Ataques em Paris: Redes sociais inundadas de tristeza e revolta
Em actualização...
Há sensivelmente duas horas, Paris foi alvo de um dos mais graves ataques terroristas de que temos memória.
O ataque, que ainda não terminou, decorre numa sala de concertos do Bataclan onde se encontrava a actuar o grupo de música norte-americano Eagles of Death Metal.
Deste ataque já resultou mais de 100 reféns e, actualmente, mais de 60 mortos confirmados. As redes sociais, como seria de esperar, inundaram-se de tristeza e revolta, tendo-se criado já o movimento Pray for Paris.
Durante o jogo particular França - Alemanha, ouviu-se um estrondo que dava a indicação de que um ataque terrorista acabava de acontecer. Após o estrondo, ouviram-se sirenes e, apesar de as pessoas começarem a sair do estádio, foram aconselhadas a ficarem no local.
Vejam aqui o momento do estrondo registado em vídeo:
Peace for Paris pic.twitter.com/dIZWWvhuwB
— Historical Pics (@HistoricalPics) 13 novembro 2015
O presidente francês, François Hollande já declarou estado de emergência em todo o país e ordenou o encerramento das fronteiras. Ainda bem presente na memória de todos o ataque ao Charlie Hebdo, este ataque fez com que as redes sociais se inundassem com publicações de tristeza, revolta e ódio pelos terroristas.
Everything we know about the ongoing Paris attacks so far https://t.co/YoBgTIiNyH pic.twitter.com/8Vf4TBjIsy — Sky News (@SkyNews) 13 novembro 2015
Ao que se sabe até ao momento, os terroristas ainda se encontram dentro da sala de concertos e alguns reféns já utilizaram o Twitter para relatar o terror que por lá se passa. Segundo um Tweet, ouvem-se muitos tiros e os terroristas estão a matar, um a um, dos reféns que se encontram num dos pisos da sala.
Também no Facebook, a hashtag #PrayForParis já conta com milhares de publicações, assim como no Twitter. Por outro lado, várias notícias dão a informação de que algumas contas do twitter partilham, em árabe, tweets a celebrar este ataque.
Momento de orar e rezar por todos! #PrayForParis pic.twitter.com/QT3GS9qTfR
— Gabriel Boschilia (@Boschilia) 13 novembro 2015
Novas informações dão conta que a polícia acabou de entrar na sala de concertos e tudo indica que dois terroristas foram mortos, assumindo-se que, finalmente, o ataque possa ter terminado.
Actualizações
00h19 - AFP fala numa centena de mortos na sala de espectáculos Bataclan
Este artigo tem mais de um ano
Deixam entrar toda a gente na Europa e querem paz. Que hipocrisia.
acreditas mesmo que eles tem 15mil euros para vir para ca? Nao achas estranho que a europa tenha sido tao atacada nestes ultimos tempos? Quem enfraqueceu o euro, financia os grupos terroristas, paga a traficantes para meter cá os refugiados? O grande inimigo chama-se EUA e isso apenas por dinheiro e medo de uma Europa unida e poderosa.
Andas a delirar. Achas mesmo que algum país civilizado ia financiar/provocar este tipo de coisas para ganhar dinheiro, sabendo que hoje em dia (quase) tudo se sabe, e se se descobrisse (estilo “caso VW”), iriam ser excluídos e violentamente condenados???
Enfim, ao menos os EUA, Franca, UK etc têm que ter as costas grandes, porque todas as accoes violentas do mundo sao atribuidas a eles…
Ao menos segundo a tua opiniao, se amanha fugirem uns psicóticos dum asilo e matarem pessoas, ainda foram os USA que abriram as portas LOL Enfim…
Mylittlelife, não sabes do que falas. Não só os EUA têm culpa disto, mas muitos outros países civilizados. Eles têm petróleo, mas não têm armas. O negócio parece-me de caras.
O verdadeiro inimigo é a tua ignorância.
