Aumentos das portagens vão até 2 euros por cada viagem
Se o custo de vida aumentou, em 2023 as notícias não são propriamente as melhores. Tal como revelamos, a Ascendi propôs ao Governo um aumento de 10,44% das portagens em 2023 o que, conta feitas, significa um aumento até 2 euros por cada viagem.
A viagem entre Lisboa e Porto pela A1 até ultrapassa esse valor, pois sobe 2,34 euros se o Governo não travar os aumentos. As concessionárias aceitam negociar.
Portagens: Negociação com o governo até 15 de dezembro
As empresas que gerem as autoestradas já enviaram as propostas de aumentos para 2023 e o cenário não é animador para os utilizadores. Os contratos de concessão estabelecem que as atualizações tiverem de ser enviados ao Governo até 15 de novembro e a eventual negociação decorre até 15 de dezembro, data em que o Governo fixa os preços.
De relembrar que a Ascendi propôs ao Governo um aumento das portagens de 10,44% em 2023, o valor da inflação homóloga de outubro sem habitação, mas a concessionária admite que cabe ao Estado determinar o valor final.
A Brisa também já revelou o que pretende para 2023. Na passada sexta-feira, a Brisa revelou ao jornal Eco que, "de acordo com o estipulado no contrato de concessão com o Estado, o preço das portagens para o próximo ano é calculado em função da inflação registada em outubro deste ano (retirando o efeito da habitação)".
Até ao momento, o Governo ainda não deu indicações às concessionárias no sentido de travar a subida das portagens em 2023.
Este artigo tem mais de um ano
Sim porque a inflação é justificação para aumentar o preço de estradas que já foram construídas a anos e já estão pagas. Giro os tempos que vivemos
+1
Isto.
Vivemos cada vez em políticas mais comunistas
Não. Vemos uma empresa que pretende privatizar lucros e socializar prejuízos.
As portagens não existem para pagar as estradas mas sim os custos da sua manutenção.
O problema é estarem sempre em manutenção. se fossem feitas com qualidade à primeira a manutenção seria menor
Se tens uma estrada a ser usada todos os dias todo o dia, cheia de carros, vais obviamente ter desgaste e vais ter que fazer manutenção quer queiras quer não. “qualidade” aqui não é o maior fator.
Tens uma zona cerca de 200m de estrada da a23 perto da covilha que levou outro tipo de asfalto logo no inicio, pode estar a chuver a potes que essa secção fica logo sem água e nunca foi necessario qualquer remendo. Se todo o troço tivesse levado o mesmo asfalto de certeza que pouca manutencao teria.
Isso não tem nada a ver com a manutenção que é necessária, esse piso também precisa de manutenção.
vai ali ver se estou na esquina ó Kosta!
ok… Para que serve o IUC?
Para engordar os cofres do estado! Simples.
Só que quando pagas uma portagem uma percentagem do que pagas é que para manutenção e não a totalidade. Portanto nunca podes aumentar essa despesa nessa proporção porque não a tens…
Isso varia.
Há concessões cuja receita é os 100% das taxas de Portagem (caso da Brisa, Lusoponte, Beira Interior, Oeste, Litoral Cenr«tro e Douro Litoral) e outras concessões que funcionam em regime de disponibilidade, ou seja, as receitas de portagem pertencem ao Estado que por sua vez paga à concessionária pela “disponibilidade” da infraestrurtura.
As SCUTS (quando existiam) eram um caso à parte em que a concessionária recebia uma “portagem virtual” paga pelo Estado em vez de paga pelo utilizador. Este sistema agora só existe nas regiões autónomas.
Até era considerado justo se houvesse um aumento de salários dessa mesma ordem para todos os funcionários das concessionárias e se realmente chegasse a haver uma boa manutenção das vias, o que não é o caso. Assim sendo, torna-se incompreensível para que raio querem receber mais por um serviço que não melhoram e que é um autêntico roubo quando se compara com outros países.
aumente ou não vamos sempre pagar… são os negócios que eles arranjam. daqui a uns anos está o ministro a assumir um cargo na Ascendi… nada de novo.
Sempre a bombar, siga Freitas!
Claro que os concessionários aceitam negociar, a receita é sempre garantida, ou pagamos todos este aumento ou só pagam os utilizadores,
Ou ambos! Pagam os não utilizadores e os utilizadores! Que é o negócio ideal!
Ainda não consegui convencer o governo a pagar a construção do meu mega hipermercado em Amendoeira da Serra, Mértola, mas estou esperançoso que se convencer algum governante a ser administrador não executivo bem pago que não só o Estado paga o meu mega hipermercado, como mesmo que não vá lá mais que meia dúzia de clientes por dia, eles me pagam a minha projecção de 5000 pessoas diárias, ou seja pagam pelas 4994 que não vão aparecer lá.
