App Instagram poderá finalmente chegar ao iPad após 15 anos
O Instagram é uma plataforma de redes sociais visuais, o iPad tem o melhor ecrã para fotografias. No entanto, a Meta não via potencial no iPad para desenvolver uma app à medida. Até que o TikTok mudou tudo. Agora finalmente parece que vai aparecer o Instagram para iPadOS.
Pode ter sido uma feliz coincidência do chefe do Instagram, Adam Mosseri, ter finalmente agarrado num iPad, usado mais tempo e percebido o que estavam a perder. Algo aconteceu para o executivo da Meta ter mudado de ideias sobre a Apple versus o Android.
Pode também ter sido porque os seus engenheiros se tenham finalmente revoltado contra o tédio de suportar onze mil milhões de dispositivos Android diferentes e nenhum iPad, mas de acordo com o The Information, o Instagram está agora a desenvolver uma aplicação nativa para iPad.
TikTok é que está a dar dicas
Bom, também poderá ser como parte dos seus maiores esforços para competir com o TikTok. Estes esforços incluem promover-se junto dos criadores de conteúdos como sendo uma boa alternativa ao TikTok.
Na sua mais recente grande atualização, em fevereiro de 2025, o Instagram reviu a sua própria aplicação de modo que também se assemelhasse mais ao TikTok.
Depois, numa reunião de 7 de abril de 2025 com os criadores, o proprietário do Instagram, Meta, mostrou a aplicação de edição de vídeo Edits, que adicionou na atualização de fevereiro. Este é um substituto para a aplicação CapCut que enfrentou ameaças semelhantes ao TikTok de ser fechado.
Edits, CapCut, TikTok, tudo isso é muito importante para o Meta, mas a verdadeira notícia dessa reunião de criadores foi que o Instagram está a chegar ao iPad.
E o que diz o Instagram?
Naturalmente, o Instagram recusa-se a comentar o assunto, o que é pelo menos melhor do que antes, quando o chefe da Meta, Adam Mosseri, encolheu os ombros e disse que não estava a criar uma aplicação para iPad.
Sim, ouvimos muito isso. Ainda não é um grupo de pessoas suficientemente grande para ser uma prioridade.
Disse ele em 2022.
Os utilizadores do Instagram podem utilizar a aplicação da empresa para iPhone no iPad, mas o aspeto é horrível. Desde 2023, os utilizadores têm também a opção de utilizar o Instagram em tablets Android.
Agora, apenas o Instagram conhece os verdadeiros detalhes da sua base de utilizadores e os dispositivos que utilizam. Mas a empresa desenvolveu uma versão para tablet Android quando o Android é notoriamente difícil de desenhar devido à miríade de diferentes tamanhos de ecrã e resoluções disponíveis.
E o iPad sempre foi superior a todos os tablets Android juntos. Por isso, se o mercado do iPad for demasiado pequeno, teria de haver um número estranhamente desproporcionado de proprietários de Android a utilizar o Instagram para que a construção para essa plataforma fizesse sentido.
Mosseri podia ter dados que dissessem que poucos utilizadores de iPad estão a suportar a utilização do Instagram em comparação com o número de utilizadores de Android. Mas o mais certo é servir primeiro o mercado maior, que é o iPad.
15 anos depois... pode aparecer a app Instagram para o iPad
Se uma fonte anónima presente no evento de 7 de abril da Meta estiver correta e não se tratar apenas de uma ilusão, o Instagram demorou 15 anos a chegar ao iPad.
É que, apesar de o Instagram ter tido uma grande atualização em fevereiro de 2025, normalmente os seus engenheiros têm de se limitar a corrigir pequenos bugs vezes sem conta.
É de perguntar quantos bugs podem existir, uma vez que a aplicação Instagram para iPhone está agora na versão 375. E as últimas 19 atualizações, tudo o que a App Store mostra, foram correções de erros, pelo que os engenheiros podem querer o desafio extra de clicar numa segunda caixa no seu ambiente de desenvolvimento Xcode iOS.
Dito isto, os engenheiros de software do Instagram e da Meta não tiveram mãos a medir para desenvolver o Threads como uma alternativa ao Twitter. Na altura, parecia uma boa ideia.
A WatsApp Web funciona bem no iPad, mas de facto uma app dedicada simplifica.
A questão sempre foi a conta no WhatsApp estar estritamente associada ao smartphone e ao seu número de telefone. Sem o smartphone não havia autenticação. Com a página WhatsApp Web, aberta no browser do iPad, é o smartphone que associa o iPad lendo um código QR gerado no iPad.
Percebia a lógica, mas sempre achei estranho a WhatsApp não ter criado uma app para iPad, com uma forma de autenticação que não dependesse do iPhone. Ao fim e ao cabo foi o que a generalidade das outras apps fez (outras só criaram a app para iPhone, sem versão web). Dava a ideia de preguiça.
Quanto ao Instagram, há duas formas: aplicação web, com limitações e a app para iPhone, que não aproveita a totalidade do ecrã.
https://www.instagram.com/reel/DGslSQOCtAr/?igsh=MW0xNXhyMTNndXU0NQ==
Como o Instagram foi lançado a 6 de Outubro de 2010, poderá até chegar antes de fazer 15 anos 😉
Boicotar instragram / meta.
A IA não é magnífica?!
Que coloquem a mesma a trabalhar na app.
Eu como não tenho conta, nem quero ter, é-me totalmente indiferente.
Sou um mero cidadão comum… não sou influencer.
“E o iPad sempre foi superior a todos os tablets Android juntos.” Então e isto, ninguém comenta ?? Dito pelo gerente do site ?? É cá uma “imparcialidade”. Ui, só visto.
Apesar de estares a olhar com olhos de clubista, aqui a mensagem é clara, fala-se nos números de vendas, na quota de mercado e o reflexo da utilização dos tablets disponíveis no mercado (sim, o iPad é caracterizado como o melhor tablet. Aliás, os analistas dizem mesmo que até hoje o iPad não tem concorrente, derivado, por exemplo, a não ter um sistema operativo integro e dedicado feito pela Google, ou pela Samsung, ou pela Huawei, etc…).
Portanto, se conseguires olhar com olhos de ver, mesmo com esses olhos de tenra idade, percebes que atualmente o iPad tem 52,85% da quota de mercado global de tablets. A Apple, em 2024, vendeu cerca de 57 milhões de iPads a nível mundial.
E sim, eu não tenho nada a ver com estes números, sou imparcial porque te estou a servir tal e qual como estão disponíveis para todos. 🙂
Obs: a par disso, como é sabido e agora é a minha experiência enquanto utilizador do iPad desde a sua aparição e de muitos outros tablets Android, digo-te que o iPad, com o seu iPadOS, é muito melhor que qualquer outro tablet.
Assinado: O gerente 😀