Quem financia estes grupos sao os emirates arabes unidos, cujo dinheiro vem dos negocios de petroleo com USA e Europa. Vai ler sobre “As sete irmas-Vergonhosa Historia do Petroleo”. Nao querem grupos terroristas parem de exportar armas e comprar petroleo a esses paises. Se vivesses na miseria e um grupo extremista te oferecesse trabalho para teres uma vida “normal” nao aceitavas? Falar de barriga cheia e facil.
Acho que o Filipe tem alguma razão no que toca aos EUA… Se o acham ignorante vejam como é que os estados unidos entraram na I e II guerra mundial… Quando na altura a guerra era na Europa muitos dos Americanos estavam-se a “borrifar” para o que acontecia neste lado do planeta… No entanto, por exemplo na segunda guerra mundial aconteceu Pearl Harbour e no dia seguinte eram aos milhões para vir combater o “terrorismo” do Hitler e “Sócios”… Hoje em dia sabemos que as altas patentes dos Estados Unidos já sabiam do ataque e deixaram acontecer…
Mais recentemente tivemos 9/11 e NÃO ESTOU A DIZER que foram os Americanos que executaram o ataque. Agora a explicação da queda das torres não me convenceu. A mim e a muitos Eng. de Estruturas que dizem que seria impossível as torres caírem daquela forma devido aos incêndios/destruição provocados pelo embate dos aviões.
Não é bem assim não foi a França que expulsou 1230 ciganos
Se calhar são eles voltaram para a vingança II disfarçados de bin ladens
LOL
Sírios?! Oh rapaz não digas asneiras. Eles nem pra comer têm quanto mais para armas e transporte para paris. A mania de misturar as pessoas todas.
Eu concordo que se controle mais as fronteiras, agora dizer que os refugiados tÊm culpa?!
pior é que ainda ha quem defenda o abrigo destes muculmanos radicais, era barrar-lhes a entrada, ou expulsalos iam ver que eles deixavam-se de isso
não podes barralhes a entrada, a opinião publica conta muito. Racistas xenófobos..etc
solução: deixar entrar tudo e todos ate dar me**a, depois de dar barraca a opinião publica muda de mentalidade, e assim ja podem ser todos corridos a pontapé.
È uma boa solução?? não, mas querem o que as pessoas deste mundo são assim, ou vao com 8 ou com 80. meio termo não resulta ficam todos descontentes e continuam a dizer que é xenofobia, racismo, etc..
já o ditado português diz isso albarda-se o burro a vontade do dono(seja o mais correcto ou não).
Espero muito sinceramente que não estejas a falar dos refugiados. Se estás, só espero que nunca tenhas de abandonar o teu país e não ter nenhum bocado de terra que te queira receber.
Se um dia precisar de abandonar o meu país espero ter um bocado de terra que me acolha, mas não espero que me aceite como imigrante, que me dê direitos que os seus não têm. É preciso distinguir refugiados de imigrantes e respectivos direitos e já agora, os consequentes deveres, falsos moralismos é que não ajudam nada nem ninguém.
+1
Desejas ter mas não terás.
A maioria das sociedades não pensam dessa maneira.
Pois sim, diz que são apenas refugiados, essa massa de migrantes vai muito além desses refugiados de guerra, muitos outros aproveitam-se desta generosidade em geral
Depois vêm pregar o Islão juntamente com os seus valores e mentalidades medíocres e duvidáveis, em vez de se quererem adaptarem ao pais onde se alojam, querem é impor os seus ideais e culturas aos outros
Olha para o que se passa na Suécia, Reino Unido e Bélgica
E nós que andámos a tentar expulsar esses Árabes durante séculos, porque será?
Pedro:
A crítica dos países “contra” os refugiados, nao tem NADA haver com os refugiados/religiao deles em si. A crítica dos países e das pessoas é:
– é que NAO se está a combater a fonte do problema (o porquê de fugirem)
– estao a vir centenas de milhar (!!!) de refugiados que tanto podem ser pessoas comuns, como elementos do EI
– a Europa atravessa uma crise económica e de identidade, e ao virem tantas centenas de milhar de pessoas, os países têm problemas em lidar com tudo
– tal como eu vi na TV, muuuuitos destes refugiados enquanto ainda estavam na Hungria/Eslovénia, em vez de “pedirem” comida e ajuda, eles “exigiam” (!!!) comida, tratamento médico!!!
