Quantcast
PplWare Mobile

Alerta GNR: Usa MBWAY? Atenção às burlas no OLX e Custo Justo

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Filipe says:

    Muito simples de resolver: no anúncio, deixar bem explícito “NÃO ACEITO PAGAMENTOS POR MBWAY!”

  2. B@rão Vermelho says:

    Infelizmente uma aplicação tão útil está a ser usada para enganar os mais distraídos e honestos, como não têm maldade no corpo, pensam que os outros também não têm.

  3. Raúl says:

    Só aceito transfarências SEPA ou por Paypal.

    • Filipe says:

      E porque não mbway. Desde que sejas esperto o suficiente para não ires ao multibanco metes o teu cartão no mbway doutra pessoa qual é o problema?

  4. Nuno Rodrigues says:

    Uso MB Way para quem tem , mas vou diretamente a pessoa e pago … mas apenas transf para o numero de telefone dele … enfim ainda ha quem acredite dar o pin …

  5. Filipe F. says:

    MBWay era altura de implementar um metodo de verificação extra. Não custa nada. Por exemplo enviar-se uma fotografia do cartão físico que se tentou adicionar. Ou em alternativa a pessoa ter de introduzir o código pin do cartão na aplicação quando o adiciona a primeira vez (duvido que nestas chamadas ‘inocentes’ alguem fosse dizer o seu PIN a pedido do larápio)

    • rikardo pereira says:

      duvidas ? olha que eu nao.. havia alguem que ia dar o pin sem problemas

    • Miguel Sousa says:

      O que ainda falta é obrigar a ter uma conta bancária efectiva.
      Actualmente podes comprar um cartão de pagamentos em qualquer payshop. Activas um serviço, como o Revolut ou o N26, fazes o pagamento para carregar a conta. Durante 8 dias, podes receber valores, pelo Mbway, para esses cartões. Pagas compras com eles, mandam o mail a dizer que não receberam os documentos, dizes que desististe da conta. Voilá. É ainda possível de identificar quem o fez mas, demora muito tempo e fica muito caro. A polícia só o faz se existirem muitas queixas similares.
      Ainda há pouco mais de 1 mês, um jovem de Leiria foi apanhado, depois de sacar 10000 euros, usando esse esquema, a pessoas que lhe compravam telemóveis novos a 200 euros… A polícia só o apanhou porque as queixas se avolumaram e o cruzamento de informações deu para ver que ele fazia compras de computadores e os vendia no Ebay… onde pagava os destaques e comissões, com aqueles cartões, antes de os cancelar, transferindo o dinheiro para o Paypal e para a conta bancária dele.

    • Filipe says:

      E isso resolvia o quê exatamente? O problema é o vendedor ir registar o seu cartão bancário no número de telemóvel do comprador, o que é obviamente ridículo

  6. Carlos says:

    Boa tarde,
    Coloquei um anúncio no OLX, e passado umas horas aconteceu o seguinte.
    – o comprador entrou em contato comigo para comprar o iPhone;
    – pediu o NIB para fazer a transferência;
    – era para mandar para a Nigéria, ofereceu mais 60,00 euros para eu lhe mandar o item.;
    – depois recebi um email de um suposto banco a dizer que o dinheiro estava disponível depois de enviar o código dos CTT;
    – ou seja, só depois de enviar o item;
    – já desconfiado fui aos CTT perguntar se podia despachar a encomenda e caso não recebe-se o valor da transferência, era possível cancelar o envio;
    – a insistência era tanta que aumentavam cada vez mais as suspeitas;
    – perdi tempo, coloquei a encomenda, mandei o numero, e ao fim do dia não estava o dinheiro na conta e fui cancelar o envio;
    mandei uma mensagem a perguntar pela transferência, ele disse que o banco ia entrar em contacto comigo;
    – logo de seguida recebo um email, ou seja, sempre que falava com a pessoa também recebia um email do suposto banco;
    – primeiro precisava do numero da encomenda, depois como era do estrangeiro só estava disponível após 48 horas;
    – posto tudo isto confrontei a pessoa a dizer que era tudo um esquema, e de seguida nunca mais consegui um contato.
    Por isso fiquem atentos ao que aqui descrei.

  7. Hugo says:

    Só é roubado quem quer … Quem conhecer como funciona o MBWay nunca iria activar a sua conta para outro numero.
    Conhecer como funciona a App é o minimo que se exige a quem a usa.