* fim de comentário sarcástico *
Vamos pagar de qualquer maneira. Se passarmos nas portagens, vamos pagar diretamente às Concessionárias, se reduzirmos as passagens, o Estado vai ter de pagar a compensação da não utilização. Ou seja vamos pagar através de impostos.
Nada de grave.
PSD-Chega-IL-CDS-PNR-ND serão o novo governo, com mais 135 novas auto-estradas e mais 739 IC. Com uma dotação de 88300 milhões anuais, vamos ter as concessionárias a matar-se pelos 86000 milhões de lucros imediatos.
Depois, quem é que se importa que ir de Coimbra a Salamanca custe 398 euros, mais 2 euros do lado espanhol. Com 8 faixas de rodagem, serão grandes provas de automobilismo ilegal.
Mais um comentador de sarjeta que nem sabe a diferença entre via e faixa.
Engraçado nos comentarios como ja estamos conformados. E manifestar? Ir a luta nas ruas em protesto contra aumentos que nao sao justificados?
Acho que o Estado poderia inventar mais um imposto.
Em alguns países eles pagam um selo que é colocado visivelmente no vidro da frente e que lhes permite circular em todas as autoestradas, mas estamos em Portugal, e então o Estado poderia exigir que para circular nas auto-estradas (públicas ou privadas) as pessoas tivessem de ter esse selo (pago anualmente, válido de 1-JAN a 31-DEZ, para aumentar a probabilidade de apanhar pessoas com o selo errado na passagem do ano, para começarem com uma multa elevada no novo ano, e ajudar assim as finanças públicas) e ainda pagar o percurso percorrido.
Era mais uma receita fácil.
É uma taxa de disponibilidade… mesmo que você só use uma vez, paga por ela estar ali à espera de ser utilizada essa 1 vez… e claro, essa 1 vez ainda paga o bocado do qual efectivamente usufruiu.
Digam lá, como é que ainda nenhum (des)governante não se lembrou desta taxa?
se desses €2.00, €1.89 for para a Ucrania acho muito bem, deveriam aumentar €4.00
Eu só aceito o aumento se a receita da portagem for integralmente revertida para o Zé Lenkas.
ok. se o teu ordenado for 1000€, espero que 950€ seja para a Ucrania. Se assim for, espero que sejas tambem aumentado pra ir mais tmb XD
ó campeão @jorgeg ,podes começar ja a doar o teu salário para os teus amigos do Reich ,
ao inves de estar com ideias de m***rda , ou achas que toda a gente é tapada e vai na propaganda ocidental.
agora a europa deve angariar dinheiro para fascistas ?
entre os Russos e Ucranianos a diferença não é nenhuma, tanto mente e manipula o Putin como o Zelensky, eles que se divirtam os dois.
deviam era de diminuir, os carros andam com os depósitos vazios, como tal estão mais leves o que resultam numa menor deterioração do piso
Os carros andam com os depósitos vazios?
Maravilha, quero um carro desses, onde se compra?
https://www.tesla.com/pt_pt
https://www.renault.pt/veiculos-eletricos.html
“Paga tuga manso, ou vais pelas nacionais!
Tens sempre escolha…
Podes ir reclamar para as redes sociais, que nós agradecemos.
Até lá, vou ver os meus €€€ a engordar, tal como os meus amigos!”
Os governos em Portugal, seja de direita, centro ou esquerda estão sempre a “reclamar” da sustentabilidade da Segurança social, quando temos empresas a mamar €€, em portagens e estacionamento, nunca ninguém se lembrou de construir um AE, e o valor das portagens servirem para ajudar a Segurança social?
Deviam era agarrar em todas as concessões e dizer ‘ meus amigos a partir de agora a concessão é de 100, anos e o estado deixa de comparticipar as não passagens nas portagens” querem assim tudo ok se não quando terminar as concessões vais tudo para a esfera do estado
Amigo, mas isso não interessa. Coitadinho do Pires de Lima que assim não consegue manter o tacho que tem na Brisa.
Gestor como ele tambem eu sou.
Acabar com tachos? mas vives em que pais???? XD
Eu sou um eterno romântico. 🙂
A maior parte das estradas que estiveram (ou ainda estão) na esfera do Estado são uma miséria. A verdade é que o Estado é um péssimo gestor de infraestruturas e as coisas ficam quase ao abandono anos a fio. A manutenção é minima e fraca.
Tinha aqui à minha beira a IC24 (atual A41) que quando era da alçada do estado era uma perfeita desgraça. Guardas de segurança batidas e caídas durante meses a fio, sinalização tombada que não era reposta, drenagem de águas que estava sempre entupida no inverno, causando situações d enorme perigo, enfim, uma completa vergonha. Goste-se ou não, quando aquela infraestrutura rodoviária passou para a Ascendi esses problemas pura e simplesmente desapareceram. Agora está sempre tudo impecável e a funcionar.