o avião de 48 metros combina capacidade de transporte de carga com a velocidade e a eficiência do seu avião A300-600.”
A empresa refere que “the 184-foot-long plane combines outsized cargo-carrying capability with the speed and efficiency of its A300-600 airliner…”