– tal como vi eu na TV, muitos refugiados foram enviados (ou por meios alternativos) para a Finlandia e países do centro da Europa, ou até oferecida a possibilidade de irem para Espanha/Portugal, e eles negaram-se e EXIGIAM ir para a Suécia porque lá a vida é melhor, ganham mais e podiam trazer a familia quando e como quisessem. OI?????? Mas afinal sao refugiados ou sao emigrantes com exigências?
Eu acho a atitude da Europa em acolher fantástica, há muitas familias e criancas/idosos a precisa de ajuda, mas honestamente a atitute de “exigência” de muitos “refugiados” deixa muito a desejar…
Ninguém põe esses pontos em causa. Não se pode é dizer que toda a gente que vem é terrorista. Foi isso que o eleck disse, pôs tudo no mesmo saco!
mas e como vais saber quais são e quais não? 19 pessoas bastaram para por a América de joelhos.
https://www.facebook.com/AprendePaspalhoOficial/videos/317045941829243/
temos de ser politicamente correctos, fica bem aos olhos dos outros, e enquanto isso vão-se apoderando da europa, se eles gostam da europa é pelo que é, se a querem transformar no médio oriente não tarde não é mais a europa, e se querem isto como o médio oriente então que fiquem lá, é por querer ficar lindo na foto que tanta gente morre, quando chegar a ti depressa mudas de opinião, mas já vai ser muito tarde.
“tal como vi eu na TV”
É esse o teu problema, vês muita TV. Eu já estive em três países onde estavam refugiados Sírios e acredita que a imagem é bem diferente da que a TV pinta.
Eu conheço quem vive lá for a e diga que são conflituosos
Não foi os franceses que andaram a gozar com eles com aquelas caricaturas ?
“Não foi os franceses…” -> “Não FORAM os franceses…”
Caricaturas, humor e “gozar” com as pessoas sempre fez parte da vida, da liberdade e de todas as sociedades. Ainda que possa ser algo de bom/mau gosto, vemos todos os dias na TV com políticos, cantores, etc (Gato Fedorento, etc etc etc) e sempre fez parte do humor, e tentar fazer uma crítica positiva/pessoas rirem e desabafarem.
Se estes grupos nao estao contentes, que recorram como toda a gente aos tribunais, e se tiverem razao, os juízes tratam de dar um fecho/multa. Agora toda e qualquer violência é inaceitável.
É questao para dizer: o direito à VIDA, LIBERDADE e todos nós está abaixo de caricaturas??? Alguém tem o “direito” de matar alguém por desenhos/caricaturas/religiao, no ano de 2015? Mas regredimos 2000-2500 anos na civilizacao??? Ou nunca evoluímos…
Para tua informação existe um limite para tudo até o papa comentou
O papa Francisco defendeu hoje que a liberdade de expressão é um direito fundamental mas que não permite “insultos à fé dos outros etc
E se insultam a fé de alguém, a solucao é matar pessoas?! Deves estar a brincar… como disse, se nao gostaram ou foram insultados que recorram aos tribunais e fechem o jornal!
Não queres que os refugiados sírios venham para cá? É muito simples, pede aos EUA e à UE que deixem de fornecer armas a grupos separatistas e de patrocinar o golpe de estado que neste momento ocorre lá.
Vão já ser todos Charlie novamente. lol
sabes o que significa lol ao menos?
?? pensas naquilo q dizes??
Como é que é suposto evitar estes ataques, mantendo a privacidade, a confidencialidade dos pobres terroristas?
O valor da vida humana não é superior à sobrevalorizada privacidade/confidencialidade? Estão à espera que as autoridades farejem estes atentados, ou que recorram à Maya?
Por outro lado, é necessário restringir a liberdade quase incondicional, mesmo correndo o risco de pagar o justo pelo pecador.
