Apple – iPad gera ganância nas actualizações?
Quando se adquire um determinado dispositivo com um sistema operativo, é esperado que se obtenha suporte com actualizações desse sistema operativo até ao final do ciclo de vida, certo? Segundo a Apple parece que não.
O utilizador que adquirir já o iPad apenas irá ter acesso a uma actualização gratuita do sistema operativo, as restantes terá que as pagar!!!
A Apple lançou recentemente no seu site oficial a license agreement relativa ao iPad, onde consta uma política não muito comum de actualizações.
Vamos então analisar o seguinte texto que consta deste documento: “A Apple irá disponibilizar-lhe quaisquer actualizações de software relativas ao iPad OS que sejam lançadas periodicamente, inclusive a próxima versão do iPad OS software que se seguirá de imediato à versão que constará no lançamento do iPad e que será gratuita. Por exemplo se o seu iPad incluir de fábrica o iPad 3.x Software, a Apple irá-lhe disponibilizar upgrades até a versão iPad 4.x do seu software. Esses updates podem não incluir necessariamente todas as funcionalidades a nível de software que a Apple possa lançar em futuros modelos do iPad.”
Traduzindo por miúdos o texto anterior, a primeira geração de iPad apenas será actualizável, pelo seu proprietário, até à versão 4.0 do iPhone OS, mas versões posteriores como a 5.0 ou superiores terão de ser pagas. Pior do que isso, os upgrades (gratuitos ou não) podem não trazer todas as funcionalidades ao nível de software que versões mais recentes do iPhone OS.
Esta política da Apple visa, do nosso ponto de vista, apenas um aspecto: obrigar o proprietário de um iPad, numa determinada altura do ciclo de vida a adquirir um modelo de última geração do iPad. Aliás, não faz um mínimo sentido esta posição da Apple, quando para o iPhone, têm sido disponibilizadas versões de upgrades, do sistema operativo, totalmente gratuitas.
O modelo de negócio do iPad não é em muito semelhante ao de um iPhone, inclusive partilham a mesma AppStore e mesma plataforma de sistema operativo? Estaremos perante uma medida para rentabilizar a nova galinha dos ovos de ouro da Apple?Wired
Este artigo tem mais de um ano
Apple no seu melhor… 🙂
Caso não saibam, isto sempre foi assim. Ou vocês actualizam do xp para o vista ou o seven de borla? aquando da actualização do leopard para o snow leopard, toda a gente pagou. Trata-se de um sistema operativo diferente e não uma actualização. Por isso, isto não é sequer notícia…
Queres apostar que quando sair o iPhone OS 4 os proprietários do iPhone não irão pagar nada?
Quem te disse que foi sempre assim? 😀
vamos ver se nao pagam, mas o OS 4.0 nao vai trazer todas as funcionalidades do novo iphone de certeza logo sera limitado a mesma para os 3g
Para o Vitor M., prevê-se que o iPhone OS 4 nem dê nos primeiros iPhones, os da primeira geração denominados “2G”. Se for a ver os iPod Touchs tem de pagar pelas actualizações!
Mas também não será necessário grande alarido porque é sempre possivel actualizar “por fora” sem pagar nada, algo a que 90% do utilizadores de pc´s já estão habituados a fazer e que depois vem para aqui dizer mal! A grande diferença é que as coisas da Apple simplesmente funcionam e tudo o que é Windows já se sabe! E de uma vez por todas percebam que a Apple não é uma empresa para agradar a Gregos e Troianos, Virus ou Trojas e que serve para profissionais e pessoas comuns que não querem ter problemas e que procuram algo ÚNICO e que lhes dê uma grande diversão. Bem hajam, produtos Apple!
“A grande diferença é que as coisas da Apple simplesmente funcionam”
Então o novo service pack, ops, perdão, “pequeno update” que saiu recentemente para o ox 10.6 que pesa apenas 720mb não corrigiu nada, apenas foi um exercício de largura de banda? ya claro, isso e os ecrã amarelos do último iMac
“Os productos da Apple”
A pior porcaria que anda ai.
Bem haja!
Queres apostar que nos 600€ que pagas por um iphone já está incluido os updates!!!! e já agora tb queres apostar que o iphone os 4 será o ultimo update que os iphones da 1 geração aguentam???se aguentarem!!!!
Então mas o que querias? Que fosse eterno? Diz-me lá onde é que já vai um smartphone/PDA/PPC comprado na mesma altura que o iPhone 1G…
Taigo!! Só queria expor a ideia que cada geração do iphone não vai aguentar mas de 3 a 4 major updates e que esses já estarão incluídos no valor do iphone!! Não me parece que a diferença de preços entre o ipod e o iphone seja só por acrescentar as funções de telemóvel e gps!!
Mas nisso estamos totalmente de acordo, eu também acho um exagero e um abuso o preço do iPhone. Infelizmente esse não é um “problema” exclusivo da apple. O nexus one não está mais barato que o iphone. Era bom que fosse, para a concorrência aumentar e os preços diminuirem. Para piorar a coisa as operadoras e as taxas portuguesas põe os preços não num racio 1:1 entre dollar-euro (como se isto ainda fosse pouco maus) mas sim com um preço em euros superior ao preço em dollars (tanto em “número” como em “valor”).
Quanto aos updates que a versão 1 do iPhone vai “aguentar”, não sou um utilizador, mas já ficaria satisfeito por ter tido actualizações até esta altura (e para já ainda a continuarem). Quanto a isso já estar incluido no preço, é claro que já está..! Está isso e está tudo e mais alguma coisa…mas quanto a isso nada se pode fazer, e é um mal geral..
Por acaso quando comprei a minha maquina foi na altura do lançamento do Windows Vista, mas a minha ainda trazia o XP mas com a opção de pedir depois o CD do Vista…de borla!
E o mesmo aconteceu com quem adquiriu maquinas com vista no lançamento do seven podiam em alguns casos proceder ao update sem mais custos…
No meu PC não actualizei do XP para o Seven de borla, mas no meu PC instalo o Sistema Operativo que eu quiser.
No iPad só instalas aquilo que a Apple quer.
Instala lá OSX no teu PC.
o original nao da mas a um versao que acho que se chama hack osx e faz com que possamos instalar o mac osx no pc
Quantas vezes é k queres k eu instale o OSX no meu PC??
E depois tem um PC como se tivesse Winblows.
Sempre a crachar e a dar problemas.
Para isso mais vale estar quieto.
Não é em nada comparável. É comparável a service packs dentro da mesma versão.
A única coisa compreensivel são as limitações de software (caso se traduzam também a funcionalidades que só são suportadas nas novas versões do iPad devido a constrangimentos no suporte de hardware às versões antigas).
Tendo em conta a restrição (lock-in) ao vendedor, e que usa como base a mesma app store, não existindo restrição de suporte ao hardware só se pode olhar para as “novas versões” como service packs, pois de outra forma estará a tornar-se obsoleto (e ultimamente inutilizável antes do termo da garantia, 2 anos) o uso do equipamento pois de certeza que essa medida segue a mesma politica de sempre da apple: lançam nova versão, obrigam os coders a trabalhar sobre ela (bye bye versões de apps para versões antigas de iPad).