    • Miguel Sousa says:

      Essa é a maior ilusão. A pior coisa que acontece (e na grandíssima maioria das situações) é ires comprar um produto, dizem-te para pagares o MBWAY. Pagas, porque “fica mais barato do que fazer TB”. Fazes o pagamento, mandas a morada, esperas, esperas, esperas… a compra nunca mais aparece. O vendedor apagou a conta, o número de telemóvel nunca mais foi ligado e a polícia diz-te que o cartão que estava ligado ao MBway era um cartão de pagamentos que já foi inactivado. Se quiseres descobrir quem foi o burlão, gastas 20000 euros em advogados e a pedirem dados, até chegar a quem adquiriu esses cartões…

    • José Santos says:

      Tretas amigo… eu fui burlado por uma conta criada em pay pal falso. Quem teve a culpa? Fui eu? É fácil falar quando não nos toca no bolso… um abraço.

    • Filipe Rafael says:

      Extamente… se a pessoa que está a usar conhece a aplicação não existe problemas. Eu já comprei muita coisa usando o MBWay e nunca tive problemas..

  8. João Tavares says:

    Estou farto de vender pelo olx, material na mão, dinheiro na mão. Não querem vão à loja!

  9. golo says:

    com tanta informação hoje em dia nem sei como a malta se deixa enganar tão facilmente, seja como for, eu raramente compro coisas via OLX ou semelhantes, e das raras vezes entro em contacto com a pessoa efectuo-o a compra presencialmente ou à cobrança via CTT, de resto esqueçam, MBway e paypal uso no eBay e Amazon é muito mais seguro.

    já era altura de estas plataformas pedirem aos vendedores registo autenticado com toda a identificação, que a malta dos estratagemas deixava logo de aparecer.

  10. Miguel Sousa says:

    Quem tem Mbway também tem NIB. Se não querem dar o NIB, não compram nada. Já me aconteceu, várias vezes, no OLX. O vendedor vêm com a “Se fizer o pagamento por Mbway ofereço os portes e fica-lhe muito mais barato.” Se lerem isto, RECUSEM. Quem é verdadeiro vai dar o NIB, os burlões (e são centenas de milhões nesses sites) vão recusar ou responder, com agressões verbais.
    O mesmo para quando vendem, quando vos enviarem o papel da transferência, esperem 24 a 48 horas para confirmar que a transferência chega à vossa conta bancária. Também lá existem muitos a usar montagens para dizer que transferiram o valor. Nenhuma transferência bancária fica pendente mais de 48 horas…

  11. Augusto Pires says:

    No preciso instante que mudaram o MBWay das caixas multibanco para transações apenas por telemóvel – para os seus patrões receberem, nas respetivas contas bancárias, chorudas quantias/subornos da Google Play store, imediatamente me dirigi a uma caixa multibanco para mudar o plafond máximo para apenas 5€ – não fosse um hacker pôr-se a fazer compras com o dinheiro da minha conta bancária. Olha, virei-me para o PayPal. Escusado será dizer que nunca mais mexi com o MBWay!

  12. Joao Ptt says:

    Isto tudo porque o MBWay ao contrário do MBNet de antigamente não gera um nome de utilizador +/- aleatório (parecia baseado no nome na conta bancária), e pede aos utilizadores para colocarem um número de telemóvel (e a malta menos esperta pensa que é o tal número de telefone que a outra pessoa deu).

    MBWay, gerem um nome de utilizador confidencial (não ceder a terceiros), e depois gerem um código de acesso secreto também aleatório, e avisem que é proibido informar terceiros desses dados que se ceder tais dados ficará sem o dinheiro na sua conta, e para as operações de transferências entre amigos/ conhecidos/ para lojas basta gerarem um código numérico de 9 dígitos aleatórios por exemplo, e esse código de 9 dígitos esse sim pode ser partilhado com terceiros, e eventualmente podem deixar mudar para uma maior privacidade/ segurança.

  13. Martim says:

    Há dias fui contatado, por um sujeito que fingiu estar interessado em 2 artigos que tenho à venda no OLX, tentou regatear o preço e para fazer o pagamento, queria que eu me desloca-se a um MB.
    Disse-lhe que só aceito 2 tipos de pagamentos, transferência bancária (envio do artigo após confirmação) ou dinheiro em mão.
    Se não aceitasse as minhas condições, não havia negócio, desligou.

