Apple poderá já este ano iniciar produção do iPhone 5S
A Apple poderá começar a produção experimental de uma nova versão do seu iPhone 5, o iPhone 5S, já no próximo mês de Dezembro, com prováveis volumes de produção iniciais entre as 50.000 e as 100.000 unidades, de acordo com um relatório apresentado por um jornal tailandês, o Commercial Times.
Conforme se pode ler no DigiTimes, a Apple poderá acelerar os processos de certificação de peças e componentes para o próximo iPhone, devido às actuais taxas de baixo rendimento na produção de iPhone 5:
Facing low yield rates in the production of iPhone 5, Apple has accelerated the certification processes for related parts and components for the iPhone 5S.
O documento afirma que o então iPhone 5S poderia entrar em produção de grande quantidade no primeiro trimestre de 2013. Se assim for, então a apresentação do novo iPhone poderá acontecer mais cedo do que se espera.
A Apple lançou o iPhone original no verão de 2007 e depois determinou um ciclo de lançamento anual, em meados de cada ano. Este calendário foi seguido até ao lançamento do iPhone 4S que foi lançado em Outubro de 2011. A empresa de Cupertino neste último iPhone lançado, o iPhone 5, também usou este período, o mês de Outubro, mantendo uma lógica de lançamentos.
Isso poderá apenas dar uma ideia que esperaremos o novo iPhone no próximo outono de 2013, mas é também provável que a Apple lance um novo iPad, isto porque, como vimos, o ecrã do iPad mini não foi lançado com a tecnologia Retina, o que poderá acontecer algumas semanas mais tarde que o iPhone 5S.
Este artigo tem mais de um ano
a apple liberou o 2º beta do ios 6.1, cheiram-me quando for a final… vai sair junto com o novo iphone 😀
Se mantiver-mos os lançamentos em Julho-Outubro, tranquilo por mim.
Tecnologia Retina no iPad mini mas que LOL
Vamos la ver se consigo explicar as minhas reticencias qt a essa tecnologia sair no iPad mini agora.
A Apple para evitar desfragmentação ou usaria uma resolução de 1,024 × 768 ou então de 2,048 × 1,536.
O lançamento do iPad 3 com o seu processador A5X veio aumentar 4 vezes mais o processador gráfico em contras-te com a versão anterior A5 (PowerVR SGX543MP4 4x> PowerVR SGX543MP2). Todavia foi um erro, a Apple lançou o iPad3 com um A5X o qual no ecra de 2048 não conseguia manter a mesma performance que o A5 no iPad2 a 1024. O que a meu ver foi uma má jogada, tínhamos os jogos a dar mais fluidos no iPad2 que no iPad3 xD
Anyway, com o lançamento do A6X e respectivo (PowerVR SGX554MP4) essa situação foi resolvida.
Então a logica que vejo é a seguinte, para manter as 10h de bateria a escolha recaiu sobre o A5. Se nem o A5X aguenta de forma “decente” a resolução de 2048, estavam a espera que colocassem no iPad Mini c um A5 uma resolução de 2048? Ira ser para encravar por todo o lado. No maximo o que poderiam ter feito era já meter 1Gb de ram, isso sim era algo exequível e que eu não compreendi pq a Apple não fez. Anyway, n estou a ver a Apple a lançar o Retina again com o A5X que será eventualmente o processador do iPad Mini 2, todavia tb n vejo a lógica de lançar um A5X que apenas é um A5 com GPU melhor se não for para melhorar a resolução.
Ou a Apple lança para o próximo ano no iPad Mini o A6/A6X no iPad Mini para suportar a resolução de 2048 e dá o salto ou então tal só ira acontecer na 3a geração o que eu acho mais provavel, pois n vejo meios de o A6X aguentar 10h de bateria num iPad Mini nesta altura. E estar a lançar o A5X num dispositivo com 2048 foi um erro da Apple pq levou ao dispositivo a ter pior performance que aqueles que tem o A5 a 1024.
Sorry aqui estas minhas ideias todas no ar xD
Rui concordo contigo em quase tudo, menos na questão da performance do iPad 2 para o iPad de terceira geração.
Tenho os dois e a diferença de desempenho não tem nada a ver. Pode num ou outro ponto, como referes, haver ali um pender para o iPad 2, mas na grande maioria, reforço, na grande maioria dos jogos e aplicações… é uma diferença brutal.
Então quando usas aplicações, como o iMovie ou mesmo o iPhoto, onde precisas de renderizar, notas bem a diferença de tempo de trabalho.
Em jogos como o need for speed, por exemplo, há um desempenho completamente mais fluído no iPad de terceira geração que não consegues no iPad 2.
Mas há mais diferenças, Ok aceito que tem algum deste desempenho a ver com a Ram, certo, mas o processador é nitidamente uma vantagem entre um e o outro… já para não falar e isso referiste e bem, no ecrâ Retina.
