PplWare Mobile

Je Suis Charlie: O Jornalismo está de luto!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. JotaEme says:

    Actos condenáveis e, espero, condenados por todos.

    Gostaria de ter visto a mesma demonstração pública no Ocidente pelas 140 crianças de Peshawar.

    • luislelis says:

      “Eu sou Charlie”!!

    • lmx says:

      JotaEme,

      Ora ai está…

      O Islão usa o profecta para fazer ataques…

      nós usamos a desculpa da liberdade de Expressão para matar em massa milhares de cada vez…e mesmo assim ficamos orgulhosos, dos massacres que fazemos diariamente naqueles povos..

      Enquanto nós não evoluirmos, não podemos esperar que eles evoluam também…

      • Jose says:

        Foi o Ocidente que matou os miúdos? Só pode estar a gozar.

      • Cris says:

        Liberdade de expressão não mata. Não culpes o povo pelas ações de governos tiranos que enganam os seus.

      • RaCcOn says:

        Nao e tao linear…

        Se estivesses a dizer que muitos povos fazem massacres em nome da Religião, daria-te toda a razão.

        Sinceramente e com todo o respeito que tenho por todas as crenças e religiões, mas a maioria das coisas relacionadas com tal não passam de uma grande estupidez…

        E nao estou a falar de acreditar num ser divino (mesmo sem qualquer tipo de prova), seja estupido…estou a falar em julgar e ate mesmo matar devido a uma crença em nome desse mesmo Deus.

        Acreditares que quando morreres vais para o ceu, que vais ter 72 virgens ou que se fizeres mal ca vais parar ao Inferno, não tem qualquer tipo de mal o mal esta em causar o medo nos outros devido a essa mesma crença.

        E triste que isto tenha acontecido, triste que exista um povo extremista que se julga superior a seja la quem for e ceifa vidas a quem não acredita nas mesmas coisas que eles.

        Mas neste caso nao se trata de uma questão de evolução, trata-se de uma questao de entenderem que existem outras crenças e respeitar as mesmas…

    • Rui C, says:

      Concordo plenamente. Foi um incidente muito mais grave e brual na minha opinião, e não se viu nada..agora 12 pessoas na frança e jesus pára a europa toda..enfim…A atitude dos alás é lamentável, para n dizer mais, mas a atitude das pessoas ainda é pior…

    • ervilhoid says:

      Também penso o mesmo, condeno estes ataques, mas continuo sem perceber porque não se dá o mesmo destaque quando o ocidente ataque, e não são poucas as vezes

      • RaCcOn says:

        No dia em que expressares a tua opinião acerca de um determinado assunto, mesmo que por razoes humorísticas e alguém que não gostou que tu o fizesses te der um tiro na cabeca vais perceber o porque do destaque que este caso esta a ter por toda a Europa.

        As vidas ceifadas em nome da religiao são de lamentar como e natural, tal como as vidas ceifadas nos tais atentados e afins, mas aqui o que se esta a lamentar mais e o atentado a liberdade de expressão.
        As pessoas nao podem de forma alguma ficar condicionadas ou ter medo de expressar a sua opinião relativamente a um determinado assunto.

    • Jose says:

      É o mesmo apoio que este atentado está a ter dos países do islâmicos = 0. Mas há uma diferença de facto, se estivesse atento, saberia que todos os países formalmente, sobretudo os Ocidentais, condenaram o atentado de Peshawar, portanto, leia as notícias.

  2. Tavares says:

    Para que fique esclarecido eu sou um acérrimo defensor da liberdade em todas as suas vertentes.Desde a liberdade de imprensa,à religiosa,sexual,etc.Condeno extremismos,xenofobias ou qualquer forma de racismo ou descriminação.Mas da mesma forma que “exijo” que a sociedade em que vivo e me insiro seja tolerante…condeno as sociedades ou religiões que não respeitam os meus valores e a minha forma de pensar da maneira que eu os respeito a eles.E é por esse motivo que começo a pensar se a chamada “livre circulação” de pessoas e bens não terá de ser revista para defesa daqueles,que como eu e mais uns milhões, não se sentem respeitados por quem pensa ser dono da “verdade absoluta”…enquanto essa “verdade” for a “verdade” deles próprios. A Europa(eu sou Europeu!) tem valores que,maus ou bons,têm de ser respeitados e espero que os políticos Europeus nunca se esqueçam dessa verdade…mesmo quando essa verdade não é o que mais convém às suas ambições.Politicas ou outras…

    • Bettolu says:

      Ue, nao entendi se vc estava falando do excesso dos cartunistas ou dos assassinos…

      Acho q faltou uma finalizacao ai…

      Vc fala em liberdade de expressao, mas se essa expressao passa a ZOMBAR e ate mesmo a desrespeitar algo ou alguem, como fica?

      Eh valida essa expressao? E cade o meu direito de nao ver o q acredito recebendo ZOMBARIA, despreso, escarnio?

      E se os assassinos tbm se acharam no direito de fazer este absurdo? Se eles alem de direito se acharam no dever de fazer isso devido ao desrespeito como tratavam seus ideais?

      • Gonçalo says:

        Nessa linha de pensamentos, não existia comédia, a maior parte dos comediantes e cartoonistas já teria sido morto por loiras,alentejanos,gordos,nerd’s, etc…

        Fala em Liberdade, mas esquece-se que o extremismo Islámico não respeita a liberdade individual, social, não respeita a liberdade das Mulheres e nem a liberdade do próprio Povo respeita, isso sim é desrespeito.

        Mas está a espera que a sociedade fique de braços cruzados? Ainda assim a Sátira continua a ser uma arma de intervenção mais válida que as armas de fogo.

        “Eu sou Charlie!”

        • Nuno Vieira says:

          E o extremismo cristão, judaico,… respeitam a liberdade?

          Este actos horrorosos devem de ser repudiados, mas quem pensar que isto apenas acontece com o islamismo está redondamente enganado.

          • Jose says:

            Aonde vê isso? Sabe que os cristãos, que são o maior credo do Mundo, o dobro dos islâmicos, são os mais perseguidos no mesmo Mundo? Há com cada um!

          • Nuno Vieira says:

            O extremismo cristão deu origem ao conflito mais violento à face deste planeta, a segunda guerra mundial.

            O extremismo judaico tem tentado várias vezes limpar do mapa povos como os palestinos.

          • RaCcOn says:

            Extremismos em geral, nao e so o islâmico…

            A igreja católica também deve muito ao mundo e a liberdade…

            O problema esta quando se mata em nome de Deus…

            Quando temos um gajo qualquer que não gostou de uma piada acerca do facto de ele ser gordo, opa azar da vida…se o gajo matou outro por causa disso, e de lamentar…mas o que e mais de lamentar e quando estamos a falar de um grupo enorme de gordos que atacam tudo e todos os que fizerem piadas acerca do facto de eles serem gordos…

            Criam um grupo de gordos extremistas que decide por fim a vida de todos aqueles que os gozarem ou não forem de acordo com o facto de ir ao McDonalds todos os dias comer o famoso cheeseburguer…

            A comparacao e estupida eu sei, mas e exactamente o que se passa com o povo islamico…
            Criaram um grupo de crentes naquela religiao, naqueles ideais e quem for contra esses ideais tem de ser morto.

            A igreja catolica ja fez o mesmo, e continua a fazer, so que se agora viraram capitalistas em nome de Deus…

          • daniel says:

            acho que toda religião tem na sua genese o radicalismo…..quero dizer que para começar religião emprega-se sempre a força, o barbarismo e a brutalidade……assim como aconteceu com o cristianismo na idade média

      • luislelis says:

        Bettolu?
        Se tem zombaria e nao gosta, inventaram-se umas instituicoes q se chamam: tribunais, justica, policia. (desculpe eu nao me lembrar de mais).
        So sei q nao preciso de deuses ou santos para entender isso.
        Nada pode justificar um massacre, por maior zombaria q exista.
        Sabe eu acho q as religioes deviam ser proibidas. Devo matar quem zombar de mim?
        Aquele abraco.
        A liberdade e uma coisa tao linda. Ja imaginou q sem ela nos nao estariamos aqui a trocar ideias?

        • Bettolu says:

          Jamais disse que era justificativa e sim um motivo…

          Sou contra (obvio) de tal absurdo (os assassinatos).

          Somente estou dizendo que uns se acham no direito de ofender os outros, e outros se acham no direito de se defender, seja xingando ou matando…

        • lmx says:

          O luis disse e bem,

          Existem Tribunais…mas eles não funcionaram…e esse foi o problema!

          • RaCcOn says:

            Os tribunais nao funcionam para esses ideais porque foram criados com o objectivo de serem justos mediante uma lei.

            Qual era o tribunal que iria condenar um jornal Frances porque anda a fazer caricaturas de muculmanos?
            Claro que nao, aqui existe liberdade…assim como ninguém vai condenar um jornalista por fazer uma piada com a religiao católica.

            Acreditares em algo nao tem mal algum, tornares-te extremista devido ao que acreditas a coisa ja complica.

        • Jose says:

          Ora nem mais! As religiões, até mais do que a política, são o cancro deste Mundo! Desde há 5.000 anos o Homem adorou 3.000 deuses, a seu tempo eram os verdadeiros e irrefutáveis! Já se matou milhões em nome de Deus, que até pode não existir e cujas Leis são dadas por homens, não me digam que Deus só sabe transmitir Leis em livros e porque não agora em ficheiro informatico? Ou esqueceu-se? E não esquecer que a religião está sempre do lado dos poderosos, um paradoxo, visto que devia tratar todos homens como iguais. Nem “deve” ser posta em causa porque tem “verdade” revelada e não permite o contraditório, daí o dogma, esse cancro mental, nem sequer tem necessidade de provar ser algo de verdadeiro, aceita-se a acredita-se, mesmo que seja uma aberração imbecil! Pena é, na sua maioria serem belas histórias da carochinha. Além do mais nós temos leis, não temos que obedecer às de bandidos, nem acéfalos, cuja vida sem significado tentam impor pela força! Eu hoje sou Charlie!