Gosto especialmente de ler comentários de quem não sabe o que diz, ou na melhor das hipóteses não pensa antes de escrever. Os criticos desta notícia que me digam quanto custa um upgrade do vista para o seven. O leopard para o snow leopard custa 25 Euros. E as incompatibilidades?! Que é isso? Incompatibilidades com o quê? Informem-se!
apple fanboys… o windows tem que comer com tudo o que é componente, é claro que vocês tem tudo de mãos dadas, porque só funciona aquilo que a apple quer e não o que o consumidor quer. E mais o facto do mac os ser construido em cima de linux também não dá muitos louros ao facto de se pagar seja o que for por mais barato que seja 😛 não critiquem os windows quando os vossos preferidos também têm falhas inconcebíveis. Sabiam por exemplo que o sistema operativo mais vulnerável do mercado é o mac os? A sério tou farto de meninos ricos fanboys de tudo e mais alguma coisa. Solaris ftw! xD
“(…) mac construído em cima do linux”… pronto, já estragaste tudo.
Pois já estragou…. Pq o mac os não é construído em cima do Linux mas sim do UNIX….ilol
“Solaris ftw! xD” nesta ultima frase disseste tudo!!!
A diferença entre o sofware do iPad e do Iphone, é que a Apple tem interesse que os utilizadores de iphone actualizem o seu SO para deixarem de estar “Desbloqueados”. Nos iPad´s como já vem de origem desbloqueado, o interesse desaparece. Mas esta noticia mais parece de 1 de Abril do que de 31 de Março 🙂
Eles fazem mais ou menos a mesma coisa com o iPod Touch por isso –‘
Eles fazem mais ou menos a mesma coisa com os iPod Touch por isso –‘
Não deixa de estar errado. Se seguissem a mesma política do iphone tinha mais lógica, mas como sempre eles só querem saber do seu bolso.
Apple no seu melhor de modo a tentar trancar os consumidores e os pressionar na compra de novos equipamentos.
Coitadinhos de nós que estamos na Apple… somos tão pressionados e sofremos tanto… Lololol
lllllllllloooooooooooooooollllllllllllllllllll ainda não parei de rir….
Viva a APPLE. Os da Microsoft é que são mamões… Continuem-lhes a encher os bolsos que o (blow)Jobs agradece…
A serio.. porque é que ainda se fala no iPad
Isto sim, é interessante:
http://www.engadget.com/2010/03/30/switched-on-courier-courts-the-creative/
percam 2 minutitos a ver o video
tens toda a razão,uma pequena maravilha, para quando e quanto?
sim … parece ser incrível mas suspeito que de tão bom e com tantas funcionalidades … será necessário um curso de formação ou pelo menos muitas horas gastas para se lhe conhecer todo o potencial .
chama-se racicionar.
utilizar um equipamento que um macaco tb usa tem, é na minha opiniao limitado.
nao estou a dizer que o simples tem que ser complicado.
mas há uma porpocionalidade inversa entre o simples-tipo-macaco e funcionalidade/potencialidade
uma coisa a meio do ecrã, por onde se dobra.. hmm… mesmo muito interessante de facto. lol. vai ser lindo para filmes, então para designers, onde cada pixel conta, uma barra preta a meio vem mesmo a calhar! xD HAHAHA
“A serio.. porque é que ainda se fala no iPad
Isto sim, é interessante” hahaha
diz-me mas é quantas pessoas é que gostavam de ter um daqueles conjuntos de duas televisões que depois divide a imagem, mas fica com a aquele espaço a meio? se me dessem, vendia logo um dlees no ebay lolol
Continuo a não entender a razão porque tanta gente se baba (literalmente) pelo iPhone e iPad. Não se pode dizer que sejam pináculos da tecnologia, não teem nada do outro mundo tirando o “status” que dão (será mesmo que dão) a quem os tem.
Qualquer outra empresa que lançasse um telemóvel em que apenas podem correr as aplicações que eles acharem que devem correr, e com a possibilidade do fabricante desactivar e remover qualquer aplicação que tenhas instaladas, desde que lhe apeteça, seria no minimo apedrejada e insultada. Mas a Apple, claro que não.
A nível de computadores, não nego que teem material muito bom, mas talvez não fosse má ideia ficarem por ai… Porque de resto, além de não me convencerem, apenas me fazem rir.
Man primeiro experimenta um… se quiseres até te empresto um por um dia! Não digas baboseiras e pára de gastar dinheiro de seis em seis meses em Nokias, HtC e porcarias dessas…
Tá calado. Só se fores tu que compres um HTC ou um Nokia todos meios anos.
Em minha casa mando eu e não a Apple.
Por na tua casa mandares tu, é que a HTC e NOKIA passado 1 ou 2 anos “dizem-te”:
Queres aplicações, vira-te.
Queres updates?
Compra um novo! Descontinuamos esse modelo!
Temos agora o HD3…ou o N97, mas como não vingou temos agora o N900…
Isto fala-se muito de borla as vezes…e o iPhone já tem 3 anos. Continua a ser suportado, usado, e a Apple não manda em ninguém. Muitos com Jailbreak, outros sem… muitas aplicações gratuitas, outras pagas, clientes satisfeitos e Apple a lucrar, como qualquer empresa quer.. é lucrar.
A Nokia lucra com venda de telemoveis, mas não oferece suporrte de qualidade. A Apple lucra com software, mas oferece qualidade. Mal por mal, mais vale ter Apple e ser um utilizador satisfeito.
Bom dia a todos,
Começo por dizer que sou utilizador de um MacBook e de um iPhone. Escolhi o MacBook porque na área onde trabalho (Design), sou apologista dos macs, que nunca me deram um problema em termos de avaria, performance ou ecrãs azuis (ou de outra côr), enquanto que num pc com o windows instalado, havia sempre algo que estourava. Agora que estou a entrar na programação, comecei a usar o Linux, e também não tenho tido razão de queixa, para além de um driver ou outro que não funciona, mas que rapidamente se encontra uma solução na net para que fique tudo a funcionar.
Uso um iPhone porque consegui um “deal” do caraças. Não ia dar o valor que pedem por um iPhone, para depois usar apenas 4% das suas capacidades, ou seja, fazer chamadas, uns joguitos e agenda. Acho que existem equipamentos móveis com qualidade superior ao iPhone, mas gostos são gostos. Continuando a ser sincero, como sempre sou, se trocar de telemóvel, ou consigo outro “deal”, ou muito dificilmente irei para outro iPhone. Mas gostos são gostos.
Quanto à noticia do pagamento por actualização, acho que faz sentido, mas não nos termos expostos. A meu ver, e admitindo que posso estar redondamente errado, parece-me que o SO do iPad é o mesmo, ou muito parecido ao do iPhone, e se este é disponibilizado aos utilizadores gratuitamente, porque não também o do iPad?
Nota: respeito os compradores do iPad, mas continuo a achar que é um hardware que não serve para “quase” nada, e tendo visto o documento com os números relativos ao custo do seu fabrico, e a margem de lucro de cada iPad…. naaaaaaaaa.
A partir de agora, é só PC’s de marca branca, com Linux a bombar…. (sendo que continuarei a usar o meu MacBook para trabalhar em Design).
Cumps e Kudos.
Então começa a insultar/apedrejar a microsoft!! porque parece que o windows 7 vai copiar o modelo de negoçio!!!
Sem dúvida, Gerardo.
A Microsoft é constantemente acusada de tudo e mais alguma coisa, no entanto assistimos a situações completamente absurdas como esta.
Mais grave ainda é o facto de estes “grandes acontecimentos da Apple” passarem despercebidos à maior parte dos consumidores, que continuam a comprar produtos com um look “giro” mas com tecnologia menos recente, que pensam que a “Maçã” está à frente em termos de inovação tecnológica.
Talvez se os media começassem a divulgar grandes passos do opensource e como os SOs livres estão tão abertos ao utilizador comum, estas grandes marcas baixassem um pouco a garimpa.