Ficam alguns dados:
iPad 2
CPU: Dual-Core Apple A5
GPU: PowerVR SGX543MP2
Ecrâ: 1024×768
Memória: 512 MB
iPad 3
CPU: Dual-Core Apple A5X
GPU: PowerVR SGX543MP4
Ecrâ: 2048×1536
Memória: 1 GB
Existem depois vários benchmarks que mostram claramente que o iPad 3 ou new iPad é duas vezes mais rápido, em termos de processador gráfico, que o iPad 2, isto também advém do salto que decidiram dar e que, na minha opinião, não foi de todo comprometedor, apenas houve uma obrigatoriedade de responder ao desenvolvimento constante de hardware.
Repara que o iPad 2 sofreu também ele uma evolução, na qual a Apple, como não houve nenhuma alteração estrutural e visível, não deu grande ênfase (anúncio numa keynote), o processador A5 do iPad 2 passou de 45nm para os 32nm o que, segundo os testes da altura, houve já um importante aumento de autonomia por melhor performance do novo ou renovado A5.
http://bit.ly/UEi7Wp
Eu estou a basear-me em números, dp qt ao uso “real” só quem tem os 2 pode falar, mas viu-se mt ai por net mt gente a queixar-se do framerate do iPad 3, claro esta, se quadruplica a resolução (nos jogos que assim estão optimizados) é normal que o A5X não consiga dar vazão. Mas segundo dizes isso são casos pontuais.
No que ao CPU apenas diz respeito:
Apple A5 1000 MHz (2 cores) – 783
Apple A5 (32nm) 1000 MHz (2 cores) – 786
Apple A5X 1000 MHz (2 cores) – 790
Apple A6X 1400 MHz (2 cores) – 1754
Sei que não devemos ser tão fechados e não pensar so nos numeros, mas a verdade é q em ambos estamos a falar de um dual-core a 1.0Mhz, a diferença vai no Ram e do GPU que em determinadas situações n é suficiente para o aumento de 4 vezes da resolução, o A6X já dá conta bem do recado.
A minha duvida é, ao comprar o iPad Mini (A5 neste caso), n vou ter um produto com uma performance mediana?
O problema não está na RAM – o A5X tem a mesma RAM do A6X!
O problema é na performance dos núcleos gráficos em jogos que fazem uso completo da resolução do ecrã retina. E nem se pode dizer que maus, mas é muito pixel – o novo Nexus10 vai ter exatamente o mesmo problema com uma performance que é comparável ao A5X.
Quanto à performance do iPad mini, não me parece que se possa considerar mediana. É tão boa ou melhor que o iPad2. Não é de topo, mas é bastante boa
Não concordo muito contigo!
O problema não vai ser o processador, mas o ecrã! Isto porque para o próximo ano a Apple já vai ter outro processador que pode enfiar nos modelos superiores, e desse modo o A6X já pode ser usado no iPad mini. E não sei se reparaste mas o A5X deixou de ser produzido.
Em termos de eficiência não tens com te preocupar, pois o principal responsável pelo consumo no iPad maior é o ecrã e não o processador. E é tb por causa do ecrã que o iPad engrossou. Por isso a grande questão é se a Apple vai ter uma nova tecnologia de ecrã que permita reduzir substancialmente o consumo e a grossura de modo a caber nas dimensões do iPad mini e com duração de bateria semelhante. Tudo indica que isso é possível.
O outro problema com o ecrã é o preço! Um ecrã de 8 polegadas de 326 dpi não vai ficar barato, imagino que deva ficar quase tão caro como o ecrã do iPad maior. Talvez por isso vemos o preço actual de 329.
Tens razão eduardo, estava a usar o CPU/GPU como bode expiatório quando é provavelmente o ecrã a fazer o maior dano na bateria. Não percebo então como não veio o iPad Mini com um A6X e 1Gb de RAM, quer dizer percebo, mas como consumidor não me agrada, parece q vou comprar uma coisa já ultrapassada. Ainda tenho um iPad 1 e ele é lento por todo o lado em varias apps, crasha com facilidade mt devido aos seus limitados 256Mb de RAM (livres de base 110Mb). Tenho receio que o mesmo rapidamente aconteça com o iPad Mini.
Então se para o ano sair o Mini c o A6X não ira haver problema com o ecrã retina, a não ser o facto das suas dimensões poderem não ser compatíveis com o que se pretende num “Mini”.
A Apple claramente quer dar melhores características ao iPad maior, pois é esse o modelo que vai dar melhores margens e dá a experiência mais completa. Certamente que não podes esperar pagar menos por características topo de gama – todas as marcas diferenciam os seus produtos.
De modo que não fazia muito sentido pôr o A6X no iPad mini, ainda mais sem um ecrã retina. E eu creio que a Apple ainda não tinha esse ecrã disponível para o iPad mini.
