Apple: Ícone Privacidade para prevenir ataques de Phishing
Depois do lançamento do iOS 11.2.5, a Apple já está a preparar a próxima versão do seu sistema operativo para iPhones e iPads.
Uma nova funcionalidade, que tem como objetivo proteger a privacidade dos utilizadores, foi lançada com a primeira versão Beta do iOS 11.3 para programadores. Deste modo, a Apple espera ser capaz de prevenir ataques de phishing.
O que são ataques de "phishing"?
Sempre que nos ligamos à Internet estamos sujeitos a uma série de ameaças e grande parte dessas ameaças podem ser classificadas como phishing. Este tipo de ataques, tal como o próprio nome indica, tem como objetivo "pescar" informações sensíveis e dados pessoais importantes dos utilizadores através de mensagens e pop-ups falsos.
Veja a seguir este artigo esclarecedor e completo sobre este tipo de malware.
É este tipo de ataques que a Apple está empenhada em prevenir. É Desta forma que, muitas vezes, os utilizadores são enganados e revelam o seu nome de utilizador e password.
Em outubro do ano passado, uma falha de segurança foi encontrada por Felix Krause, um programador de iOS. Este bug permite que qualquer programador recrie um pop-up, aparentemente genuíno, a pedir dados aos utilizadores.
Qualquer programador mal-intencionado pode tirar partido desta vulnerabilidade. Os utilizadores, sem se aperceberem, podem a revelar dados sensíveis e privados.
Apple cria um novo ícone Privacidade
Depois do lançamento do iOS 11.3 beta para programadores, vários utilizadores serviram-se do Twitter para realçar um novo ícone de privacidade que aparece sempre que a Apple pede aos utilizadores informação pessoal. Desta forma, consegue-se distinguir dos pedidos de informação que podem ser mal-intencionados.
De acordo com a descrição da própria Apple, os utilizadores não deverão ver este ícone com muita frequência dado que a Apple apenas recolhe informação pessoal quando é necessário.
Para além disso, a Apple fez questão de deixar uma breve mensagem realçando a posição da empresa quanto à importância da privacidade dos utilizadores e à segurança seus dados.
A Apple acredita que a privacidade é um direito humano fundamental portanto, todos os produtos Apple são desenvolvidos para processar a informação no dispositivo sempre que possível, limitar a recolha e uso de informação, fornecer transparência e controlo sobre a sua informação e construir sobre uma forte base de segurança.
Mensagem Apple
Inúmeras vezes o CEO da Apple, Tim Cook, realçou a importância que a marca da maçã dá à proteção dos dados e privacidade dos utilizadores dos produtos Apple; e esta nova funcionalidade é mais uma prova disso mesmo.
Para além disso, esta nova funcionalidade também irá funcionar com o macOS.
Outras novidades dos iOS 11.3
Para além desta nova funcionalidade para proteger os utilizadores, com o iOS 11.3, a Apple irá dar mais vida às experiências que envolvem realidade aumentada no iPhone e no iPad. Para além disso, irão surgir mais novidades na aplicação Apple Music, Homekit e muito mais.
Este artigo tem mais de um ano
Pequeno reparo: Não “consegue-se distinguir.” Consegue distinguir-se.