Pagar actualizações? São doidos…
Exacto…
Sem querer ofender ninguém acho que até o ‘Gervázio’ conseguia aprender em 10 minutos que comprar esta coisa não compensa
x)
Ora bem, não se preocupa com Flash, não se preocupa com multitouch, não se preocupa com actualizações…
Por este andar daqui a pouco mandam-nos placas de CI, uns componentes, um software de programação e as pessoas que se desenrasquem pq eles não estão para o desenvolver.
Alguém me explique a razão para isto 😉
Boa Semana!
As aplicações de flash, não são desenvolvidas para dispositvos touch, se for apenas o problema dos videos, isso será alterado me breve. Além disso flash poderá ter os dias contados com o aparecimento do novo HTML. Multitasking (e não multitouch) poderá estar para breve. Uso um ipod touch e um iphone 3G desde o lançamento e nunca senti dificuldades por não ter multitasking.
Acabaste de dar um (dois?) tiro(s) no pé.
Essa do flash ter os dias contados e que vem aí um HTML5 maravilhoso e super funcional é uma falácia, pois assim sendo, podias dizer que não precisas de rato nem de teclado porque vem aí uma tecnologia que mediante o pensamento as letras surgem como magia no ecrã e o ponteiro do rato movimenta-se…
Quanto ao outro tiro, mais certeiro diria: nunca usaste um equipamento móvel com multitasking? Supondo ser este o caso, percebe-se perfeitamente porque nunca lhe achaste falta.
Quanto à notícia, bem, isto não me espanta muito, a Apple quanto mais fechar os seus produtos mais ganha, certo? Sempre foi, sempre será. Os iphones sempre deram para actualizar de graça? Pudera, os primeiros nem MMS enviavam……..
Mas no fundo assim é que é bom, haver tudo para todos os gostos e desejos. Viva a Maçã, viva a Microsoft, viva o meu querido Debian 🙂
Um bem haja, a todos.
Vem ai… entretanto para o teres no Ipad, terias que pagar certo?
Pois pelos vistos paga-se
Isto pode ter a haver com o facto de a Apple quando lançar a V5 não querer estar a preocupar-se em desenvolver, testar e documentar o processo de upgrade directo de 3 para 5. Assim garante que sempre que lançar uma nova versão só tem de se preocupar com a versão anterior.
Esta é uma leitura possivel deste EULA.
Outra leitura é que tratando-se de um SO, é normal cobrar uma fee pelos upgrades. Ninguém estava a espera, mas gostaria certamente, que a MS oferecesse o Windows 7 a quem tinha comprado o Vista uns anitos antes. Mas a apple está a fazer isso para um upgrade. Gostava eu que todos fizessem o mesmo.
O que se compreende é que efectivamente quem comprar o iPad agora e o quizer actualizar mais tarde para versões acima da 4, vai ter de arrotar o carcanhol.
Outrra leitura é que isto é brilhante por parte da Apple. Corta funcionalidades importantes na primeira versão… a segunda verão do OS vai trazer algumas melhorias para a malta ficar toda contente por receber um upg de borla, mas eis que de repente sai a versão 5 essa sim realmente quase fabulastica. A malta fica logo com vontade de actualizar mas nao pode porque tem a versao 4 já actualizada da 3. Então ou compra o novo ugrade ou compra um novo iPad.
Alias esta é a politica da Apple em tudo. Agarra as pessoas onde elas estão mais vulner+aveis, criando necessidades por falta das mesmas que depois saem numa nova versão e claro mais uns trocos. Como as actualizações são normalmente baratas a malta nem se chateia muito e diz maravilhas da Apple.
Chama-se a isto minha gente… saber fazer as coisas com cabeça, tronco e membros.
Está uma visão provavelmente nua e crua mas com muita realidade 😀
mas espera ai, estás a comparar uns míseros upgrades com S.O’s novos? era o mesmo que dizer que a microsoft vendia-te o windows 7 e todos meses lançava uma coisa nova.. “olha, novo paint… olha, novo media player.. olha o aero..” pagavas por isso? isso é basicamente o que acontece no iphone OS..
agora se é um SO novo, redesenhado e com novas funcionalidades aí o filme é outro.. mas não me parece que é que se está falando aqui, porque geralmente isso vem acompanhado de um upgrade de hardware..
ps: do exemplo do windows o mesmo se pode aplicar ao mac OS X
“isso é basicamente o que acontece no iphone OS…”
Vá venham aqui comentar o bruno, que isto deixou-me curioso e não tenho conhecimentos deste pormenor… sempre pensei que se pagavam novas aplicações e mais nada, ou no máx mudanças no SO, updates :S.
olha, um telemovel que quando saiu nem pra fazer videos dava e nem mms dava pra enviar, era ridiculo se te pedissem dinheiro por isso, quando a concorrência ja tinha essas funções ha muito.. que novos updates saíram para o iphone os assim de tão diferentes? e nem me venhas comparar o windows vista com o windows 7, porque apesar de parecerem muito iguais, são bastante diferentes no kernel..
Na verdade, o Windows Vista e o Windows 7 de kernel não são muito diferentes.
Dou-te 2 fortes factos que apontam isso.
1) Drivers são iguais para ambos.
2) Windows Vista é o 6.0, Windows 7 é o 6.1.
O que aconteceu básicament no Kernel foram correcções em certas lacunas do Vista, o que lhe fizeram ser mais rápido e estável, porque o Kernel em sí é o mesmo. 😉
Se fosse uma mudança radical de Kernel, o Windows 7 era v7.0 e não v6.1
Eles querem seguir o mesmo modelo que seguiram no iPod Touch, que a meu ver irá gerar a mesma polémica.
Segundo percebi, não irão ser todas pagas, mas só em mudanças significativas de iPhoneOS, ou seja, de versões em versões, e não em builds.
Embora perceba a intenção (tal como do MacOsX 10.5.0 para o 10.6.0) é um novo sistema, pagamos por ele, assim como Windows Vista para Windows 7…. acho que em relacção a iPod touch e iPad’s ninguém vai engulir essa politica.
E pior que tudo é que a Apple não é a única. A Microsoft está precisamente a estudar o mesmo para o WindowsPhone 7 adiante.
Isto, a meu ver é um GRANDE erro. Só irão dar mais asas ao crescimento do Android. É mesmo uma estratégia péssima. No iPod Touch muita gente saltou o pagamento, porque na net o que não faltou foram sites a surgir com o novo iPhoneOS, que era só descarregar e instalar pelo iTunes.
Parece-me totalmente aceitável esta situação. Como já foi referido, ninguém aqui conseguiu ter acesso ao Windows 7 e borla só porque comprou o Vista certo ?! E além disso estamos a falar de 10$.. Acham muito ?! Sinceramente, com valores destes e com funcionalidades destas, ninguém se vai preocupar em piratear por 10$.. Mais vale apoiar que desenvolve software desta forma..
Abraço
Bem nos n devemos estar a falar a mm língua, O q raio tem o Vista –> 7 a haver c o facto de ter se pagar um upgrade.
E se acham q a logica é a mm, então pq raio n pagam logo do 3.xx p o 4.xx?!
Daqui a bocado estão p ai a dizer a Apple é q é generosa, pq oferece um upgrade de borla xD
Mas isso é como em windows, tendo conhecimento de tal facto só compra quem quer.
Pera, não façam confusão…! 😀
Há diferença entre UPGRADE e UPDATE.
O que na Apple irá ser pago é o Upgrade e não os updates! 😉
Windows Vista para XP – UPGRADE (Embora para muitos tenha sido Downgrade! lol.. )
ou seja, pago.