  14. Rafael Encarnação Cardoso says:

    Já me tentaram enganar assim, na chamada em que se entendia muito mal, queriam pagar com mbway, mas para eu ir ao multibanco. Só lhe respondi que tinha o meu número no anúncio, que se queria o produto era só pagar e desliguei. Não voltaram a tentar.

  15. poiou says:

    Se não investem na bolsa porque não sabem, porque raio vão usar o mbway se não sabem como funciona?
    Em relação ao pessoal que diz para o mbway adicionar códigos e usernames aleatórios e assim, não vale a pena, vai haver sempre pessoal que mexe sem saber e os dá na mesma ao larápio.
    Para esse pessoal, quando ativa o mbway no telemóvel, leia os links que estão nas checkbox que concordam ao ativar.

  16. Nuno says:

    Eu faço vendas no OLX, e normalmente peço para fazer o pagamento por MB Way, caso e pessoa não seja do mesmo banco que neste caso CGD. E no entanto nunca burlei ninguém, faço os envios por CTT, tiro sempre fotos das encomendas com as moradas dos respectivos compradores, para não pensarem que é burla, ate hoje nunca tive problemas de vendas nesse sentido, mas também forneço o NIB caso seja preciso. Mas claro depende muito muito dos vendedores, acho que o OLX deve ter um mecanismo de fazer avaliação dos vendedores.

  17. Jonas says:

    “Usa MBWAY? Atenção às burlas no OLX e Custo Justo”
    Quem usa MBWAY não tem problema com este tipo de burla descrito. deveria ser antes:
    “Receber dinheiro por MBWAY? Atenção às burlas no OLX e Custo Justo”

  18. A... says:

    ” PAGAMENTO ANTECIPADO”- Coloquei um anúncio de venda pela primeira no olx e passados 30min recebo uma chamada de um senhor interessado na compra de uma mobília. Logo na chamada achei estranho a pressa dele em querer fazer o pagamento sem ver o móvel. Ele disse que era camionista e que estaria fora 1semana e que ia enviar uma carrinha. Até aí tudo bem, acho. Ele perguntou se tinha mbway, eu respondo que sim. Ele faz uma pausa e diz que gostaria de fazer pagamento antecipado. Nisto tudo pensei que ele tinha desistido do mbway e o tal “pagamento antecipado” seria efetuado através do nib ou assim. Achei tudo muito estranho e complexo demais. Mas com a minha curiosidade de saber como se faz e se seria possível deixei a minha preguiça de lado e fui ao multibanco ver até onde ia dar. Também não estava mt preocupada pq n tinha dinheiro na conta e sinceramente pensava que era através do nib ( falhou-me alguma coisa na conversa lol). Chego ao multibanco telefono à pessoa e disse-lhe q n sabia fazer isto do pagamento antecipado… se podia dar-me indicações (isto a pensar que ia aprender algo de novo ahah). Ele diz para clicar na opção do mbway ( pensei para mim” fogo sou mesmo distraída, percebi mal, afinal ele estava mesmo a falar do mbway”). Carreguei na opção mbway e apenas aparecia 3 opções, como sabem. Achei estranho pq a única solução era adicionar o número da pessoa. Mas pensei “vamos ver até onde vai, de certeza que o mbway envia-me “algo” para confirmar, e, se não, volto a tirar o número” . Coloquei o nr dele e pediu um código, um código que ele me deu. Eu só tive de adicionar o nr de tmvl e de seguida esse código. Ele disse que eu ia receber um outro código de 12h a 24h e para dar-lhe esse código assim que recebesse. Nunca tinha feito aquilo ent resolvi experimentar para ver se recebia, para além do código que ele disse, algum código no momento. Nada! Também confesso q n estava preocupada pq se não recebesse nenhum código ou algum aviso no momento ia tirar logo o nr que adicionei. Só me esqueci que ele podia criar cartões assim que tivesse acesso, bolas! E também confesso que, da primeira vez, não li o aviso em q o mbway diz “NUNCA adicione nr de um desconhecido…” , só na 2x quando fui cancelar o nr do “espertalhão”. Pronto tive a confirmação q era burla na minha mente, quando ele disse q se chamava “Miguel Angelo” e quando contatei o assistente do mbway a contar isto tudo. Acabei por cancelar o meu cartão para ficar mais descansada. Para além dos poucos minutos, ele sempre teve acesso ao meu cartão. Moral da historia NÃO EXISTE nenhum PAGAMENTO ANTECIPADO através do mbway. O mbway é mais simples do que isso ahah. Quando quiserem experimentar como essas coisas funcionam experimentem com alguém da vossa confiança. O mbway não envia código para nós pq já tem o aviso a dizer para apenas adicionar nr que conhecemos. Leiam tudo. Qualquer dúvida contatem os serviços do banco, mbway ou outro antes de continuar ou pesquisem na net. E sigam sempre o vosso instinto. Para terminar, aos que vão dizer que fui burra. Sim fui! E acreditem que sou mt cuidadosa com essas coisas. Inclusive pesquisei na net sobre este modo de pagamento. Encontrei mt pouca coisa. Mas mesmo assim escolhi cair nesta burla tão estúpida. Confesso que estava distraída e ao mesmo tempo curiosa para saber se existe esse modo de “Pagamento antecipado” . Guess what, nao existe!

