Atenção no OLX e Custo Justo: Burlas com o MB WAY disparam 169%
Os alertas sobre a existência de fraudes no serviço MB WAY são cada vez mais. A GNR e PSP lançaram recentemente avisos para o facto de o MB WAY estar a ser usado para extorquir dinheiro às vítimas.
Recentemente o Portal da Queixa fez saber que o número de queixas do MB WAY dispararam 169%. Tenham em atenção a estes números.
O Portal da Queixa verificou um aumento significativo do número de reclamações referentes a burlas feitas através do sistema de pagamento MB WAY. Este sistema permite fazer transferências instantâneas de dinheiro entre números de telemóvel associados à app, gerar cartões virtuais e usar o MULTIBANCO sem ter de usar cartão bancário.
Em 2019, as 102 queixas registadas traduziram um aumento de 75%, face ao período homólogo (41 queixas em 2018). Em 2020, a maior rede social de consumidores de Portugal já recebeu 86 reclamações, ou seja, em apenas um mês, verifica-se quase o total de queixas recebidas em 2019, registando um aumento de 169% face ao período homólogo.
MB WAY - Atenção no OLX e Custo Justo
Os utilizadores de plataformas de venda de particular a particular, como o OLX e Custo Justo, são os principais alvos destes esquemas de burla.
O processo começa num contacto de interesse no artigo à venda, seguindo-se a oferta de aquisição por meio de pagamento MB WAY. O esquema é consumado, quando o vendedor (vítima) refere desconhecer o funcionamento da aplicação de pagamento, sendo convidado pelo alegado burlão a dirigir-se a uma caixa MULTIBANCO, com vista a colocar o cartão de débito e inserir o número de telefone e código de acesso, que este lhe fornece, para proceder ao pagamento. A vítima julga estar a inserir os códigos para receber o dinheiro, contudo está a fornecer pleno acesso à sua conta bancária.
O Portal da Queixa alerta para que os consumidores lesados neste esquema de burla, procedam sempre à queixa-crime nas autoridades policiais da sua área de residência, com vista a permitir a investigação criminal e levar os criminosos à justiça.
SIBS - recomendações e regras fundamentais
A SIBS manifestando preocupação acerca do aumento das reclamações relativas a este tema, sugere a adoção de recomendações e regras fundamentais (também disponíveis no site e redes sociais do MB WAY) para que os utilizadores acedam aos serviços financeiros com a máxima segurança:
- Nunca deve adicionar, ou permitir que adicionem à sua conta ou cartão bancário, um número de telemóvel que não possui ou desconhece, quer seja através do MULTIBANCO, quer seja através do homebanking.
- Nunca deve seguir orientações de terceiros ou desconhecidos para fazer uma transação financeira, seja qual for, nomeadamente uma adesão ao serviço MB WAY. Da mesma forma, nunca deve fornecer dados ou códigos da sua conta a um desconhecido.
- Os bancos não solicitam, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco.
- Da mesma forma, nenhuma entidade legítima, como operadoras de comunicação ou de outros serviços, lhe poderá solicitar, telefonicamente ou por mail, que adicione à sua conta bancária um número de telemóvel que não é seu ou não conhece. Caso seja contactado neste sentido e desconfie da legitimidade do contacto, deverá de imediato entrar em contacto com o seu banco.
- Nunca forneça dados confidenciais ou pessoais como resposta a mensagens de correio eletrónico ou via sms, mesmo que a origem da solicitação aparente ser legítima.
- Não siga ligações que recebeu em mensagens de correio eletrónico ou via sms.
- Verifique os extratos das suas contas bancárias regularmente.
- A SIBS recomenda que contacte o seu banco para adicionar o(s) seu(s) número(s) de telemóvel para que possam ter a sua ficha de cliente totalmente preenchida.
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Este artigo tem mais de um ano
as pessoas sao burras e depois vao fazer queixas a quem nao te ma culpa hahahah tipico tuga ainda caiem nestas parrelas minha nossa
Todos somos burros em determinada altura ou assunto.
Convém teres esse pensamento presente, ou serás enganado mais cedo do que esperas.
Concordo plenamente. Ainda há muita gente que desconhece o funcionamento do MBWay.
Plenamente de acordo, precisamente por isso é que quando não sei, não mexo.
Vou informar me primeiro depois logo se vê.
Agora ligar a conta bancária ao número de telemóvel do outro… Enfim. Haja bom senso e evita tudo isto.