Windows Vista/XP/7 para SP1/SP2/etc.. updates! ou seja, borla.
Não é preciso ir tão longe, as várias versões do Windows Mobile não são gratuitas…
E se não me engano, as do iphone só são de borla por as pessoas estarem presas a um contrato. (nos EUA)
Claro. E bastante óbvio….
Pelo menos espero que não tenham que pagar para ter as actualizações de segurança! Isto até dá vontade de rir! Nunca fui à bola com os produtos da Apple por me parecerem para as elites. Este “license agreement” do iPad só vem confirmar a minha convicção. Vivas ao Linux e restantes códigos abertos!!!
Não percebo a “revolta”… alguém ofereceu o o Win 7 aos Vistas e XPs??
Além de que isto também serve para não andar com legacy de hardware, limitando possivelmente os futuros OSs…
querem comparar um mega sistema operativo como os windows de pc com o do iPAD e iPhone? É que nem a brincar… Além disso o negócio da MS é esse, não andam a vender os PCs.
Se o esquema for actualizações gratuitas para sempre para SO 3.X e no caso dum 4.x muito alterado pagar-se 10eur para a mudança e a seguir actualizações 4.x gratuitas ainda tem algum sentido, fora isso é de rir
E o preço de um e de outro?
E quem pagou pelo Vista e nem sequer teve direito a um SO e teve de pagar pelo Win7?
Citando:
“comparar uns míseros upgrades com S.O’s novos? era o mesmo que dizer que a microsoft vendia-te o windows 7 e todos meses lançava uma coisa nova.. “olha, novo paint… olha, novo media player.. olha o aero..” pagavas por isso? isso é basicamente o que acontece no iphone OS..”
Comenta ali mais acima.
Que raio de comparação estúpida é essa.
Comprar Aplicações com SO?
O que é que o cú tem a haver com as calças?
Francamente.
Não me digam que as actualizações do Windows têm sido de borla e os milhões de estúpidos as têm comprado.
Credo, tanta asneirada.
Quer dizer a Microsoft pode cobrar por uma actualização de software, Windows Vista > Windows 7 (por ex.). A Apple não pode fazer o mesmo porquê?
Pelo menos a Apple continua a actualizar *todas* as versões do iPhone/iPod Touch (pagando ou não, não interessa), já a Microsoft cospe na cara do pessoal que tem dispositivos moveis com Windows 6.5 e anterior.
LOL isto são comparações ridiculas! Vocês querem comparar as complexidades do sistema?
Primeiro, um windows ou mac os x tem de manter a retro-compatibilidade com o software.
O iphone OS não tem, ou seja, eles podem mto bem obrigar o pessoal a comprar o novo sistema ou ipad apenas porque as apps deixaram de funcionar… Eu pessoalmente nunca tive problemas a correr aplicações antigas nos windows ou nos mac os x (tirando na transição de ppc->intel que houve lá uns meses negros).
Deixem lá de arranjar desculpas, isto é ridículo ponto final.
Não percebi essa do Gervázio…
Sr. SJK….
Isto tem toda a razão de ser… a Apple não é conhecida por “chular” 100€ por um update de uma versão de SO para outra, mas sim 10€ ou 15€ no maximo…
O Leopard custa 20€ em upgrade, por este valor não compram nenhum upgrade para outro SO caseiro por exemplo.
Desde que o valor cobrado seja assim pequeno não vejo razão para criticar isto… Tomara eu q os jogos fossem assim baratos. Talvez as produtoras de jogos devam olhar ate para esta visão ao invés de nos chularem 50 ou 70€ cada vez que vamos comprar um jogo.!
lol realmente é de partir a rir e isto só merece que deixem o material na estante a ganhar pó e, como se costuma dizer, que metam os updates num sítio que cá sabemos lol
É uma palhaçada total. Venderem um produto a altos preços num nicho de mercado e ainda colocam condições? Lolol a sorte é que outras grandes marcas estão na concorrência e se tudo correr colocavam linux + openGl numa plataforma comum (as outras marcas) e tinham as empresas a produzir para essa plataforma de jogos. Enfim… É por estas que se entende que haja tanta gente a tirar actualizações de modo não oficial…
É por estas e por outras que não compro Apple.Só incompatibilidades,caros que sei lá.Enfim,mais uma razão para não comprar!Cumprimentos
Só não estou de acordo com um aspecto do artigo:
“Quando se adquire um determinado dispositivo com um sistema operativo, é esperado que se obtenha suporte com actualizações desse sistema operativo até ao final do ciclo de vida, certo? Segundo a Apple parece que não.”
Na verdade, é que são raras as marcas que suportam sistemas operativos a longo prazo. A Apple nesse aspecto é das poucas que mantem actualizações, desde o primeiro. A mudança do EULA talvez seja mesmo por isso, porque a longo prazo para manterem o suporte talvez só seja rentável se este for pago, senão vão cair no mesmo que as outras marcas. Não se paga, nem se tem suporte.
Há aqui um peso na balança entre “faz sentido” e “não faz” neste pagamento.
Se eles lançarem versões de ano a ano, estilo “iPhoneOS3.0 …3.1 … 3.2… 3.3… etc…” sendo estes gratuitos, como acontece hoje em dia com o iPod touch, tudo bem. Agora se for para lançarem estilo IphoneOS 3.1… 3.2….e a seguir o iPhoneOs4 e toca a pagar… ou seja, aumentar rápidamente a versão, fazendo um “skip” às builds, sou totalmente contra o pagamento.
penso que o problema dado a entender no artigo é mesmo a tua última questão:
“IphoneOS 3.1… 3.2….e a seguir o iPhoneOs4 e toca a pagar… ou seja, aumentar rápidamente a versão, fazendo um “skip” às builds”
Nada os impede de fazer isso na EULA citada no artigo. É esse o problema da Apple, faz o que bem quer saber nesses aspectos sem dar “cavaco” aos utilizadores.
havendo grande alterações no SO tudo bem, agora imagina: uma coisa é manterem a plataforma de jogos/apps (estilo directx) e actualiza para o novo SO quem quer, agora mudarem a plataforma para obrigar a pagar…
Como ja foi referido anteriormente, de versão para versão, ninguem oferece upgrade gratuito, no entanto a apple oferece uma actualização do software. Não vale a pena criticar, basta aceitar e o futuro nos dirá se foi uma boa estratégia (na minha opinião é). A uns anitos atrás, eu comprei uma licença do windows 95 (ou kernel 4.1), depois ouviu-se falar do windows 98, a microsoft ofereceu a actualização? não! no entanto o kernel é o mesmo, apenas foi melhorado… o novo kernel (5.x) só surgiu no windows xp, mas quem usou o 95/98/me, teve sempre que pagar por actualizações, pelo que não entendo o porque de tanta ‘revolta’. O facto da apple oferecer uma actualização é como se a microsoft vendesse m pc com o vista e te oferecesse uma actualização para o seven (por acaso já o fez, mas já acabou a campanha). uanto ao hardware apple, não acho nada de especial, já vi hardware bem superior a um preço mais baixo, o entanto, a apple tem como publico alvo os jovens adolescentes, que vivem da imagem e nesse ponto, os iPhones são mais bonitos estéticamente. desculpem o testamento, mas tinha que esclarecer a minha opinião acerca desta notícia. Boa semana
Cada update que existe no iPodTouch Iphone trás sempre novidades.
Não como se fosse um update mas sim um novo SO.
Agora pensem (já que falaram aqui na Microsoft), com a saida do Windows 7 a actualização de Vista para Seven também foi gratuita? Ou tiverem que pagar?