      • Tavares says:

        Bettolu…se você ler com ATENÇÃO o meu poste verá que eu defendo a liberdade de expressão…como tal defendo,neste caso específico,os cartoonistas!E quando você fala em “zombar” seja do que for,tenha em atenção que essa é a função de um cartoonista..”zombar ” ou “brincar” com situações e com os respetivos autores da situação. Quem não gostar desse género de leitura ou de critica tem uma solução…não compra e não lê!E não me fale no DIREITO dos assassinos…ninguém tem o direito de assassinar ninguém.Muito menos porque não aceita as criticas de quem não concorda com as suas opções…EU SOU CHARLIE!!

        • Bettolu says:

          Entao Charlie…

          Como vc se acha no direito de zombar do que quer, não venha depois reclamar de alguém q se ache no direito de defender da maneira que ele acha q tem direito.

          Pra tudo, TUDO, existe limite, ZOMBAR e ESCARNECER sobre a fe de algumas pessoas eh completamente absurdo, exite como eu disse LIMITE PRA TUDO!

          Eh possível sim criar um cartoon com humor e com RESPEITO!

          Não, não sou a favor e nem estou a justificar o absurdo ocorrido, somente tentando clarear as mentes…

          • Jose says:

            Sabe o que escárnio? Alguma vez leu Poemas da Idade Média de Escárnio e Mal-Dizer? Garanto que que há ali zombarias que fará corar um carroceiro. Eu li. Lei Ago sobre as “soldadeiras” e veja como até em tempos muito mais conservadores as pessoas gozavam a bom gozar com a estupidez do Mundo em que viviam! E não esqueça um dos melhores poetas da Língua Portuguesa, Bocage. Limites? Respeito, sim, mas no seu devido lugar! Este jornal assumia-se como satírico, só lia quem queria, mas a brincar, expunha todos os palermas deste Mundo as suas ideias e idiotices, que num Mundo hipócrita do politicamente correcto, a maior estupidez de todos os tempos, era apesar de não concordar com as suas opções politicas um ar fresco num Mundo podre, e se está podre alguém tem que o limpar, a fazer isso que seja a rir, zombando e gozando e não com balas! Porque a alternativa que apresenta, é se não tens respeito no levas um tiro! Isto não sei porquê, parece-me linguagem de troglodita.

          • Alfie says:

            Defender não significa matar. E não há limite para a expressão do pensamento!
            Cuidado com os impulsos ditatoriais de quem não é capaz de expressar argumentos em defesa das suas ideias!

        • Bettolu says:

          Acho q faltou um detalhe…

          Não disse q eles tem o direito de cometer tal absurdo…

          e sim q se ACHAM neste direito!

          Assim como vc acha q tem o direito de ZOMBAR e ESCARNECER com a FE alheia…

          • Jose says:

            Zombar e escarnecer, ainda por cima do que é mesmo ridículo é bem diferente que, matar! Ainda não notou a diferença? Fé em tretas? Conhece a vida do maomet, que morreu com as mãos cheias de sangue? Não deve.

      • Alfie says:

        Por muito que doa a quem tem crenças e outras coisas semelhantes limitadoras da liberdade, a verdade é que liberdade de expressão é isso mesmo. A possiblidade de brincar com e criticar as ideias e crenças dos outos. Quem não consegue aceitar que se brinque com ou critique as suas crenças, é um ditador que está a impor a todos aquilo que é a sua concepção do mundo e a privar os outros da liberdade de pensamento e expressão do mesmo.
        Charlie Hebdo cumpria essa função: desmontava o rídiculo das imposições e dos preconceitos. Em defesa da Liberdade.

    • José Moreira says:

      Assino por baixo.

    • Alex says:

      tipo o a luta do copyright né?

  3. Luis Costa says:

    Meus caros, para quem não sabe sobre Maomé. Maomé se declarou como sendo o ultimo profeta de Deus sendo seu antecessor Jesus. Ele tomou conta da ingenuidade das pessoas e as incitou com palavras a partirem para a guerra para conquistarem terreno. Mas calma, isto também aconteceu com o Cristianismo. Eu sou contra as religiões aonde as pessoas tem que adorar alguém, e o islamismo se revelou como sendo a pior de todas. Eu fui criado para acreditar em Deus mas num me lembra de em algum segundo acreditar pois conseguia ver que todas as pessoas que são “fanáticas” foram educadas desde pequenas a acreditar, e como se costuma dizer, de pequenino de torce o pepino.
    Este ato de terrorismo aonde eles proclamaram que vingaram o profeta é semelhante a umas fãs do Justin Bieber que fazem vingança contra os haters. Ponto. Espero encontrar mais opiniões sobre isto aqui. RIP Charlie.

    • Nuno says:

      Revejo-me na sua opinião mas não podemos ser indiferentes a isto, pois é uma violacao dos direitos humanos, como disse e muito bem a religião está por detrás, ser fanático pela religião não trás nada de positivo e apenas torna as pessoas mais ignorantes.

    • Rui says:

      O problema não está na religião, mas em quem a utiliza para atacar quem não lhes presta vassalagem! Da mesma forma que encontra isso nos adeptos de futebol (o nosso clube é sempre melhor que os outros), ou na política (o partido A é melhor que o B), ou na raça (as 1ª e 2ª guerras mundiais nada tiveram que ver com a religião).
      Se formos uma sociedade informada e tolerante, podemos tomar partido de qualquer um, sem nunca ofender o outro, ou até não tomar o partido de ninguém….. porque podemos escolher.
      O que se passa nos países muçulmanos é semelhante ao que os outros povos viveram à séculos atrás (idade média na Europa). Entretanto nós evoluímos………..

      • luislelis says:

        O problema esta na religiao sim sr.
        Sem a questao religiosa isto teria acontecido?

        • Rui says:

          Não está não senhor, está nas pessoas mal intencionadas que utilizam a religião. Ou pretendes proibir as pessoas de professarem qualquer religião? E já agora proibir as pessoas de irem ao futebol (porque normalmente acaba sempre mal)?! …….

          Não sei se deste conta, o que nos distingue a nós deles é precisamente a liberdade de expressão e de confessar a religião A, B, ou nenhuma. Já no caso deles (terroristas) só podes ser muçulmano e fazer o que manda o corão, ponto final!

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Deve haver uns milhares de muçulmanos só em Paris.

          Muitos/poucos, não interessa, não gostaram dos cartoons, de há um ano, do Charlie Hebdo com a figura de Maomé.

          Não foram assassinar os cartoonistas. Como é que se pode dizer que se trata de uma questão religiosa? Isso só serve para dar uma justificação ao assassinos?

          • luislelis says:

            Por mais q se fuja a questao.
            A minha pergunta continua sem resposta.
            Sem a questao religiosa isto teria acontecido?

          • Jose says:

            Passeie nos bairros deles. Vá até aos arredores de Londres e depois diga alguma coisa, se puder. De pacífico essa gente não tem nada! São cometidos TODOS dias crimes, mas só os mais sonantes são conhecidos.

          • RaCcOn says:

            Por toda a Franca existem milhões de muculmanos, tal como existem em outros países…

            Apesar de muitos deles, ja serem franceses e apenas descendentes, muitos ainda são extremistas no que diz respeito a sua religião…por outro lado outros ja se misturaram com o resto da população.

            Nada contra o facto de eles adorarem um Ala ou fazerem o que o corao manda, contra o facto de nao respeitarem os que os rodeiam…

            Sou Portugues e estou a viver fora de Portugal, tenho de respeitar as regras do pais onde vivo…ou agora criava um grupo de Portugueses a residir aqui e começávamos a matar tudo o que não concordasse com o facto de comermos bacalhau na ceia de Natal?

      • Nuno Vieira says:

        “as 1ª e 2ª guerras mundiais nada tiveram que ver com a religião.”

        Como? Lê um pouco as intervenções de Hitler quando tentava agarrar o poder na Alemanha, ou quando convenceu o povo alemão a ir para a guerra. A religião teve no cerne do conflito, não as raças.

        • Rui says:

          Como? Sabes o que afirmas? A 1a Guerra mundial deveu-se a um confronto de potências europeias e das suas colónias e foi despoletada pela morte do Imperador do imperador austro-húngaro e do seu filho. Que religiões estavam em conflito na 1a guerra mundial entre os países europeus? Todos eles são e eram cristãos.
          Na 2a guerra, idem aspas, que religiões estiveram em conflito?
          Tens de ir cultivar-te um bocado mais.

          • Jose says:

            Na segunda não concordo também! Hitler matou por causa da religião, então vá dizer isso a um judeu! E matou e perseguiu os católicos, defendia um estado baseado nas antigas lendas teutônicas! Pode haver outras questões, sem dúvida, mas a religião foi uma delas.

          • Nuno Vieira says:

            @Rui
            Eu estou-me a referir à segunda guerra mundial. Que religiões estavam no conflito? A Cristã e a Judaica.

            http://www.nobeliefs.com/ChurchesWWII.htm

            Mas faz assim, lê algumas intervenções de Hitler e depois falamos novamente.

          • Nuno Vieira says:

            @Jose
            Lê o meu comentário em cima.

          • Rui says:

            Meus caros, estão a confundir tudo. A IIa Guerra Mundial deveu-se à religião!?!?!? A sério? Qual era a religião de Hitler e dos Nazis? E dos Russos que apoiavam a Alemanha até 1941? E da Itália de Mussolini? E qual era a religião dos japoneses que faziam parte das forças do eixo?

            Meus caros, a IIa Guerra deu-se devido a um confronto de ditadores por mais poder, territórios/colónias….

            Já agora, sabiam que quando Hitler suicidou-se em 1945, Portugal decretou 3 dias de luto? E tenho a certeza que não era porque o Salazar frequentava a mesma igreja de Hitler, não, era porque os dois eram ditadores da extrema direita!

          • Nuno Vieira says:

            Santa ignoirância. Hitler era cristão, Salazar era cristão, Mussolini era cristão. Ou já esqueceste-te do tratado de latrão entre a igreja católica e Mussolini? Depois á medida que o conflito escalou várias nações viram-se forçadas a entrar no á medida que o os seus aliados iam sendo atacados.

