Os automóveis da Volkswagen já podem ser controlados pela Siri e pelo iPhone
Cada vez mais a integração entre os automóveis e os condutores é maior. Com tecnologia disponível, é possível permitir aos condutores prepararem as suas viagens muito antes de entrarem nos seus veículos e assim, terem-nos prontos quando precisam.
Se até agora esta funcionalidade estava reservada a carros de topo de gama, a Volkswagen abriu a porta e parte da sua oferta já pode ser controlada pela Siri.
A novidade que agora foi anunciada está disponível na aplicação VW Car-Net e faz uso dos Atalhos, algo que a Apple apresentou para o iOS 12. A Siri passa a poder interagir com as aplicações e com comandos específicos, alargando a sua presença no seu ecossistema nativo.
Com a nova integração, os condutores podem dar um conjunto de comandos bem definidos, que passam a assim a ser agrupados e enviados para o carro, preparando-o.
Passa a ser possível usar a Siri e o iPhone para iniciar ou parar o carregamento das baterias de um veículo elétrico da Volkswagen, ou ligar-lhe o ar condicionado. Podem ainda especificar uma temperatura interior ou localizar a viatura.
O VW Car-Net não é gratuito e pressupõem o pagamento de uma mensalidade. As suas caraterísticas são muito interessantes e permitem aceder a informação das viaturas, como os níveis de combustível ou carga das baterias, abrir ou fechar o carro, aceder a dados de diagnóstico ou definir um perímetro de circulação. Toda esta informação está também agora acessível à Siri.
Os atalhos da Siri, que está no iOS 12, vão permitir aos condutores criarem as suas rotinas e preparar as suas viagens, momentos antes de chegarem aos carros, facilitando-lhes assim a utilização.
Este é mais um excelente exemplo da forma como os Atalhos da Siri podem ajudar, saindo agora da esfera direta do iOS e do iPhone e aplicando-os num cenário real e com uma utilização completamente distinta.
O futuro da Volkswagen está nos veículos elétricos
Este artigo tem mais de um ano
Desta forma, o Big Brother americano, lá por trás da Apple, pode vigiar e espiar melhor o rebanho e pôr a malta ao fininho, sempre pra pagar mais qualquer coisa, algo que dantes não era necessário e como os corruptos portugueses não aplicam uma ripada na Volkswagen por causa dos motores diesel aldrabados, eles continuam a sua cavalgada imparável…
+1
Pagar uma mensalidade? Lol a VW anda a fumar algo mal misturado… no caso de carros da Audi (Que pertence ao grupo) desde há pelo menos 8 anos que há modelos com serviços extra em que necessitas de conexão 3G/4G e metes um cartão SIM extra ou conectas um telefone por bluetooth com tethering ligado, partilha-se internet e tens acesso grátis aio google maps, serviço de acidentes, etc. Os serviços de voz para gps, rádio, AC etc, não precisam (precisavam) de qualquer conexão (SO, mapas e idiomas estão no HDD ou eMMC internos)
Se o que falam é uma mensalidade pela conexão 3G caso não partilhem a do telemóvel, então entendo; agora se pelos serviços online já não dão opção de partilha ou pelo serviço de voz querem dinheiro… lolol que gatunagem!
A Pioneer tem um auto-radio muito interessante SPH-10BT mais barato .
Ainda existem autoradio sem ser integrado?
Claro que sim, o integrado vende-te o que eles querem e da outra opção colocas o que tu queres.
Felizmente é opção, porque a grande maioria não tem qualquer tipo de necessidade de ter “isto” no carro, quando o mercado é mais de 85% Android
Caro Valeri, se não quiser ter “isto” de iPhone, brevemente teremos “isto” de Android. É a tecnologia a chegar aos automóveis.
@valeri: não sejas assim, tão, tão… estamos a falar de uma entidade com um registo impecável e que tem a chancela do espírito humanista alemão…
uau pagar uma mensalidade por abrir e fechar o carro
É o futuro. Não é pagar por abrir e fechar o carro, é pagar para ter o carro conectado à internet e por ter a possibilidade de o controlar (con limitações, obviamente) remotamente.
Não percebo como é que num site destes à tanta gente avessa á tecnologia.
Há muitos cenários onde posse ser realmente util coisas como limitar a area de circulação ou poder trancar e destrancar o carro remotamente.
Pagar um extra para ter coisas duplicadas (acesso à net) ou por funções que dão sem ter acesso à net (comandar o carro) não é serem avessos à tecnologia mas sim à gatunagem das marcas. Nos Audi que conheço podes comandar o rádio, gps (mesmo introduzir direcções), média player e algumas funções mais “offline”. O GPS tanto funciona com mapas offline (hdd) como online, e online pode ser via net partilhada pelo telemóvel ou SIM no carro.
Se agora a VW começa a obrigar e cobrar por acesso à net para fazer o mesmo que até agora dava offline ou vida net do telemóvel, então não estás a evoluir mas sim a servir de fonte de dinheiro para a marca.
Andam um bocado atrasados não?
Quando mais porcarias os carros novos têm, mais prefiro aqueles que não têm nada desse lixo, mais fáceis de manter a trabalhar e mais baratos na reparação e fiabilidade.
Certo, eu também sou dessa opinião. Mas por outro lado é a evolução natural…Tens vantagens e desvantagens.
Adoro tecnologia, mas no caso de carros concordo com a simplicidade!
Vou já vender os meus e comprar um Fiat 127…
really?
Olha que tive um 127 – 400.000km um grande carro nunca me deixou em lado nenhum apeado.
Tenho essas funcionalidades desde 2017 no CarNet que vinha de BORLA no meu GTE. Além de poder localizar o carro, saber se as portas e vidros estão abertas, ligar o Ar condicionado, carregar o carro, etc, etc usando a APP da VW é também possível fazer isso tudo por comando de voz
Vinha de borla para as pessoas se habituaram e depois sentirem necessidade de terem e pagarem (estilo adictos,a primeira é de graça…)
Nem Mais.
Continua a vir de borla em praticamente todos os modelos … basta que as pessoas como você tenham a coragem de perder 5 minutos a consultar a pagina da marca antes de viram para aqui fazer comentários estapafúrdios que só os deixam mal vistos e demonstram a vossa ignorância.
Pastilhas Rennie duas vezes aos dia e isso passa.
A Chevrolet S10 tem tudo isso na chave dela e não precisa pagar nada,além de ligar o motor,ar condicionado etc….