Apple recebeu OK de patente do ecrã curvo e com Touch ID
O iPhone 8 está continuamente a gerar buzz dados os rumores e algumas prováveis evidências que a Apple vai "fabricando". Agora, a empresa de Cupertino acabou de receber duas novas patentes que são particularmente interessantes para quem está a seguir os ditos e desditos sobre o próximo iPhone do décimo aniversário.
Basicamente, a Apple patenteou um ecrã curvo, sem moldura e com o sensor biométrico TouchID incorporado, como podemos ver no Patently Apple.
Já muito se falou sobre como iria a Apple contornar a hipotética limitação técnica de inserir um leitor biométrico por baixo de um ecrã OLED. Este movimento da Apple mostra que a empresa não estará parada. Com estas patentes agora atribuídas, o caminho estará facilitado para dois dos maiores recursos que, dizem os rumores, ser o trunfo no próximo iPhone.
Ecrã curvo, mais fino mas com maior área de visualização
Claro, são apenas patentes e a Apple tem tantas que nunca usou, que foram arquivadas sem ter visto a luz do dia. Poderá, ainda no campo da hipótese, dizer-nos que a Apple estará a explorar a ideia de ter um ecrã curvo, sem qualquer moldura e que incorpore o botão biométrico que tanto caracteriza o iPhone que conhecemos atualmente.
Ao lermos as patentes temos uma noção do que a Apple procura e o que ambiciona que o próximo ecrã do iPhone faça:
Um substrato flexível pode ser utilizado para fabricar o painel de visualização e/ou o painel sensor de toque (referidos coletivamente aqui como um "painel de circuito") de um dispositivo eletrónico móvel de modo que as bordas do painel de visualização e/ou do painel de sensor de toque possa ser dobrado. Dobrar as bordas pode reduzir a largura (ou comprimento) do painel, que por sua vez pode permitir que o dispositivo global seja mais estreito sem reduzir a área de exibição / ou área ativa de toque do dispositivo.
Isto poderá querer dizer que a patente da Apple cobre a criação de um ecrã feito num material flexível, para que os sensores de toque e o próprio painel possam ser curvos nas bordas do dispositivo, tornando-o mais fino, sem que isso reduza a área de visualização útil do próprio ecrã. É exatamente a mesma estratégia utilizada pela Samsung quando criou o conceito de "ecrã infinito" no Galaxy S8.
E o sensor Touch ID?
Como pode ser visto no pedido de patente, esta tecnologia do leitor de impressão digital é um pouco mais complexa. Esta é descrita como sendo um sensor que é integrado diretamente no ecrã para ter acesso à ação de toque, mesmo quando o utilizador estiver a usar uma aplicação. A Apple também já no passado patenteou outras formas de conseguir ou de intentar conseguir esta acção, chegou mesmo a comprar uma empresa cuja sua tecnologia poderia estar intimamente envolvida na necessidade de colocar o sensor biométrico no novo tipo de ecrã.
Mas a Apple está a trabalhar a todo o gás
Como podemos ver no site Patently Apple, foram descobertas recentemente 56 patentes registadas pela empresa de Cupertino. Há 2 em particular que intensificam os rumores sobre o que trará o novo iPhone do décimo aniversário. Portanto, olhando de forma simplista para estas duas patentes que são faladas no artigo, poderia o próximo iPhone trazer um ecrã curvo, mais elegante e com integração total do sensor biométrico de leitura de impressões digitais... será?
Via: The Verge
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Inovação.
Paladinos que acham que as patentes nao deviam existir em 3…2…1…
Claro que deviam existir, mas quem as registasse de ia ser obrigada a desenvolve-las ou perdiam a patente para quem o quisesse fazer. Não evoluir nem deixar que outros evoluam é que não.
+1
Evoluir nao é apenas construir, ter ideias que possam eventualmente ser colocadas em pratica também sao propriedade intelectual e devem de ser reconhecidas como tal.
Oi?
Então eu tenho uma ideia, se mais alguém tiver posteriormente e quiser fazer tem de me pagar?
Porque eu tive a ideia?
Ter a ideia serve de porra nenhuma se não a criares.
Não podes registar patente de uma mera ideia.