Mas pronto.
Eu comprei o meu iPodTouch 2g á cerca de um ano, vinha com o OS2 e comprei e instalei o 3.
Era isso ou comprar um IpodTouch 3G.
Não percebo o problema.
Eles nem cobram muito por uma actualização.
—
E eles lançãm actualizações de Geração em geração (1 ano)
Excepto pequenas actualizações que muitas vezes são gratuitas.
Se não tou em erro a 3.1 para a 3.2 acho que até foi.
Foi uma coisa assim.
Resumindo e concluindo comprar o iPad é o mesmo que por a pata na poça.
Bem. O Wired é conhecido pelas notícias especulativas e sensacionalistas.
O que a Apple diz na licença é “se o iPAD tiver o SO 3.00 todas as actualizações 3.xx são gratuitas”. Nada diz sobre o S.0 4.0.
O que o Wired fez foi: “Ah, a Apple diz isso ? Então é porque o S0 4.0 é pago”. Não passa de pura especulação.
No iPhone todas as actualizações de SO têm sido gratuitas. No iPad vai haver actualizações gratuitas. Pode acontecer, ou não, que a partir de certa altura deixem de ser – mas não há qualquer certeza quanto a isso, ao contrário do que diz o Wired, reproduzido no post.
tanta coisa com as políticas da Apple, ao menos eles fornecem actualizações, pagas ou não!
das 3 PDA’s que já tive com Windows Mobile, nenhuma delas teve actualização na versão do software, nem gratuita nem paga!
agora prefiro andar com um iPod touch e um telemovel pequeno, sempre consigo ter mais produtividade e divertimento, e muito menos chatisses.
quanto às funcionalidades penso que se referem a possíveis upgrades de hardware das novas versões de iPad, que obviamente terão novas funcionalidades que não poderão ser usadas em versões anteriores sem esse dito hardware. se futuramente um iPad tiver câmara, é óbvio que iPad’s de agora não possam usar aplicações que a usem!
ainda agora tava a postar algo semelhante…. o problema é que so ha apple haters… detestam tudo o que a apple esta… mas tomariam as outras empresas trabalharem bem como ela… e se as pessoas gostam dos seus produtos, bons ou não, úteis ou não… o problema é deles…
e só não gosta dum iphone quem nunca andou com um pelo menos uma semana a explorar… que windows, que android, enfim…
eu tive um durante 1 ano e meio e adorei o touchscreen e as aplicações/jogos disponíveis que são de alta qualidade! Fora isso -como telemóvel, centro multimedia ou capacidade de trabalho- é a maior porcaria existente! Não coloco em questão os PCs apple ou iPOD touch que são de alta qualidade, agora o iPhone fica-te que de momento nem os quero cheirar! Sem multitasking verdadeiro, sem alta-voz minimamente aceitável, ecrã de baixa resolução, browser antigo sem mínimo flash, câmara…sem comentários! É verdade que há apple haters e fanboys de outras marcas a atacar mas que a apple exagera em muita coisa…exagera! O iphone deveria custar no máximo uns 100eur mais que o iPOD e isto desbloqueado.
e ja viram updates para windows mobiles? eu nao… tive 2 ou 3 pda/phones com win mob e nenhum deles ganhou update… e porque? pra já a marca tava-se pouco a importar com isso, querem eh vender um novo… enquanto q o meu 3g e o novo 3gs foi sempre a fazer update…
gratuito e cada vez com melhorias que nao vinham de base…
e assim vai ser no ipad, legal ou de outra forma… 🙂
Já vi no outro dia a HTC lançou uma atualização oficial para o meu aparelho…
Não será devido ao facto de o 5.0 ser considerado já um SO novo? O Leopard começou no 10.0 e agora temos o Snow Leopard com build nº 10.6…
Só saberemos e poderemos criticar quando sairem as novas versões do SO para o iPad, só comparando e vendo realmente o que melhorou, etc. caso contrário, isto é pura adivinhação e maledicência a que pessoas desesperadas por dizer mal da Apple já nos habituaram (e a culpa não é do autor do artigo claro, note-se!)
Não sei se será assim, não sei se não será a própria Apple a apalpar o pulso ao mercado.
Repara que a versão iPhone OS 4 não será cobrada aos proprietários do iPhone, dificilmente isso acontecerá.
Não é inocente esta notícia no mercado americano.
Bom. Eu também não percebi por que é que a actualização para o OS 3.0 foi gratuita para o iPhone e paga para o iPod Touch. Que a Apple não garanta actualizações gratuitas do OS para iPad durante anos e anos eu percebo. Mas também não vejo razão para a especulação “Compre o iPad e vai ser esmifrado a comprar actualizações do SO”
faz mais sentido ter actualizações gratuitas no iPOD e iPAD que são centros de entretenimento que no iphone que é um telemóvel. Claro que um iphone com o preço tão especulado como tem convém ter gratuito já q o cliente pagou um “premium”. Quem tem um iPhone e acha que as actualizações e mudanças entre 2.x e 3.x foram muitas ou é tapado ou nunca teve um smartphone… No pequeno mundo da apple foram grandes, no geral já outras marcas tinham copypaste, etc há toneladas de tempo! Se no meu iphone me obrigassem a pagar as actualizações que apenas são integrações de coisas que deviam estar no PRIMEIRO firmware eu neno tinha comprado… O iPAD não é um pc, é brinquedo armado em pc e daí que deve ser gratuito.
Não sei qual a grande crise, vindo da Apple.
Se calhar é por andarem de olhos fechados, a Apple é tão boa como a Microsoft :3
“Irá-lhe”? É também fruto do novo acordo ortográfico?
Estava a ver que ninguém reparava… eu ainda comecei a ler o artigo, mas fiquei-me por esta pérola do “irá-lhe”. Heheheh!!
E maravilha das maravilhas, pode actualizar-se o iPad OS 3.x para iPhone OS 4.x. A pagar… mas esta é que é a verdadeira inovação!!!
desculpem-me, mas o que faz esasa grandes empresas fazerem o que querem, é precisamente isto. fala-se e “refala-se” sobre esses SOs pagos (e bem pagos) em detrimento de distribuições poderosas e gratuitas para a esmagadora maioria dos utilizadores do Planeta. Estou a falar de ubuntu, fedora, suse caixa magica, etc, que basta instalar o cd ou dvd, alguns ajustes (quem os quiser ou souber fazer) e pronto. Repito o post de cima, temos que massificar o conhecimento de alternativas gratuitas, credíveis, robustas e simples a esses gigantes FINANCEIROS que abocanharam todo o mercado, e por sua vez, o cidadãp comum.
Vou-te ser sincero numa coisa. Adoro o conceito Linux, Ubuntu, sou utlizador também e percebo a filosofia.
“Viva o Gratuito… Viva o Open-Source…”
Mas a realidade é esta e não devemos ser hipocritas também.. ninguém gosta trabalhar para aquecer, e todos aqueles que fazem software livre, no seu intimo esperam que esse mesmo software seja divulgado e um dia obtenham os louros desse trabalho arduo.
