Atenção: Bug no Adobe Creative Cloud apaga dados nos Macs
A Adobe parou de distribuir uma actualização recentemente da sua ferramenta Adobe Creative Cloud porque apareceram relatos que esta ferramenta para Mac pode apagar, sem qualquer aviso ou permissão, dados que o utilizador tem no computador.
Como o utilizador dá permissão para a instalação, o que acontece a seguir é totalmente inexplicável.
Como podemos ver no vídeo seguinte, os ficheiros que o utilizador tem no computador são apagados logo após o término da instalação da actualização do Adobe Creative Cloud.
De acordo com os funcionários da Backblaze, um serviço de backup de dados cujos utilizadores estão a ser incomodados por este erro, quando o utilizador faz o sign in, é activado um script pelo Creative Cloud e o conteúdo da primeira pasta ordenada por ordem alfabética existente na raiz do Mac é apagado por completo.
Os utilizadores do serviço Backblaze estão a ser especialmente atingidos pelo bug porque o serviço de backup baseia-se nos dados armazenados numa pasta escondida na raiz do Mac que se chama .bzvol. Como esta pasta, alfabeticamente, aparece em primeiro na grande maioria dos utilizadores, estes são os mais afectados porque os backups deixam logo de ser feitas.
Os utilizadores filmaram o bug em acção, para mostrar como está a ser afectado o serviço por culpa da Adobe.
Adobe Creative Cloud apaga dados da primeira pasta da raiz
Ontem de manhã, os utilizadores do Adobe Creative Cloud inundaram o Twitter com queixas sobre a remoção dos dados não autorizados. Muitos utilizadores que não usam Backblaze foram verificar qual seria a pasta afectada e a primeira que está na raiz do OS X é a pasta .DocumentRevisions-V100.
Mesmo não sendo esta, o bug poderá arruinar um computador se a primeira pasta for crucial para o funcionamento do próprio sistema operativo.
A Adobe, através do seu porta-voz, já veio dizer que suspendeu esta actualização para perceber o que se está a passar e para proteger os seus utilizadores. A versão em causa é a 3.5.0.206.
A sugestão da Adobe é que não faça para já a actualização desta ferramenta e verifique entretanto se está tudo funcional.
Este artigo tem mais de um ano
Questão a saber é qual a responsabilidade assumida pela perda de informação.
Ora aí está uma boa questão! Principalmente dados perdidos de empresas!
A Apple anda a cometer muitos erros nos últimos tempos deve ser sinal de algo grave e minha modesta opinião
Se ao menos lesses o título do artigo!
Já tinhas ideia do que realmente se passou.
Just trolling!
Isto não é um bug da Apple, é um bug do Software da Adobe. A partir do momento que colocas a password de admin, estás a dar ao script/app/o que seja acesso para fazer tudo. Isso é assim no MacOS, no Windows ou em qualquer Linux.
Sinceramente não percebo como é que as pessoas podem ser idiotas ao ponto de não perceber que isto é um Bug da Adobe. A Adobe é uma empresa que NÃO TEM NADA HAVER COM A APPLE. Incrível o ódio inexplicável que alguém pode sentir por bens materiais que nunca lhe fizeram mal algum.
Apple? O que é que a Apple tem haver com a Adobe? LOLLLL
Existe esta expressão em Portugal? Não coloque todos os ovos na mesma cesta?
Pois bem, quem se acostumou com a praticidade da nuvem e não faz um backup em HD externo, tem que perder tudo mesmo. Se estou trabalhando, essa cópia para HD externo é automática. Comprei um software de um desenvolvedor suíço apenas para fazer cópias em real-time para um HD USB e para uma pasta no NAS.
Podes me dizer como pirateias o CC? Sem ter de baixar a app da creative cloud… Deixo o meu email eduardomiguelas@gmail.com
Usas mac?
Não… Windows. Atenção que já tenho o CC 2015 pirateado, mas só através de um ativador.
Problema Resolvido: https://helpx.adobe.com/creative-cloud/release-note/cc-release-notes.html