Quanto à memória não acho que seja uma preocupação. 512 é o que o iPhone 4, 4S e iPad 2 têm, e são aparelhos com muito bom desempenho.
Isso foi o q eu pensei com o meu iPad1, 256 dava perfeitamente, ate chegar à altura em que n dava…
Podiam lançar um todos os meses já agora.
jobs we miss you.
A lançarem novas versões a este ritmo ainda matam a galinha dos ovos de ouro …
Alguém me sabe dizer como, sem utilizar nenhuma aplicação extra, como receber um relatório de entrega das SMS. Onde se configura isso? Já espero isso desde o 3gs, tenho o 4S e ainda não descobri… Por favor, acho essencial quase como ouvir a voz do outro lado nos telefonemas, por isso peço ajuda a quem souber como se configura!
Não é possível !
Tanto quanto eu sei, o iphone não trás relatórios de entrega (alta falha imo, todo e qualquer outro telemóvel no mundo faz isso).
Podes ou comprar uma app da appstore que faça isso ou então instalar gratuitamente um pack do cydia (com jailbreak) que active isso. Espero que tenham mudado isso nas versões mais recentes, quando andei com um iphone, só assim é que dava.
Instruções:
http://iphoners.org/activate_enable-iphone-sms_text-delivery-report/
Antecipação de uma noticia em fevereiro de 2014.
“A Apple acaba de anunciar a comercialização do novo ipad 2342.
No entanto rumores afirmam o lançamento da versão 2342S imediatamente no dia a seguir.
Conseguimos ainda apurar que a grande novidade na versão S é a cor da caixa do equipamento.”
Enfim…
O maior problema é que este iphone 5S parece que não traz nada de novo, apenas corrige os problemas do iphone 5 só isso, ou seja eles querem que as pessoas paguem pelos erros que eles cometeram.
A eles, Apple, calha bem lançar sempre para o mercado iPhones “fora do prazo”
Já saia era o jailbreak para A5 devices com iOs 6.0.1 😀
Então a maça tem que facturar todos os meses do ano e para isso de micro-upgrade em micro-upgrade vai fazendo a vidinha. Estavam a espera de que? Um cabo melhor? Vejam lá.
Não percebi porque tanta febre com lançamentos?
vemos outras marcas concorrentes a lançarem diferentes gamas do produto mas nunca a mesma gama(galaxy Ace , galaxy 2 etc… coisas distintas). porque que não fazem na loja como nos Stands(com opção de extras),como por exemplo quando compra-mos um carro que originalmente não tem um acessório não estamos a trocar por exemplo um BWM m3 por Fiat panda.
A Apple faz com que se comprem dois carros da mesma gama um com e outro sem acessórios, é o mesmo produto com extra que poderia ter sido incluído no original, fica-se com a sensação que se comprou um carro sem vidros e o modelo seguinte já tem.
Achas? Então as outras marcas fazem o quê se lançam versões do mesmo smartphone às cores, com e sem 4G, mais reduzidos, etc?
Olha que a Apple faz um lançamento por ano do seu único smartphone 😉
Um bom exemplo disso é o galaxy s3 mini, mas como como é android já não faz mal… enfim é sempre a mesma conversa.
Pior mm é lançarem o S3 (i9300) em Maio e em Setembro sai o S3 (i9305) com 4G e 2Gb de RAM… enfim…
penso que a questão não é defender marcas, existindo hoje o 4G por exemplo ou uma tecnologia mais recente, o consumidor vai evitar comprar algo que não a tenha certo ? Porque que é que se opta em inundar as lojas com produtos tecnologicamente desactualizados como por exemplo S3 em maio e depois o outro em setembo se bem me lembro em maio já existia 4G…. depois um leigo que nao preceba do assunto vai acabar por levar o produto de maio em vez do de setembro vai para casa a pensar que comprou algo com 4g e afinal não tem, não ha diferenças fisicas á vista no equipamento.
Consumismo no seu melhor!
segundo o que ouvi quando saiu o ipad 4………”entao o iphone nao continua a trabalhar? qual é o mal? ” – para auqeles que compraram o seu iphone 5 e pensavem k so seria para o final do outro ano a sua troca.
anda por aqui muita confusão com esta notícia!
em primeiro lugar o que é dito é que em Dezembro vão fazer testes de produção e não começar a produzir em massa. Logo a data de lançamento é bem possível que seja em Junho/Julho
Em segundo lugar isto não passa dum rumor lançado por um jornal que não tem um historial muito bom no que diz respeito a rumores da Apple. A maioria do que diz nunca se verifica!
Tudo bem, sabemos que existe um tempo para produções de novas versões de tudo. Mas o 5 ainda nem chegou em todo o mundo e já estão a falar de 5S… por favor!
Como já foi dito aqui mesmo, o factor surpresa morreu com Jobs. Lamentável…