            A Russia nunca foi aliada da Alemanha na segunda guerra mundial nem nunca os apoiou, tinha um acordo de não agressão. Acho que alguém anda a ouvir muita propaganda norte americana. Se não fosse a Russia a segunda guerra mundial teria um desfeixo bem diferente

          • Rui says:

            Santa ignorãncia digo eu. Não fales do que não sabes. Meu caro, vai ler sobre o acordo secreto chamado pacto Pacto Molotov-Ribbentrop, em que a Rússia e a Alemanha íam dividir os países conquistados do leste, incluindo a Polónia e a Finlãndia. Isso não os tornou aliados! Tem juízo. O pacto só foi quebrado quando Hitler mandou a Wehrmacht invadir a Rùssia em 1941, ou seja, entre 1939 e 1941 não houve 1 único tiro entre os dois países, aliás até é fomasa a foto do encontro dos exércitos Alemão e Russo a meio da Polónia:
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_sovi%C3%A9tica_da_Pol%C3%B3nia

            Já agora diz-me lá se o Estaline e o imperador Hiroito quando colaboraram com a Alemanha, também eram católicos? Nem sei que te diga!

            Quanto ao pacto da Igreja com Mussolini…. não sei se já visitaste o Vaticano e a Itália, eu já, e posso dizer-te que o Vaticano está cercado pela Itália! Aliás até a polícia quando é chamada é a Italiana. Tinham de fazer o que o ditador pedia!

          • lmx says:

            Rui,

            “E dos Russos que apoiavam a Alemanha até 1941?”

            A União Soviética era formada por 15 Países, e não apenas pela Rússia…

            A USoviética, não era aliada da Alemanha!Fez um pacto de não agressão, porque eles não queriam ir para a guerra!!
            Na altura nem sequer estavam preparados para isso, quanto mais entrar em Guerra com a Alemanha…

            Este tratado foi feito também pela França e por outro País salvo erro Inglaterra(os 2 Países que começaram a WWII), depois…e nunca ninguém refere isso, mas procurem na net e vão encontrar…

          • Rui says:

            Lmx, em 1939, a Alemanha invadiu a Polónia a ocidente e a Rússia invadiu a Polónia a leste. Investiga lá sobre a invasão de 1939 da Polónia. Mais, recentemente descobriram que foram os Russos a fuzilar mais de 4000 oficiais polacos, ao contrário do que se pensava anteriormente (pensavam que tinham sido os alemães).

          • lmx says:

            Rui,

            O que tu chamas de Soviéticos…deverias te referir aos Ukranianos, que muitos apoiavam e continuam a apoiar o nazismo…e muitos tartaros!
            Apesar de estes serem Soviéticos também, mas não te iludas…a facção mais perto da Polónia/Alemanha é NAZI!!

            Nunca te questionas-te porque é que a maioria dos Tártaros foram deportados??

            Secalhar devias! 😉
            Nem todos os tártaros eram nazis obviamente, mas muitos eram, e na dúvida, e depois de terem morrido quase 33 milhões de Soviéticos na WWII a USovietica preferiu jogar pelo seguro, e deportou uma grande quantidade!!

            A união soviética era formada por 15 Republicas Socialistas, a Rússia era APENAS uma delas!
            O Stalin nem sequer era Russo, mas sim Georgiano!

            A União Soviética não apoiou a Alemanha!
            Ela foi obrigada…ou melhor pressionada a apoiar a Alemanha!
            Com uma condição…”Se vamos morrer para a guerra queremos parte do saque e livre transito!!”

            Da mesma forma que nós somos obrigados a aceitar aquilo que os EUA nos dizem!

            Porque a União Soviética não estava preparada para nada disto, eles não podiam competir com os Alemães!
            Tinham um grande numero de Soldados, mas tecnologia tinham menos, e a situação era desfavorável!

            No entanto apressaram-se a melhorar os seus tanques e tudo mais!

            Mas aqui as melhorias nos tanques foram um ponto de grande vantagem na Altura em que os Soviéticos foram invadidos( algum tempo mais tarde )…

            Ver a maior batalha do mundo em Kursk 12 Julho de 1943:
            Alemanha:
            900,000 soldiers in the region, 10,000 artillery guns, 2,700 tanks and 2,000 aircraft.
            USovietica:
            1.3 million soldiers were based there, 20,000 artillery pieces, 3,600 tanks and 2,400 planes.

            Se nessa altura os Alemães soubessem que a USovietica já estava muito mais forte que no inicio, a Alemanha nunca os tinha invadido!

            Mas a Alemanha cometeu o erro, de achar que os Soviéticos, eram burros e que não iriam se preparar caso fossem invadidos…e pagou caro com a derrota na WWII.

            E é verdade que a União Soviética, acabou por avançar juntamente com a Alemanha no inicio!

            Assim como os EUA que financiavam a Alemanha!
            Assim como Itália, e até a Polónia posteriormente!
            A parte da França também!Quem se lembra do Governo Francês de Vichy??

            O outro grande motivo que obrigou a União Soviética a apoiar a Alemanha, foi o facto de a União Soviética temer um acordo entre Alemanha e França(que aconteceu mais tarde!)… e este cenário era demasiado desolador!

            Por isso foi criado o pacto Molotov–Ribbentrop!

            Este sim( Molotov ), um Russo, que operava debaixo da Ordem do supremo Stalin na zona que conhecemos hoje como Ukrania!
            O Molotov cresceu debaixo da influencia do Stalin, e como tal, respirava aquela forma de pensar(pelo menos é o que parece…não há muita coisa imparcial por ai na net… e eu Russo não sei falar!)!

            Acontece que no decorrer destes eventos, a Alemanha negou alguns dos requisitos da União Soviética e o que aconteceu a seguir?

            Aconteceu aquilo que a União Soviética já tinha previsto…se não os apoiamos, invadem-nos e aconteceu mesmo!

            Mas, de todos , a Polónia nem é o País que se pode queixar mais da União Soviética, mas sim a Rússia, porque o Stalin, com as suas purgas babilónicas ceifou milhões e Milhões de vidas Russas!
            O numero não é conhecido, mas no total com WWII fala-se num numero á volta de 60 milhões…

            O que significará, que tirando os cerca de 33 milhões mortos na WWII, e tirando os milhares de tartaros que foram deportados(uns milhões) o stalin directamente limpou o cebo a mais de 20 milhões!!

            A Rússia no meio disto tudo tem sido um povo que sofreu muito mais do que qualquer País invadido!!

            E tudo porque teve o azar de o Stalin, que nasceu num dos Países que faziam parte da União Soviética(Georgia) se tornar presidente da União Soviética!

            Não percebo e chateia-me muito o facto de muita gente atribuir á Rússia a culpa de uma Guerra orquestrada pela Alemanha e Estados Unidos, e apoiada por muitos Países no mundo!

            No meio disto tudo a União soviética acabou por nos salvar da Alemanha, e a malta culpa a Rússia…que era apenas um País da União soviética e que sofreu HORRORES nas mãos desse Georgiano!

            Mas ninguém culpa OS CULPADOS!!

            Ou seja Alemanha e Estados Unidos!

            E também ninguém culpa os Países que se foram juntando á festa, como (os outros 14 Países da União soviética), Polónia, Itália, França, Bulgária,Turquia,Roménia,Japão,China, Mongolia, koreia, Inglaterra(pelo começo da WWII juntamente com a França, e mais no pacifico) etc, etc, etc………

            Culpam é a Rússia!!

            Isso é que de facto me chateia imenso!

          • lmx says:

            Rui,

            “Já agora diz-me lá se o Estaline e o imperador Hiroito quando colaboraram com a Alemanha, também eram católicos?”

            O Staline nesceu Cristão ortodoxo, mais tarde tornou-se ateu!!
            http://en.wikipedia.org/wiki/Georgian_Orthodox_Church

            O Staline não colaborou com Heroito!!

            O staline viu-se obrigado a pactuar com a Alemanha, e quase o resto da europa fez o mesmo!!
            Mas os EUa financiaram a Alemanha, e no final voltaram-se contra ela…

            veja o meu comentário abaixo!

            “Que religiões estavam em conflito na 1a guerra mundial entre os países europeus? Todos eles são e eram cristãos.”

            Isso é mentira!

            A havia muitas religiões como é normal, e ainda hoje as há…como é normal!

            Para ter uma ideia a Alemanha na WWII só 30% da população é que era católica!!
            Portanto é falso..

            Este catolicismo, e duvidável, porque em muitos locais a Alemanha é tida como um País ateu nesta altura, e o cristianismo, associado, dever-se á ao Luteranismo,
            http://en.wikipedia.org/wiki/Lutheranism

          • lmx says:

            Rui,

            “Qual era a religião de Hitler e dos Nazis? E dos Russos que apoiavam a Alemanha até 1941? E da Itália de Mussolini? E qual era a religião dos japoneses que faziam parte das forças do eixo?”

            Ó Rui, só te esqueceste dos outros Países que andaram nessas “festas”, e o principal financiador da Alemanha na WWII.

            Então eu coloco-o…

            E qual a religião dos Estados Unidos da América nessa altura?

        • Miguel Cruz says:

          A religião não foi a grande causa da 2ª guerra mundial. As principais causas surgiram de uma crise política e económica que assolava a europa. As grandes causas eram a questão territorial, nacionalista e racial.
          Hitler cultivava a ideia de raça ariana que era superior.
          Não foram só os judeus que pareceram na 2ª grande guerra, mas ouve também os ciganos, os negros.
          Havia ciganos cristãos, e negros cristãos nos campos de concentração.

    • Nuno Vieira says:

      O islamismo foi a pior delas todos? Acho que deves estudar um pouco a história da igreja católica, vais ver que está bem mais carregada de sangue que qualquer outra religião. Ou será que as pessoas já estão assim tão ignorantes sobre um evento que aconteceu à menos de 100 anos atrás, a segunda guerra mundial? Ou até mesmo cá em Portugal quando nos encontrávamos em plena ditadura fascista apoiada pela igreja cristã.

      Eu também não acredito em Deus ou em outra qualquer entidade superior. E acreditar em deus não é algo impulsionado apenas pela educação dos pais, mas também pela sociedade em si.