    • King Banido says:

      Ou seja, leste tudo, principalmente a parte sobre “não adicionar nr de pessoas desconhecidas” e ainda assim avançaste?

      Portugal é mesmo o pais dos espertalhões… somos todos mais espertos que aos outros, e depois dá nisto…

      Apesar do acesso, o burlão conseguiu fazer algo com a sua conta ou correu tudo bem?

      • A... says:

        Só li depois de já ter adicionado, quando fui cancelar o nr.
        Ficou tudo bem pq tomei logo ação. Falei com o assistente do mbway e com o meu banco. Tive é de cancelar o meu cartão só por precaução. Ele não teve tempo de fazer nada.

        Sim é triste haver pessoas assim , temos de estar sempre desconfiados. Ao mesmo tempo, o “lado bom” é que aprendemos a ficar ainda mais atentos. Não nos podemos deixar abater!

  19. Rodrigo says:

    Acho piada quando vou comprar algo e me pedem para enviar logo o dinheiro. o Pessoal tem que pensar, primeiro o dinheiro depois vendes.
    Ou presencial ou então se for por meios tecnológicos, mandem por correios a cobrança, se não enviam bye bye não se compra.

    • Helder says:

      Mesmo por correio à cobrança, já houve quem tivesse recebido calhaus em vez de telemóveis. Quantas pessoas se dão ao trabalho de abrir a encomenda na presença do carteiro para verificar o conteúdo?

  20. Liliana Barbosa says:

    Eu fui burlada duas vezes no olx uma vez em outubro de 2018 e a outra vez foi em outubro de 2019 nunca consegui reaver o dinheiro e ainda passei eu por ser a burlona é muito triste isto ainda fui chamada de Burkina

  21. Jorge Matos says:

    Tenho uma pessoa conhecida que foi burlada em 8000€. Basta procurar no youtube “burla 8000€” para saberem da história e o que foi comprado e levantado.

  22. King Banido says:

    Esperam que os bancos/sibs faça algo? Mas que falta de segurança, para alem da ignorancia das pessoas, existe nesta aplicação?
    A pessoa até tem de ir de proposito ao MB para associar o tlmv a conta… Se houve e há muita ignorancia e más pessoas que se aproveitam? Claro, mas o problema não é da aplicação…
    Se tivesse uma dupla confirmação como se pede, no que que isso ia resolver estes casos de ignorancia? A pessoa vai receber o email e vai cair na cantiga do burlão a mesma, que ja fez com que a pessoa se levantasse, fosse ao multibanco e associa-se o numero a conta… Falta de avisos não existem, mesmo no proprio multibanco, tem la o aviso para nao associar numeros de desconhecidos.

    Tenho muita pena de quem cai, ja fui burlado em jogos ( nada que envolvesse €) e sinte-me super revoltado, imagino quando é na vida real…

  23. Martim says:

    Vídeo demonstrativo de como os burloes utilizam o MBWAY p/vigarizar quem tem algo p/ vender no OLX ou Custojusto!
    https://m.youtube.com/watch?v=MjMQUoFM84E

  24. jorge says:

    Burloes existem em tudo quanto é canto e lugar, e nao é preciso utilizar o MBWAY, eu até hoje com o MBWAY nunca tive problemas, também nunca tenho 1000€ na conta que esta associada ao MBWAY, mas ja me aconteceu um dia de comprar uns tinteiros para uma impressora, mas desconfiei da esmola, comprei por internet, e tinha varios tipos de pagamento, eu optei pelo mais dificil transferencia bancaria nao quiz cartao de credito nem de debito, no dia seguinte o banco logo me ligou a dizer que nao tinha feito o pagamento, porque aquela empresa estava na lista negra de falsas empresas, daí o nao ter ficado sem o dinheiro, se o tivesse feito com cartao de credito la ficava eu sem uns 30€ da compra dos ditos tinteiros, existem burloes de todas as especies, uns vao caindo e outros vao abrindo os olhos.

