Atenção! Fisco alerta para um novo e-mail fraudulento sobre reembolso
Os e-mails, as chamadas e as mensagens fraudulentos estão em alta, conhecendo-se novos casos com perigosa frequência. Mais uma vez, o alerta parte da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e dá conta de um e-mail fraudulento que está a ser enviado para alguns contribuintes.
A AT emitiu um novo alerta para um e-mail fraudulento que está a ser enviado aos contribuintes relativamente a um suposto reembolso, sublinhando que o link sugerido não deve ser aberto.
A Autoridade Tributária e Aduaneira tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT, referentes a um eventual reembolso, nas quais é pedido que se carregue num link.
Conforme explica na mesma nota, estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas, pois "o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos".
No exemplo partilhado pela própria AT, o contribuinte é informado de que tem direito a receber um reembolso de imposto de 250,20 €, bastando para isso preencher e enviar o formulário disponível por via de um link de nome "Reembolso de acesso".
A AT avisa que "em caso algum deverá efetuar essa operação", uma vez que a mensagem é falsa e deve ser ignorada. O objetivo passa apenas por "convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos".
Redobre a atenção a potenciais esquemas fraudulentos!
Este tipo de ação não é nova e tem sido cada vez mais recorrente, via e-mail, mensagens e chamadas telefónicas.
Considerando que Portugal está a poucos dias de ver o processo de entrega das declarações do IRS iniciado, mantenha os olhos bem abertos, pois esquemas como este deverão aumentar.
Este artigo tem mais de um ano






















Eu recebi um desses emails maliciosos. Afinal era mesmo das finanças a dizer que tinham baixado os impostos 😀
A sério?
Com um texto daqueles quem é que acredita que o email é verdadeiro? E isso agravado pela conta de origem não ser uma conta com um endereço oficial a terminar em *****.gov.pt.
A teoria é que será propositado, porque quem acreditar, bem, digamos que é inocente ou não tão formado, e tem mais probabilidades de cair no esquema
Qual e o link?
O próprio imposto é uma fr@ude… Um gajo levanta-se de madrugada para trabalhar e tem que pagar para ver o que se vê nas notícias….