Todos nos defendemos o Software Livre e Gratuito, como útilizadores, mas agora pensem naqueles que o fazem…. as horas perdidas, muitos deles verem as ideias roubadas por gigantes e serem vendidas, e ficam caidos no esquecimento? Será isso mesmo um incentivo à produção de software livre?…
Eu aposto que se a comunidade Linux/Ubuntu, cada programador vendesse as suas aplicações nem que fosse por 5 euros, eles eram maiores do que são. Nós em tudo o que fazemos na vida, por mais que gostamos ou não, um incentivo e reconhecimento faz muita diferença. 😉
Concordo e acrescento, seja lá em que área for, se a gente não cobrar os honorários devidos por aquilo que faz com gosto, para alem de não poder investir e “evoluir”, jamais lhe darão o devido valor…
Compreendo que ninguém pode trabalhar, para sempre, para aquecer. no entanto,poderá haver lucros para os programadores através das formações e apoio profissional pós migraçao, e/ou aquisição dos SOs nos seus devidos suportes (cd dvd pens, livros, revistas da especialidade, merchandising, encontros, debates, lans, sei lá…não sou gestor. Como é que sobrevivem empresas tipo RedHat por exemplo? Mandriva? Suse? Caixa Mágica? Ubuntu?
Há sempre lucros… mas eu estou a falar directamente naqueles que investem tempo e neuronios a programar…
A comunidade Linux vai buscar muitos códigos feitos por entusiastas, e os mesmos são apenas “filtrados” e compilados pelas distribuidoras.
O Linux é bom, tem um poder incrível, mas as aplicações nunca atigiram a maturidade e qualidade de um software pago, pelas mesmas razões.
Um breve exemplo. O iPhoneOS quando saiu, saiu mais maduro que o Android, e ainda continua a sê-lo.
O conceito open-source é mesmo espetacular, tem potencial, mas se não tiver uma máquina exigente por trás, e que envolva especialmente dinheiro, nunca irá vingar. A sorte do Open-Source, em geral, está na Google, que injecta milhões. Mas isso vai trazer consequências.
Vejam o caso Mozilla… A Google injectou milhões, eles investigaram, investiram forte e feio, fizeram o excelente Firefox, e agora a Google tem o Chrome… que poderá matar o Firefox, se a Mozilla não arranjar investidores. No Open-Source há mesmo um pau de 2 bicos muito complicado e complexo.
Todos aplaudem, porque é gratuito e tal… mas por norma são conceitos condenados ou incertos.
Isto infelizmente nem tudo são maravilhas…e são coisas mais complexas do que se parece…
Convém sempre olharmos para o outro lado, e por um pouco de lado o nosso lado de apenas consumidor. Ao inicio, para um programador, há muito entusiasmo, mas a fim de X tempo, ou se cansam ou abandonam porque têm que arranjar um trabalho que os sustente…e perdem tempo para brincar ao open-source.. Outros, e eu sei bem, até o fazem apenas para curriculum, para serem pescados por grandes empresas.
No fundo, no fundo, o Open-source é apenas isso… uma escola e um centro de emprego. Sem dinheiro ninguém vive.
O comentário mais sábio de todos!
Meus parabéns!
Por essas e por outras e que dos produtos Apple chega-me o Touch. Quanto ao resto vao roubar onde quizerem. E pena nao estarem no mercado produtos com linux instalado. Ate agora estao e uns Adroids e pouco mais… mas enfim… Quem quer mostrar que tem dinheiro compre o Aipeido. E uma maquina sem sentido….
100% de acordo. Por vezes, e eu já assisti a muitas situações dessas (sou tecnico de IT), as pessoas apenas querem um mac pelo estilo que isso representa e quanto mais caro melhor, pois assim conseguem elevar o seu estatuto numa sociedade de consumismo e aparencias.
isto parece o porto-benfica XD
Não sei se é o caso mas a Apple tem seguido desde à muito tempo uma política que permite faze actualizações nos seus sistemas operativos entre as a mesma versão, ou seja dentro da versão 10.5 permite 10.5.1- 10.5.2 ….. 10.5.10 mas não para a versão 10.6. Creio que com o iPad irá acontecer algo de género, não vejo grande sentido em alterar esse conceito até porque muitas das actualizações prendem-se com problemas de segurança ou instabilidades detectadas, ora não fazendo estas actualizações irá colocar os seus produtos em risco… pessoalmente não acredito que a apple venha a correr esse risco…
Nós que utilizamos apple somos uns coitadinhos lol2
quem diria que a famosa apple “amiga do usuário” faria uma coisa tão descarada assim. No fim tudo resume-se a lucro. Seja a microsoft, a apple e até o google. Tolo é quem a acredita num baú depois do arco-íris
Amiga?! A Apple é a empresa que sempre cobrou mais por productos que valem menos, especialmente a nível de hardware.
E a nível de software, há sempre aquelas coisas que até assustam o medo. Claro que têm muita coisa boa (software, hardware não, obviamente), mas só a campanha do Safari já dá para ver que tipo de escumalha é que eles são.
sim sim, concordo contigo! Mas um dos “appeals” que a apple prega é que ela faz as coisas de um modo que “toca” as pessoas, desde o design do produto até o software. (falando nisso vi um episódio ótimo do simpsons sobre a “mapple” ontem. E fala justamente disso, do “vício” e do dinheiro que essa marca exerce) – Eu pessoalmente nunca tive um apple, mas meu amigo tem um macbook e achei ótimo, espero comprar um iphone um dia (apesar de ter outras opções mais em conta)
Um produto que antes de sair para o mercado, já tinha o prémio FIASCO do ano. Nos primeiros dois meses vai vender cerca de 2,5 milhoes de equipamentos, o iphone vende mais num mês que o android irá vender em dois anos, o custo dos SO da Apple são muito mais baratos que MS, além de serem muito mais robustos. Enfim, quem não gosta, não come, agora não é preciso criticarem quem usa Apple, que é de elite, ou são minorias, que são burros, etc. Eu mudei de Windows para Apple, e em boa altura o fiz, tivesse feito à mais tempo que ainda estaria mais satisfeito. Quando chegarem à Europa os primeiros iPads eu vou comprar um, e não me chateia nada dos acordos de upgrades ou updates, porque são coisas que ninguém lê. Clica e avança. Agora é que se lembraram deste gravissimo problema, comparem os preços dos ultimos upgrades de SO entre Apple e Windows, para não falar de todas as suites de software, iLife, iWork, etc. Façam as contas, incluiam as dores de cabeça que os utilizadores de Apple tiveram contra as dos utilizadores Windows. Se eu quisesse comprar Office Basic pagava talvez 300 euros (150 por uma licença pre installed), para isso compro o iWork por 79 Euros. A verdade é que todos criticam mas eles andam a frente. Vão ver a quantidade de iPads clones que vão sair e vão ver o sucesso que lhes espera.
Ipad clones? Estranho… é que no mercado chinês já desde Janeiro de 2009 que existe um IPAD que faz precisamente tudo o que faz o “poderoso IPAD da APPLE” e tem a vantagem de ter 2 portas USB… coisa que a apple foi simpática em não colocar porque “perdeu a guerra firewire-usb”.
Fia-te na virgem e não corras.
Na apple pagas e não bufas.
Nos ming xing pagas pouco e bufas por todo o lado.
Nem tanto ao mar nem tanto à terra. É por isso que gosto de fazer compras racionais e não tanto emocionais.
O monopolio é so na Microsoft……
Na APPLE nao ha monopolio…..
Ipod….Iphone….Itunes….
Monopolio? Nao….
Para os fãs da Apple que dizem que esta não vende software vende hardware…
Deixar de suportar gratuitamente um produto comprado a si é simplesmente de mais. Uma coisa e cobrar por um SO novo outra coisa é cobrar por um SO para um aparelho que é seu e que não se pode fazer mais nada a não ser gramar com o software que a empresa nos dá, podemos quase considerar um firmware. Afinal a Apple quer sempre vender software e as resmas.
Não é que esta noticia me tenha espantado, simplesmente reforçou ainda mais a idéia de empresa para pessoas “Pop” que não querem mais nada a não ser status.