      • lmx says:

        Ora ai está…

        Hoje em dia já somos mais moderados, mas continuamos a matar aos milhares de cada vez…

        Antigamente a Igreja católica matava que era uma coisa parva!
        É engraçado o povo Português nem sequer conhece a sua historia…quando as naus andavam de País em País a matar os locais, ou se convertiam ao cristianismo, ou morriam… 🙂

        • Nuno Vieira says:

          Nah!… A expansão Portuguesa foi toda pacifica. As nossas forças utilizavam flores como armas. É o que basicamente contam nas Escolas. Infelizmente a história nunca foi renovada e ainda contamos a mesma versão aquando o estado novo. O 25 de abril no entanto é quase como uma nota de rodapé.

        • Rui says:

          Diz-me 1 só religião/culto que tenha sido pacífico!
          – Incas?
          – Astecas?
          – Budistas?
          – Muçulmanos?
          – Cristãos?
          – Judeus?

          Basta que digas 1 só!

          • Nuno Vieira says:

            Não existe, se é algo que acompanha sempre religião é violência e fanatismo.

          • Rui says:

            Então pela tua visão, em Portugal é uma guerra civil permanente, porque a esmagadora maioria dos portugueses são cristãos!!!! Uma pessoa quando diz algo, pensa um bocado antes de escrever.
            Se algum alucinado entrar num espaço público e matar toda a gente e disser que foi Deus que lhe pediu, a culpa é da religião ou de quem cometeu os actos?
            Já estive em muitas missas católicas e nunca ouvi sequer 1 vez que seja, pedirem-me para cometer um acto bárbaro como o que descreves! Mas isto sou eu. Não sei que igreja/mesquita ou comité comunista tu frequentas!!!!

          • lmx says:

            “Mas isto sou eu. Não sei que igreja/mesquita ou comité comunista tu frequentas!!!!”

            Bom Rui,

            não foi comigo, mas vou responder na mesma porque é muito comum, colar “cartazes” nas cabeças dos outros, não tendo as pessoas nada a ver com esses “cartazes”!!

            So focê for por ai, seria normal, perguntar-lhe:

            qual a igreja/mesquita ou comité fascista o Rui Frequenta!!!!

            Já se esqueceu que as pessoas teem a liberdade de usar o cérebro para pensar , ao em vez de seguir a “redação diária” de alguns Países lhes pedem para as pessoas absorverem??

            pense nisso…

          • lmx says:

            “Então pela tua visão, em Portugal é uma guerra civil permanente, porque a esmagadora maioria dos portugueses são cristãos!!!!”

            não porque Portugal, nunca foi ao ponto de maltratar as outras religiões…

            Quando isso acontecer, em menos de 2 décadas vais ver o resultado!!

      • Jose says:

        O quê? Já leu o que escreve? Ou é daqueles que vêm com a treta das cruzadas, que foram uma resposta às invasões àrabes ou da inquisição que nasceu no séc XII, foi na fase nmais intensa, uma resposta à Reforma? O que é que a Igreja católica ou mesmo qualquer outra cristã teve a ver com as ambições terrotoriais dos impérios na 1a G.M.? Deve andar a ler livros diferentes dos meus! A religião islamica é, mesmo a pior de todas! Invadiram e ocuparam pela força o médio oriente, norte de África e a península Iberica! Ou acha que foram convidados? Mataram e impuseram o seu modo de vida, onde os outros eram tratados como gente de segunda! Após a queda do Império arabe, veio o Otomano, que quase a Europa toda e cercou Viena de Austria. Raptou gente jovem da Bulgária, Grécia, Roménia etc para servir como Janízaros! E raptou gente, artífices, que lhe deu os enormes canhões que tinham, pois nem sequer foram invenção turca ao contrário do que muitos afirmam! Houve sempre piratas, ladrões e assaltantes a nível de tribos e mesmo nações! Veja como começou a guerra com os americanos, ainda no tempo de Thomas Jefferson, que ao contrário dos europeus não aceitou pagar regaste ao regente de Tripoli, atacando-o e libertando os prisioneiros americanos, desde então os americanos passaram a ser o ódio de estimação dos muçulmanos. Quando no fim da 1a G.M., acabou o Império Otomano e com isso veio o complexo do coitadinho contra o Ocidente e todos os outros que não são da sua religião, para no fim de contas difundir ess religião retrigrada e cheia de erros e incongruências, apesar de não permitirem que se análise. No meio disto tudo as cruzadas, obviamente houve exageros e traições, tal como no outro lado, mas estas ao contrário da Jiad dos muçulmanos, duraram +- 250 anos, terminaram na Idade Média. A inquisição que matou muito menos que muitos dizem, perto de 3000 pessoas de 150 mil julgadas ao longo de … Quase 700 anos. Pois, parece mentira, mas está este número mais próximo da verdade do que julgam, pois não há documentos que permitam mais conclusões. Tentei resumir a máximo.

        • Jose says:

          E desculpem alguns erros ortográficos, mas não reli nem usei corrector no tablet e como sou dislexico, troco muitas vezes as letras ao escrever.

        • Nuno Vieira says:

          Eu acho que mencionei claramente a 2ª Guerra Muldial, não a 1ª. Se não consegues contar para além do número 1 isso é culpa tua. Sim eu devo de andar a ler uns livros diferentes dos teus. Não leio os livros e as teorias espalhadas pela igreja católica. Estilo a mesma igreja católica que tenta passar a ideia que o Hitler era maluco e queria criar uma raca perfeita para desculpar o papel que teve na segunda guerra mundial.

          Faz o que eu digo, lê os discursos do Hitle e vais ver mais que uma vez mencionado a religião cristã para justificar o exterminio dos Judeus.

          • Rui says:

            Ó Nuno, mas tu sabes o que estás a dizer? Hitler fez o que fez por ser cristão devoto? É isso que estás a dizer? Hitler perseguiu os judeus, não pela religião, mas pelo poder que tinham na sociedade Alemã. Da mesma forma, também perseguiu os homossexuais, lésbicas, deficientes e cristãos. Vai lá ler história novamente. Ele queria criar uma raça pura e superior (a raça ariana) e isso nada tinha de religião. Alguma vez viste um relato do hitler a visitar uma igreja? Não, pois não. E olha que no bunker dele também não tinha nenhuma igreja.

            A religião de hitler era a raça ariana e para a qual educava os jovens (tidos como puros) a procriarem contra a vontade dos pais (Juventude Hitleriana) em que só viam os ideiais nazis à frente.

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Juventude_Hitlerista

          • Jose says:

            Quem parece não saber contar é você! Senão leia o seu próprio comentário um pouco mais acima! E li, sob a sua recomendação o tal artigo, até chegar a bibliografia, pois, tem azar, são todos conhecidos anti-católicos deste Mundo! Tem uma vez mais azar, ao resumir que eu sou católico, não o sou nem sigo convicção religiosa nenhuma, ja há muito! E tem uma vez mais azar pois os tais ditadores fora os japoneses pertenciam a uma Europa cristã, mas no caso do Hitler em particular, não deve ter lido todos os seus textos. Nunca justificou com o cristianismo o extermínio de judeus, não precisava disso! Se leu alguma coisa reveja bem, sobretudo na relação do regime nazi com as seitas esotéricas e espiritualistas, os elementos disso estão por todo lado e não vi, nos poucos monumentos que sobraram nada que seja nem de longe cristão. Não esqueça que a tal concordata foi imposta ao Vaticano, senão pegue nas pernas e meta-se ao caminho e vá estudar os documentos da época! Deixe de acreditar em mitos urbanos.

          • Rui says:

            Deixa lá José. Não vale a pena argumentar com o Nuno. Já todos percebemos que é anti-cristão, leu a história com os livros de pernas para o ar e sai só asneiras.

            Realmente é a primeira vez que vejo alguém afirmar que a IIa Guerra Mundial deveu-se a uma guerra de religiões. SANTA IGNORÃNCIA! Então os cristãos eram os alemães, italianos, russos e japoneses? E os anti-cristãos eram os franceses? Americanos (um dos maiores povos cristãos do mundo)? Ou os Ingleses? Ou os canadianos?

            Enfim, só tiros nos pés!

          • Nuno Vieira says:

            Quando alguém escreve alguma critica igreja é considerado anti-católico e a sua opinião não conta. Tipico…

            Continuo a dizer para leres os discursos do Hitler. Explica-me também a razão pela qual a igreja católica durante toda a duração do conflito nunca ter condenado os crimes cometidos. Explica-me também porquê que o banco vaticano é o único que continua a negar acesso aos arquivos a investigadores que querem saber o papel da igreja durante o conflito. Lê também sobre Dragutin Kamber, Ivan Saric e Gregory Rozman para dar uns exemplos da mão cristã no conflito.

          • Rui says:

            A foto do aperto de mãos entre 1 oficial alemão e 1 oficial soviético, quando terminaram de invadir e dividir a Polónia:

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_sovi%C3%A9tica_da_Pol%C3%B3nia#mediaviewer/File:Spotkanie_Sojusznik%C3%B3w.jpg

          • lmx says:

            Rui,

            “A foto do aperto de mãos entre 1 oficial alemão e 1 oficial soviético, quando terminaram de invadir e dividir a Polónia:”

            Tu ás vezes pareces um miúdo…

            Porque é que os teus amigos Americanos financiavam a Alemanha?
            Porque é que a França e Inglaterra financiavam a Alemanha???

            Claro se não houvesse dinheiro nada disto tinha acontecido!!

            Secalhar querias que a União Soviética atacasse a Alemanha não?!

            Mas não, invés disso vens atacar a União Soviética, porque não atacou um País vizinho, que na altura era a maior Potencia do mundo que era somente financiada pelos EUA, Inglaterra e França…

            Porque não foste lá tu!!?

            É preciso ter lata ó Rui…

    • Jose says:

      Foram processados várias vezes e foram sempre absolvidos! Pelas leis do seu país nunca cometeram nenhum crime! Porque carga de àgua têm que obedecer à estupidez dos que para ali com uma mão a trás e outra à frente, após matarem a fome, atrevem-se a morder a mão que lhes deu de comer?

      • lmx says:

        José,

        “Porque carga de àgua têm que obedecer à estupidez dos que para ali com uma mão a trás e outra à frente, após matarem a fome, atrevem-se a morder a mão que lhes deu de comer?”

        Não é uma questão de obediência!É uma questão de respeito!

        Por esse mesmo motivo a Justiça Francesa foi o que falhou!
        Num País democrático, todas as pessoas teem o mesmo direito, o que não aconteceu neste caso!