Nos medicamentos por exemplo, podes ter a certeza que acho que não deviam existir já aqui estou-me nas tintas, a minha vida não depende de nenhum ecrã com Touch ID…
Porque é que nao deviam de existir?Entao quer dizer que eu apenas esperava que os laboratorios conseguissem chegar a alguma coisa após milhoes investidos e reproduzia o mesmo medicamento para vender?
“ecrã curvo, sem moldura”
Onde é que eu já vi isto?
Apple, o que tu eras e o que tu és…
As patentes foram pedidas em Julho de 2014 (a do ecrã com Touch ID) e Janeiro de 2015 (o ecrã “sem margens”). Só agora é que foram reveladas.
Sim, portanto muito antes de se saber que a Samsung ia lançar o edge. Lol!
Ecrã curvo, sem moldura, com touch ID por baixo.
As condições são aditivas.
Duvido que venha sequer a implementar o ecrã curvo, mas impossibilita a Samsung de o fazer nos seus ecrãs… This is Apple!
Sim, no Apple Watch.
E o Touch ID embebido no ecrã, tens isso?
A parte difícil é que não queres falar…
“parte dificil”, porque o ecrã curvo é fácil, a Apple é que nunca o quis fazer… lol!
Depois de criado tudo é fácil.
Ate porque os ecrans sao produzidos por outras empresas que nao a Apple. Na grande maioria sao LG e Samsung. Esta tudo dito.
Nem a Microsoft nem a Google, nem a Apple criam os seu proprios ecrans, baterias, processadores, sao comprados a terceiros, que desenvolvem a tecnologia, criam o produto e vendem a esses e muitos outros clientes, existem sim contratos de exclusividade para alguns produtos, e existem algumas parcerias no desenvolvimento dessas tecnologias, com outras empresas, e/ou com o cliente.
A Apple desenvolve tecnologia para processadores, por exemplo.
Basicamente o que eles fazem é desenvolver e desenhar os componentes, no final vao até quem os pode montar dao as especificacoes e já está.
É o mesmo que tu desenhares a tua casa e depois ires ao construtor e pedires para ele construir mediante as tuas especificacoes.
A apple a tentar imitar a samsung pff great
Lá para 2020 sai no Android e os fanboys dizem que a Apple é que copiou…
Se sai em 2020 para Android, para iOS só em 2040. Não te esqueças é que ecrãs curvos já existem com Android, com iOS, lá para os tais 2020, se tudo correr bem.
Ainda hoje/ontem num post da concorrência criticaste com toda a arrogância a fragilidade do ecrã curvo.
Nada contra…Apenas para relembrar que os teus comentários são completamente tendenciosos e carregados de hipocrisia até nãp mais 🙂 Boa noite.
“ecrã curvo, sem moldura”, ..hummmm…para mim nao chega para me convencer a comprar, que tal o novo iphone, ter cheiros !!! isso sim era coisa, eu fotografar uma paisagem e a foto gravar o cheiro da mesma….
Pode parecer “estupidez”, mas lá chegaremos…lá chegaremos.
O que é estupidez é sequer achar que isso é possível (reproduzir cheiros).
Introdução a algo estúpido.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Digital_scent_technology
Aqui perdeste uma ocasião para estar calado, falando do que não sabes.
Recomendo ires ver um filme 4DX. Já há cá em Portugal.
Por acaso «e uma tecnologia que ja tem alguns anos mas ainda ninguém se dedicou a desenvolve-la.
Já estou a imaginar as paridas que se poderiam pregar… lol.
Ui écran curvo, sem moldura…é a loucura. Uns lançam os equipamentos, outros depois registam as patentes…
Então é abrir os olhos? As patentes, que é só seguir os links, são de 2014 e 2015…. dasssss só ruído…
Pois é toma lá uma notícia de 2011 de algo que a Apple vai patentear passados 10 anos e vais dizer que foi ela a desenvolver…
https://www.cnet.com/news/ces-samsungs-bendable-cell-phone-screen/
Para os Apple Boys noticias de 2012 (bem antes das patentes certo ?):
Ecrã curvo
http://vrzone.com/articles/can-this-prototype-phone-with-curved-screen-be-the-samsung-galaxy-s-iii/14720.html
E ainda melhor ecrã dobrável em 2011
https://www.cnet.com/news/ces-samsungs-bendable-cell-phone-screen/
Digam lá agora factos da Apple chiça só fanáticos…. Não costumo falar assim mas já abriam os olhos certo ?