So comprarei iBoard, o parente do iPad mas com 80” que cabem no bolso…
Um aparte que me lembrei: não atirem WM para o monte que a MS apenas cria o SO os fabricantes é que têm de fornecer o upgrade. Simples quanto isso.
” WEPAD”
Um Concorrente do Ipad
http://www.neofonie.de/pdf/neofonie_Factsheet_WePad_english.pdf
Isto para mim é a ponta do Icebergue! Se formos ver o sistema movel da Apple (Todos usam a base do IphoneOS) aí sim percebemos (percebemos?) que a Apple comete certas ilegalidades na aplicação de “conceitos” que “inovam” e fazem os outros “copiar” o Iphone.
Vejamos então este artigo, não é nada que não já soubéssemos:
http://pocketnow.com/thought/iphone-3gs-vs-android-5-things-android-does-better
O hardware pagasse a preço douro e depois os patos foram levados a crer que a Apple é a IURD! Claro que para os fabricantes isso é o modelo de negocio perfeito e foi uns a ajudarem-se aos outros, o que fez este monopolio na minha opinião. Em consolas percebesse, em smartphones (que é dado como o substituto dos desktops) definivamente que não se percebe.
Segundo a Apple é “bem feito”… eheh :p
Não entendo esta preocupação com a Apple. A sua cota de mercado é tão pequena! Que eu saiba não existem upgrades gratuitos! Apenas updates. É assim na Apple, na microsoft, onde quiserem. Eu sou utilizador Apple e com muito gosto. E basta ver o preço do SO para se perceber quem é q chula quem! Ou o windows 7 custa 20 euros versão upgrade? enfim
Ao fim de quase 90 comentários, verifica-se que as únicas pessoas a quem este facto parece importar, são justamente aquelas que não vão comprar.
Só dá para rir. 🙂
Olha eu, quando conseguir (o que não está fácil) quero comprar um. Estou mortinho por lhe meter as mãos 😀
Pessoalmente nunca compraria nada da Apple por uma questão de não gostar de estar preso da forma como a Apple tenta prender os seus utilizadores.
Este é só mais um exemplo desta política de prisão fechada que a Apple sempre teve.
Não me identifico com a política da Apple mas também não concordo que seja uma prisão.
As pessoas não são obrigadas… mas muitas compram por impulso, fazem uma compra emocional e depois é que vêem no que se meteram.
Muitas adoram e não largam, outras chegam a detestar, como ainda no outro dia conheci alguém que estava farto da Apple (iPhone, neste caso e decidiu mudar p/ o Android).
Ainda assim, estatísticas indicam que a marca que mais fideliza o cliente é a Apple. Por isso, contra factos não há argumentos.
P.S.: Não sou fã da Apple nem utilizador, mas quer se goste ou não a Apple é uma grande marca.
este tipo de noticias sem fundamentos prévios, ou informação/conhecimento, são totalmente inuteis, e induzem bastante em erro quem não conhece a politica, a forma de participar num mercado, ou mesmo o apoio, ao cliente/utilizador.
Como em tudo, têm-se semmpre erros, e não defendendo a politica da Apple, nem do proprio iPad, apenas comento que, como utilizador de windows, e consumidor Apple, esta politica sempre foi assim.
Não sei até que ponto isto é novidade, mas como bastante gente ja disse nos comentarios, qual a boa nova? Não estou a ver nenhuma..
Para mim apartir do momento que um “computador” da apple não permita correr outro tipo de sistema operativo para mim é dinheiro deitado á rua por mais que bem construido seja esse computador e ponto final não digo mai nada. Só é parvo quem quer.
A macintosh ainda consegue ser pior que a microsoft.
*na menssagem anterior quis dizer “aple” em vez de macintosh…
se corre o OS X, windows e linux….que SO é que falta ? enfim! quem não sabe não comenta.
Sim se tiver processador intel é capaz de correr se não tiver dúvido muito que corra windows. Mas linux é aquela base que corre em quase tudo, se não correr há sempre alguém que o faça correr 😉
mas o problema é não correr windows nos ppc?
lol
Windows nos PPC ?????
PPC = Pocket PC = PDA c/ Windows Mobile
ppc não é pocket pc!
assim se vê que isto é pessoal do windows! lol
ppc – é a antiga arquitectura dos macs – powerpc
Exactamente, andei com um no bolso durante muito tempo. É a força de hábito e alguma distração à mistura.
Não fale do que não sabe.
Nos PPC pode ser utilizado o VirtualPC (que foi comprado pela M$ para virtualização na Xbox) para instalar Winblows.
Tanto não é novidade, como me aconteceu no ipod touch. Dentro da versão 2 as actualizações era gratuitas, quando surgiu a versão 3.0 quem quisesse teria de pagar à volta de €8 se não me engano. Depois disso era novamente de borla, quiça, até à versão 4.0… E julgo que no iphone terá sido igual. O que apesar de não ser novidade não deixa de ser, a meu ver, incorrecto… Como várias coisas nestes senhores (e não só)…
Foi exactamente.
Apenas do iPhoneOs2 para iPhoneOs3.. de resto são gratuitas. O que é pago é apenas quando muda de versão.
É como haver o Windows Mobile 5, 5.1..5.2… e quando muda para Windows Mobile 6 paga-se. (As vezes até tem que se pagar também um smartphone novo, porque os antigos não são compativeis).
O iPhone não foi igual, foi sempre gratuito. Mas no iPod Touch sim, foi isso mesmo 😉
Bom, depois de ler quase todos os comentários, só me posso rir.
Afinal qual é o problema? Os FanBoys vão ter de pagar à Apple? Pelo que leio dos comentários deles, isso nem os incomoda, até acham barato. Portanto, digam-me, a sério, qual é o problema?
Esta medida afecta alguém que não seja FanBoy da maçãzinha? Não.
Esta medida retira aos outros utilizadores de outros produtos alguma coisa? Não.
Os FanBoys da Maçãzinha importam-se por terem de pagar mais vezes pelo sistema operativo, upgrades, updates, apps, ou funcionalidades dos seus gadgets? Não.
Então para que raio misturar aqui, Windows, Linux, etc…? Que é que nós que não somos “utilizados” (não é erro é deliberado) pela Apple temos a ver com o assunto? Que eles são explorados, pagam várias vezes o preço do hardware, não têm alternativas de software e estão limitados ao que a Apple considera “decente” para uso nos computadores/telemóveis/gizmos/gadgets que lhes “vendeu”, já a gente sabe. Também sabemos que eles não sentem essas limitações, até as acham “funcionalidades”. Portanto, se eles gostam, se acham bem, se até acham barato, se é aceitável, que raio têm todos os outros que ver com isso?
Muita gente sente-se bem a viver em sistemas em que os outros se sentem sufocados. Seja porque se sentem mais seguros, seja porque lhes retiram a necessidade de ter de tomar tantas decisões, seja porque preferem ser seguidores que descobridores. São opções. Cada qual assume as que lhe são mais agradáveis e nas quais se sente melhor.
Eu, pessoalmente, apenas sinto que não gosto de muros, cercas, limites. Mas, isso, sou eu. Nada, nem ninguém, é obrigado a concordar comigo. E para os que preferem esse tipo de existência, limitada, cercada, segura, estanque, tinha de haver opções.
O resto, como diz o povo, é paleio.
ahahha… gostei da maneira subtil como escreveste.
