Apple processada por violação de patentes no Siri
O Siri foi um dos maiores sucessos da Apple nos últimos anos. Este seu assistente virtual garante aos utilizadores uma experiência mais facilitada do iPhone e do iPad, ao mesmo tempo que fornece muita informação útil.
Mas uma empresa norte-americana está agora a acusar a Apple de ter usado no Siri tecnologia já patenteada, dando à Apple a provar o seu próprio "veneno".
Uma das formas que a Apple usa de maneira recorrente, para controlar a sua concorrência e evitar que estes usem as suas tecnologias, é através do registo de patentes e dos processos em tribunal sempre que surgem similaridades.
A empresa Dot 23 está agora a acusar a Apple de estar a usar no Siri três das suas patentes, registadas anos antes da Apple colocar no mercado o seu assistente pessoal.
Estas três patentes, com os números 6,917,802, 7,245,903 e 6,405,029, são referentes a sistemas similares aos utilizados no Siri da Apple e são uma parte importante do próprio sistema da Apple. Foram registadas entre 2002 e 2007 e passaram para as mãos da Dot 23 em Setembro do ano passado.
As patentes violadas
Em resumo, as patentes 802 e 029 são sobre um sistema de marcação que tem a capacidade de reconhecer e processar caracteres numéricos falados. A patente 029 cobre ainda um sistema com baixa interacção com os utilizadores e que recebe informação de um sistema automatizado. Esta é uma função reconhecida no Siri sempre que o utilizador indica que pretende que seja marcado um número.
A patente 903, por outro lado, refere-se a um serviço de informação que faz uso da localização geográfica dos utilizadores para lhes fornecer informação. Associando-se ao Siri, este assistente consegue dar informação aos utilizadores, em função da sua localização geográfica e sempre que um utilizador assim o pede.
Este processo irá agora ser investigado e avaliado pelo tribunal, pretendo a Dot 23 que lhe seja pago um valor referente a perdas, com juros associados. A queixa refere o iPhone 4, 5 e 6 como sendo os modelos que violam estas patentes.
A documentação que deu entrada, relativa a este processo, é já pública e pode ser consultada e verificada abaixo.
A Apple está agora a provar e a ter contacto com a forma como trata as empresas concorrentes, sempre que estas usam tecnologias similares às suas, recorrendo sempre aos tribunais e às suas patentes para impedir as vendas dos equipamentos.
Este artigo tem mais de um ano
A Apple viola todas as patentes do relógio do Dick Tracy de 1920…
Esta é boa!… concretamente o que é que foi violado? A patente é uma descrição vaga de um sistema que recebo coordenadas e informa… hehhehe.
Vou patentear um sistema de transporte espacial que utiliza um propulsor iónico e antigravítico…e agora ninguém mais vai poder fazer isto!…têm é que lhe chamar outro nome…
FG… Essa Apple já irrita com as patentes!! Só por gozo A comunidade GNU/Linux devia patentiar tudo para uso unico e exclusivo da comunidade e ficar a ver a Apple a ficar sem ideias inovadoras e a MS a voltar ao look win98… Esses gajos sao um entravo á evolução…
Não espanta a noticia
só lembrando que a Apple já usou uma bandeira pirata e começou seus sistemas pirateado da xerox
a Apple estabeleceu um acordo com a Xerox, por isso não pirateou. E a bandeira pirata era duma disputa entre equipas dentro da Apple nos anos 80, contra alguma cultura burocrática que havia na companhia
foi um acordo esforçado quase obrigados a assinar da parte da xerox…
o quê? A Apple fez um acordo bem cedo com a Xerox, anos antes de lançar os seus sistemas.
Meu amigo não houve acordo quanto ao uso do GUI, na altura a Xerox é que não sabia sequer o que tinha e não havia a patents trolls, como a Microsoft fez o mesmo a APPLE… Mas os fans APPLE lembram-se bem deste episódio e esquecem-se facilmente da Xerox e dizem que houve “acordo”… A APPLE é muitas vezes uma patent troll e como dizem, quem com “ferro mata, com ferro morre”
Tem aqui o link da notícia de 1990 do “acordo”: http://www.nytimes.com/1990/03/24/business/most-of-xerox-s-suit-against-apple-barred.html
Macedo,
A Apple em 1979 entrou em acordo com a Xerox, licenciando várias das tecnologias que esta tinha desenvolvido para computadores. A Xerox obteve retorno por esse acordo e pelo licenciamento.
O caso que indicas foi uma questão de copyright (não de patentes) em virtude da Apple ter processado a Microsoft por causa do Windows também por copyright. A Xerox queria defender a sua posição e achava que a Apple não teria direito a copyright sobre o seu GUI (o GUI da Apple).