        Depois, pelo menos dois dos SUSPEITOS(porque na prática não se sabe quem foi…), ficaram sem País em crianças, mas são cidadãos Franceses, sufreram muito, mas sozinhos no mundo tiraram um curso superior!!!!!

        Não estamos a alar dos meninos, na qual os Pais lhes lavam “o rabinho com agua de malvas”, e os levam ao colo…

        Estamos a falar de pessoas que lutaram muito e que tiveram muito mérito para chegar onde chegaram…e o que é que a Sociedade Francesa fez???

        Pois é, eles eram Franceses, mas de etnia Arabe, então ninguém lhes deu trabalho!!!Acabaram na Rua a entregar pizas…

        Percebeu o problema?Depois os azares acontecem, e uma atrás da outra, leva a que estas pessoas mais frágeis na Sociedade acabem por deixar de acreditar, e começar a ver a verdade, xenofobia ao mais alto nivel…por favor não chame a isto ajuda por parte dos Franceses, que é somente o País que lhes mantém o País deles na miséria!!

        A França não lhes deu nada, e em troca tirou-lhes tudo!!

        Obviamente que com a autoestima destruida, e um ódio drecente, pelos maus tratos da Sociedade Francesa, eles chegaram ao ponto de atacar o jornal, muito certamente, porque já não aguantavam mais…

        A maioria dos ataques não acontecem, porque as pessoas se arriscam a morrer como se fosse um desporto, mas porque as pessoas teem limites!

        Cabe a justiça regular a Sociedade, e fazer com que estes casos NUNCA aconteçam, e a Justiça, que apoia precisamente uma das partes(uma espécie de ditadura), não foi imparcial, não quiz saber dos direitos , da cidadania, dos valores morais e religiosos, dessa gente…

        O que vem a seguir a isto, é o Óbvio!!
        E nada mais que o Óbvio…mas só vê quem quer!

  4. Mota says:

    Parabéns ao pplware, é importante dar destaque ao que interessa fora da tecnologia.

  5. R!cardo says:

    “Rui Sinel de Cordes

    Um dia inteiro disto. Quase tão agoniante como o atentado de Paris, é ter passado um dia inteiro a ver e ouvir certos humoristas, produtores, directores de programação, editores criativos e outros agentes artísticos a dizerem que “são o Charlie”.
    Humoristas que afirmam que gostam de humor negro mas que fazem outro porque dizem que dá mais dinheiro e menos problemas. Produtores que estão ao serviço de grandes marcas e censuram estilos e temáticas. Directores que me dizem que gostam de mim mas que não me podem contratar por temerem as reacções do público acéfalo. Editores criativos que me pedem humor “que não ofenda ninguém”. E outros agentes artísticos que bloqueiam a minha entrada em salas de Teatro e de outros colegas como eu, porque o nosso stand-up não é clean.
    Hoje, são todos o Charlie.
    Vocês são o Charlie? Tenham vergonha.
    Vocês são é o carvalho que vos soda.”

    TOP!

    • Marisa Pinto says:

      Também já tinha lido 🙂

    • Zefra says:

      Estamos todos in porque sao todos aceites. Ha uns tempos ser geek era mal visto depois porque um gajo la conseguiu fazer isso moda agora sao todos geeks porque gostam do gadget da moda.
      O ser “sei la que aceite por todos” tem muito mais que se diga. Estou solidario com quem sofreu porque em tempos fiz parte de uma comunidade onde estavam inseridos milhoes de pessoas com as quais tinha de conviver e que tinham odio a quem vivia como vivemos.

    • Vítor Rodrigues says:

      Gosto muito deste site e dou os parabéns aos criadores dos artigos de onde aprendo bastante.
      Mas pensava eu que este tipo de linguagem em cima era cortada assim como foram cortados alguns dos meus comentários sem este tipo de linguagem ordinária.
      Uma boa continuação do vosso trabalho.
      Cumprimentos

    • Paulo says:

      Não percebo o comentário de Rui Sinel de Cordes. Estamos a falar em ATACAR um jornal com ARMAS DE GUERRA. MORRERAM pessoas porque somente desenharam uns cartoons que estas bestas consideram um insulto ao profeta deles. Em nome de Alá, ASSASSINARAM humoristas. Como é que isto se compara, por exemplo, a “produtores que estão ao serviço de grandes marcas e censuram estilos e temáticas”? Provavelmente será legítimo uma empresa não querer contratá-lo por achar que pode ofender potenciais clientes/consumidores, não??? Afinal, está a pagá-lo (ou a patrocinar)! Ou uma sala de teatro não o querer contratar por não gostar do seu estilo de humor. Mas se acha que foi/é vítima de censura, então denuncie. Ou crie a sua marca/empresa, a sua sala de teatro, etc. e desabarate à vontade!

      #jesuischarlie

      • lmx says:

        Ora ai está…

        Muito possivelmente, as empresas acharam que o seu Humor desrespeita alguns dos valores básicos humanos, e pode ferir a liberdade de alguém, e por isso não o Contrataram…

        Essas empresas podem ter sido Empresas responsáveis…o que não aconteceu em França..

        • Jose says:

          Quer valor mais básico que o direito à vida? Qual é o valor superior a este? Acreditar em histórias da treta impossíveis de confirmar? Se existe um Deus este deve estar muito escondido de vergonha só para olhar a obra!

          • lmx says:

            José,

            “Se existe um Deus este deve estar muito escondido de vergonha só para olhar a obra!”

            O seu comentário responde perfeitamente, e vai de encontro aquilo que referi acima…

      • Paulo Costa says:

        Penso que o Rui Sinel de Cordes refere-se à hipocrisia e falsos moralismos com que muitos autores e editoras Portugueses, como seria de esperar, aproveitam agora esta situação para publicar rios de artigos com os famosos cartoons polémicos, mostrando, assim, serem (agora) defensores da causa da liberdade de expressão artística e que apoiam este movimento; quando por outro lado são as próprias editoras a censurar e a reprovar à partida o trabalho criado por autores/críticos/humoristas considerados politicamente incorretos como o Rui e outros.

    • Jose says:

      Há sempre um rebelde, pois são todos uns hipocritas, esconderam-se por detrás do CH, para não se incomodarem, mas agora foram mortos, por zombarem com acéfalos. Temos que acabar com a hipocrisia e dar a cara pelos valores que fazem de nós uma civilização! Recomendo ao Rui S.de Cordes que siga o seu próprio conselho final, porque dele, também vi nada a não ser fazer-se de imbecil enfartado. E como agora os caricaturistas do C.G. foram mortos, e pela memória deles que fizeram o sacrifício máximo, hoje, pelo menos somos, mesmo todos Charlie, porque os valores pelos quais eles morreram irão viver e reforçarem-se, porque no fim de contas são esses valores que fazem de nós o que somos.

  6. Rui says:

    Que descansem em paz e apanhem quem fez este e outros actos bárbaros cobardes.

    Vários aspectos alarmantes que aconteceram neste caso:
    – Os terroristas eram franceses;
    – Não mostraram qualquer compaixão pelas pessoas atingidas, como no caso do polícia assassinado à queima-roupa, quando já nem sequer oferecia resistência;
    – Foram criados numa democracia tolerante e fraca (a europeia). Ainda recordo-me das caricaturas feitas ao Papa com um preservativo no nariz (foi considerado liberdade de expressão, eu concordo), mas quando na Dinamarca um caricaturista desenhou o profeta Maomé com um turbante com uma bomba (foi criticado porque feria sensibilidades, as muçulmanas, até o novo-socialista Freitas do Amaral criticou o jornalista……

    Desconfio que vamos ter mais casos em solo europeu, neste continente fraco, que treme sempre que os EUA, a Rússia ou os Muçulmanos falam mais alto!!!!

    • lmx says:

      Concordo..

      No entanto, no meu entender, a Justiça Francesa, tem tanto de culpada como os Assassinos..

      Porque não deveria ter permitido tal acção por parte desse jornal…

      Uma coisa ainda era Portugal fazê-lo(e já era mau, mas como temos poucos islâmicos cá, ainda vá que não vá..)…agora França??
      Uma grande parte da comunidade francesa é islâmica…

      Isto foi o mesmo que acender o rastilho, e ficarem todos a ver se rebentava ou não…e claro rebentou..

      Tudo para dizer que a morte destas pessoas teria sido evitada, caso as autoridades implementassem regras que proíbem o gozo, escarno, etc sobre religiões, e pronto não tinha acontecido.

      Ainda por cima um dos cartoonistas, tinha publicado um artigo em que estava a provocar ao máximo…

      Gozando com o facto deles não terem ainda efectuado um atentado em França…e acaba dizendo algo do género “há espera, ainda temos até ao final de janeiro para que aconteça!”, em tom de gozo…

      Ora um individuo com um mínimo de massa cinzenta(já nem falo no respeito pelos outros), rapidamente perceberia que vivendo num País onde muita gente é islâmica, e segue a religião com unhas e dentes…epah ia correr mal :).

      O problema aqui não é tanto as 12 pessoas mortas(a gente lá chega a limpar mais de mil de cada vez…), o problema aqui, é que aconteceu o ÓBVIO, esse é que é o problema!

      Porque o Óbvio só acontece quando ninguém impõe regras, e sendo algo Óbvio é possível de ser evitado…mas ninguém fez nada, para que fosse evitado…esse é que é o problema.
      —————————————————–
      Por fim, algumas coincidências:
      Isto acontece, depois de a França:

      Votar a Favor da Palestina para o ICC(contra Israel).

      Dizer publicamente que as sancções teem que ser levantadas a Rússia, porque não fazem sentido nenhum!

      Marie Le Pen dizer publicamente, que se ganhar as próximas eleições em França, muito provavelmente a França sai da NATO, por esta ser uma organização criminosa…

      Um representante de França nas antigas Colónias, disse que a França tem vontade em combater o estado Islamico, juntamente com esses Países

      A França diz que foi avisada por um “Aliado” dos ataques terroristas em França??Mas quem…?

