Apple lançou a actualização 10.9.4 para o seu OSX Mavericks
Depois de tudo o que vimos surgir na última WWDC, não se esperaria muito da Apple sobre os seus sistemas operativos. Mas a verdade é que o dia de hoje veio provar o contrário.
De uma assentada a Apple lançou para os seus utilizadores. A primeira foi ao final da tarde, ao ser apresentada a versão 7.2.1 do iOS, e depois disso foi lançada uma actualização para o OSX Mavericks.
Esta nova versão, a 10.9.4, vem também corrigir alguns problemas existentes no OSX, e que necessitavam de ser corrigidos.
A versão 10.9.4 do OSX vem procurar resolver problemas que foram detectados nos OSX e que necessitavam de ser corrigidos.
Não existem novidades nesta nova versão, estando estas guardadas para a chegada do OSX Yosemite, tendo a sua maioria sido apresentada na última WWCD.
As correcções que esta versão traz conseguem eliminar alguns problemas que estavam já identificados e que requeriam a intervenção da Apple.
A primeira correcção trata de um problema que afecta a ligação a redes wireless e que impedia a ligação do OSX a redes sem fios conhecidas.
Depois a Apple tratou também de melhorar a fiabilidade do processo de recuperação de uma hibernação, algo que nem sempre corria da forma pretendida.
Estes dois processos estavam a apresentar problemas, muitas das vezes quando executados em conjunto. Depois de recuperar de uma hibernação nem sempre se conseguia que o OSX se ligasse a redes sem fios escondidas. Esta limitação está agora ultrapassada.
Por fim, e já no campo das melhorias, a Apple lançou uma actualização para o Safari. A versão 7.0.5 passa a estar disponível para os utilizadores que instalarem esta actualização.
Esta actualização agora lançada teve apenas duas versões beta, tendo a primeira sido lançada no final de Maio e a última versão beta, alargada a todos os que estão a fazer testes a versões de desenvolvimento, sido lançada apenas na semana passada.
Esta é uma actualização que a Apple aconselha que seja feita por todos os que têm instalado o OSX Mavericks, por forma a garantir uma maior compatibilidade entre o SO e o hardware.
Esta actualização pode ser obtida nos moldes normais, através das actualizações do OSX, obtidas pela App Store. São cerca de 300 MB que depois são instalados com um reiniciar do sistema.
Homepage: OSX
Este artigo tem mais de um ano
E os problemas de rede, de partilha de ficheiros em rede, do smb/smb2, dos problemas de partilha com o windows, etc…
Que problemas? podes explicar melhor?
Eu tenho tido alguns problemas de rede no Mavericks. Principalmente com o servidor NAS synology, que está sempre a perder a sincronização no time machine. Tenho sempre de apagar a configuração, e fazer tudo de novo. É como se o disco de rede deixasse de funcionar. Na partilha de ficheiro com o NAS nem sempre funciona, perde constantemente a ligação porque deixa de encontrar o servidor. Com o resto das maquinas de casa isso não acontece, 2 portáteis com win7 e 1 raspberry pi com XBMC. Mais logo faço o update e vamos ver se melhora.
Isso pode ter a ver com o utilizador que usas para fazer o login no NAS. Já tive esse problema e fui ao Keychain actualizar.
E a culpa é do OSX?
LOL?
Quer dizer, primeiro, se tens time machine, é porque o disco está como AFP (Apple), e não como rede do Windows.
Os synology não têm suporte oficial nem de rede Windows, nem de AFP, pois são Linux, e o que há para Linux nesse aspecto, é software de compatibilidade, não é o oficial.
Portanto, tens o que se espera de um software de compatibilidade…
Que eu saiba não existe nenhum tipo de certificação para os protocolos SMB/CIFS e AFP para serem oficiais ou não.
Será que isso quer dizer que a Apple também não têm suporte oficial para SMB? Alias, antes do 10.8, a Apple usava o Samba para o protocolo SMB.
Lá por aceder ao disco por AFP no Mac, não quer dizer que não possa aceder por SMB/CIFS no Windows e NFS no Linux. Os discos da Synology (tal como muitos discos NAS) permitem a possibilidade de funcionarem com mais do que um protocolo activo.