Quem ler o processo verifica até que a Xerox nunca chega a acusar a Apple de quebra dos direitos de copyright da Xerox. A Xerox não ganhou o caso e desistiu de apelar.
Macedo,
A Apple em 1979 entrou em acordo com a Xerox, licenciando várias das tecnologias que esta tinha desenvolvido para computadores. A Xerox obteve retorno por esse acordo e pelo licenciamento.
O caso que citas foi 1 processo de copyright (não de patentes) em virtude da Apple ter processado a Microsoft por causa do Windows também por copyright. A Xerox queria defender os seus direitos e achava que a Apple não teria direito a copyright sobre o seu GUI (o GUI da Apple).
Quem ler o processo repara até que a Xerox nunca acusa a Apple de quebra dos direitos de copyright da Xerox. A Xerox não ganhou o caso e acabou por não apelar.
Fez “acordo”? O acordo foi mostrar durante 3 dias os laboratórias da Xerox Parc e o que andavam a fazer em troca da opção em comprar 100.000 ações da Apple… Não foi em usar o GUI da Xerox Parc, por isso o processo de 1990. A Microsoft fez o mesmo, quando viu o que a Apple andava a fazer, numa famosa visita de Bill Gates “fez acordo” e lançou o Windows primeiro… Incríveis, estes acordos 🙂 Porque achas que a Microsoft nunca foi processada por copiar “ideias” da Apple, porque estas nunca foram da Apple…
JBM, lê a notícia e vê que não existiu acordo nenhum no que dizia respeito às denúncias da Xerox…
Até da pena, voce era capaz de ser escravo da Apple.
Acho que é como o Donald Trump diz, a “Apple” podia dar um tiro em alguem que voce gostava e voce continuava a votar na Apple.
Seja mais adulto.
Andas perdido rapaz, defendes uma marca, uma simples marca, como se fosse alguem da tua familia, e nem que sejam verdades tu ficas chateado.
Tens familia, amigos? Abre os olhos, acorda para a vida.
Poeta,
documenta-te melhor sobre o que esse acordo envolveu e sobre o licenciamento que a Apple fez, de por exemplo o SmallTalk, etc, etc. Vai ler sobre o conflito dentro da Xerox por causa do acordo, com o pessoal da Xerox Parc a tentar resistir ao que as chefias tinham decidido.
Quanto à Microsoft ela foi processada, a Apple é que não conseguiu grande coisa, pois anedoticamente até tinha feito um acordo com a Microsoft de licenciamento de tecnologia para que ela desenvolvesse software para o Mac.
daniel,
tu é que deves ler como deve ser a notícia até ao fim. 1º que tudo o processo centrasse em questões de Copyright, não patentes, 2º poderás ler nos últimos parágrafos que a Xerox nunca chegou a acusar a Apple de quebra de Copyright, o que queria era que a Apple não tivesse Copyright sobre o interface, achava que o Copyright era unica e exclusivamente seu.
E se reparares a Xerox só entrou com este processo depois de a Apple ter ido atrás da Microsoft por questões de copyright, muitos anos depois do sistema da Lisa ter aparecido.
Narco, toma juízo.
olha o acordo que fizeram: http://www.nytimes.com/1990/03/24/business/most-of-xerox-s-suit-against-apple-barred.html
O processo que indicas foi por copyright (não patentes) e ocorreu por a Apple ter iniciado judicialmente outro processo contra a Microsoft pelo Windows também por copyright.
A Xerox tinha intenção de defender os seus direitos e achava que a Apple não tinha direito a copyright do seu interface (o interface da Apple). Se leres o processo verás que a Xerox não acusa a Apple de quebra dos direitos de copyright da Xerox. A Xerox não venceu e acabou por não apelar.
Se leres o processo verás que a Xerox não acusa a Apple de quebra dos direitos de copyright da Xerox. A Xerox não venceu e não apelou.
Se leres o processo verás que a Xerox não acusa a Apple de quebra de copyright da Xerox. A Xerox não venceu e não apelou.
A Xerox queria proteger-se e considerava que a Apple não podia ter copyright do interface (o interface da Apple).
A imaculada Apple… Ohhhhhhh, não…
Agora INCHA apple!!!
What goes around comes back around.
“Hey Siri” quais são as tuas patentes?
Não sei, ninguém disse nada.
Só podem estar a usar de má fé contra a Apple.
Não entendo por que é que o comentário não saiu da moderação….
Afinal saiu… Para o lixo!
Foi por citar um parágrafo do vosso texto?