      E Por ultimo…verdade, a NATO que tem desrespeitado a Rússia ao máximo e teem descrito os Russos como o pior a face da terra…surge hoje a Dizer que a Rússia é a sua Aliada contra o terrorismo?????

      wtf???
      parece impossível…vou deixar link lol
      http://rt.com/news/220935-nato-russia-terrorism-paris/

      isto só a titulo de curiosidades…existem muitas mais…qual terá sido o País que ajudou a França, a deter alguns ataques terroristas???

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        “Ainda por cima um dos cartoonistas, tinha publicado um artigo em que estava a provocar ao máximo…
        Gozando com o facto deles não terem ainda efectuado um atentado em França…e acaba dizendo algo do género “há espera, ainda temos até ao final de janeiro para que aconteça!”, em tom de gozo…”

        A imagem é esta: http://imagens5.publico.pt/imagens.aspx/895675?tp=UH&db=IMAGENS

        Acho que em se tratando de política não te “enxergas” mesmo. Com toda a consideração que possa ter por ti, mesmo não te conhecendo – o que escreves sobre política é lamentável.

        • Benchmark do iPhone 6 says:

          Sobre a imagem – a figura amarela com olhos salientes era o “boneco que o cartoonista usava para tudo e mais alguma coisa.

          O que diz: “Ainda não há atentados em França. Esperem. Temos até ao fim de Janeiro para apresentar as Boas Festas”.

          Quem era o cartoonista? Alguém que disse: “Não tenho filhos, não sou casado, não tenho carro, não devo dinheiro ao banco. O que vou dizer pode parecer um pouco pomposo, mas prefiro morrer do pé do que viver de joelhos.” Morreu pela liberdade de opinião e pelo direito à rir.

          • lmx says:

            O problema é que a tua Liberdade acaba onde começa a dos outros 😉

            Tu não podes usar esse termo para depravares tudo o que queiras…isso é terrorismo! Onde não há barreiras, e decides o que queres em prol da tua Liberdade, e a dos outros que se lixe…

            Repara que o que defendes…é precisamente o não haver limites…e isso não deve ser assim!
            Tem que haver regras..sem regras isto é um caos..

            O Boneco que tu falas como sendo “apenas” um boneco para ti…é precisamente o profeta Maomé…para ti não te diz nada, mas pode dizer para outras culturas religiões… 😉

            Já agora, que dizes que os meus comentários sobre política são desajustados…vou te explicar porque é que os caricaturistas Franceses começaram a gozar com Maomé..

            Foi depois de o Governo Tunisino, que não era pró-França ganhar as Eleições na Tunísia, que os Franceses lixados por perderem influencia na Região…começaram a gozar com os árabes…

            Ora isso não dá o direito a França de depravar uma cultura, só porque agora deixaram de mandar diretamente na Tunísia…se és a favor da Liberdade, então deverias entender isto.. 😉

            Percebes-te agora??
            É uma questão Política!

            E como questão política que é, a Justiça Francesa deveria ter agito a tempo, e teve muitos anos desde 2009 para Agir, e nunca o fez!

            Estes acontecimentos trágicos depois acontecem como é óbvio!

            Tú dizes que os meus comentários “políticos” são lamentáveis, porque …eu baseio-me em factos, e ás vezes os factos custam a engolir…mas eu não tenho culpa disso 😉

            Eu baseio-me mais na razão, do que sensacionalismo, ás vezes confesso que também me distraio, mas por norma gosto mais da razão 😉

            abraço

          • Nuno Vieira says:

            @lmx
            Esta forma de vermos a liberdade é um problema que afecta principalmente os europeus e americanos. Pensamos que ter liberdade é termos a capacidade de fazer tudo e mais alguma coisa, mesmo que esta interfira com a liberdade de terceiros.

          • lmx says:

            É bem verdade Nuno,

            nós achamos que o ser Livre é, se nos apetecer pisar, podemos pisar tudo e todos…a liberdade dos outros que se lixe!

            É bem verdade que a Europa, e os EUA pensam assim.

      • André Pereira says:

        Está a querer dizer que um estado devia censurar uma empresa privada no que ela pode (na total legalidade) publicar?

        Li bem?

        É que isso não é compatível com a democracia, terá que ir para sítios como a Coreia do Norte para ter esse tipo de governo.

        • lmx says:

          Ai é que estás enganado…o que não é compatível com Democracia, é precisamente o que acontece actualmente em França!!

          Actualmente existem Franceses de 1º, 2º, 3º … numa democracia, supostamente somos todos iguais..

          O estado não tem que censurar nada…apenas fazer cumpri a lei!!Mais nada!

          Se há uma entidade que abusa, de um povo, lhes falta ao respeito constantemente, pois tem que ser aberto um inquérito, e essa entidade condenada!

          O que não aconteceu!Eles saíram sempre impunes, e cada vez abusavam mais…o que esperas que acabe por acontecer numa sociedade, onde não há regras??

          Obviamente o caos!É o salve-se quem puder!

          • Jose says:

            Entidade que abusa de um povo? Sim deve estar a falar dos países arabaes que obrigam as mulheres ocidentais, muitas delas mil vezes mais inteligentes que essa turba, a usar vestuário conforme aos seus hábitos! Gente que em manisfestacoes na Europa diz que irá conquistar a Europa e o Mundo e decaitartodos os que não seguirem a sua religião. A propósito, recomendo-lhe uma ida como eu já fiz, até uma manifestação dessas em Trafalgar Square. Não só ficará em estado de choque como irá ser “presenteado” com insultos de todo tipo, ali só lhe vale a polícia. Se não acredita, faça favor, um bilhete até Londres não é caro e sempre pode fazer uma compras.

          • lmx says:

            José, há de tudo em todo lado…

            Mas não espere chacinar e gozar a toa com os outros e depois pensar que eles vão ser gentis consigo…

            Para receber , é preciso dar!
            E nós temos massacrado os Árabes por séculos e séculos…até que parece nem vir a ter fim…

            Só depois de parar esta chacina, é que podemos nos queixar dos actos deles…enquanto estivermos a agir pior que eles…não vai acontecer, porque eles ficam furiosos connosco, como é evidente.

            Eu percebo o que diz, e é natural as pessoas que não teem nada a ver com os massacres la fora, se queixem…mas os governos são eleitos por essas mesmas pessoas…

            Portanto se Portugal massacra-se lá fora…seria porque os Portugueses o permitem, logo os Portugueses são os culpados…lembre-se que vivemos numa democracia, onde o povo elege o seu governo…quer dizer na prática elegem apenas um partido, mas é o mais próximo que temos de uma democracia ideal.

      • EXP001 says:

        E bom saber que ha pessoas informadas e que estão acordadas. Normalmente os atentados cometidos em nome do Islao eram suicidas com uma bomba a volta da barriga. Estes metralharam, fugiram e nao quiseram morrer para ir para o paraiso ter com as 70 virgens 😉

        Procura no google por operação gladio 😉
        Creio que entenderas 🙂

        • lmx says:

          sim já me tinha apercebido..e até lido algo sobre o assunto…

          O teu primeiro parágrafo, para as pessoas atentas diz muito 😉

          E ainda há o facto de eles terem deixado identificação falsa no local 😉

          O assunto foi bem planeado…

      • Jose says:

        Ele os cartonastes são franceses, no seu país e são as leis do seu país a que devem obedecer e não às de tresloucados acéfalos, que ainda à uma geração andavam a ordenhar camelos!

        • lmx says:

          vá dizer isso aos milhões de homens, mulheres e crianças que matamos massivamente todos os anos lá fora…

          E depois venha dizer isso aos Países que agem selvaticamente com os outros…que se encontram precisamente nos seus Países…

      • Jose says:

        Bela imaginação tem você! E com direto a teoria e tudo. Pena que seja um pouco dado a controlar os outros! Seria muito engraçado ver gente como você a mandar nos outros!

        • lmx says:

          Eu não controlo niguém jose, não tenho esse poder, nem quero ter!

          As pessoas é que teem o dever de se controlar e agir civilizadamente 😉

          O controlo, ele faz parte precisamente da ideia de haver limites…
          eu por norma apenas posso fazer coisas dentro dos meus limites de liberdade…logo estou controlado por esses limites 😉

          Até podia sair fora deles, como muita gente o faz, talvez até a maioria(não sou santo!), mas tento sempre ser civilizado e actuar sempre dentro dos meus limites, dessa forma não interfiro na liberdade dos outros..

  7. BERTA says:

    O mundo da luz tem que sobreviver ao das trevas. esses assassinos que matam sem olhar aquém,deverão ser exterminados. Maldito Maomé, DEUS porque permites que matem utilizando o teu NOME onde ANDAS????????? aparece, e faz justiça!!!!!
    malditos assassinos, tenho o direito de vos ver cortados aos pedaços. Viva a liberdade de expressão.

  8. Benchmark do iPhone 6 says:

    Como não sei escrever tão bem, associo-me a este artigo d’ “O Público.

    Assassinaram pessoas irreverentes e sem medo (coisa rara).

    http://www.publico.pt/culturaipsilon/noticia/wolinski-cabu-charbtignous-mortes-choradas-com-lapis-que-sangram-1681525

  9. Johnny says:

    Lol, em luto por causa de 12 mortos?? E aquelas crianças israelitas, palestinianos que andam no meio da guerra, e morreram mais de mil e tal pessoas? Isso não fazem luto, alias parece que mais de mil mortos não é motivo de preocupação do que 12.. Fico indignado com estas cenas, fazem luto por 12 pessoas que morreram.. e as mil e tal pessoas? crianças, jovens que morrem? Não são gente? Ok.. morreram 12 pessoas num atentado.. é triste é certo.. mas porra.. há bem piores e ninguem diz nada, alias ninguem se preocupa.. Enfim.. É triste ver este tipo de racismo.. não lhe chamaria bem racismo, mas sim.. só se interessam por coisas mais leves por assim dizer..

    É uma pena a maneira como estes jornalistas vêem.. tanta guerra por ai.. tantos mortos nos paises das guerras e não fazem luto por isso porquê? Enfim.. epa.. e´complicado explicar, quem entender vai saber do que me refiro.

    • NewJ says:

      Não é fácil de todo explicar. Como se sabe este mundo é em parte muito hipócrita, a mim mete-me nojo tanta hipocrisia, mas o povo é o quê senão ovelhas que seguem os pastores.
      Como diz o outro “jesuischarlie o camandro..”