É preciso evitar estes episódios e não chorar e revoltar-se mas redes sociais a posteriori.
“Those who would give up essential Liberty, to purchase a little temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety.”
Benjamin Franklin
Que comentários ignorantes. Quem disse que estas muçulmanos radicais não são europeus? ..e por uns pagam todos os que estão a tentar fugir duma guerra injusta? O mundo tem é que se unir em peso contra estes seres sub-humanos que são os radicais!
Subscrevo…
tão ignorantes como o teu, são europeus no sentido que alguns nasceram cá, mas os pais não, vai a Paris e vê com os teus olhos, é só burcas, sim, na europa todos usam burcas, é da nossa cultura, achas que a cultura dos pais não passa para os filhos, pelo menos a religião, e como não há emprego para todos uns voltam ao país de origem, levam lavagem cerebral, e depois voltam treinados, e como têm passaporte francês entram bem, e as proximas gerações destas centenas de milhar vão fazer o quê? basta ver o que estes já fazem, exigem o dinheiro que a UE fez propositadamente para eles, e eles dizem “quero o meu dinheiro”, “a internet é lenta, não temos condições”, etc, https://www.youtube.com/watch?v=putezSS32m8
Vais longe vais, pensa lá porque não foge nenhum da guerra para a Rússia? sabem o tratamento que lhes davam, e porque não querem Espanha e Portugal? eles querem é o dinheiro, e viver ás custas da segurança social dos países mais ricos, ou achas que vão inventar emprego para 1/10 deles sequer?
Comentário ignorante. Acho muito bem que eles venham para cá e não para a Rússia. Afinal de contas somos nós que estamos a patrocinar a guerra no pais deles.
Não é só unir em peso contra os radicais, mas também contra quem os patrocina com armas e dinheiro.
Desculpem a ignorância, mas fechar as fronteiras vai significar o quê? Para poder entrar em frança vai ser preciso passaporte? Sim eu sei que é uma das formas de controla as pessoas que entrem ou saem do país, mas “é só” para isso?
É temporário. É só para não permitir que os terroristas escapem.
Significa que ninguém sai ou entra sem o governo saber.
Tens de mostrar bi. é como se fosses pa UK.
Só isso!? E acha pouco? Não está a ver o impacto que isto faz.
Não querendo ser mal-educado, mas não me parece que saiba interpretar corretamente a língua portuguesa, mas as aspas existem para alguma coisa…
Se eles quisessem poderiam fugir de avião, comboio ou autocarro, estes meios de transporte ainda funcionavam.
podem ver o directo aqui pela sky news: https://www.youtube.com/watch?v=y60wDzZt8yg
E qual é o mal de haverem fronteiras com controlo?
A ideia da CE é ser um estilo de EUA em que cada país é um estado federado, e podemos estar na Franca, Italia, etc como em Portugal, com os mesmos direitos. Ou seja, em vez de seres um extrangeiro em Franca, a ideia é seres um “Francês” de origem portuguesa, com as mesmas vantagens/desvantagens dum Francês. Ou seja, poderes circular na CE livre e despreocupado, de poderes procurar e ter emprego em Franca, Alemanha, etc como em Portugal, de teres filhos com os meus direitos/deveres que os “originais”.
A ideia é fantástica até ao ponto de que agora já nao sao cidadaos extra-CE que provocam atentados, mas cidadaos da CE. E com a entrada de refugiados extra-CE (sem cadastro/registo), tanto podes ter 100% de gente boa, como 1 ou 50% de elementos de ideias extremistas. Como nao se sabe e eles estao a ser “nacionalizados” (na Alemanha por ex), eles vao ser tornados cidadaos da CE.