Esta é a malta que nas instalação faz sempre “next next next” sem ler o que está escrito. Como disse o Hugo, todos somos burros em determinado contexto.. Depois os azares acontecem.
não uso mbway. nunca precisei
São os que não usam que caiem nesta aldrabice, quem usa já sabe como as coisas funcionam.
nem mais
aprendam a ler o manual de instruções que isso já não acontece
o tuga nao diz que isso é para burros.. é a primeira coisa que deitam fora, depois quando é equipamentos vão ás lojas perguntar
Nem sei como é que as autoridades ainda não fecharam esses 2 sites. Mas acredito que esteja para breve.
O que é que as páginas dos anúncios têm haver com a forma que o negócio é conduzido?
Visão redutora das coisas.
A responsabilidade é sempre das pessoas que usam novas soluções sem se informarem de como funcionam.
Se são capazes de escrever um anuncio e publicarem numa qualquer plataforma, tão devem ser capazes de ler como o MB Way, ou outros, funcionam.
A partir do momento que se faz queixa junto do OLX sobre anuncios que são burlas, que se enviam provas, e o OLX não faz nada, nem sequer retira o anúncio, fica claro que o OLX de site sério não tem nada.
As páginas não são responsáveis pelos anuncios ou pelas transacções, mas são responsáveis, e deviam ser responsabilizadas, quando existem queixas sobre certos anuncios e estes não são retirados de online.
Tens razão parte.
Um site deste género tem de ser responsabilizado também pelos conteúdos, em especial quando anuncios são denunciados e provados como burla e o OLX não os retira de online.
Pior é no instagram ;
Mulheres vendendo conteudo +18 depois recebem coisas da net ou nem recebem nada, anda uma verdadeira p u t i ce no instagram
Olha que bem! Todos os dias esta RAMBÓIA!!! Que vergonha nacional! Uma aplicação tão excelente e com tão má fama…e isto é tão fácil de resolver!!! Coitadas das pessoas que são burladas por um sistema tão fácil de contornar e sem segurança para os mais “desprotegidos”…ainda assim há “iluminados” que dizem que as pessoas são BURRAS em cair! A SIBS que ganhe VERGONHA e devolva o dinheiro a toda a gente que provar ter sido burlada. Mais tarde ou mais cedo eles vão ter de fazer alterações tão simples e básicas que esta situação já não acontecerá…até lá e por TEIMOSIA ou quicá INTERESSE as pessoas são literalmente ASSALTADAS e algumas com as contas a 0. Tenho um caso de uma pessoa conhecida que ficou sem 8000€…oito mil euros!!! É só procurar no YouTube por “burla mbway 8000”! Que vergonha de país. É meter isto em tribunal…qnd forem condenados quero-me rir. Procurem “burla mbway” no youtube!
Sendo que se não forneceres acesso ao serviço não és burlado…efectivamente é culpa do utilizador.
É, com muita AJUDA do “sistema”!
@Hugo…é claro que alguém permitiu e deu acesso à conta e esse alguém foi a própria pessoa SEM SABER! Deu “consentimento” porque foi ENGANADO/BURLADO por alguém.
Se o banco o PROTEGESSE e fizesse o que eu disse abaixo de bloquear TODOS os números que não estivessem na ficha do cliente…isto não acontecia!
É tão fácil resolver isto, é todos os dias queixas na PJ…isto é a maior VERGONHA NACIONAL….pessoas a perder poupanças, algumas a ficar com a conta a 0…tudo em PROL de gente mal intencionada…
Mas olha que não tarda muito a os bancos serem OBRIGADOS a fazer isto que digo.
A questão não é a pessoa meter os dados que o burlão lhe diz…e dar acesso total à sua conta…é o ser ENGANADA:
– achas que se o burlão lhe pedisse para lhe dar o PIN do cartão, a pessoa o ia dar? Não.
– ou se o burlão pedisse para transferir dinheiro para uma conta a pessoa lhe ia transferir? Não.
– ou se o burlão lhe pedisse os números de um cartão de crédito achas que a pessoa ia dar? Não.
Esta é a questão: o facto de meteres um telemóvel e um pin, como é que uma pessoa tira da cabeça que o MBWAY vai ficar com acesso a tudo? Explicas isto aos velhotes, a pessoas com a 4ª classe e até a muitos advogados, doutores e engenheiros?
É o mesmo que dares as chaves da tua casa a um ladrão e depois de te ter “limpo” o recheio da casa ires pedir satisfações a empresa que fez a fechadura.
A pequena GRANDE diferença é que ao dares as chaves da tua casa a um desconhecido estás a por-te a jeito de ele te roubar enquanto que neste caso as pessoas NÃO SABEM que estão a dar a chave da sua casa/conta! Se elas soubessem não a dariam! E é este pormaior que vos escapa a vcs que dizem que o sistema é seguro e as pessoas burras.