    • NewJ says:

      Esse “Lol” aí é que não faz sentido nenhum, porque independentemente da opinião que tenham, isto não tem piada nenhuma.

    • Jose says:

      Alguma, vez deu aulas? Já mandou calar uma série de miúdos? Sabe ao fim de uns tempos a repetir o mesmo o que lhe vai acontecer? Pois olhe que ninguém liga nenhuma. Há países que se dizem em paz, onde morre muito mais gente do que esses locais. Morre todos dias muita gente, uns de fome, doença, velhice, acidente eoutros por guerra, é quase uma lei da vida. Mas poucos morrem símbolos! Talvez assim perceba porque uns são tão falados e outros morrem esquecidos.

    • Rui says:

      Johnny? Aqui não se mede a tragédia pelo número de pessoas mortas. Quem atacou o jornal, sabia que ía ser notícia no mundo inteiro. Se atacassem um talho ou uma oficina, os jornalistas não lhe davam tanta importãncia.

      Mas aqui o verdadeiro motivo do ataque ao jornal, foi para que todos os outros jornais nunca mais publiquem notícias menos favoráveis ao islão ou mesmo negativas. Esse foi o principal objectivo. E por esse motivo o ataque foi grave, porque secalhar agora, muitos jornalistas europeus vão fazer como no passado:
      – Fazem caricaturas com o papa com 1 preservativo no nariz, mas nunca se atrevem a fazer uma caricatura sobre o islão, porque temem a morte!

  10. Carlos Ferreira says:

    Lamentável. Mas essa coisa do Je suis Charlie, tem muito que se lhe diga. Mais de metade das pessoas que usam nestes dias essa frase e fazem posts sobre isso, são pessoas que nas suas vidas diárias, deixam subjugar-se por outros. Seja num emprego precário onde se aceita atropelos à lei, por medo de falta de emprego, seja em outros vários aspectos de associativismo ou dirigentes em associações ou na política. Tudo em nome, do favorecimento próprio ou medo de represálias.

    Querem ser Je suis Charlie? Então não se calem!!

    • NewJ says:

      Ovelhas? As massas são assim.

    • Jose says:

      E que o quê? Berraria diária? Chegávamos a algums lado? E que tal começar no local onde vivemos, evita nepotismo, corrupção, e caciquismo? Pois, para alguns, muitos, dá mau jeito. E que tal, para mostrar que estamos acordados dizer ao menos hoje, je suis Charlie? Ao menos aproveitamos um momento para defender algo um valor que entendemos que faz parte de nós, a liberdade, liberdade de expressão, por muito que não se goste e o livre pensamento. Já é um começo.

  11. luislelis says:

    Quer gostes quer nao “Eu sou Charlie”
    Realmente acho q se perdeu o conteudo no decorrer desta discussao.
    Nada pode justificar um massacre de gente inocente, ou nao.
    A isso chama-se selvajaria.
    Sou Charlie. Sim quero ser livre e acreditar na pluralidade de ideias, na justica e nos tribunais q tanto investimos.
    Acredito na mensagem de liberdade e democracia. (nao acredito em religioes, seria contraditorio)
    Eu sou charlie pq e uma questao civilizacional.
    Duas guerras mundias e outras tantas locais, permitiram-nos chegar onde chegamos.
    Por isso olho para a simbologia do “Eu sou charlie” e solidarizo-me com esse, simbolo e idial, nao na mesquenhice, que leva a actos deste desprezivel calibre.
    Quer gostes quer nao, EU SOU CHARLIE

    • Carlos Ferreira says:

      Ninguém disse para não seres. E ainda bem que muita gente se associa a isso. É como dizes, nada justifica o massacre de gente inocente.

      Mas não entendeste… A questão é que aquilo que o jornal e o seu director defendem (defendiam), poucos têm coragem de o fazer na vida real. E agora, são todos Charlie!

      Uma coisa é ser contra, outros é dizerem que não se calam perante ameaças… Quando na verdade o fazem todos os dias e sem armas apontadas.

  12. Emanuel Vitorino says:

    Os atos dos terroristas é completamente intolerável e desprezível. No entanto, pergunto-me, a comunidade muçulmana em França sentia-se insultada com os cartoons e DESDE 2006 que envia e-mails e avisos aos cartoonistas, no entanto eles continuaram. Não digo que o que eles fizeram foi justificado, mas no entanto os cartoonistas também erraram ao continuar e basicamente “a pedi-las”. Se fossem cartoonistas a gozar com o judaísmo, budismo, cristianismo ou mesmo hinduísmo, será que eles paravam ou que nós não ficaríamos ofendidos?

    • lmx says:

      pois…

      Aqui houve uma falha da justiça Francesa, na proteção aos seus cidadãos e culturas…

      Que acabou por levar a que, décadas depois, houvesse um atentado, e por consequência a morte de 12 pessoas, e o ferimento de muitas mais..

      É uma pena que muita gente confunda liberdade de Expressão com Desrespeito…

      O pessoal não se lembra, que a nossa liberdade acaba quando começa a do outro..e continuam por ali a fora, defendendo-se dizendo que “é apenas liberdade de expressão”…

      depois fica todo o mundo chocado, quando as outras pessoas que viram a sua liberdade restringida durante décadas…acabarem por cometer actos de atrocidade…

      Há coisas sagradas, com as quais todos sabemos que não podemos gozar…e isso não é porque a nossa liberdade esta limitada, mas porque fazendo isso…iremos entrar no domínio da Liberdade dos outros…e isso pode trazer represálias futuras a nossa liberdade…

      Tudo demasiado Óbvio portanto.

      • Luís says:

        +1

        Está toda a gente muito indignada, mas há situações bem mais graves… e os agentes informativos não dão grande cobertura.

        De facto morreram pessoas às mãos de cobardes, pessoas que de pessoas têm muito pouco… mas é preciso refletir que essas pessoas são filhos daquela nação… e acima de tudo, são fruto da sociedade que se tem vindo a construir.

        A liberdade é acima de tudo o exercício do equilíbrio entre a liberdade de expressão de cada um e a compreensão dos limites dela mesma.

        Fico a impressão que as pessoas quando falam de liberdade… pensam nisto de uma forma egoísta, ou seja, a liberdade é pensa na 1ª primeira pessoa e não na relação que se estabelece com as demais.

    • nmandix says:

      infelizmente concordo..
      então os homens espetam 2 aviões contra o world trade center, rebentam com metro em madrid e londres, decapitam jornalistas e a malta continua a fazer caricaturas.. a cultura ocidental é mais liberal nós nos gozamos e acaba em processos e multas.. eles não.. Vamos RESPEITAR

      • José Miranda says:

        amigo os 2 aviões contra o world trade center foi tudo obra do governo dos usa para terem desculpa para atacarem o iraque e etc… informe-se um bocadinho

        • Jose says:

          Pois é eu acredito em extraterrestres!

        • RaCcOn says:

          Acreditar nisso e mais ou menos o mesmo que eles acreditarem na religião deles e matarem em nome dela.

          Nao ha provas conclusivas acerca do assunto, mas ha quem acredite nisso…

          Agora imagina que levas isso ao extremismo, acreditas que quem mandou os aviões que mataram centenas de pessoas nos EUA foi o governo para ter um pretexto para atacar…
          Com o teu extremismo, comecas a odiar o povo Americano e crias uma legiao de pessoas que acreditam no mesmo que tu…

          Entretanto comecam a forcar a acreditarem em voces, quem não acreditar, simples, decapita-se.

          Mais tarde, toca a ir para os EUA e matar Americanos…

          Sim e mais ou menos isso que acontece com o Islao…

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        O que disseste foi – vamos ter medo. É conversa de “c*ga na saquinha”.

        • lmx says:

          não,

          Ele disse, vamos Respeitar, as outras culturas 😉

          Respeito, é uma coisa muito mais nobre, que medo, e muito mais difícil de atingir do que medo.

          • Pringles says:

            Uma religião é, no fundo, uma ideia, uma filosofia. As ideias podem ser criticadas, satirizadas e postas em causa. Não tem nada a ver com desrespeito, mas sim com liberdade de pensamento. O problema aqui é a resposta das pessoas que viram os seus ideais a serem postos em causa e que nunca souberam argumentar contra ou aceitar a diversidade de ideias e de mentalidades. O seu único argumento é a violência, uma resposta básica e primitiva, digna de mentes completamente doente e controlada. O pensamento diferente nunca é uma ofensa. A critica é uma ferramenta fundamental para a evolução e é exactamente o problema destes senhores. Nunca aceitaram criticas (ou sátiras que no fundo vai dar ao mesmo) e, como tal, nunca evoluíram como pessoas e como sociedade.

          • lmx says:

            “Uma religião é, no fundo, uma ideia, uma filosofia. As ideias podem ser criticadas, satirizadas e postas em causa. Não tem nada a ver com desrespeito, mas sim com liberdade de pensamento. ”

            nos temas banais sim!
            Mas nos temas mais sagrados não!

            Pior foi o que aconteceu aqui, que a sátira é de tal forma acutilante que vai ao ponto de as caricaturas que são feitas, serem demasiado depreciativas, mesmo em relação aos desenhos utilizados, etc.

            Repare que eles não foram mortos por fazerem desenhos de maomé, mas sim pelo tipo de sátira!
            É de muito baixo nível moralmente, apesar de a arte utilizada ser de alto nível tecnicamente…

            eles queriam ganhar adeptos, e ser falados, e tentavam a todo o custo ganhar clientes…mas isso não justifica avançarem para temas desta natureza, podiam ter escolhido outros caminhos, e ainda hoje podiam chegar a casa e dar um beijo aos seus familiares…enfim.

            Eu não apoio, o massacre de forma alguma!
            No entanto compreendo bem os motivos.

        • Jose says:

          Pringles, deixe que lhe dê os meus parabéns! Entre vários, o seu é o melhor comentário que já li. É para mim, o intelectualmente o mais maduro e honesto. Nomfim é para que existam comentários como o seu que defendemos a nossa civilização. Tem muitas injustiças, muitos erros sem dúvida que os tem, corrigir, debater e criticar, chama-se a isso evolução! E mesmo com os seus defeitos, nada, mesmo nada, se compara ao que vemos no resto do Mundo.