  25. Carlos says:

    Olha que bem! Todos os dias esta RAMBÓIA!!! Que vergonha nacional! Uma aplicação tão excelente e com tão má fama…e isto é tão fácil de resolver!!! Coitadas das pessoas que são burladas por um sistema tão fácil de contornar e sem segurança para os mais “desprotegidos”…ainda assim há “iluminados” que dizem que as pessoas são BURRAS em cair! A SIBS que ganhe VERGONHA e devolva o dinheiro a toda a gente que provar ter sido burlada. Mais tarde ou mais cedo eles vão ter de fazer alterações tão simples e básicas que esta situação já não acontecerá…até lá e por TEIMOSIA ou quicá INTERESSE as pessoas são literalmente ASSALTADAS e algumas com as contas a 0. Tenho um caso de uma pessoa conhecida que ficou sem 8000€…oito mil euros!!! É só procurar no YouTube por “burla mbway 8000”! Que vergonha de país. É meter isto em tribunal…qnd forem condenados quero-me rir.
    Escudam-se que avisam as pessoas…a PJ e o povo anda a tentar avisar, a partilhar e a informar…coisa que eles não fazem. Abram as notícias com esta situação incrível! Parece-me que o AVISO deles tem de ser mais FORTE! No aviso antes de aderir ao mbway coloquem um “CUIDADO” em letras GRANDES e a VERMELHO com um desenho de um BURLÃO…só isto já vai fazer pensar as pessoas. Obriguem-as a confirmar 2x que conhecem aquele número e que o número é de sua confiança!!! Têm de barrar os números de telefone que não estão associados às contas…ou então permitam só aderir no próprio banco. É INCRÍVEL a FACILIDADE com que se rouba dinheiro às pessoas!!! O MB-WAY é EXCELENTE mas com esta FAMA algo vai correr mal! Tenho uma pessoa conhecida que ficou sem 8000€ em 7 mins…tenho isso documentado em vídeo assim como um exemplo prático que eles usam para iludir as pessoas! QUE ATUE quem tem de atuar!!! Vergonha de engenheirinhos…
    Procurem “burla mbway” no youtube!

  26. Bernardo Coelho says:

    Acabaram de me tentar burlar desta forma. Basicamente ligaram-me deste ‭963 286 605‬ e disseram que estavam interessados nos meus artigos e que pagavam o valor +os portes (que supostamente já sabiam o valor ) e se aceitava mbway. Eu como uso mbway desde o início e conheço muito bem disse tudo bem pague-me para o meu número, ele responde que não dá assim e insiste em que eu vá ao multibanco pelo que eu não percebo o porquê de querer que eu vá ao multibanco. Continuando a insistir várias vezes para ir a um multibanco que deduzo que fosse para meter o número dele associado ao meu mbway e sacar dinheiro. Cuidado com esse número.

  27. Helder says:

    Até à data eu só tinha efetuado pagamentos em sites com cartões temporários gerados no MBWAY, por isso ainda não conhecia os procedimentos para outras operações.
    Assim que acabei de publicar o anúncio da secretária no OLX liga-me um fulano cheio de pressa a dizer que ia enviar outro levantar a dita e se podia pagar por MBWAY e que eu tinha de ir a uma caixa M.B.. Eu disse-lhe para dar o dinheiro à pessoa que vinha fazer o levantamento e ele aí começou a rabear e que ia ligar mais tarde… nunca mais ligou.
    Não tinham passado 10 minutos liga um espanhol também com ar de urgência com um discurso muito semelhante ao anterior. Eu disse-lhe que não podia ir a uma caixa MB nas próximas horas e que me ligasse mais tarde… até agora!
    Entretanto veio-me à memória qualquer coisa relacionada com fraudes nesta área e resolvi pesquisar. Bingo, há imensos casos relatados por pessoas, algumas até muito cuidadosas que caíram no conto do vigário.
    Foi a motivação que me faltava para me inteirar dos procedimentos para usar esta ferramenta que me parece segura se usada forma correta.

  28. Basile says:

    Ola todos,

    Aqui um número que eles usam para me tentar burlar : 972 488 777
    Provavelmente já tá desativado mas cuidado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.