O mesmo se passa com outras classes de fãs. Há quem goste de levar naquele sítio 😀 mas o sítio é deles. Por isso não se metam na vida das pessoas. KAKAKA
é impressionante o grau de limitação de algumas pessoas em verem para alem daquilo que lhe contam
os utilizadores da plataforma apple são tão ou mais visionários que as outras plataformas, quanto a gastar mais nos seus produtos devo dizer que uma máquina que funciona cerca de 15 horas diárias durante 6 anitos sem requerer intervenções a nível de hardware ou SO deita por terra esse argumento
torna-se necessário conhecer as várias plataformas e depois ser inteligente para poder optar, mediante a utilização a dar, e qual a máquina e SO mais proveitoso
Todos nascemos burros.
Apenas alguns de nós depois evoluem.
Outros nem por isso.
Chamemos evolução a uma limitação de escolhas. Chamemos evolução a restrições de uso. Chamemos evolução a preços elevadíssimos. Chamemos evolução a tudo o que lhe apetecer, incluindo a “lavagem cerebral” com que todos os fanboys aparentemente justificam a sua cegueira auto infringida.
Mas se calhar é melhor primeiro redefinir o que quer dizer “Evolução”.
O barato sai caro!
http://www.cio.com/article/569163/Are_Macs_Really_Cheaper_To_Manage_Than_PCs_
E tenho a experiência disso. As horas que se perdem a manter um PC sempre “afinado”, ao fim de um certo tempo, chegam bem para pagar a diferença de um PC para um Mac.
Só quem não sabe o que é trabalhar com um Mac, é que pode dizer o contrário.
E depois os outros é que sofrem de “cegueira”…
As palas nos olhos não permitem VER.
Falam do que desconhecem como se fossem peritos.
É só asneira a rodos.
Mas depois passam HORAS a tentar optimizar o impossível. A desfragmentar, a tirar vírus, etc. etc. etc.
Tenho computadores desde 1982. Já arrebentei muitas máquinas. Já montei muitas máquinas. O PC que mais tempo me durou, com USO contínuo, diário e intensivo, durou 8 anos e custou-me 300€.
O argumento qualidade=preço elevado a mim não pega. A máquina e o SO que lhe coloco têm de ser opção minha, não do fabricante. E se não estiver satisfeito, tenho de poder mudar. Lamento não ser “inteligente” o suficiente para poder pagar a alguém para pensar e optar por mim e escolher por mim. Sabe, é que me custa muito a ganhar o dinheiro, e já que me custou, quero ao menos o direito de o usar livremente e como muito bem me der na gana.
E os outros não têm exactamente esse mesmo direito?
Ou para o terem têm primeiro de tirar um curso de informática para poder mexer num computador?
Se calhar fazem a opção de pagar mas apenas UMA SÓ VEZ. E não necessitarem de andar a perder tempo a tentar resolver m*rdas.
Os computadores foram feitos para ajudar as pessoas nas suas tarefas e não o contrário (como se passa com o Win).
Subscrevo na totalidade. Também já há muito descobri que aquilo a que chamo de limitação, na Apple chamam de feature. É uma questão de como encaramos a tecnologia.
Já há mais de 25 anos que sou consumidor de informática e sempre vi um empurrar para a frente da tecnologia, através de críticas da tecnologia actual. Não há, nem nunca houve a tecnologia ideal. No entanto, ultimamente, sempre que sai um produto da Apple, para um certo grupo de pessoas, esse produto É essa tecnologia perfeita e imaculada, sem qualquer direito a ser criticada.
E isso irrita profundamente.
Mas depois é engraçado ver, que passado uns anos, até mesmo o mais cego dos fanboys admite que afinal aquilo não era assim tão bom, e tinha umas limitações e tal…
Eu sempre detestei fanboys em todos os campos. Penso que tive o primeiro contacto com fanboismo quando saiu a primeira Playstation. Era um conceito muito estranho e altamente encarado com desdém. Eram “putos”. No entanto, parece que virou moda nos dias que correm. Parece que colocar de lado todo o espírito crítico e canalizar todas as energias para um poder argumentativo selectivo é visto como uma coisa boa.
Mas isto é alguma novidade? Basta dizer que o preço do iphone é 700 vezes superior ao preço de custo aquando da primeira venda. Com esse lucro a Apple é normal ir oferecer mais umas coisinhas de suporte… depois lança uma nova versão e elimina as antigas.
Com o Ipad isso vai acontecer muito rapidamente… não tem multitasking porque gastava a bateria em poucas horas… não tem porta usb porque a apple não quer acessos externos ao seu aparelho… todo o suporte é bloqueado e até vários tipos de router não o irão suportar por serem marcas brancas (curiosamente ainda ontem a Dlink informou que quem tiver routers feitos por eles entre 2006 e 2008 não poderá usar o ipad neles). Vêm anunciar em grande plano que irão ter 30000 livros disponíveis gratuitamente COMO OFERTA TEMPORÁRIA… quando o projecto que lhes dá origem é um projecto gratuito e de acesso por toda a gente no mundo.
Eu cá continuo com o meu telemóvel motorola… só pago as chamadas não estou preso a nenhum operador e não tenho de pagar uma fortuna cada vez que aparece alguma coisa nova… para ler livros ou compro o livro em papel ou se for ebook uso o netbook.
Engraçado foi o que escapou acerca do flash… a apple não o incluíu pela simples razão que o ipad a correr aplicações flash gastava a bateria em menos de 2 horas…
Pessoalmente estou bastante mais preocupado com o preço a que o iPad vai chegar a portugal. Quanto ao pagamento de upgrades, se estes forem apenas nas transições entre versões, não concordo nem discordo. Se fosse de borla era melhor, mas não critico pois não vejo onde criticar.. Prefiro ter actualizações pagas (se continuarem aos preços abituais) do que não as ter, ou precisar de comprar um telemóvel novo para ter o novo software. Apenas um exemplo: adquiri um Qtek baratinho, com 4/5 anos. Ainda pensei em actualizar o software daquilo, mas quando comecei a pesquisar perdi logo a vontade :S Não só pelo trabalho que dá, mas principalmente pelo risco de fazer asneira. E depois não há garantias de ficar a funcionar decentemente. Se me importava de dar 10/15 € por uma actualização de software para o bixo ficar um bocadinho menos antiquado? Não, não me importava, por isso é que não critico a apple.
Antes de criticar é bom pensar minimamente nas coisas. Eu não nado em dinheiro, aliás é por essa razão que a única coisa que tenho da apple é um ipod nano. Por vontade, já tinha mac, ipod touch, iphone e reserva de iPad.
Custa a pagar a actualização? Custa! Era melhor serem sempre gratuitas? Claro que era. Mas no fundo prefiro pagar por elas e tê-las…e a funcionar! Como já disse no início, ainda mais importante que o preço das actualizações vai ser o preço do próprio iPad quando for lançado em Portugal. Isso sim é o que me preocupa…
http://www.computerworld.com/s/article/9174239/The_iPad_Era_dawns
É mais um “fanboy”, na ideia dos “iluminados”. 🙂
eu que ía deixar um comentário construtivo, acho que nem vale a pena. Só peço que quem faz comentários tenha algum juízo, para quê tanta baboseira e desinformação!? Degladiam-se sobre uma coisa que nunca viram e experimentaram, sobre um texto transmitido em segunda mão. Professam mil e um elogios ou mil e um pecados. Mas para quê tanta celeuma…
Vejam esta “review” do PCMag.com, ao menos o vídeo.
O iPad tem o que a concorrência gostaria de ter, mas só terá daqui a alguns anos.
Gostando-se ou não da Apple, o que é verdade é que vai muito à frente e não deixa nada ao acaso.
http://bit.ly/c7jrgB