    • Jose says:

      Então temos que ter cuidado consigo, sempre que se sentir insultado, isso dá-lhe o direito de matar! E não se interroga nunca se esse insulto por sua vez insulta os outros? Ora vá dar banho ao cão!

    • Paulo says:

      Nada justifica MATAR em nome de Alá ou o raio que o parta só porque desenharam uns cartoons. Estavam a “pedi-las”?! Por amor da Santa! Então deixas-te intimidar por uns e-mails?! Estávamos tramados se a maioria pensasse como tu! Se não gostas, não leias! Se não gostas e te sentes ofendido, tens os tribunais para processar; tens a imprensa para poderes criticar; bolas, até podes criar/pagar programas, empresas, etc., para promoveres os teus credos!/ideais. É impressionante como ainda há pessoas que não percebem o que está aqui em causa! A liberdade de expressão é um dos pilares da nossa sociedade e não se discute. Ponto.

  13. Alex says:

    contudo os outros dois continuam fugidos e acredita-se que estejam fortemente armados com metralhadoras Kalashnikov.
    I loled

    • Rui says:

      Soma-lhe pelo menos um lança roquetes e sabe-se lá que mais. Resumindo, armas mais potentes que a polícia comum tem. Por esse motivo considero fortemente armados. Não esquecer que tiveram treino militar.

  14. José Miranda says:

    eu condeno é os cristãos que estão ai com coisas a dizer je suis não sei que, quando o cristianismo assim como muitas religiões já fizeram 300 vezes pior, eu condeno as religiões, por mim podiam acabar todas…tudo ou quase tudo o que se lá dizem já está comprovado pela ciência como é mentira…como por exemplo a idade da terra e do universo

    • Cris says:

      Concentra-te no presente em vez de olhares para o passado. O cristianismo já não é o que era.

    • Jose says:

      Sim as religiões são uma treta, manipuladoras. Agra recomendo que faça, você mesmo um estudo sério sobre as vítimas, do cristianismo e das outras religiões, ficaria espantado em ver o quão enganado anda e verificaria que que não está a fazer mais do que repetir um mito urbano. Tal como uma professora de geografia do nono ano, note-se o grave erro, insistia que a muralha da China se via da Lua!!! Diz de forma irresponsável, que o cristianismo matou 300 vezes mais gostava que me indicasse as suas fontes.

  15. Bahh says:

    Realmente aqueles cartoonistas estavam a pedi-las, literalmente.
    A liberdade significa poder tomar opções! Pode escolher o caminho correto, ou o errado… mas chega uma altura em que tem de percorrer o caminho todo sem mais poder voltar para trás… certifiquem-se, vós mesmos, que andam a fazer as opções certas!
    Aquele matança nada é com o que está para vir até aos próximos 20 a 30 anos aproximadamente, quer da parte da maldade humana, quer por parte da natureza. No fim, só cá ficam os bons e aqueles que se esforçam seriamente no sentido correto! Acautelem-se e tornem-se naqueles que se esforçam para o bem, de verdade. Quem realmente quiser saber a verdadeira verdade e segui-la, encontrá-la-á!

  16. Isaltino says:

    Quem semeia ventos colhe tempestades! E já agora prestem também homenagem aos polícias mortos que não tiveram culpa nenhuma daquela estupidez toda!

  17. Gabriel Valim says:

    a liberdade de expressão não legitima a discriminação!!!

  18. Tomás S. says:

    Isto foi um atentado à liberdade de expressão no mundo ocidental.

    A França tem um grave problema entre mãos, são 5 milhões de muçulmanos a viver em França, muitos deles já lá nascidos, a grande maioria com passaporte francês.

    Alguns destes muçulmanos insistem na provocação ao país e à cultura que os acolheu, …por exemplo, juntam-se às centenas ou milhares e põem-se de rabo para o ar a rezar ao ar livre numa rua ou estrada, obstruindo completamente o trânsito, e ai de quem lhes diga alguma coisa, pode já não sair dali.

    Algumas muçulmanas fartas da liberdade também já insistiram em frequentar universidades francesas mas só com os olhos à vista, e indignaram-se muito porque foram obrigadas a desistir daquelas estúpidas burkas.

    Porque não vão elas usar a burka lá para a Arábia Saudita, país onde uma mulher não pode conduzir um carro, ou sequer sair sózinha de casa, …onde o voto das mulheres é exercido pelo pai, irmão ou marido, se são tão anti ocidentais porque não bazam daqui da Europa e deixam os “infiéis” em paz?

    Acreditar num pretenso profeta maomé, guerreiro, pedófilo e lunático é no que dá, …ovelhas fanáticas a viver na idade média.

    • Rui says:

      Não vale a pena tentares “converter” alguns fundamentalistas da opinião, não tens sucesso 🙂

      Para eles os franceses é que estão errados e não os muçulmanos! Deixa-os falar.

      Uma última observação só para dizer-te que concordo com quase tudo o que escreves.

  19. Rui says:

    Depois de tantos comentários antagónicos (leio comentários quase a desculpar os terroristas pelo que fizeram!!!!!! Porque foram oprimidos? Onde? Em França onde viviam?), aconselho a relerem melhor a história e a inventarem menos. Quase que estão a dar razão ao Salazar quando dizia que a pátria (ditadura), a religião e o futebol não se discutem (ele sabia perfeitamente que a população nunca vai entender-se sobre os 3 temas!!!

    Já agora aconselho a ler um livro fenomenal do século XIX, escrito por um médico/psicólogo chamado Gustav Le Bon, com o tema em português: “A Psicologia das Multidões”. Vão ficar pasmados como o senhor à mais de 100 anos descreve muito bem a manipulação das sociedades da altura e…. de agora (os sindicatos, comunistas, extrema direita, etc…. sabem de cor esse livro).

    Bom fim-de-semana e dêem graças por estarem num país que vos permite dizerem tantas asneiras livremente!

  20. Joaquim says:

    Já muito foi dito sobre esta história. Eu não tenho nada contra as religiões, tal como eu tenho a minha respeito por completo as dos outros ou aqueles que não têm.

    Para mim nada justifica matar pessoas, sejam razões religiosas, clubísticas, passionais,… o que é certo é que tudo serve para as justificar. Para aqueles que julgam uma amostra como um todo em relação às religiões, não o devem fazer porque dentro de cada religião, clube, comunidade ou família há pessoas boas e más e são as pessoas más que têm este tipo de atitudes, independentemente das ofensas, pressões, sátira a que foram sujeitas.

    A liberdade de expressão não é desculpa para se dizer, escrever ou desenhar tudo que se quer porque se escrevem algo sobre a minha religião que eu não goste (como já li acima) eu aceito e até me posso rir mas há outros que não funcionam assim. Isso vem do feitio de cada um e ao contrário de mim pode haver quem se sinta ofendido e tenha outro tipo de atitude que eu não vou compreender mas tenho de aceitar (como partir para a ofensa, malcriadice ou pior).

    E mais uma vez para justificar que há pessoas boas e más e não se pode ligar a religião a tudo isto: foi pela religião que assaltaram uma bomba de gasolina, que mataram polícias e que agora estão barricados sabe-se lá onde? São as tais pessoas más que se não usassem a religião para fazer coisas mal feitas, faziam-nas na mesma. Os adeptos de clubes assaltam gasolineiras e partem montras por serem portistas, benfiquistas, sportinguistas? Se calhar é por serem más pessoas e a culpa nada tem a ver com a sua “religião”. E eu sou da mesma “religião” de muitos desses arruaceiros com muito orgulho.

    Para terminar, no meu ponto de vista, as “religiões” são muito mal vistas sem justificação!

    • Tomás S. says:

      Aquelas bestas mataram em nome da religião.

      Outras bestas como eles continuarão a matar em nome da religião.

      No tempo dos homens das cavernas os humanos matavam-se provávelmente por comida, pela sua sobrevivência, …mas não tinham religião, nem adoravam deuses, ou se adoravam, era o Sol por aparecer todos os dias e lhes ser essencial à vida, mas não matavam por religião.

      Estamos actualmente no século 21, e metade da humanidade ainda não acreditam na ciência, não acreditam na teoria da evolução, mas acreditam em várias religiões e textos produzidos pelo homem, como se qualquer destas religiões fosse uma verdade absoluta, dizem-nos que é uma questão de fé e assim não precisam de comprovar nem desmentir nada acerca das milhentas pseudo religiões da treta.

      E como manter o rebanho controlado?
      No caso português fornecendo-lhes doses massiças de Fátima, Futebol, Big Brothers e Novelas da treta.

  21. Manuel Oliveira says:

    Deixem-se de brincadeiras e leiam o livro “Faça Você Mesmo o Paraíso”

  22. Tiago J says:

    com todo o respeito pelas vitimas …que acima de serem desenhadores de cartoon satirico eram também seres humanos com direito ah vida. porém certos cartoons rosam o limite da liberdade de expressão pois como alguem já afirmou existem limites para tudo. é obvio que a atitude tomada pelos terroristas é realmente deploravel e perfeitamente condenavel. mas penso que toda esta situação poderá servir de alerta para cartonistas existentes na hora de fazerem qualquer tipo de satira religiosa e refletiram talvez um pouco antes de se expressarem.

    é apenas a minha simples opinião.

    • Rui says:

      Tiago? Isso é o contrário de liberdade de expressão. Numa sociedade democrática, existe liberdade para tudo, mas esta termina quando colide com a liberdade dos outros. Se os muçulmanos sentiam-se ofendidos, só tinham de recorrer aos tribunais. Ou achas normal fazerem caricaturas por exemplo do papa com um preservativo no nariz (concordo, é liberdade de expressão, apesar de roçar o grotesco), mas os mesmos já não podem fazer caricaturas sobre o islão?!? Tiago, temos uma coluna vertebral por alguma coisa. Assim como nos artigos aqui referidos entre Apple vs Microsoft devemos ser sempre impaciais.

      Nesse aspecto os anglosaxónicos estão um pouco à frente nesse aspecto e criticam a Raínha sem qualquer tipo de problema, assim como criticam im muçulmano sem papas na língua.

      Isso que pedes é o que eu condeno nos europeus, tentarem agradar a todos e não se imporem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.