O problema é que nao podemos ser inocentes e ingénuos de achar que 100% destes elementos sao boa gente, e basta haver 100 elementos destes 1.000.000 de refugiados, para provocarem centenas/milhares de mortes em atentados por toda a Europa. Muitos falam de barriga cheia a favor da entrada destes cidadaos sem problema, mas basta que um dia estejam no local errado, à hora errada, para pensarem 2x…
Eu sei qual é a ideia. Mas a multiplicidade cultural da Europa não permite isso, pelo menos agora. O controlo de fronteiras tem de existir. Em minha casa entra quem eu deixar. A porta ta fechada por defeito.
acho inacreditável um artigo destes ter apenas “alguns” posts, quando existem artigos que todos sabem a que me refiro, com centenas de posts . assim se vê a mentalidade das pessoas que frequentam o pplware. … triste por Paris, e triste por nós! !!
“…comentários”! As vezes não é preciso comentar para se dizer que se está presente.
Revi-me muito neste comentário. É raro eu cá vir comentar, independentemente de qual seja o tema, no entanto, sempre estive presente e muitas vezes leio os comentários todos. 🙂
Sim é verdade. Eu é raro comentar e leio tudo. Às vezes estar calado é melhor que dizer algo que é infeliz e sem sentido. Acho que neste momento o melhor é mesmo o silêncio.
Quinta-feira, 41 mortes em Beirute, a mesma organização que atacou ontem Paris!
Pensem, informem-se antes de criticar o quer que seja.
Infelizmente a televisão mal cobriu esse atentado, são Muçulmanos, para um boa parte dos Europeus este são sub-humanos, logo não gera o mesmo choque. Agora a televisão aproveita-se deste atentado em França para espalhar ódio e xenofobia e para que nós os consideremos ainda mais sub-humanos do que já pensávamos que eram.
God bless Paris
Tinha de vir o “pray”. Nós não precisamos de rezar por Paris. Aliás, pelo contrário, precisamos de nos livrar da religião em todo o mundo.
Temos pena.
Não acompanhei tudo ao pormenor, porque nao já vídeos dentro do bataclan?
Isso é algum macabro desejo?
Não só acho estranho
Muito se dá na cabeça aos “extremistas” porém é uma guerra já MUITO antiga. Acho é que como sociedade (independentemente de ser Francês, Português, Sírio, Marroquino, Chinês etc…) tentar entender quais são as diferenças. Depois em vez de enviarmos mais material de guerra para “proteger a democracia e os nossos ideais” porque não enviar material de construção e deixar eles construirem democracia, mesmo que seja diferente da nossa ideia de democracia? Se por cada euro gasto em armamento e tropas para irem invadir esses países com a desculpa de terrorismo fosse gasto 1 cêntimo para a construção/educação nesses países já não existiam problemas com refugiados migrantes, com ataques terroristas e mesmo com extremistas.
Não se esqueçam que apesar das diferenças (língua, religião etc) estamos todos no mesmo planeta e que independentemente de tudo, temos que partilhar o planeta porque ele não é da França, EUA, Extremistas mas sim de todos. Quando Deus, Alá, Natureza ou sei lá o quê criou/formou este planeta não o fez com fronteiras portanto vamos é como um todo derrubar dogmas e viver sem andar à batatada uns com os outros.
Com isto escrito faço um momento de silêncio pelas vidas que se perderam nesta sexta 13. (de um lado e de outro porque afinal todos eram humanos ou pelo menos seres vivos)
Os EUA e a UE não envia armas para democratizar um povo, mas sim para perpetrar um golpe de estado para colocarem um governo que sirva os nossos interesses.
Depois de casa roubada , trancas na porta.
Volto a afirma-lo:
A grande maioria das pessoas anda muito enganada à cerca do terrorismo no mundo
Os grande responsáveis pelo terrorismo no mundo são os produtores de armas.
Sem armas isso não aconteceria ou pelo menos não com tamanha gravidade.
Também é absurdo como ainda hajam pessoas a matar pessoas pelo mundo.
Temos que deixar a animalidade. Já é tempo disso.
Não é a França que anda a vender armas aos sírios etc
http://bit.ly/1O9bmKn
O meu pensamento vai para aqueles que morreram neste atentado hediondo. Infelizmente são sempre os inocentes a serem apanhados pelas ondas criadas pelos seus próprios governos e aliados.