@ Nuno Vieira
Creio que ele se estava a referir a quem produz o software ter acesso completo a toda a documentação do protocolo, e não fazer “Reverse engineering” para manter compatibilidade!
Existe.
Se o SO é feito pela MS, o SMB/CIFS é oficial.
Senão, não é.
Se o SO é feito pela Apple, então o AFP é oficial.
Senão, não é.
As redes windows e redes mac, são PROPRIETÁRIAS.
Sim, a Apple não tem suporte de redes windows oficial.
Usava o Samba, que era uma implementação dos protocolos da Microsoft em GPLv3, agora passou a usar a sua própria implementação. Nenhum é da Microsoft, nem oferece garantia nenhuma de compatibilidade a 100%.
Portanto, quem quer compatibilidade a 100% com redes Windows, tem de ter tudo Windows, quem quer a 100% com redes Apple, tem de ter tudo Apple.
Sim, eu sei que os discos da Synology permitem utilizarem mais do que um protocolo no mesmo disco, assim como o Windows e o OSX.
Mas o Time Machine só funciona oficialmente por AFP, os discos da Synology usam uma implmentação não oficial do AFP, utiliza o Netatalk, logo, é normal de vez em quando aparecerem estes dissabores…
Agora quem quer rede interoperáveis de vários SO’s?
Simples, utiliza NFS! É regulamentado pela Internet (IETF), está disponível no Linux, Windows e OSX.
@Nunes
Ambos os protocolos (SMB e AFP) estão devidamente documentados e não é preciso fazer “Reverse engineering” para os implementar.
@ Nuno Vieira
Se a documentação estivesse tão acessível como fazes crer, não haveria problemas de compatibilidade. O facto é que se queres ter acesso a tudo terás de pagar à Microsoft ou à Apple, o que em muitos casos não compensa, daí muitos usarem alternativas que nem sempre têm 100% de compatibilidade.
Quando a Apple usava Samba, esta era GPLv2. A Apple decidiu desenvolver o SMBX porque a versão do Samba que suporta o SMB2 utiliza o licenciamento GPLv3 e impedia de o utilizar no seu SO.
Estás-me a dizer quem quiser ter um NAS a funcionar no Windows a 100% têm que utilizar um NAS Windows? Lol!
O Synology não utiliza uma versão não oficial do AFP, utiliza uma versão antiga.
E não me parece que sabias que podia ter mais que um protocolo activado:
“Quer dizer, primeiro, se tens time machine, é porque o disco está como AFP (Apple), e não como rede do Windows.”
@Nunes
O SMB1 foi “reversed engeneered” oara ser implementado no Samba. Isso mudou com o Windows Vista/2008 com a introdução do SMB2. A Microsoft têm desde esta versão fornecido as especificações totais deste protocolo.
http://msdn.microsoft.com/en-us/library/cc246482.aspx
O mesmo se passa com a Apple.
@ Nuno Vieira
Muitos sistemas continuam a usar a versão anterior do SMB, daí muitos dos problemas que têm sido identificados com a implementação da Apple, SMBX.
o SMBX é uma implementação do SMB2 e não do SMB original.
@ Nuno Vieira
Exactamente. A Apple não implementou 100% de compatibilidade no Mavericks com o SMB que se pode encontrar noutros sistemas. E antes até tinha alguma!