Exactamente “as pessoas NÃO SABEM que estão a dar a chave da sua casa”. É 100% falta de informação, assim como os velhotes que dão o dinheiro que têm porque lhes dizem que as notas vão ser substituídas. Não à volta a dar, neste caso, é falha de utilizador.
Mas alguém duvida que a falha é do utilizador??!?! Valha-me… Olha lá, quem não consegue entender que o sistema não está a ajudar a que isto aconteça e que ele PODE e CONSEGUE FACILMENTE bloquear estes abusos és tu e todos os que dizem que é falta de informação e pardais ao ninho. Tu deves mesmo acreditar que isto vai continuar assim com burlas todos os dias porque o sistema é a perfeição. Mbway é perfeito e seguro mas cuidado não se deixe enganar…grd spot publicitário!!! É tão fácil resolver e não resolvem porquê?!?! O banco de Portugal é uma vergonha! Está a assobiar para o lado! E tu, que és bem informado, consegues dizer alguma medida para evitar estas burlas? É fácil dizer algumas…concordas que elas sejam implementadas ou os “velhinhos”, os burros e desinformados que continuem a ser BURLADOS? Haja paciência…olha…não sei explicar melhor amigo. Fica com a bike 😉
Escudam-se que avisam as pessoas…a PJ e o povo anda a tentar avisar, a partilhar e a informar…coisa que eles não fazem. Abram as notícias com esta situação incrível! Parece-me que o AVISO deles tem de ser mais FORTE! No aviso antes de aderir ao mbway coloquem um “CUIDADO” em letras GRANDES e a VERMELHO com um desenho de um BURLÃO…só isto já vai fazer pensar as pessoas. Obriguem-as a confirmar 2x que conhecem aquele número e que o número é de sua confiança!!! Têm de barrar os números de telefone que não estão associados às contas…ou então permitam só aderir no próprio banco. É INCRÍVEL a FACILIDADE com que se rouba dinheiro às pessoas!!! O MB-WAY é EXCELENTE mas com esta FAMA algo vai correr mal! Tenho uma pessoa conhecida que ficou sem 8000€ em 7 mins…tenho isso documentado em vídeo assim como um exemplo prático que eles usam para iludir as pessoas! QUE ATUE quem tem de atuar!!! Vergonha de engenheirinhos…
É só procurar no YouTube por “burla mbway 8000€”!
Criar MBWAY não é de todo simples. tem que se deslocar à ATM para activar e tal. Coisas que para quem não percebe deveria dar muito trabalho/ ser complicado…
As pessoas burladas associaram o cartão a um numero, de quem é esse numero?!? É esse rastreio que nao percebo como é que as autoridades não o fazem.
Embora que na minha opinião as plataformas nao sejam culpadas, não percebo como é que o OLX não tem sistema de feedback como o miau e o leiloes tinha à 15 anos atrás. Só ai, já teríamos parte do problema resolvido.
Sobre os 8 mil euros… Ter esse montante à ordem é muita fruta… Ainda assim um gestor de conta eficaz devia dar o alerta sobre o movimento suspeito na conta.
No vídeo conta a história toda e onde foi gasto o dinheiro e foi com plafond do cartão de crédito, não dinheiro à ordem. O banco foi alvo de tentativa de contato mas está quieto…ninguém atendeu.
Eu vi o video assim muito na diagonal… Mas deu para perceber que está cheio de rasto, se foi presencial temos uma cara… Se foi online temos uma morada. Não percebo porque dizem que nao conseguem chegar as pessoas.
Tenho feito compras e até tem corrido bem.
Seja MBWay ou Transferência bancária..
Maioria foi 50/50 e após comprovativo de envio
O meu banco só associa um novo número de telefone à minha conta após contacto presencial num balcão ou por telefone na linha de apoio com confirmação de uma série de dados.
E mt bem. segurança acima de tudo…às vezes até pode chatear!
No caso do MB-WAY é ao contrário…é tudo fácil! A SIBS tem formas de contornar isto…tem de mudar urgentemente a forma de adesão. PONTO. Só não vê isto quem não quer. Entretanto os burlões esfregam as mãos…tudo a assobiar para o lado.
Ainda bem que as caixas MB têm os menus em português senão a desgraça seria muito maior. Agora a sério, quem cai nisto é muito ceguinho…
Não estou a ver a razão de os menus do MB em Portugal não serem em português.
Mais uma senhora de uma etnia específica a ligar com o num 927 137 102. Façam uma lista para partilhar abusadores já que a PSP não faz nada