Dou um exemplo concreto:
– Tendo um macbookpro e dois pc’s na mesma rede, a partilha de ficheiros é bastante instável. Em particular, o mac tem dificuldades em efectuar uma ligação estável com as pastas partilhadas de um pc que possui o windows 8.1 (o outro pc possui um windows vista): a ligação ou não funciona (encrava) ou, quando funciona, torna-se demasiado lenta, instável e acaba por ‘crashar’ ao fim de pouco tempo. Averiguando no ‘Console’, surgem erros como estes:
– kernel: smb2_rq_credit_decrement: Timed out waiting for credits 35
– kernel: smb2_smb_parse_change_notify: smb_rq_reply failed 60
– kernel: smb_iod_reconnect: Reconnected share XXXXX with server PC-W81
– kernel: smb_fid_get_kernel_fid: No smb2 fid found for fid 57550ef47cc64007
Sou novato em mac (aliás, sou praticamente virgem neste território – estou na fase experimental 🙂 ), contudo, parece-me que este assunto é um problema que o Mavericks trouxe e ainda não foi resolvido. Poderia tratar-se de uma ignorância resultante da minha inexperiência nestes territórios. Contudo, basta percorrer alguns links de discussões do suporte Apple para verificar que há problemas idênticos ao meu:
https://discussions.apple.com/message/25352996?ac_cid=op123456#25352996
https://discussions.apple.com/message/25147897#25147897#25147897
https://discussions.apple.com/message/26080975?ac_cid=tw123456#26080975
Nunca tive esse tipo de problemas…
Desconhecia que poderiam ter essas dificuldades no funcionamento de rede. Os unicos problemas que tive e que comentei para o Pedro foram mesmo no acesso ao NAS e actualizando o user e pass no keychain passou a funcionar bem.
Pode ser que seja nesta actualização 🙂
Já actualizei e tudo na mesma.
O único recurso temporário passa por, a cada sessão, estar a fazer uma nova ligação ao ‘servidor’, não através do smb mas através de cifs://(IP do servidor)…
Mas fazer isso sempre que se liga o computador é deveras saturante e improdutivo!!!
http://www.macwindows.com/mavericks-filesharing.html
Faz assim, muda para uma rede Apple, põe AFP a funcionar no Windows, a ver se dá… 😉
Obrigado pela dica! Certamente será extraordinária, mas desconheço a ‘língua’ em que está escrita 🙂
Sou um simples utilizador de computadores e, como já referi em anteriores comentários, leigo na matéria! 🙂
Rede Apple??? AFP???
A resposta é que o OSX tem compatibilidade com redes Windows, mas o Windows não tem compatibilidade com redes Apple (AFP).
Basta a Microsoft mudar qualquer coisa, que a Apple tem de ver o que eles andaram a fazer.
É óbvio que eles vão andar sempre a modificar as coisas, só para lixar o pessoal com Apple, Linux, etc…
Que eu saiba a Microsoft já não têm suporte para AFP nos SO recentes, embora existem programas de terceiros que ultrapassam este problema.
Corrige-me se eu estiver errado, mas não era um dos objectivos da Apple, migrarem do AFP para SMB2?
@ Nuno Vieira
O Time Machine só funciona com AFP!
Se era objectivo da Apple, era isso… objectivo…
Porque o Time Machine só funciona em AFP. Podem mudar, mas por enquanto, só AFP.
o tamanho a mim da ataulização foi cerca de 92 mb e nao 300 mb como indica no artigo.
Obrigado pela indicação da atualização. 😉
Porque é que lançam actualização para o Mavericks se já saiu o Yosemite?
Já saiu o Yosemite?
ainda não saiu o Yosemite, mas mesmo que tivesse saído, chama-se dar suporte, coisa que muitos não sabem o que é, mas os utilizadores Apple sabem.
Vamos lá analisar isso.
O Mac OS X 10.6, lançado em Agosto de 2009 perdeu o suporte em Fevereiro de 2014. O Mac OS X 10.5 saiu em Outubro de 2007, e deixou de ser suportado em Junho de 2011.
O Windows XP saiu em Outubro de 2001 e perdeu o seu suporte em Abril de 2014. O Windows Vista saiu em Janeiro de 2007 e vai ter suporte até Abril de 2017. O Windows 7 saiu em Outubro de 2009 e o suporte termina em Janeiro de 2020.
Se ligas assim tanto ao suporte de um SO, deverias então utilizar o Windows.
Vamos ver assim…
Na Apple, as atualizações são grátis. Quem tiver um 10.6, pode ir á store comprar por 0€ o último SO e instalar. Ou pedir a alguém por uma cópia, e instalar no seu Mac.
Não só a parte da segurança, como de melhoramentos no OS.
Ninguém tem de ficar com a versão anterior do SO só para poupar em licenças de software, ninguém tem de piratear o SO, porque nem sequer é preciso introduzir números de série.